BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como trabalhar no Canadá: melhores profissões para imigrar

O Canadá é um país conhecido por estar sempre de braços abertos para receber imigrantes legais, seja para fins educacionais ou de trabalho. Com um número crescente de idosos na população local, de fato há uma escassez de mão-de-obra qualificada por lá.

A boa notícia é que o governo canadense tenta resolver esse problema facilitando os processos migratórios de profissionais estrangeiros. Mas como trabalhar no Canadá? Aqui te explicamos esse processo e trazemos uma lista com as melhores profissões para imigrar para lá. Confira!

O que é preciso para trabalhar no Canadá?

Para facilitar ainda mais o acesso a trabalhadores estrangeiros qualificados, o governo do Canadá criou o sistema Express Entry. Essa plataforma seleciona os candidatos internacionais que estão habilitados a trabalhar no país. Para isso, é preciso cumprir os seguintes critérios:

  1. Pertencer a uma das 347 categorias de trabalho disponíveis para imigrantes;
  2. Ter experiência profissional mínima de 1 ano em período integral no país de origem em uma das áreas credenciadas;
  3. Atender os requisitos mínimos de proficiência em um dos idiomas oficiais do país (inglês ou francês);
  4. Atender à pontuação mínima do programa de imigração (que é de 67 pontos em 100, atualmente);
  5. Prova de que possui fundos adequados de sustento individual e/ou familiar após a chegada no país;
  6. Passar pela checagem de antecedentes criminais e de estado de saúde.

Por essa lista, deu para perceber que não é 100% necessário ter um diploma para conseguir um trabalho no Canadá, né? Porém, para conseguir trabalhar no país é preciso atingir a pontuação mínima de 67 pontos no programa de imigração. A divisão funciona assim:

Fator

Nota máxima

Educação

25 pontos

Doutorado — 25

Mestrado ou formação profissional — 23

Diploma do Ensino Médio — 5

Idioma

28 pontos

1.ª língua — 24 pontos se proficiente

2.ª língua — 4 pontos se proficiente

Experiência

15 pontos

1 ano — 9 pontos

2 a 3 anos — 11 pontos

3 a 5 anos — 12 pontos

6 anos ou mais — 15 pontos

Idade

12 pontos

18 a 35 anos — 12 pontos

36 anos — 11 pontos

A cada ano o candidato perde 1 ponto e a partir dos 47 não pontua.

Emprego garantido no Canadá

10 pontos

Capacidade de adaptação no país

10 pontos

Se o candidato já trabalhou no Canadá por ao menos 1 ano — 10 pontos

Se o candidato já estudou no Canadá — 5 pontos

Se tem cônjuge que já estudou no Canadá — 5 pontos

Tem relações familiares com maiores de 18 anos canadenses — 5 pontos

Tem emprego arranjado no Canadá — 5 pontos

Tem cônjuge fluente em inglês e/ou francês — 5 pontos

Total

100

Analisando esta tabela dá para perceber que quanto maior for seu nível de formação e domínio do idioma, maiores são suas chances de conseguir ir trabalhar por lá! Uma pessoa com até 35 anos só precisa ter um ano de experiência, ser proficiente em inglês e ter formação superior para atingir o mínimo exigido para a imigração.

Como conseguir um emprego no Canadá estando no Brasil?

Ainda que ter conseguido um emprego no Canadá não seja um critério essencial para conseguir fazer parte do Express Entry, uma vaga em uma empresa local aumenta em muito suas chances. Mas como fazer isso sem sair do Brasil?

  1. Invista na sua formação

Profissionais qualificados são muito valorizados no Canadá. Isso vale tanto na hora de conseguir a sua permissão de trabalho quanto um emprego em si. Por isso, invista em pós-graduações para se destacar perante os outros candidatos.

  1. Se torne proficiente em inglês e aprenda francês

Além de contar muitos pontos no Express Entry, ter conhecimento das duas línguas oficiais do Canadá pode fazer toda diferença para conseguir um emprego. Por lá, muitas pessoas dominam os dois idiomas, então, ao aprender inglês e francês, você tem mais chances.

  1. Procure no lugar certo

Procurar um emprego não é uma tarefa simples em lugar nenhum do mundo. O processo seletivo no Canadá é muito parecido ao que acontece no Brasil: você procura uma vaga em uma plataforma de empregos, se candidata, faz uma entrevista e é contratado(a).

