A maioria dos chefs concorda que a educação formal é o melhor caminho para os cozinheiros se especializarem em ferramentas técnicas para atuar nessa indústria tão competitiva e, às vezes, brutal. Mas além de tudo isso, as melhores escolas de culinária do mundo abrem muitas portas e ensinam habilidades inestimáveis para quem tem o sonho de ser dono do seu próprio restaurante. Ficou curioso(a) para saber quais são elas? Então vamos descobrir agora!
11 melhores escolas de Moda da Europa
Quais são as melhores escolas de culinária do mundo?
1. Escola de Artes Culinárias Auguste Escoffier (Estados Unidos)
Localização: Boulder e Austin
Abrindo nossa lista de melhores escolas de culinária do mundo, temos a Escola de Artes Culinárias Auguste Escoffier. Essa escola recebeu o nome do famoso chef Auguste Escoffier, que começou sua carreira aos 13 anos e revolucionou a culinária francesa moderna, causando um impacto gigantesco na história da culinária mundial.
Os dois campus localizados nos Estados Unidos (um em Boulder, no Colorado e outro em Austin, no Texas) são credenciados e especializados em educação culinária e pastelaria, oferecendo diplomas e formação superior em ambos os segmentos.
A Auguste Escoffier segue a filosofia "farm-to-table", que ensina os alunos de onde vem a comida e os incentiva a respeitar os recursos locais e práticas sustentáveis. Em turmas pequenas, os alunos são capacitados para atingir seu potencial em cursos baseados nos métodos, princípios e sistemas desenvolvidos pelo seu fundador.
Dependendo do campus e do programa de interesse, a escola oferece opções de auxílio financeiro para alguns estudantes.
2. Academia de Artes Culinárias (Suíça)
Localização: Lucerna e Le Bouveret
A segunda colocada entre as melhores escolas de culinária do mundo é a Academia de Artes Culinárias. Com a reputação de ser uma das instituições culinárias mais respeitadas do planeta, a Culinary Arts Academy é membro do Swiss Education Group e prepara seus alunos para uma carreira com foco no empreendedorismo e nas habilidades na cozinha .
O Swiss Education Group é uma aliança de cinco escolas de hospitalidade suíça: a Swiss Hotel Management School, o Hotel Institute Montreux, o Cesar Ritz Colleges, o International Hotel and Tourism Training Institute e o próprio Culinary Arts Academy Switzerland
A Culinary Arts Academy é uma escola altamente seletiva, com apenas 300 alunos acomodados em dois campi, um no centro histórico de Lucerna e o outro à beira do Lago Lemano em Le Bouveret. Oferece uma variedade de opções de estudos, desde cursos de educação de um período até programas de graduação de três anos. Alguns dos cursos são:
- Bacharel em Artes Culinárias
- Grande Diploma Suíço em Artes Culinárias
- Grande Diploma Suíço em Pastelaria e Artes de Chocolate
- Diploma em Artes Culinárias Vegetariana
- Mestrado em Negócios Internacionais em Gerenciamento Culinário
Também está previsto para o final desse ano ou início de 2021 um novo programa de mestrado em Negócios Internacionais em Gestão de Negócios Culinários.
Com uma abordagem das tradições culinárias que reflete as tendências modernas, os alunos dessa escola são formados para se tornarem especialistas em culinária internacional, desde o básico da culinária tradicional até métodos internacionais de refeições requintadas.
Além disso, os estudantes têm oportunidades únicas de estágio disponíveis através de gigantes do setor, como o Ritz Paris e o Ritz Escoffier.
A Academia de Artes Culinárias da Suíça também conta com bolsas de estudos baseadas em mérito.
3. Instituto de Culinária da América (Estados Unidos)
Localização: Hyde Park, San Antonio, Napa e Singapura.
O Culinary Institute of America foi a primeira escola do tipo nos EUA, abrindo suas portas em 1946, no centro de New Haven, no estado de Connecticut. Hoje, o instituto, que aparece em terceira lugar na lista das melhores escolas de culinária do mundo, conta com escolas nas duas costas americanas e até um campus internacional em Singapura.
