A Austrália pertence ao seleto grupo dos 5 destinos de intercâmbio mais procurados por estudantes internacionais, com mais de 300 mil alunos estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação, fora aqueles que procuram o país para estudar inglês.
Motivos para isso não faltam, a começar pelo fato do país ser a casa de algumas das melhores universidades do mundo e desfrutar de uma das maiores qualidades de vida do planeta, além de ter um custo de vida um pouco menor se comparado aos Estados Unidos e ao Reino Unido. Mas afinal, quais são as melhores cidades para estudar na Austrália?
Essa com certeza será uma das suas decisões mais difíceis, considerando que o país é cheio de cidades incríveis. Lembre-se que estudar no exterior não é fácil, especialmente se você não puder contar com nenhum amigo ou familiar por perto. Por isso que escolher a cidade certa é um passo crucial para você se sentir bem durante toda sua experiência.
42 cursos online gratuitos de universidades australianas
10 melhores cidades para estudar na Austrália
Para te dar uma boa ideia do que o país oferece de melhor, reunimos aqui dez opções de cidades incríveis para estudar na Austrália. Cada uma delas tem uma coisa em comum: pelo menos uma universidade entre as 500 melhores do mundo, segundo o QS World University 2021. Você pode conferir ao lado do nome de cada instituição, entre parênteses, a posição que ela ocupa no ranking.
Melbourne
População: 5,078 milhões de habitantes
Clima: ameno, variando entre 6ºC e 26ºC
Melbourne, a capital do estado de Victória, é considerada a maior cidade universitária da Austrália, sendo a casa de oito universidades renomadas nacional e internacionalmente. Dos cerca de 300 mil universitários por lá, 100 mil são estrangeiros.
A escolha desses alunos não é à toa. Uma pesquisa realizada pela QS em 2019 aponta Melbourne como a melhor cidade australiana para ser estudante universitário (e a terceira melhor do mundo neste quesito). A cidade, inclusive, já foi eleita a melhor para se viver pela The Economist Intelligence Unit por sete anos seguidos, entre 2011 e 2017.
Isso se deve a um conjunto de fatores, como seu excelente sistema de transporte, sua vida cultural intensa e também às suas universidades, que estão entre as melhores do planeta.
As cinco principais instituições universitárias de Melbourne são:
- Universidade de Melbourne (41º) - Uma das mais antigas e respeitadas universidades australianas. Seus focos são Ciências Humanas, Artes e Ciências da Saúde;
- Universidade de Monash (55º) - É a maior universidade da Austrália, com mais de 33 mil alunos internacionais. Sua especialidade são pesquisas científicas e aborda cursos como Tecnologia da Informação, Saúde e Comércio;
- Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (223º) - É uma universidade recente, com menos de 50 anos, que já consegue destaque global em pesquisa, principalmente nas áreas de Tecnologia, Design e Empreendedorismo;
- Universidade de Tecnologia de Swinburne (372º) - É uma instituição que busca integrar comunidade e indústria. Seus focos são inovação, ciência e tecnologia;
- Universidade La Trobe (398º) - Essa universidade tem como foco a integração. Seus ex-alunos costumam se destacar na área governamental e em instituições sem fins lucrativos.
O clima de Melbourne também é um dos seus principais atrativos. Por conta de sua localização na Baía de Port Phillip, a cidade é cercada por vales e montanhas que garantem temperaturas agradáveis durante todo o ano. E ao contrário de outras no país, têm as quatro estações do ano bem definidas.
Considerada a capital cultural da Austrália, Melbourne atrai diversos show musicais, festivais de cinema e outros grandes eventos, além de possuir vários museus importantes. Se locomover na cidade também é fácil, graças ao seu sistema de transporte público integrado composto com ônibus, trans e trens.
Sydney ou Melbourne: onde estudar na Austrália?