O que pode te ajudar a conseguir uma vaga em uma empresa canadense é buscar no lugar certo. Por lá, existe uma plataforma oficial de oferta de vagas chamada Job Bank.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 mil vagas oferecidas na plataforma. Nela, você consegue procurar a posição ideal para você, além de saber mais sobre as perspectivas da sua profissão no país, como a média salarial. 

LEIA TAMBÉM Como tirar visto canadense: conheça principais modalidades

Quais os empregos para brasileiros no Canadá?

O Canadá é um país com alta demanda de trabalhadores para diversas profissões especializadas. Entre os setores que mais empregam estão os de  Saúde, Tecnologia e Serviço Social.

Isso já é um indício de que saúde e qualidade de vida são duas grandes prioridades no Canadá! Já quando falamos do setor de Tecnologia, nem precisa lembrar que o Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo na área.

Porém, algumas áreas têm uma demanda especial por estrangeiros. Elas são chamadas de “Priority Immigration Occupations”. Nesta lista, as primeiras oito profissões se enquadram nesta  categoria, enquanto as demais estão com alta demanda geral no país. Sendo assim, as 20 melhores profissões para brasileiros no Canadá são:

1. Contadores

Os contadores são os profissionais estrangeiros mais procurados no Canadá atualmente. Isso acontece porque esta é uma carreira chave para o desenvolvimento das empresas. Afinal, quanto maior é um negócio, mais complexa fica a contabilidade.

Para ser um contador no Canadá você vai precisar de um diploma de bacharelado em Economia, Contabilidade ou uma área relacionada mais ampla, além de um registro profissional. Contadores costumam receber um salário médio de CAD$ 36 por hora.

via GIPHY

2. Representantes de vendas

As carreiras ligadas à área de vendas estão entre as que mais crescem no Canadá. São mais de 8 mil vagas oferecidas no Job Bank para posições em todas as etapas do processo de vendas.

É verdade que para trabalhar com vendas não é obrigatório ter uma formação superior. Ainda assim, segundo o governo canadense, ter um diploma universitário na área de Negócios e Administração pode ser um grande diferencial, especialmente para quem quer subir na carreira.

LEIA TAMBÉM16 Melhores escolas de negócios do Brasil e do mundo

Além disso, ainda que seja opcional para os canadenses, um diploma universitário aumenta suas chances de conseguir imigrar para o Canadá. Uma vez lá, espere receber um salário médio de 35 dólares canadenses por hora.

3. Enfermeiros

Os serviços dos profissionais de enfermagem sempre tiveram alta demanda no país. Uma das explicações para isso é que a população canadense está envelhecendo rapidamente, exigindo mais profissionais da área. A melhor parte é que esse é um serviço demandado em todas as regiões do país, aumentando as oportunidades de contratação.

LEIA TAMBÉM 7 melhores escolas de Enfermagem do Canadá

Para atuar como enfermeira ou enfermeiro no Canadá é necessário fazer alguns cursos de qualificação regionais, mesmo que você já tenha um diploma registrado no seu país de origem. Também é fundamental se registrar em um órgão regulador da província onde o seu trabalho for executado. O salário médio por hora é de 40 dólares canadenses.

melhores-profissões-para-imigrar-para-o-Canadá-enfermagem A Enfermagem está na lista das melhores profissões para imigrar para o Canadá

4. Engenheiros Aeroespaciais

O Canadá tem uma grande necessidade de Engenheiros Aeroespaciais. Por isso, conseguir um emprego nesta área lá não deve ser muito difícil. Porém, essa é uma profissão com mais exigências que as demais. Além de dominar um dos idiomas locais e ter um ano de experiência na área é preciso:

  • Ter formação em Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica ou Física da Engenharia;
  • Não ser usuário de drogas;
  • Ter histórico criminal limpo nos últimos 5 anos (com exceção de multas por excesso de velocidade);
  • Ter experiência em ao menos cinco das seguintes áreas: projetar veículos aeroespaciais, realizar simulações em computador deste tipo de veículo, preparar materiais para uso aeroespacial, supervisionar fabricação e montagem de aeronaves e espaçonaves, coordenar testes terrestres e de voo de espaçonaves, desenvolver especificações operacionais, desenvolver fases técnicas e de suporte, investigar falhas.

Se você cumpre todos esses critérios, pode procurar por uma vaga na área e se candidatar. A média salarial da categoria é de CAD$ 45 por hora, mas pode chegar a 68 dólares por hora em posições mais elevadas.