Todos os três campi nos Estados Unidos oferecem Associate Degrees, que nos EUA é um nível de qualificação entre o diploma do Ensino Médio e o de bacharelado. Mas apenas o campus principal em Hyde Park, no estado de Nova York, oferece diploma de bacharel.
7 dicas de alimentação para alérgicos no exterior
O campus da Califórnia, localizado em Napa Valley, abriga uma escola de negócios gastronômicos que tem uma abordagem única, ensinando seus alunos (geralmente donos de restaurantes ou pessoas que pretendem ter um negócio do tipo) a superar os desafios que advêm da administração de um serviço de alimentação.
Já o campus de Hyde Park oferece aos estudantes experiências de vida verdadeiras, operando três restaurantes públicos especializados em cozinha italiana, francesa e americana, além de um café especializado em sanduíches, sopas e guloseimas.
Os alunos dos campus no Texas e na Califórnia também têm a disposição alguns restaurantes locais para desenvolverem suas habilidades práticas, mas não contam com a mesma variedade de estilos culinários que é encontrada no campus principal. Os três campi em solo americano oferecem bolsas para os estudantes mais destacados.
Entre os ex-alunos mais famosos da instituição está o chef Anthony Bourdain, que inclusive foi homenageado pelo Instituto com uma bolsa de estudos em seu nome.
4. Le Cordon Bleu (França)
Localização: Paris e outros 24 campi
O Le Cordon Bleu, em Paris, é conhecido como uma das instituições mais ilustres da educação culinária, especialmente se você estiver interessado em culinária francesa, já que esse instituto é considerado o guardião das técnicas francesas. Com 40 campi espalhados ao redor do mundo, é a maior escola de culinária e hospitalidade do planeta! E, com certeza, também é uma das mais famosas dessa lista de melhores escolas de culinária do mundo.
Considerado o passaporte para um mundo de oportunidades de carreira, o Le Grand Diplôme é um programa intensivo e abrangente em técnicas culinárias francesas clássicas que combina o Diplôme de Pâtisserie e o Diplôme de Cuisine.
Mas além dos cursos avançados, a Cordon Bleu também oferece cursos e oficinas de um a quatro dias para chefs amadores na maioria dos seus campi.
A variedade de programas oferecidos inclui: Pastelaria e Confeitaria, Culinária, Culinária do Mundo, Gerenciamento de Hospitalidade e Gastronomia, Vinhos e Destilados, Gastronomia e Nutrição, Artes e Negócios Culinários, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Padaria, Queijos e Doces Dinamarqueses, Pães Artesanais.
O Le Cordon Bleu Paris oferece a novos candidatos e estudantes de todas as nacionalidades várias oportunidades de bolsas de estudos. Um dos seus ex-alunos mais famosos na verdade é uma ex-aluna, Julia Child, que se formou em 1949 e hoje é um dos maiores nome da Gastronomia mundial de todos os tempos.
Além dos campi já citados, o Le Cordon Bleu também tem unidades em cidades como Lima, Rio de Janeiro, São Paulo, Madrid, Istambul, Seul, Xangai, Wellington, Sydney, Tóquio, Londres, Melbourne, Ottawa, Brisbane, Adelaide, Kuala Lumpur, Bangcoc, Cidade do México, Manila, Kobe e Beirute, entre outras.
5. Instituto de Educação Culinária(Estados Unidos)
Localização: Nova York
O campus principal do Institute of Culinary Education está localizado no centro de Manhattan, em Nova York. Originalmente fundado em 1975 com o nome Peter Kump’s New York Cooking School, o instituto oferece programas em Artes Culinárias, Pastelaria e Artes de Panificação, Gerenciamento de Culinária e Gerenciamento de Hospitalidade. Ao todo, o instituto conta com cerca de 1500 alunos.
O campus de Nova York oferece oportunidades para criatividade avançada, incluindo o primeiro Laboratório de Chocolate "bean-to-bar" com foco na educação, uma horta hidropônica coberta, um Laboratório de Tecnologia Culinária equipado com tandoor (um forno típico da Ásia Central), uma churrasqueira vertical, equipamentos modernistas de ponta e espaços dedicados para estudos de mixologia e vinhos.
