Viajar nem sempre é a tarefa mais simples do mundo. Além do dinheiro investido, ir para outro país pode exigir muita burocracia. Mas isso não é sempre verdade, especialmente para quem tem nacionalidades com os melhores passaportes do mundo. Quer saber quais são? Então confira a lista!
Quais são os melhores passaportes do mundo?
Para fazer uma viagem internacional, muitas vezes é preciso ter um visto. Esse documento é uma autorização para que você entre no território de algum país para exercer tipos de atividade pré-determinadas, como turismo, estudo ou trabalho.
Porém, as regras para concessão dos vistos variam de nação para nação. Na União Europeia, por exemplo, cidadãos de qualquer um dos estados-membros não precisam de visto para circular pelos países. O mesmo vale para o Brasil entre os países do Mercosul.
Além de acordos entre blocos econômicos, cada país pode fazer acordos que dispensem os vistos em outras nações. Esse, geralmente, é o principal critério avaliado por rankings internacionais na hora de determinar os melhores e mais poderosos passaportes do mundo.
Uma das principais avaliações do poder dos passaportes é o The Henley Passport Index. Ele é publicado anualmente desde 2005. A versão mais recente, de 2022, classifica 199 passaportes de várias regiões do mundo.
O critério de seleção é de acordo com o número de países em que seus cidadãos podem entrar sem um visto prévio. A pesquisa realizada pela Henley & Partners leva em conta 227 destinos. Neste texto, você conhece os 10 melhores passaportes do mundo, posição compartilhada por 30 países.
1. Japão
Número de países que não exige visto: 193
O Japão é o país com o melhor passaporte do mundo desde 2018. De lá para cá, mais três países permitiram o acesso de cidadãos japoneses sem a necessidade de um visto. Entre as nações que aceitam o documento estão os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.
Se você sonha em ter o passaporte mais poderoso do mundo, saiba que você pode conseguir. Além de descendentes de japoneses, qualquer estrangeiro pode pedir a cidadania no Japão desde que tenha passado cinco anos ininterruptos no país e cumpra outros critérios. Uma desvantagem é que, para fazer isso, é necessário abrir mão da sua cidadania original.
(Foto: Pixabay)
2. Singapura e Coreia do Sul
Número de países que não exige visto: 192
Dois países asiáticos dividem a medalha de prata dos melhores passaportes do mundo. Singapura e Coreia do Sul são duas nações muito importantes na economia global. Além disso, o número de estrangeiros vivendo nesses países é considerável.
Levando esse cenário em conta, não é de se estranhar que essas nações tenham acordos com diversos países. Atualmente, cidadãos de Singapura e Coreia do Sul têm acesso a 84,58% dos 227 destinos pesquisados pelo Henley & Partners.
3. Alemanha e Espanha
Número de países que não exige visto: 190
Os primeiros países europeus a aparecer entre os 10 primeiros são Alemanha e Espanha. Em 2017, o passaporte alemão foi o mais poderoso do mundo. Na época, os alemães podiam entrar em 176 países sem necessidade de visto. Já a Espanha tem se mantido entre os 5 melhores passaportes do mundo desde 2011.
A cidadania espanhola está entre as mais desejadas pelos brasileiros. Uma das razões é a grande quantidade de espanhóis e seus descendentes que vivem no Brasil. Porém, para conseguir a cidadania, é preciso ser filho(a) de um cidadão espanhol.
4. Finlândia, Itália e Luxemburgo
Número de países que não exige visto: 189
Finlândia, Itália e Luxemburgo são presenças frequentes na lista dos melhores passaportes do mundo. Segundo a edição 2022 do Henley Passport Index, os cidadãos desses países têm acesso a 83,26% dos destinos pesquisados.
Essa é uma grande sorte para quem pode solicitar a cidadania italiana. Ao contrário do que acontece em outros países, a Itália permite que todos os descendentes de italianos se candidatem. O processo para obtenção do documento pode ser demorado, mas, certamente, esta é uma cidadania que abre a porta de diversos países para você.
5. Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia
Número de países que não exige visto: 188
O quinto lugar entre os melhores passaportes do mundo é dividido por quatro nações europeias. Apesar de serem muito poderosos, esses passaportes não são tão cobiçados por quem deseja uma cidadania europeia, já que os laços desses países com o Brasil não são tão fortes quanto os de outras nações listadas.
6. França, Irlanda, Portugal e Reino Unido
Número de países que não exige visto: 187
Os quatro países europeus que se classificaram em sexto lugar são muito procurados pelos brasileiros na hora de buscar oportunidades internacionais. Uma das principais vantagens desses países é que é possível conseguir cidadania por tempo de residência, por exemplo.
Dentre eles, talvez Portugal seja o mais interessante. Afinal, os portugueses têm tomado medidas para incentivar e facilitar a imigração de brasileiros e de outros falantes de português no país. Uma dessas medidas é, justamente, a facilitação da concessão da cidadania portuguesa.
