Se tornar um médico nos EUA é um processo bem diferente do que temos aqui no Brasil. Para começar, o curso de Medicina por lá é oferecido como uma pós-graduação, e não como uma graduação. Como se isso já não fosse um pouco confuso, ainda temos duas modalidades mais “comuns” de formação na área: DO e MD. No texto de hoje vamos te explicar quais são as semelhanças e diferenças entre esses dois tipos de curso e qual pode ser o melhor para você, caso decida estudar por lá!
DO e MD: uma visão geral
Como mencionamos anteriormente, tanto o DO (Doctor of Osteopathic Medicine) quanto o MD (Doctor of Medicine) são diplomas qualificados para praticar Medicina nos Estados Unidos. Dito isso, existem algumas diferenças (e semelhanças!) entre DO e MD, que vamos explicar abaixo.
(Karolina Grabowska/Pexels)
Semelhanças entre DO e MD
Embora os nomes possam soar muito diferentes, o MD e o DO têm muitas semelhanças. Ambos os diplomas levam a uma carreira médica com licenciamento para diagnosticar, tratar e prescrever medicamentos.
Ambos também exigem um diploma anterior de bacharelado e uma boa nota no MCAT para poder ser admitido no curso. Uma vez matriculados na faculdade de Medicina dos EUA, os estudantes de DO e MD têm que completar quatro anos de curso, internatos e passar em um exame final para obter a licença.
Além disso, tanto MDs quanto DOs são elegíveis para participar de programas de residência médica: ambos podem se inscrever através do sistema do Accreditation Council for Graduate Medical Education (GME). Além disso, as oportunidades de residência não são restritas por curso. Isso significa que pessoas com DOs e pessoas com MDs podem se inscrever – e serem aceitas! – nos mesmos programas de residência.
Por último, a semelhança mais importante entre DO e MD é que ambos os cursos vão te colocar no caminho certo para se tornar um médico ou médica formado nos Estados Unidos.
Diferenças entre DO e MD
Existem algumas diferenças importantes entre os cursos de DO e MD, especialmente no que se trata da abordagem que esses diplomas tomam para a prática da Medicina.
Um curso de MD geralmente se concentra na medicina alopática, que é uma abordagem tradicional da prática médica, em que os alunos são treinados para diagnosticar – por meio de certos testes e procedimentos – e tratar doenças com medicamentos. Algumas das carreiras mais populares para quem cursa um MD são Radiologia, Cirurgia Neurológica, Cirurgia Ortopédica e Cirurgia Plástica.
Por outro lado, o foco do DO é mais “holístico”, o que significa que os alunos são treinados para olhar para o corpo inteiro e não para as partes individuais. Há também uma maior ênfase na Medicina preventiva e tratamentos alternativos para problemas médicos. Alguns dos campos mais populares para os detentores de um diploma DO são Medicina Familiar, Patologia, Fisioterapia e Psiquiatria.
Por causa dessas diferentes abordagens da Medicina, os estudantes de DO e MD geralmente fazem exames de licenciamento diferentes. No caso do MD, os alunos e alunas geralmente fazem o United States Medical Licensing Examination (Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos), ou USMLE.
Os estudantes dos DOs, por outro lado, geralmente fazem o teste Comprehensive Osteopathic Medical Licensing Examination (Exame Abrangente de Licenciamento Médico Osteopático), ou COMLEX. Dito isso, os DOs também podem fazer o USMLE se quiserem, especialmente se estiverem se candidatando a uma residência que exija esse teste.
(Francisco Venâncio/Unsplash)
Qual é o melhor para você?
Se você ainda está indeciso entre DO e MD, elaboramos um pequeno teste abaixo para te ajudar a determinar qual é o melhor curso para você. Escreva suas respostas e veja seu resultado no final!
- O que você acredita ser mais importante para a saúde pública?
A. Prevenção de doenças futuras
B. Tratamento de doenças já existentes
- Com qual afirmação você mais concorda?
A. Acredito que a saúde de todo o corpo é tão ou mais importante do que a saúde de uma parte individual do corpo.
B. Acredito no tratamento dos sintomas que afetam o paciente, concentrando nas áreas específicas de queixa/dor.
- Escolha a opção que melhor descreve sua filosofia sobre medicamentos controlados:
A. O medicamento é um dos muitos tipos de tratamento para todos os tipos de doenças e só deve ser prescrito se não puder ser evitado. A Medicina é apenas um tipo de tratamento ao lado da atenção plena, do estilo de vida e da manutenção de um ambiente saudável.
B. O medicamento é a primeira linha de tratamento junto com a terapia e a cirurgia. Seu objetivo é aliviar as doenças dos pacientes e deve ser usado para ajudá-los quando necessário.
- Das duas, qual opção reflete mais a sua personalidade?
A. Me sinto confortável estando fisicamente perto e tocando pessoas que não conheço ou não conheço bem.
B. Prefiro sentar e analisar uma situação antes de fazer qualquer escolha ou conclusão.
- Qual dessas opções descreve melhor seus desejos para a faculdade de Medicina?
A. Quero aprender o máximo que puder sobre o corpo todo, mesmo que isso signifique que inicialmente receberia menos ou teria menos opções de carreira.
B. Quero aprender o máximo possível e o mais rápido possível, especialmente se o resultado final for um salário mais alto e mais opções de carreira.
Se você respondeu com mais “As”, então pode ser mais indicado fazer um curso de DO. Mas se você respondeu com mais “Bs”, então um MD pode ser o ideal para você!
Universidade do Intercâmbio
E aí, entre DO e MD, qual você acha que é o melhor para você? Independente do tipo de curso, você pode conquistar uma das 60 oportunidades de intercâmbio com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!