O Instituto também conta com oportunidades de bolsas e entre os seus ex-alunos notáveis estão Vivian Howard, Rachel Yang, Ed Behr, Marc Murphy, Gail Simmons e Mashama Bailey, entre muitos outros.
6. Apicius (Itália)
Localização: Florença
Fundada em 1997, a Apicius International School of Hospitality é a primeira escola internacional de hospitalidade da Itália e hoje atua como um próspero centro de culinária, vinho e hospitalidade, sendo respeitado mundialmente como uma líder em educação acadêmica e profissional. Então, é claro, não poderia deixar de estar na nossa lista de melhores escolas de culinária do mundo.
Situada na bela cidade italiana de Florença, a escola segue uma estrutura mais acadêmica de palestras, oficinas e seminários em seus três locais distribuídos pela cidade. Possui instalações de última geração, incluindo os laboratórios de aprendizado Ganzo, Dimora e Sorgiva, que vinculam os alunos à comunidade local para que eles obtenham experiência em hospitalidade, catering e administração. A escola também tem sua própria pastelaria, a Fedora, que mostra o trabalho dos alunos.
A Escola de Estudos sobre Alimentos e Vinhos da Apicius oferece cursos de Panificação e Pastelaria; Artes Culinárias; Dietética e Nutrição; Comida e Cultura; Ciências da Alimentação; Vinho e Cultura e Especialização em Vinhos, entre outros. Já a Escola de Hospitalidade oferece cursos em Gerenciamento de Hospitalidade e Turismo; Gestão de Hotéis e Hospedagem; Gerenciamento de Restaurantes, Alimentos e Bebidas e Gestão de Spa.
Como adaptar a alimentação no intercâmbio
Parte da Universidade de Artes de Florença (FUA), a Apicius oferece dois diplomas de bacharelado de quatro anos, um em Hospitalidade e outro em Estudos de Alimentos e Vinhos. Também são oferecidos programas profissionais de 1 a 2 anos com certificado que combinam aprendizado experimental em sala de aula com experiência prática na comunidade local.
7. Westminster Kingsway College (Reino Unido)
Localização: Londres
O Westminster Kingsway College não é uma faculdade com foco exclusivo em culinária. Por lá você pode encontrar, por exemplos, cursos de Negócios, Turismo, Artes Performáticas e Mídia Digitais, por exemplo. Mas a instituição, através de seu setor de Hospitalidade e Artes Culinárias, tem uma grande tradição no ensino de cursos de culinária, já tendo formados chefes renomados dentro e fora do Reino Unido, como Ainsley Harriott, Jamie Oliver, Antony Worrall Thompson e Sophie Wright.
Ao todo, a instituição oferece 21 cursos de diferentes durações e níveis de formação. Alguns dos mais conhecidos são:
- Artes Culinárias e Gerenciamento de Negócios (1 ano)
- Saúde Culinária e Nutrição (3 ou 2 anos)
- Artes Culinárias (2 anos)
- Pâtisserie e Confeitaria - Nível 1 (12 semanas)
- Pâtisserie e Confeitaria - Nível 2 (18 semanas)
- Chef profissional níveis 1 e 2 (1 ano cada)
- Culinária Profissional - Nível 1 (12 semanas)
- Culinária Profissional - Nível 2 (18 semanas)
- Culinária Profissional - Nível 3 (30 semanas)
- Pâtisserie Profissional níveis 2 e 3 (1 ano cada)
Os cursos de culinária da Westminster Kingsway College têm como marca a versatilidade e os profissionais formados pela instituição podem atuar em diversos segmentos profissionais, além da profissão de chef em si. Eles são preparados, por exemplo, para atuarem como gerentes de hotéis, baristas, mixologistas, padeiros artesanais, gerentes de restaurante, gerentes de catering, sous-chefs e chocolatiers, entre outras possibilidades.
8. Kendall College (Estados Unidos)
Localização: Chicago
O Kendall College of Culinary Arts and Hospitality Management faz parte da National Louis University, uma instituição privada, com campus principal em Chicago, que oferece programas de graduação e pós-graduação em várias áreas.
A nossa oitava colocada da lista de melhores escolas de culinária do mundo é a melhor da cidade de Chicago nas áreas de Culinária e Hospitalidade, combinando um forte embasamento teórico e acadêmico com bastante experiência prática.
