Escolher uma carreira não é nada fácil. É preciso levar em consideração uma série de fatores, como as suas habilidades, suas paixões e também as oportunidades que essa profissão vai te dar no futuro. Levando tudo isso em conta, uma das áreas de estudo que estão bombando nos últimos tempos é a de negócios. Se você se interessa por esse campo, vem conhecer quais são as melhores escolas de negócios do Brasil e do mundo e que vantagens essa profissão pode trazer para você!
Por que estudar negócios?
A sociedade moderna é muito baseada no mundo dos negócios. Essa é uma das razões para que cursos ligados a esta área atraiam tantos alunos, principalmente a nível de graduação. Mas o que leva tantas pessoas a escolherem um dos muitos cursos ligados à Negócios? Nós separamos algumas razões que podem te conquistar:
1. Você desenvolve habilidades que se aplicam a muitas áreas
Hoje em dia é cada vez mais importante adquirir habilidades variadas para ter sucesso na carreira. Uma das principais vantagens dos programas de Negócios é que eles desenvolvem características como o pensamento criativo, gerenciamento de tempo e maneiras de solucionar problemas de maneira rápida.
Todas essas habilidades, somadas a ensinamentos como gerenciamento de recursos, escrita de relatórios, automotivação e interpretação de dados podem ser utilizadas em outros empregos. Ou seja, mesmo que você decida não seguir na área de negócios, o curso vai impactar positivamente a sua vida.
2. Melhora suas capacidades de comunicação
Outro ponto que é muito aprimorado em quem cursa Negócios é a capacidade de comunicação. No curso você vai aprender a se comunicar com clareza tanto de forma oral quanto escrita. Além disso, quem faz negócios aprende a ler a linguagem corporal, a escuta ativa e a se comunicar com outras culturas.
Todos esses pontos fazem com que a comunicação seja entendida como uma soft skill, ou seja, uma habilidade interpessoal. As soft skills são, muitas vezes, um critério que não só te ajuda a conseguir um emprego, mas a mantê-lo.
3. Tem uma alta demanda no mercado
O mercado internacional tem uma alta demanda por pessoas formadas em negócios. É comum que profissionais da área consigam um emprego em até seis meses após a formatura nos EUA. Isso sem falar dos bons salários que o campo de negócios oferece.
Essa procura elevada por profissionais qualificados faz com que o ramo de Negócios seja muito interessante para quem quer trabalhar fora do Brasil. Profissões relacionadas e este campo de atuação estão entre as melhores para imigrar para o Canadá ou para a Nova Zelândia, por exemplo.
4. Amplia seus horizontes
Muitos cursos treinam seus alunos para se aprofundar apenas no seu próprio campo. Mas este não é o caso de quem estuda Negócios. Como administração e gerenciamento estão presentes em praticamente todas as áreas de atuação, os cursos de Negócios são bastante interdisciplinares.
Além de ganhar bastante conhecimento da sociedade, você também vai aprender a tomar decisões financeiras. E não é só isso. Um curso de negócios faz com que você conheça mais da realidade local e internacional, uma abordagem rara em outros campos de atuação.
5. Permite que você continue seus estudos
Como a área de Negócios é muito abrangente, ao terminar a sua graduação você terá a oportunidade de se especializar em algum tópico do seu interesse. Quem já não ouviu falar dos MBAs e como eles ajudam no mercado de trabalho? Um MBA nada mais é do que um mestrado em negócios e administração.
Como um MBA no exterior pode mudar a sua carreira?
Você pode usar o período da pós-graduação para se aventurar por áreas correlatas, como o marketing. Porém, no cenário internacional, é bastante comum fazer duas graduações ao mesmo tempo, as chamadas, joint honors. Assim, você pode se formar em Negócios e Economia, por exemplo.
Qual o perfil de um estudante de negócios?
Negócios com certeza é uma carreira interessante e com muitas vantagens. Mesmo assim, não é todo mundo que tem o perfil ideal para seguir neste ramo. É preciso, por exemplo, ter um grande interesse em ciências sociais e também habilidades com matemática e raciocínio lógico. Outras características recomendáveis para um estudante de negócios são:
1. Criatividade e curiosidade
Uma das atribuições que alguém que se formou em negócios vai ter tanto durante o curso quanto depois de se formar é encontrar soluções para os problemas. Para fazer isso de maneira rápida e eficiente é preciso ser criativo(a) e curioso(a).
A curiosidade te leva a adquirir conhecimentos que outras pessoas não têm. Somando isso à criatividade, você vai conseguir encontrar soluções inovadoras para os problemas apresentados para você!
2. Capacidade de trabalhar em equipe
Em uma empresa é comum existirem trabalhos que devem ser desenvolvidos em equipe. É essencial saber trabalhar em conjunto. Isso envolve respeitar a opinião do outro e também saber apresentar suas próprias ideias.