Sydney
População: 5,4 milhões de habitantes
Clima: ameno, com temperaturas que variam entre 8ºC e 27ºC
A capital do estado de Nova Gales do Sul, Sydney é uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo e, devido sua grande diversidade cultural, também é uma das mais amigáveis e tolerantes do país. Além dos pontos turísticos famosos, como a Opera House, um dos seus principais atrativos são as suas praias, que atraem milhares de turistas todos os anos. Ao redor da cidade também é possível encontrar muitas riquezas naturais, como cachoeiras, cavernas e rios.
Sydney também tem um excelente sistema de transporte. Lá, trens, ônibus e balsas são classificados como diversos, limpos, confiáveis e seguros. Esta é uma ótima notícia para os estudantes que, geralmente, dependem do transporte público.
Além de tudo isso, Sydney tem uma grande população estudantil. São cerca de 230 mil estudantes universitários (com aproximadamente 50 mil sendo estrangeiros). A cidade também conta com um bom número de universidades reconhecidas e com destaque especial no campo da pesquisa.
Entre as principais universidade estão:
- Universidade de Sydney (40º) - Tem o melhor índice de empregabilidade da Austrália e o 4º melhor do mundo. Essa universidade valoriza a experiência dos alunos além da sala de aula, contando com 200 clubes estudantis;
- Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) (44º) - Com foco em sustentabilidade e computação quântica, essa universidade conta com alunos de mais de 130 países;
- Universidade de Tecnologia de Sydney (133º) - É uma universidade nova, com apenas 30 anos de história mas uma ótima reputação em valorizar a educação global e os interesses da indústria;
- Universidade Macquarie (214º) - É uma universidade focada em inovação e internacionalização. Suas principais áreas de atuação são Negócios, Saúde e Ciências Médicas;
- Universidade Ocidental de Sydney (474º) - Valoriza uma integração entre educação e mercado de trabalho, tentando dialogar com as empresas para melhor atender suas necessidades de profissionais.
Vale lembrar que Sydney NÃO é a capital da Austrália, como muita gente pensa, mas é o principal centro financeiro e econômico do país. Por conta disso, é a cidade australiana que atrai o maior número de empresas estrangeiras e, consequentemente, é também a que tem a maior oferta de vagas de trabalho e estágios. Os salários pagos por lá são os maiores do país mas, ao mesmo tempo, estamos falando da cidade com o maior custo de vida da Austrália.
Camberra
População: 427 mil habitantes
Clima: ameno durante o verão e frio no inverno, as temperaturas variam entre 1ºC e 28ºC
Agora sim vamos falar da capital da Austrália, Camberra. Esta não é uma cidade tão populosa quanto as outras, nem tão famosa, o que não significa que a cidade carece de boas opções de entretenimento, sendo conhecida principalmente pelos seus ótimos restaurantes de cozinha internacional.
Além disso, esta cidade planejada e de clima agradável conta com duas universidades no ranking das 500 melhores instituições de ensino superior do mundo:
- Universidade Nacional Australiana (31º) - É a melhor universidade do país e uma das 50 melhores do mundo. Lá você pode conseguir quatro tipos de diplomas diferentes: o diploma único, o diploma duplo flexível, o diploma duplo vertical flexível ou o diploma focado em pesquisa. Esta universidade, que é focada principalmente em programas de pós-graduação e pesquisa, também tem parcerias com outras grandes instituições como Cambridge, Oxford e Yale;
- Universidade de Canberra (456º) - É uma universidade que valoriza a criatividade, focando em áreas como Saúde e Mudanças Climáticas. Seus ex-alunos têm alta taxa de aceitação no mercado.
Resumidamente, Camberra é uma boa opção para quem prefere um estilo de vida mais calmo, mas sem ficar longe das facilidades da vida urbana ou de uma educação de qualidade.
Brisbane
População: 2,5 milhões de habitantes
Clima: é ameno durante todo o ano, com mais chuvas durante o verão. As temperaturas variam entre 9ºC e 29ºC.