(Foto: R. de Almeida/Pixabay)
7. Bélgica, Estados Unidos, Noruega, Nova Zelândia e Suíça
Número de países que não exige visto: 186
Em sétimo lugar, o Henley Passport Index listou três países europeus, um americano e um da Oceania. Aqui, o destaque vai para os Estados Unidos e para a Nova Zelândia, que aparecem em primeiro lugar entre os melhores passaportes de seus continentes.
8. Austrália, Canadá, Grécia, Malta e República Tcheca
Número de países que não exige visto: 185
A oitava posição dos melhores passaportes do mundo também é variada. Além dos europeus Grécia, Malta e República Tcheca, o Canadá representa o continente americano e a Austrália se destaca dentre os países da Oceania.
9. Hungria
Número de países que não exige visto: 183
A Hungria é um dos únicos países do TOP 10 que não empatou com nenhuma outra nação. Classificados em 9.º lugar, os húngaros têm ótimas oportunidades para estrangeiros que queiram morar por lá. A principal vantagem é que, dependendo do tempo de residência legal no país, é possível solicitar a cidadania da Hungria e conquistar um dos melhores passaportes do mundo.
10. Lituânia, Polônia e Eslováquia
Número de países que não exige visto: 182
Fechando a lista dos países com os passaportes mais poderosos do mundo estão três nações da Europa. Lituânia, Polônia e Eslováquia podem não ser tão conhecidas quanto outros nomes da lista, porém, os passaportes dessas nações permitem a entrada em pouco mais de 80% dos destinos listados.
Em que posição está o Brasil?
O Brasil tem um dos passaportes mais valorizados da América Latina. Na verdade, o nosso país empata com a Argentina em 19.º lugar na lista dos melhores passaportes do mundo. Ao todo, 170 países aceitam a entrada de brasileiros sem visto.
De acordo com o The Henley Passport Index, apenas o Chile está mais bem posicionado entre os países latino-americanos. O passaporte chileno ficou com o 16.º lugar entre os passaportes mais poderosos do mundo, com entrada livre em 174 destinos.
Vale lembrar que a maioria dos países europeus permite que os brasileiros entrem para fazer turismo. Nesses casos, a autorização para entrada costuma durar por até 90 dias. Se você precisar ficar um período maior no seu país de destino é necessário avaliar a necessidade de um visto, que varia de acordo com a atividade que você for fazer no exterior.
E quais são os piores passaportes do mundo?
Enquanto os melhores passaportes do mundo permitem a entrada em pelo menos 180 países, os piores dão acesso a poucos destinos. Um passaporte do Afeganistão, por exemplo, permite entrada sem visto em apenas 27 países.
Assim como acontece entre os primeiros colocados, houve muitos empates entre os países com pior desempenho. De acordo com a lista, 16 países contam com os 10 piores passaportes do mundo. Eles são:
- Afeganistão: em 112.º lugar no ranking, o passaporte do Afeganistão permite entrada em 27 países em necessidade de visto;
- Iraque: os iraquianos podem ingressar em 29 países sem solicitar um visto previamente, ficando em 11.º lugar no ranking;
- Síria: o passaporte sírio é o 110.º melhor do mundo, ou seja, é o 3.º pior. Com esse passaporte é possível entrar em 30 países sem visto;
- Paquistão: em 109.º lugar entre os melhores e 4.º entre os piores, o passaporte do Paquistão permite entrada livre em 32 países;
- Iêmen: o passaporte do Iêmen permite entrada sem visto em 34 países, fazendo dele o 108.º melhor do mundo e o 5.º pior;
- Somália: em 107.º lugar entre os melhores e 6.º entre os piores, o passaporte da Somália permite entrada sem visto em 65 países;
- Nepal e Palestina: empatados em 7.º lugar entre os piores e 106.º entre os melhores, esses passaportes permitem entrada sem visto em 38 países;
- Coreia do Norte: enquanto a Coreia do Sul tem um dos melhores passaportes do mundo, a Coreia do Norte fica em 8.º lugar entre os piores. O passaporte norte-coreano permite a entrada em 40 países sem visto.
- Bangladesh, Kosovo e Líbia: estes três países estão empatados na 104.ª posição dos melhores passaportes do mundo. Portanto, cidadãos desses países têm o 9.º pior passaporte do planeta, que permite a entrada em apenas 41 países.
- Congo, Líbano, Sri Lanka e Sudão: em 10.º lugar entre os piores e 103.º entre os melhores, os passaportes desses países dispensam visto em 42 países.
Como viajar sem gastar tanto?
O visto pode representar uma parte considerável do seu orçamento de viagem, isso sem contar no tempo para conseguir o documento. Porém, existem algumas oportunidades internacionais que oferecem bolsas de estudos e podem pagar o valor do visto para você, entre outros benefícios!
Para conhecer as melhores oportunidades internacionais e saber exatamente como conquistá-las, o melhor caminho é a mentoria especializada M60. Lá você aprende com mentores que já conquistaram bolsas incríveis em todo o mundo. Além disso, você terá acesso a uma plataforma exclusiva de auxílios para viajar sem gastar muito ou até de graça!
Dê o primeiro passo para realizar o seu sonho de ir para o exterior! Faça agora mesmo o teste de perfil para a mentoria clicando aqui!