Todo mundo já ouviu aquele ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Isso se aplica muito nas empresas e no curso de negócios. Quem quer trabalhar na área deve gostar e saber lidar com pessoas para que o time atinja o melhor resultado.
3. Motivação e Protagonismo
Os alunos que fazem negócios costumam ter grandes sonhos. Geralmente eles envolvem atuar em altos cargos de uma grande empresa e até, quem sabe, um dia conseguir ter o seu próprio negócio. Para atingir esses objetivos é preciso ter muita motivação e também protagonismo.
Ao contrário do que diz o senso comum, ser protagonista não é estar em um cargo de liderança. Uma pessoa que é protagonista é aquela que corre atrás dos seus sonhos e paixões. Não adianta só sonhar, também tem que agir para que esses sonhos se tornem realidade.
O que faz uma pessoa formada em negócios?
Nós já comentamos que um curso de Negócios envolve disciplinas variadas. Isso já é um indício que o mercado de trabalho para uma pessoa com um diploma nesta área também é bastante amplo. No Brasil, as pessoas que formam em Negócios costumam a trabalhar com:
- Administração Pública;
- Auditoria;
- Compras;
- Consultoria;
- Finanças;
- Logística;
- Produção;
- Recursos Humanos.
No exterior é muito comum que, para ampliar ainda mais o campo de atuação dos formados, os cursos de negócios sejam em conjunto. Em grandes universidades existem cursos de Direito com ênfase em Negócios, Marketing, Línguas Modernas e até moda.
Mas mesmo sabendo que existe essa enorme gama de opções para se escolher, ainda é preciso saber o que faz exatamente uma pessoa que cursa Negócios. Por isso fizemos um pequeno resumo das atividades dos cargos mais comuns.
Consultor
A consultoria é uma área que desperta muito interesse de quem se forma em uma escola de negócios. Para ocupar um cargo assim é essencial gostar de trabalhar em equipe. Isso porque a principal função de quem trabalha com consultoria é otimizar projetos e aconselhar empresas baseando-se nas suas habilidades e experiência na área.
Profissional de vendas e varejo
A área de vendas e varejo é uma das que oferecem mais oportunidades para quem se formou em Negócios. Essas posições podem ser tanto nas lojas quanto em escritórios ou em viagens. Geralmente essas posições envolvem muito contato com as pessoas. É preciso negociar preços, dar informações aos clientes e ficar atento(a) às oportunidades do mercado.
Gestor
Todo mundo sabe que os gestores são muito bem remunerados, mas o salário é fruto de grandes responsabilidades e boa formação. A principal função é elaborar estratégias e fornecer estrutura no local de trabalho. Para ganhar um cargo de gestão é preciso ter alguns anos de experiência profissional e, muitas vezes, um MBA. O lado positivo é que existem gestores de vários tipos de negócios.
Quais são as melhores escolas de negócios do mundo?
Em uma área tão buscada por alunos de todo o mundo, estudar em uma instituição de qualidade pode fazer a diferença. Não só essas universidades têm um conhecimento mais atualizado como é possível fazer um belo networking com membros do mercado de trabalho.
Mas como saber quais são as melhores escolas de negócios? Uma boa maneira de fazer isso é por meio das classificações internacionais. A empresa Quacquarelli Symonds organiza anualmente uma lista com as melhores instituições para o estudo de determinada disciplina. Essa lista se chama QS World University Ranking by Subject. Na versão mais recente, as seguintes universidades foram listadas como as melhores escolas de negócios do mundo:
1. Harvard Business School - Estados Unidos
A Harvard Business School, também conhecida como HBS, é uma das mais prestigiosas instituições da Universidade de Harvard. A escola oferece apenas cursos em nível de pós-graduação. Por lá existem MBAs, PhDs e também programas executivos que podem ser oferecidos tanto para indivíduos quanto para organizações.
Como a HBS é a melhor escola de negócios do mundo, muitas pessoas tentam fazer um curso por lá. Esse é um dos motivos que torna a instituição tão seletiva. Apenas 12% dos candidatos conseguem uma vaga. As áreas de estudo são variadas e incluem liderança, estratégia e marketing.
As anuidades passam dos 73 mil dólares. Com as taxas de quase 8 mil dólares e as demais despesas, os custos totais podem bater a casa dos 110 mil dólares. O lado positivo é que existem bolsas que podem cobrir todo o valor da anuidade e taxas.
(Foto: Rexxon00/Wikimedia Commons)
2. INSEAD - França
A INSEAD é uma das maiores escolas de negócios do mundo. A instituição se dedica unicamente a isso e não é ligada a nenhuma outra universidade. A INSEAD surgiu em 1955 em Paris, mas hoje também tem sedes nos Estados Unidos, Singapura e Emirados Árabes.