A capital do estado de Queensland é a terceira maior cidade da Austrália e conta com cerca de 100 mil estudantes universitários, dos quais cerca de 22% são estrangeiros. Entre as principais instituições de ensino da cidade estão:
- Universidade de Queensland (46º) - É a quinta melhor universidade da Austrália, já tendo ganhado o Australian Awards for University Teaching mais do que todas as outras instituições do país. Entre seus focos estão a pesquisa nas áreas de Saúde e Desenvolvimento Sustentável;
- Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) (217º) - É uma instituição focada no aprendizado da vida real. Entre seus principais cursos estão: Construção e Planejamento, Negócios, Comunicação e Design, Línguas, Direito, Saúde e Engenharia;
- Universidade Griffith (303º) - É uma universidade que valoriza seus estudantes internacionais, contando com um grupo de suporte com falantes de mais de 30 línguas. Seus cursos são diversos, passando por áreas como Humanidades, Educação, Engenharia e Medicina.
Um dos principais atrativos de Brisbane é o seu clima subtropical que garante, mesmo no inverno, uma boa dose de sol todos os dias. Também conta com um sistema de transporte público bastante eficiente, conhecido especialmente pelo grande número de ciclovias.
Outro ponto positivo é que, das cidades mencionadas até agora, Brisbane é a mais barata. E, além disso, também conta com uma boa oferta de empregos e estágios, graça ao seu bom desenvolvimento econômico.
Adelaide
População: 1,3 milhões de habitantes
Clima: com verão seco e inverno fresco, tem temperaturas entre 7º₢ e 28ºC.
Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália e tem cerca de 70 mil estudantes universitários, dos quais cerca de 27% (aproximadamente 20 mil) são de outros países.
As principais instituições da cidade são:
- Universidade de Adelaide (106º) - É a terceira universidade mais antiga da Austrália e, mesmo assim, é vista como uma instituição progressista. Sua atuação é considerada vital para a saúde, o bem estar e a cultura do sul do país;
- Universidade do Sul da Australia (295º) - É uma instituição focada na aplicação prática de seus ensinamentos e, por isso, tem uma forte parceria com a indústria e promove uma experiência além da sala de aula para seus mais de 200 cursos;
- Universidade Flinders (423º) - É uma universidade de grande destaque regional que tem como grandes propósitos a promoção da internacionalização e do multiculturalismo. É líder global em educação em áreas remotas.
Uma das características mais bacanas de Adelaide são os seus parques e jardins, que fazem dessa uma das cidades mais verdes da Austrália. Também não dá pra deixar de mencionar as famosas vinícolas ao redor da cidade como um grande atrativo.
Perth
População: 2 milhões de habitantes
Clima: com verões secos e invernos longos e amenos, as temperaturas em Perth variam entre 9ºC e 30ºC.
Apesar de sua localização quase isolada na Austrália, Perth consegue atrair muitos estudantes internacionais, cerca de 35 mil para ser mais exato. As principais universidades da cidade são:
- Universidade da Australia Ocidental (92º) - Essa universidade tem um foco maior em Ciências Exatas e Ciências da Natureza. Entre seus principais cursos estão Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Ciências Marítimas e Anatomia e Fisiologia;
- Universidade Curtin (217º) - Essa instituição também é focada nas áreas de Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Ciências Marítimas. Seus principais diferenciais são seus campi internacionais e parcerias com universidades de todo o mundo.
A má notícia é que Perth tem o segundo maior custo de vida do país. Por outro lado é uma das cidades australianas mais ativas economicamente. Ou seja, encontrar um trabalho ou estágio por lá não é tão difícil.
Como abrir uma conta bancária na Austrália?
Assim como Sydney, Perth também conta com lindas praias e um clima ensolarado quase o ano todo. É a cidade ideal pra quem gosta de viver em um ambiente urbano, mas sem deixar a natureza de lado.
Gold Coast
População: 540 mil habitantes
Clima: com verões amenos, chuvosos e abafados e invernos curtos, as temperaturas variam entre 10ºC e 28ºC.
Com 52 quilômetros de praias e 300 dias ensolarados por ano, Gold Coast é conhecida principalmente pelos surf e pelos seus atrativos naturais, como cachoeiras, parques nacionais, montanhas e reservas naturais.