5. Engenheiros Civis

A área de Engenharia Civil também está aquecida no Canadá. Engenheiros deste segmento então em 5.º lugar entre os profissionais mais necessitados pelo país norte-americano. Porém, como acontece com Engenharia Aeroespacial, existem critérios extras para essa área.

Você pode conferir todos os requisitos na página oficial do governo canadense. Caso cumpra os critérios, pode se candidatar. Os engenheiros civil ganham um pouco menos do que os que trabalham com Engenharia Aeroespacial, tendo uma média por hora de 41 dólares canadenses.

6. Engenheiros de Computação

Engenharia da Computação é uma das áreas mais necessárias para qualquer país desenvolvido. Isso não é diferente para o Canadá. Por isso mesmo, os canadenses estão de portas abertas para os profissionais de tecnologia.

Se você tem experiência no desenvolvimento de hardware de computação e telecomunicações, o Canadá pode ter uma vaga para você. Os salários médios de engenheiros desta categoria são de 46 dólares canadenses por hora.

via GIPHY

7. Programadores

Por ser um país altamente ligado à tecnologia, o Canadá está sempre em busca de bons programadores. Se você conseguir uma vaga nesta área, seu visto é aprovado em até duas semanas, um prazo bem menor que o habitual!

Para se candidatar a uma vaga é preciso ser formado em uma área relacionada à computação. O esperado é que você seja responsável pela manutenção, instalação e correção de problemas com os sistemas dos computadores. A média salarial para a área é de CAD$ 38 por hora.

LEIA TAMBÉM 7 cursos de programação online das melhores universidades do mundo

8. Engenheiros de Software

Assim como acontece com os programadores, os engenheiros de software são vistos como profissionais extremamente necessários no Canadá. Por isso, você pode se mudar para o país após duas semanas da sua contratação.

Com esse trabalho sua função será desenvolver programas para empresas ou personalizar softwares de terceiros. Para isso, a média salarial desses profissionais é de 48 dólares canadenses por hora.

9. Dentistas

Para se qualificar como dentista no Canadá também é necessário obter uma licença de algum órgão regulador provincial ou nacional. A transição para a prática odontológica especializada também requer treinamento adicional. Ou seja, se você for dentista no Brasil e tiver interesse em atuar em uma área específica da Odontologia no país, provavelmente deverá fazer cursos complementares. O salário médio de um dentista no Canadá é de 118 dólares canadenses por hora.

10. Farmacêuticos

Mais uma profissão da área da saúde. No Canadá, apenas os farmacêuticos podem prescrever certos medicamentos e renovar prescrições, por isso eles também são requisitados em todo o território nacional, especialmente nas áreas de maior concentração populacional. O salário médio por hora desses profissionais é de 104 dólares canadenses.

via GIPHY

11. Fonoaudiólogos

Os fonoaudiólogos ajudam as pessoas com perda auditiva ou distúrbios da comunicação no caminho da recuperação e da expressão de si mesmas. Esses profissionais qualificados podem trabalhar em hospitais, centros de reabilitação ou em consultórios particulares.

Algumas das funções desse grupo incluem a realização de diagnósticos, programas de reabilitação para pacientes e o envolvimento em pesquisas relacionadas  à perda auditiva e distúrbios da fala.

Para se qualificar como fonoaudiólogo no país, você precisará de um mestrado em Audiologia ou Fonoaudiologia. Também é esperado que você se registre na Associação Canadense de Fonoaudiólogos e em outros órgãos reguladores, dependendo da província em que for trabalhar. O salário médio por hora para essa categoria é de 40 dólares canadenses.

12. Designers

O crescimento do Canadá nos setores de web, telecomunicações e tecnologia móvel aumentou a demanda por designers no país. Parece estranho? É que sites e softwares precisam ser fáceis de usar. Quem cuida desse quesito são os designers, em especial os que trabalham com UX design (desenho de usabilidade) e software design.

Para seguir nessa profissão é preciso se formar em um curso de design ou computação. Os profissionais que tiverem cursos de pós-graduação na área saem na frente na disputa. Além disso, a experiência, a habilidade e a criatividade são os fatores distintivos aqui. O salário médio por hora é de 48 dólares canadenses.