O campus mais bem avaliado pela QS foi o de Paris, que conquistou a segunda posição mundial. A Revista Forbes classificou o curso de MBA da INSEAD como o segundo melhor do mundo, enquanto o Financial Times aponta que não existe nenhum programa superior ao deles.
Além de MBA, a INSEAD oferece quatro cursos de mestrado, um PhD em gestão, curso de fundamentos de Negócios e mais de 60 programas abertos que podem ser consultados aqui. Os preços passam dos 60 mil euros no caso das pós-graduações, já os cursos executivos são bem mais baratos, em torno de 5 mil euros. A INSEAD oferece tanto bolsas de mérito quanto baseadas em necessidade financeira.
3. London Business School - Reino Unido
A Inglaterra é conhecida em todo planeta pela qualidade de sua educação. O país também é um dos líderes na área de negócios. Das 10 melhores escolas de negócios do mundo, três são inglesas. A principal dessas instituições é a London Business School. A faculdade foi fundada em 1964 e faz parte da Universidade de Londres.
Desde o início a Escola de Negócios de Londres foi pensada para ser uma faculdade com foco na pós-graduação. Por lá são oferecidos oito programas de mestrado, um MBA, sete programas de PhD, além de cursos online e presenciais para pessoas e organizações. Os preços são bastante variados, partindo de três mil e chegando até mais de 100 mil libras. Mas a escola também oferece bolsas.
(Foto: Sylla24/Wikimedia Commons)
4. MIT - Estados Unidos
O MIT é a melhor universidade do mundo, com vários cursos listados como os melhores em seus campos, principalmente no segmento de engenharia e tecnologia. No ramo de Negócios o MIT também se sai bem, tendo ficado em quarto lugar global e segundo nos EUA.
Por lá a faculdade responsável por este campo de estudo é a Sloan School of Management. A Sloan é uma das cinco escolas que formam o MIT. A escola foi criada em 1914, como parte do departamento de Economia e Estatística. Hoje, a Sloan oferece 11 programas de graduação, além de cinco MBAs e cinco cursos de mestrado.
Atualmente 1.300 alunos e 116 professores fazem parte da Sloan School of Management. Uma desvantagem dessa escola é que ela tem um preço salgado. As tarifas e anuidade chegam próximo dos 140 mil dólares nos MBAs. Contando com os demais custos, pode ser que você gaste por volta dos 200 mil dólares para estudar por lá. Porém, existem muitas bolsas no estilo fellowship para cobrir os custos.
5. Universidade Stanford - Estados Unidos
Outra das gigantes americanas que são reconhecidas como referência no ramo dos Negócios é a Universidade Stanford. Lá a escola responsável pelo segmento é a Stanford Graduate School of Business, ou Stanford GSB. A instituição foi fundada em 1925 e a primeira turma de MBA se formou em 1927.
Como indicado no nome, a GSB é voltada para cursos de pós-graduação. Por lá é possível se inscrever em MBAs, mestrados, doutorados e cursos executivos. A Universidade Stanford, de maneira geral, é muito conhecida por seu incentivo ao empreendedorismo. Prova disso é que 20% dos nomes na Forbes 30 Under 30 são ex-alunos do MBA da GSB.
Os preços também não fogem do padrão. Um MBA na GSP tem anuidades e tarifas obrigatórias que ultrapassam a casa dos 80 mil dólares. Somados todos os gastos, o custo para frequentar a escola supera os 120 mil dólares. Porém é possível conseguir bolsas baseadas na necessidade financeira dos estudantes.
(Foto: Anubhav Gaur/Pixabay)
6. Universidade da Pensilvânia - Estados Unidos
A Universidade da Pensilvânia é a quarta universidade estadunidense e a segunda Ivy League a entrar para a lista de melhores instituições para se estudar negócios no mundo. Por lá, a escola responsável por esse campo de ensino é a Wharton School.
A Wharton é a mais antiga desta lista. Ela foi fundada em 1881 por Joseph Wharton e foi a primeira escola formal de negócios do mundo. Diferente da maioria, a Wharton oferece tanto cursos de graduação quanto de pós-graduação.
São dezenas de programas de graduação, mestrado e doutorado, sem contar os cursos executivos. As áreas de abrangência vão desde saúde até relações internacionais, sem deixar de abordar, claro, áreas mais convencionais como economia, contabilidade e marketing.
Quanto aos valores, a Universidade da Pensilvânia é conhecida por seus preços elevados. Para fazer um MBA por lá é preciso desembolsar anuidades e tarifas de mais de 80 mil dólares. O valor total também passa dos 100 mil. Existem bolsas para estudantes estrangeiros. Elas são baseadas em necessidade financeira, mas não são oferecidas em grande quantidade.