Uma prova do grande reconhecimento da instituição é a sua alta taxa de empregabilidade entre os alunos recém-formados. 93% dos formados do Kendall College conseguem um emprego na sua área em até 6 meses depois da conclusão do curso. Ao todo, são três programas oferecidos: Artes Culinárias; Panificação e Pastelaria; e Gestão de Hospitalidade.
9. Business & Hotel Management School (Suíça)
Localização: Lucerna
Em nono lugar na nossa lista de melhores escolas de culinária do mundo, temos mais uma representante suíça: a Business & Hotel Management School, também conhecida como B.H.M.S. A instituição se localiza em Lucerna, uma pequena mas importante cidade com pouco menos de 90 mil habitantes conhecida pela sua preservada arquitetura medieval.
A escola conta com um programa de Artes Culinária que oferece tanto diplomas de graduação quanto de pós-graduação e apresenta uma abordagem da culinária baseada em dois pilares centrais: criatividade e técnicas avançadas de cozinha. Os pontos altos do programa incluem o estudo dos métodos europeus tradicionais de culinária, e o preparo avançado de cortes, caldos e molhos.
Com duração de três anos e foco no embasamento teórico e na prática, os programa da B.H.M.S. desenvolvem habilidades contemporâneas de preparação e apresentação de alimentos, culinária à la carte, pastelaria e sobremesas e gerenciamento de cozinha.
10. Gastronomicom International Culinary Academy (França)
Localização: Agde
A Gastronomicom é uma escola de culinária internacional fundada em 2004 que recebe alunos de todo o mundo e oferece aulas de culinária e pastelaria (além de aulas de francês) na charmosa cidade de Agde, no sul da França. O programas dessa escola, que são todos ministrados em inglês, são destinados a profissionais e iniciantes que desejam aprimorar suas habilidades na culinária francesa ou na confeitaria.
A escola tem programas de 1, 2, 3, 7 e 12 meses, além de alguns programas especiais de curta duração e workshops. Os alunos geralmente optam pelos cursos focados em cozinha ou em pastelaria. Também existe a possibilidade de conciliar o aprendizado em uma dessas áreas com o estudo da língua francesa.
11.Instituto de Culinária de Barcelona (Espanha)
O Culinary Institute of Barcelona tem foco na inovação e na criatividade e oferece cursos em duas frentes principais: cozinha e gestão de restaurantes. Nessa primeira categoria, o instituto oferece um curso principal de Chef de Alta Cozinha com duração de 11 meses, e outros cursos adicionais com duração de três meses (cada um) que funcionam como uma especialização:
Especializações culinárias:
- Cozinha integrativa saudável
- Cozinha molecucar
- Pastelaria e chocolataria
Especializações diretivas:
- Gestão de alimentos e bebidas e chef executivo
- Direção operativa de restaurantes
Os estudantes também têm a opção de fazer o programa "Gran Diploma Chef", que inclui a formação de 11 meses e duas especializações (uma em cada categoria). Ao todo, essa modalidade tem uma duração de 20 meses.
Localização: Barcelona
12. Hattori Nutrition College (Japão)
Localização: Tóquio
Fechando a nossa lista de melhores escolas de culinária do mundo temos a Hattori Nutrition College, uma instituição localizada em Shibuya, uma região especial da Metrópole de Tóquio. É uma instituição que oferece programas em Dietética e Artes Culinárias e tem um foco especial em técnicas de culinária saudável. O propósito da escola é ensinar como preparar alimentos prazerosos ao paladar, mas que levem em consideração três fatores centrais: saúde, segurança e meio-ambiente.
A instituição oferece quatro programas:
- Nutrição (2 anos);
- Culinária (1 ano);
- Pâtisserie e Boulangerie (2 anos);
- Administração de Empresas Culinárias de Alta Tecnologia (1 ano).
Universidade do Intercâmbio
Essas são as 13 melhores escolas de Culinária do mundo. Em qual delas você vai querer estudar no futuro? Seja qual for sua resposta, o segredo para conquistar a sua vaga em uma delas é se preparar. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.