13. Engenheiros

As carreiras especializadas em Engenharia estão sempre no topo da lista “Eligible Federal Skilled Worker Occupations”. Algumas das especializações da Engenharia já foram mencionadas aqui, porém, outras que também têm maior demanda são:

  • Engenharia Química;
  • Engenharia de Minas;
  • Geologia de Engenharia;
  • Engenharia de Petróleo.

Para se qualificar como um engenheiro atuante no Canadá, é necessário ter pelo menos um diploma de bacharel. Mas, dependendo da posição, pode ser necessário um mestrado ou doutorado. Além disso, ter de 3 a 4 anos de trabalho supervisionado e aprovação em um exame prático são uma vantagem adicional.

A vantagem é que os salários pagos aos engenheiros são elevados. O valor varia conforme o seu grau de formação, experiência e área de atuação. Porém, o salário médio por hora é de 45 dólares canadenses.

14. Cientistas de Dados e Estatísticos

Diariamente, o nosso uso da internet e de dispositivos móveis está culminando em quantidades exponencialmente crescentes de dados. Como consequência disso, a demanda por pessoas que possam interpretá-los também está aumentando proporcionalmente.

Cientistas de dados e estatísticos são treinados para usar técnicas matemáticas com o objetivo de construir modelos que resolvem problemas e preveem o comportamento e os resultados dos consumidores/usuários.

Para se encaixar nessa função, você provavelmente precisará de um diploma de graduação em Matemática ou Estatística e conhecimentos de outras ferramentas de Ciência de Dados. A média de salário para profissionais dessa área no Canadá fica na casa dos 37,5 dólares canadenses por hora.

15. Pilotos e Instrutores de Voo

Os pilotos não se limitam apenas a voos comerciais e militares. Eles também podem estar envolvidos no transporte aéreo, pulverização de culturas e aerofotogrametria, entre outros ramos. Os engenheiros de voo são os que realizam inspeções pré-voo, manutenção de sistemas e equipamentos. Já os instrutores de voo treinam novos pilotos ou os preparam para exames de licença.

via GIPHY

Para atuar nessa área não é necessário ter formação superior, apenas o Ensino Médio. No entanto, é obrigatório ter certificados de escolas de aviação reconhecidas. Note que aeronaves diferentes requerem licenças diferentes para os pilotos.

Os engenheiros de voo, por sua vez, também precisarão da licença de engenheiro de voo emitida pelas autoridades do Canadá. O salário médio por hora para pilotos e instrutores de voos é de 45 dólares canadenses.

16. Profissionais de Marketing e Relações Públicas

O método de fazer negócios está mudando gradualmente com a onda de transformação digital que está se espalhando pelo mundo. Por isso, organizações e empresas estão em busca de profissionais de marketing e gerentes de relações-públicas que sejam experientes nessa área. As responsabilidades desses profissionais incluem:

  • Planejamento e execução de campanhas publicitárias (online e offline);
  • Realização e análise de pesquisas de mercado;
  • Aquisição de clientes;
  • Manutenção de relacionamentos com clientes e mídia, entre outras coisas.

Para atuar na área, ter um diploma universitário em Comunicação, Relações Públicas, Marketing ou Jornalismo é um requisito obrigatório. Como uma vantagem adicional, você também precisará de alguns anos de experiência na área. O salário médio para trabalhadores de marketing é de 35 a 45 dólares canadenses por hora.

17. Professores Universitários ou de Ensino Técnico

Outra área com bastante demanda e previsão de crescimento para os próximos anos é a de docência no ensino superior. Isso se deve, em grande parte, ao alto número de aposentadorias de profissionais da área.

Estima-se que até 2026 o país poderá absorver cerca de 3.500 professores, mas esse número pode ser ainda maior considerando que novas universidades e institutos técnicos podem surgir até lá.

Os profissionais dessa área podem atuar tanto na rede pública, quanto na rede privada de ensino. Mas é preciso notar que os requisitos de educação e experiência para ser um professor no Canadá variam muito, dependendo do ambiente de trabalho.

Para lecionar em universidades é preciso ter, no mínimo, um diploma de mestrado. Por outro lado, uma instituição com foco técnico pode aceitar um diploma de graduação, desde que o candidato tenha uma experiência ampla e relevante no setor em que pretende ensinar. O salário médio para essa categoria gira em torno de 52 dólares canadenses por hora.

18. Fisioterapeutas

Os idosos canadenses estão vivendo cada vez mais e, com isso, muitas profissões que atuam diretamente com esse público passaram a ser mais requisitadas. Esse é o caso dos fisioterapeutas.