7. Universidade Bocconi - Itália
A Universidade Bocconi, localizada em Milão, foi a primeira instituição italiana a oferecer um curso de graduação em economia. Desde 1902, quando a universidade foi criada, ela exerceu um papel muito importante na construção do pensamento econômico italiano.
Atualmente, a Bocconi oferece diplomas de graduação, mestrado e doutorado (PhD) em Economia, Direito, Gestão e outras disciplinas. Esses cursos são oferecidos por cinco escolas diferentes, que visam manter o ideal de levar educação e pesquisa para a Europa e para o mundo.
Além de ter uma excelente reputação, estando entre as cinco melhores escolas de negócios da Europa, a Bocconi é relativamente acessível. Os cursos de mestrado por lá tem anuidades que custam em torno de 15 mil euros, enquanto os bacharelados são mais baratos, por volta de 13 mil euros. Ainda assim, é possível conseguir uma bolsa para ajudar a financiar seus estudos.
(Foto: Guilhem Vellut/Flickr)
8. Universidade de Cambridge - Reino Unido
Outra universidade britânica que entra para a lista de melhores escolas de negócios do mundo é a School of Judge Business da Universidade de Cambridge. Nesta escola a maioria dos programas disponíveis são de mestrado. Além do MBA, a escola oferece mestrados em contabilidade, finanças e gestão.
Também é possível fazer um doutorado ou PhD em Negócios. A School of Judge Business oferece ainda um curso voltado para quem não tem um diploma universitário. Ele tem duração de nove meses e é focado em gestão.
O custo para fazer um MBA na Universidade de Cambridge gira em torno de 60 mil libras. É preciso somar a este valor as despesas com materiais e custo de vida, que não estão inclusas na anuidade. Por lá também existe a possibilidade de conseguir uma bolsa. Na Inglaterra as bolsas para pós-graduação são mais comuns que na graduação.
9. Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris (HEC) - França
A École des Hautes Études Commerciales de Paris, mais conhecida como HEC, é uma das mais tradicionais escolas de negócios da Europa. A instituição foi fundada em 1881 e hoje é reconhecida como uma referência da área de pesquisa em Negócios.
Uma das principais características da HEC é seu corpo estudantil internacionalizado. Ao todo, 92% dos alunos da instituição são estrangeiros. Quase a metade dos alunos (47%) vieram da Ásia ou da Oceania e 22% vieram da América.
A escola oferece programas de MBA, mestrados, PhDs, educação executiva e escola de verão. Ou seja, tem cursos para quase todos os públicos. Ele tem duração de 16 meses e é considerado o quarto melhor do mundo pela classificação QS de melhores MBAs.
Outro diferencial é os cursos serem lecionados em inglês para turmas de até 290 alunos. As taxas para fazer um MBA na HEC são de 74 mil euros. Porém, é possível conseguir bolsas de estudo para cobrir seus gastos.
(Foto: Cinerama14/Wikimedia Commons)
10. Universidade de Oxford - Reino Unido
Fechando a lista das dez melhores escolas de negócios do mundo está a Universidade Oxford. Apesar de fazer parte de uma universidade com quase mil anos de história, a Saïd Business School existe formalmente desde 1996.
Porém, isso não quer dizer que a Universidade Oxford só começou a dar aulas sobre negócios nesta data. Na verdade, a Saïd Business School teve origem no antigo Centro de Estudos de Gestão, criado na década de 1960.
Atualmente a Escola Saïd oferece cursos executivos, MBA, mestrados, doutorados e um curso de bacharelado, com foco em economia e gestão. A média de preços de Oxford segue a das demais escolas e fica em torno de 71 mil libras. Uma grande vantagem é que existem muitas bolsas disponíveis, como a Skoll Scholarship.
Quais são as melhores escolas de negócios do Brasil?
O Brasil não tem nenhuma escola de negócios entre as 10 melhores do mundo. Mesmo assim, existem boas opções para quem quer fazer um curso relacionado por aqui. A lista do QS World University Ranking by Subject que avaliou as melhores instituições na área de Negócios e Gestão inclui seis universidades brasileiras.
Melhores escolas de negócios do Brasil |
||
Colocação global |
Instituição |
Categoria |
90.ª posição |
Universidade de São Paulo (USP) |
Pública |
121.ª posição |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
Privada |
401-450.ª posição |
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) |
Pública |
401-450.ª posição |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Pública |
451-500.ª posição |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Pública |
501-550.ª posição |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
Pública |
Qual o melhor lugar para estudar negócios?
Por este texto já dá para perceber que as melhores escolas de negócios do mundo não ficam no Brasil, né? A maioria delas se divide entre dois países: Reino Unido e Estados Unidos. Fazer o seu curso em um desses lugares ajuda e muito nas suas chances de conseguir um bom emprego no futuro. Mas e agora? Qual desses países você deve escolher? Nós já respondemos a esta dúvida aqui no blog. Você pode conferir a resposta clicando aqui!