Essas características são alguns dos motivos que tornam Gold Coast uma das 100 melhores cidades estudantis do mundo, de acordo com a avaliação da QS. Somado a isso, estão claro, boas opções de universidades. A principal delas e a única a figurar entre as 500 melhores do mundo é a:
- Universidade Bond (414º): Essa instituição valoriza a diversidade e atua, principalmente, nas áreas de Direito, Negócios, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Saúde e Medicina, além de contar com um importante Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Arquitetura.
Com exceção da Bond University, as universidades de Gold Coast são algumas das mais baratas do país. Aliás, o custo de vida geral por lá é bem mais baixo que a maioria das grandes cidades australianas. Outras boas instituições de ensino são a Griffith University, a Central Queensland Univeristy e a Southern Cross University.
7 cidades universitárias que você nunca ouviu falar
Wollongong
População: 296 mil habitantes
Clima: é uma cidade chuvosa, com temperaturas que variam entre 10ºC e 25ºC.
Uma das menores cidades da lista, Wollongong conta com lindas praias e é o destino ideal para quem prefere um estilo de vida mais tranquilo. Sua principal universidade é a:
- Universidade de Wollongong (196º) - Tem cerca de 27 mil alunos (10 mil internacionais) e cinco faculdades: Negócios; Engenharia e Ciências da Informação; Direito, Humanidades e Artes; Ciência, Medicina e Saúde; e Ciências Sociais.
Assim como Camberra, Wollongong é conhecida pelas suas ótimas opções gastronômicas. A diferença é que os preços praticados por lá são bem menores.
Newcastle
População: 322 mil
Clima: quente e com chuvas frequentes, a cidade tem temperaturas entre 10ºC e 27ºC.
Newcastle é a segunda maior cidade do estado de Nova Gales do Sul e fica a duas horas de Sydney. Por lá você encontrará uma15 melhores universidades da Austrália:
- Universidade de Newcastle (UON) (197º) - Essa universidade promete um ambiente educacional diverso, cultural e socialmente. Seus diferenciais são a parceria com o governo local e a assistência 24 horas aos alunos que podem estudar, entre outras coisas, Medicina e Recursos Energéticos.
Além de ter uma excelente universidade, Newcastle oferece boas oportunidades de emprego nas áreas de turismo, medicina, farmácia e na indústria criativa. A cidade fica ainda mais interessante se considerarmos o custo de vida. Mesmo sendo um centro econômico regional, Newcastle tem aluguéis 50% mais baratos do que Sydney, por exemplo.
6 universidades com mais intercambistas na Austrália
Newcastle Harbour é uma importante área comercial e industrial da cidade
Geelong
População: 190 mil
Clima: tem temperaturas moderadas, que variam entre 7ºC e 25ºC.
Geelong é uma pequena cidade no litoral do estado de Victoria. É considerada um ótimo lugar tanto para quem está em busca de aventuras tipicamente australianas quanto para quem quer um lugar tranquilo para estudar. Um de seus mais famosos pontos turísticos é o Geelong Waterfort, onde ficam vários restaurantes e cafés.
- Universidade Deakin (275º) - É uma universidade que investe em tecnologias recentes, necessidades do mercado e ensinamentos práticos. Entre os seus principais cursos estão Comunicação e Arte, Educação, Direito, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Meio Ambiente e Esportes.
Outro diferencial de Geelong é o custo de vida. Por ser uma cidade um pouco menor, ela é cerca de 30% mais barata que Melbourne, que está a apenas 75km de distância. Além disso, Geelong tem muitas atrações culturais, como galerias e bibliotecas.
Carousel Pavilion é um dos pontos turísticos de Geelong
Universidade do Intercâmbio
Essas são as melhores cidades para estudar na Austrália. Qual delas você gostou mais?Quer saber como fazer para conquistar sua oportunidade internacional dos sonhos na Austrália ou em qualquer outro país do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.
Este texto foi atualizado no dia 23/03/2021 (Colaboração de Ana Resende Quadros)