Esses profissionais realizam um trabalho fundamental na preservação e recuperação da mobilidade humana e, consequentemente, na qualidade de vida. O salário médio nessa área é de 41 dólares canadenses por hora.

19. Psicólogos

As questões de saúde mental e bem-estar é uma prioridade para todos os setores da população canadense. Por isso mesmo, os psicólogos serão um dos profissionais mais procurados no Canadá nos próximos anos.

Nesta carreira, você poderá escolher entre uma ampla variedade de especialidades, incluindo psicologia infantil, psicologia comportamental e psicologia cognitiva. O salário médio de um psicólogo no Canadá é de 44 dólares canadenses por hora. 

melhores-profissoes-para-imigrar-para-o-canadá-psicologia Os psicólogos têm uma perspectiva promissora entre as melhores profissões para imigrar para o Canadá

20. Veterinários

Todo mundo sabe que o Canadá tem uma população muito simpática. Mas você sabia que eles também amam os animais? Todos os anos, bilhões de dólares são gastos com os animais de estimação canadenses.

Com toda a demanda, o Canadá não consegue reunir uma força de trabalho suficiente para essa categoria. Se você for formado nesta área, pode pedir uma licença para atuar como veterinário(a) no país. O salário vale a pena, sendo, em média, de 85 dólares canadenses por hora.

Como é o ambiente de trabalho no Canadá?

Além do fato de permitir a residência no país, conseguir imigrar para o Canadá a trabalho têm várias vantagens. Uma das principais delas é o ambiente de trabalho saudável e com boas práticas. Por lá, espere encontrar:

1. Colaboração e integração

O Canadá tem uma cultura de trabalho calorosa e acolhedora, e esta é uma das razões pelas quais construir um bom networking ao longo de sua experiência profissional por lá é tão importante. Você vai notar que, quanto maior for a sua rede de contatos, mais impacto você irá causar em possíveis entrevistas de emprego.

2. Horário justo de trabalho

A semana de trabalho padrão no Canadá é de segunda a sexta, das nove da manhã às cinco da tarde, como em muitos outros países. Ao se candidatar a um emprego, você deve pedir todos os detalhes, incluindo o código de vestimenta e informações sobre a equipe para a qual trabalhará, porque a colaboração entre colegas é valorizada.

Os gerentes geralmente tratam os funcionários igualmente e o feedback deles é sempre bem-vindo. A pontualidade também é muito apreciada, por isso é de extrema importância cumprir o horário indicado.

matflix

3. A comunicação é fundamental

Os gerentes se preocupam muito com o ambiente de trabalho, por isso é importante sempre ter uma atitude positiva em relação a seus colegas, seu chefe e suas tarefas. Por outro lado, os profissionais que tiram suas dúvidas são valorizados. Então, não fique com medo de  fazer perguntas para quem for preciso.

Qual a melhor maneira de conseguir trabalhar no Canadá?

O Canadá é um país com muitas oportunidades, o que o torna vantajoso para quem quer trabalhar fora. E agora você já tem uma noção de como trabalhar no Canadá? Mas sabia que a maneira mais simples de conseguir um emprego dos sonhos lá é estudando no país?

Estudantes canadenses podem trabalhar por meio período. Além disso, você tem um prazo após a formatura para conseguir uma posição no mercado de trabalho local. A vantagem é que conseguir uma vaga na universidade é bastante simples. Veja como clicando aqui!

Mas é importante saber que estudar ou trabalhar no Canadá exige preparação. Não é uma coisa que você possa fazer do dia para a noite. Afinal, não basta aplicar para uma vaga, é preciso ter conhecimento e estratégia para conseguir o que você quer.

E quem melhor para te ensinar como conseguir oportunidades assim do que quem já viveu essa experiência? Se você precisa de ajuda para ir para fora, pode contar com a M60. A nossa mentoria especializada é a que mais leva brasileiros para fora do país.

No nosso curso online com mais de mil aulas gravadas e mentorias ao vivo todas as semanas você aprende os melhores caminhos para conquistar uma vaga para estudar ou trabalhar no Canadá e dezenas de outros países. E tudo isso por um preço acessível. Aproveite essa chance de mudar sua vida clicando aqui!

teste de perfil

*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2021) e atualizado por Ana Resende Quadros (2022)

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

18 Mar 2022

Postagens recentes