A Austrália é um destino excelente tanto para quem quer fazer uma viagem a passeio quanto para quem quer fazer um intercâmbio. Além do clima agradável e dos animais exuberantes (e às vezes perigosos), um dos maiores atrativos da Austrália são as suas praias. Mas será que só tem isso para fazer durante o seu tempo por lá? Claro que não, né? Então hoje nós vamos dar seis dicas sobre os melhores pontos turísticos da Austrália que você não pode deixar de visitar!
Conheça os pontos turísticos da Austrália que você não pode perder
A Austrália é a maior ilha do mundo e, ao mesmo tempo, o menor continente do planeta. É uma das únicas nações do hemisfério sul que é considerada desenvolvida, além de ser uma das 15 maiores economias do mundo. Parte desse dinheiro vem da renda do turismo. Segundo a classificação da ONU, a Austrália é o oitavo país que mais fatura nesse segmento.
Uma das maravilhas da Austrália é que o país tem atrações para todos os gostos, contando com museus, parques naturais, zoológicos e, claro, praias. Para atender as preferências de cada um, vamos dar dicas de pontos turísticos australianos para todos os estilos de viajantes, focando nas cidades de Sydney e Melbourne, que estão entre as mais importantes do país em termos de economia, e também como destino para estrangeiros que sonham em estudar por lá.
1 - Teatro de Sydney (Sydney Opera House)
O Sydney Opera House (ou Teatro de Sydney em português) é, com certeza, um dos símbolos mais conhecidos da Austrália. Você pode estar se perguntando o que o teatro tem de especial, né? Bom, para começar ele é um dos lugares mais fotografados do mundo devido a sua arquitetura única.
O teatro foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon e sua construção se iniciou em 1959. Porém, o prédio só ficou pronto mais de uma década depois, em 1973, por causa de problemas com as obras. Até o arquiteto foi alterado nesse período. Apesar dos problemas e de um orçamento bem maior que o planejado, a construção valeu a pena. Todos os anos, em torno de 8 milhões de pessoas visitam a Ópera de Sydney, que é o primeiro e o mais importante ponto turístico da Austrália.
Custo de vida em Sydney: tudo o que você precisa saber
Mas o Sydney Opera House não é apenas um local para ser fotografado. O teatro costuma receber mais de 40 apresentações por semana. As atividades se dividem entre os cinco teatros, dois auditórios e cinco estúdios localizados na ópera. O Concert Hall é o maior deles e tem capacidade para acomodar uma plateia de 2.690 pessoas. Além disso, o prédio, considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO, conta com quatro restaurantes, seis bares e muitas lojas de lembranças.
2 - Ponte da Baía de Sydney (Sydney Harbour Bridge)
Se você for visitar a Ópera, não pode deixar de conhecer a Sydney Harbour Bridge, ou a Ponte da Baía de Sydney, em português. As duas construções icônicas ficam muito próximas uma da outra, separadas por pouco mais de três quilômetros. Além da proximidade, esses dois pontos turísticos australianos compartilham uma história de problemas em suas construções.
A ponte de Sydney levou oito anos para ser construída e foi inaugurada em 1932. O principal desafio enfrentado foi a falta de segurança. No total, 16 trabalhadores morreram enquanto a construíam. Atualmente, porém, a ponte é totalmente segura e pode ser atravessada a pé, de carro e de bicicleta.
A Sydney Harbour Bridge é considerada um patrimônio australiano e é uma das pontes mais largas do mundo. Além disso, ela mantém o recorde de ponte de aço mais alta do planeta. Quem visita o local tem a oportunidade de subir até o topo da Sydney Bridge em um tour oferecido pela BridgeClimb Sydney. Se você quer fazer esse passeio, prepare suas pernas e seu bolso, porque a escalada leva, no mínimo, duas horas e meia, e custa a partir de 250 dólares australianos (quase mil reais). Como recompensa, você observa a cidade a 134 metros acima do mar.
