Paris é uma cidade grande e, consequentemente, conta com vários bairros de diferentes perfis e preços. Dos famosos distritos na região central que abrigam atrações como o Louvre e a Torre Eiffel, até os banlieues (subúrbios) com moradias de baixo custo nos arredores da cidade, cada região tem suas próprias características. Mas quais são os melhores bairros para morar em Paris?

Os arrondissements de Paris

Antes de falar de quais são os melhores bairros para morar em Paris, é importante esclarecer como funciona a divisão das regiões da cidade. A capital francesa é dividida de forma regular em 20 distritos (chamados de arrondissements) no formato de um espiral. Cada um desses arrondissements é dividido internamente em quatro bairros (conhecidos como quartier). Ou seja, ao todo a cidade conta com 80 bairros.

Os arrondissements podem ser referidos por seu nome, mas são mais comumente identificados pelo seu número, que geralmente é seguido por um 'e'. Confira quais são eles: Louvre (Exemplo: 1e), Bourse, Temple, l'Hôtel de Ville, Panthéon, Luxembourg, Palais Bourbon, l'Elysée, l'Opéra, l'Entrepôt, Popincourt, Reuilly, Gobelins, l'Observatoire, Vaugirard, Passy, Batignolles-Monceaux, Butte-Montmartre, Buttes-Chaumont e Ménilmontant.

Divisão dos arrondissements de Paris (Imagem: ThePromenader)

Uma outra divisão não-oficial bastante utilizada tem relação com um dos maiores símbolos da cidade: o Rio Sena. Paris é mais ou menos igualmente dividida entre as duas margens do rio. A margem ao sul (rive gauche) é tradicionalmente vista como mais artística, estudantil e boêmia. Já a parte ao norte do rio (rive droite) é considerada mais sofisticada e burguesa. No entanto, alguns áreas desse lado ainda permanecem como redutos da classe trabalhadora, com uma população considerável de famílias de classe média e estudantes universitários.

Agora que você já sabe melhor como funciona a divisão interna da Cidade Luz, chegou a hora de descobrir quais são os melhores bairros para morar em Paris. Mas isso, claro, vai depender bastante do seu perfil. 

Melhores bairros para morar em Paris: para quem ama cultura e vida noturna

Louvre (1e) e Bourse (2e)

O coração de Paris é principalmente formado por lojas, escritórios e pelas famosas atrações turísticas, com relativamente poucos apartamentos. O Bourse é a região onde ficava a antiga bolsa de valores de Paris (daí o nome) e é uma área bem fácil de se locomover (tanto internamente como para outras partes da cidade). É uma boa opção para quem deseja ficar perto do distrito comercial, mas tende a ficar mais deserta durante a noite, com poucos restaurantes e lojas funcionando.

Visão geral

Vista área do arrondissement do Louvre (Foto: Matthias Kabel)

Temple (3e) e l'Hôtel de Ville (4e)

Juntos, esses dois distritos compõem uma vizinhança tradicional conhecida como Marais. É uma região bastante clássica e elegante localizada na margem direita do Sena que  inclui a Île de la Cité (ilha onde está a famosa Catedral de Notre-Dame) e a Île Saint-Louis. Ambos são bastante centrais e valorizados e contam com uma vida noturna agitada e grande oferta comercial.

Visão geral

l'Elysée (8e)

O arrondissement 8e é dominado por hotéis e apartamentos sofisticados. É lá também que se encontra o Palácio Presidencial da França, só pra ter uma ideia do nível social da região. Concentra boa parte da elite parisiense e é bastante frequentada por turistas. Mas, apesar do perfil residencial, também é conhecido como uma região que “nunca dorme”, com bares, restaurantes, lojas e boates abertas 24 horas por dia.

Visão geral

A famosa Champs Élysées no arrondissement 8e (Foto: Taylor McIntyre)

l'Opéra (9e)

Esta é principalmente uma área comercial com poucas ruas residenciais, mas o 9e também inclui a área vibrante e movimentada ao redor do Moulin Rouge que é, ao mesmo tempo, considerada um tanto quanto decadente. Não é um dos endereços de maior “prestígio” na cidade mas fornece fácil acesso ao centro e à vida noturna parisiense.

Visão geral

Melhores bairros para morar em Paris: para estudantes com o orçamento apertado

Panthéon (5e)

Conhecida como Quartier Latin, esta área abriga a universidade de Sorbonne, fundada em 1257, além de várias outras escolas e faculdades. É, portanto, conhecida como uma área estritamente estudantil que ainda mantém uma atmosfera vibrante e boêmia. Por lá você encontrará uma mistura eclética de excelentes restaurantes, lojas e bares para estudantes.

Visão geral

l'Entrepôt (10e) e Popincourt (11e)

Essas áreas são principalmente residenciais, mas com um toque artístico e multicultural. De restaurantes indianos a cantinas veganas, essa é uma zona cheia de “pequenos pedaços” de vários cantos do mundo. A gentrificação chegou com tudo nesses arrondissements e por conta disso os alugueis podem variar bastante de uma área para outra.

Visão geral

Prédio histórico em Popincourt

Buttes-Chaumont (19e) e Ménilmontant (20e)

Os arrondissements 19e e 20e são formados basicamente por trabalhadores da classe média, atraindo também muitos estudantes. É o lar de residentes de diversos países diferentes, o que acaba se refletindo nas ruas, lojas, restaurantes, bares e boates.

Por conta de toda essa movimentação, algumas áreas podem ser bem barulhentas, principalmente durante a noite. A grande vantagem é que os alugueis tendem a ser mais baratos ao mesmo tempo que os apartamentos são geralmente maiores e mais modernos que os do centro.

Visão geral

Melhores bairros para morar em Paris: para quem não dispensa paz e sossego

Luxembourg (6e)

Também conhecida como Faubourg, Saint-Germain ou Saint-Germain-des-Prés, o 6e é um dos lugares mais caros para morar em Paris. E, mesmo estando muito perto do centro, é uma área extremamente tranquila.

Visão geral

Rue de Tournon no arrondissement 6e

l'Observatoire (14e) e Vaugirard (15e)

Esses dois arrondissements contam com uma boa oferta de restaurantes mas são basicamente residenciais e bastante silenciosos, quase suburbanos. No entanto, algumas áreas específicas fogem dessa regra e concentram alguma movimentação.

Vaugirard (Foto: Jean-François Gornet)

Butte-Montmartre (18e)

As ruas estreitas ao redor de Sacré Cœur dão a essa zona um certo charme de aldeia que é quase raro em Paris. É um bairro tranquilo formado basicamente por trabalhadores. A exceção é a região extremo sul, na fronteira com o distrito 9e, que tem um movimento mais intenso de turistas.

Intercâmbio com a UDI

Qual desses melhores bairros de Paris mais te chamou atenção? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer conquistar uma vaga dos sonhos em uma universidade de Paris e viver na Cidade Luz? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!