3 - Galeria Nacional de Victoria
A Galeria Nacional de Victoria (NGV) fica na cidade de Melbourne, capital do estado de Victoria. O local concentra o maior número de obras de toda a Austrália: são mais de 70 mil trabalhos de artistas locais e estrangeiros produzidos ao longo dos milênios. Na exposição fixa é possível encontrar desde artes aborígenes até obras contemporâneas.
A NGV foi fundada em 1861, sendo a galeria mais antiga da Austrália. Hoje, ela também é a que recebe mais visitantes, que se dividem entre seus dois prédios: o NGV Internacional e o NGV Austrália. Além de dezenas de exposições que ocorrem por lá anualmente, também é possível encontrar cursos de arte sendo oferecidos pela instituição.
A galeria também é um ótimo ponto turístico para quem está com o orçamento apertado, já que eles não cobram ingressos dos seus visitantes. Porém, é possível fazer doações ao museu, que são usadas, por exemplo, para adquirir novas obras. Além disso, as exposições temporárias são cobradas. Para ter um gostinho do que é a NGV basta fazer um tour online pela galeria.
4 - Jardim Botânico Real de Victoria
Outra atração gratuita disponível na cidade de Melbourne é o Jardim Botânico de Victoria. Ele tem 38 hectares para serem explorados e preserva mais de 8.500 espécies de plantas que vêm de todos os lugares do mundo. Existe também uma coleção especial dedicada à conservação de plantas em risco de extinção no sudeste da Austrália.
Sydney ou Melbourne: onde estudar na Austrália?
Além de poder passear pelo parque sozinho(a), você também poderá fazer um tour guiado gratuito, procurar por cartões informativos sobre a natureza e até participar de uma imersão em áudio que conta histórias do lugar. Existem também eventos especiais que mudam a cada ano. Em 2021, por exemplo, essas atividades giram em torno da celebração dos 175 anos do jardim, que foi inaugurado em 1846.
5 - Praia de Bondi
Se você gosta de pegar uma praia, não pode deixar de visitar Bondi Beach. Ela é considerada um dos principais pontos turísticos de Sydney, apesar de ficar a sete quilômetros da cidade. A razão é que Bondi Beach é uma ótima representante do que é uma praia australiana. O mar por lá tem águas cristalinas e é possível se acomodar na longa faixa de areia.
Para quem está acostumado com as praias brasileiras, pode achar a experiência um pouco diferente. É que na Bondi Beach não é permitido ingerir bebidas alcoólicas nem existem vendedores ambulantes. Isso não quer dizer que você vai ficar sem aquele lanchinho na praia. Bondi Beach tem uma excelente infraestrutura, com banheiros, lanchonetes, restaurantes e sorveterias no entorno. Mas, se você não gosta de aglomeração, é melhor evitar ir nos finais de semana, quando a praia fica lotada de turistas e cidadãos locais.
6 - Melbourne Cricket Ground
Se você é fã de esportes, não pode deixar de visitar o Melbourne Cricket Ground. Esse estádio australiano é o maior de todo o Hemisfério Sul e já sediou duas Olimpíadas de Verão. O estádio foi fundado em 1853, quando o clube de críquete de Melbourne teve que sair de seu antigo espaço para dar lugar a uma linha de trem.
Além de poder acompanhar partidas no estádio, o Melbourne Cricket Group sedia o Museu Australiano de Esportes, que conta com exposições interativas e até hologramas em 3D! Para visitar apenas o estádio é preciso pagar uma taxa de 30 dólares australianos. Já para visitar o estádio e o museu é cobrado um ingresso no valor de 40 dólares australianos por adulto. Em ambos os casos é possível fazer visitas em grupo e pagar um valor um pouco menor.
Intercâmbio com a UDI
Ficou com água na boca para conhecer esses pontos turísticos da Austrália? Então que tal matar essa vontade fazendo um intercâmbio na terra dos coalas? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você descobre qual é a melhor oportunidade internacional para você! Aprenda com quem já estudou nas melhores universidades do mundo e enriqueça a sua vida e o seu currículo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.