Para quem pensa em fazer um intercâmbio, a Argentina pode ser uma boa opção. A valorização do real frente ao peso argentino, o idioma e até mesmo a relativa proximidade do Brasil podem ser fatores bastante influentes na hora de escolher a terra dos hermanos para a viagem.
Mas, será que o país conta com boas universidades? É isso que vamos trazer nesse artigo. Já adiantamos que o país conta com 25 instituições de ensino dentre as mais top do planeta. Aqui, você vai conhecer as 10 mais bem classificadas, que estão entre as mil melhores.
LEIA TAMBÉM – Como fazer intercâmbio na Argentina?
Como as universidades são avaliadas?
Preparamos essa lista com base na edição mais atual do ranking QS, elaborado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Essa é uma listagem anual que leva em conta número de alunos, de professores, empregabilidade, reputação acadêmica, dentre outros itens.
Tudo isso é avaliado para elencar quais são as melhores instituições de ensino superior de todo o mundo. Anualmente, esse estudo, que é um dos mais reconhecidos do mundo, é atualizado para manter sempre a integridade dos dados com a realidade das instituições.
Hoje em dia, a Argentina conta com uma universidade dentre as 100 melhores do mundo e 5 delas ficam entre as melhores 500. Vamos conhecê-las?
10 melhores universidades da Argentina
1. Universidade de Buenos Aires
Posição no ranking QS: 67.ª
Em primeiro lugar, vem a Universidade de Buenos Aires. Não apenas considerada a melhor instituição da Argentina, essa é a número #1 dentre as universidades da América Latina! Atualmente, ocupa a posição 67.ª no ranking QS, se consolidando dentre as mais reconhecidas do mundo, já que está entre as 100 melhores do mundo.
O que também chama atenção é que já são 4 anos seguidos garantindo a primeira posição da América Latina. Esse mérito pertenceu, por muitos anos, à USP (Universidade de São Paulo), mas desde 2019, a UBA tem reinado.
A Universidade de Buenos Aires é uma universidade pública, localizada na capital das terras argentinas. A sua trajetória começou oficialmente em 1821. Naquela data, várias escolas profissionalizantes que já existiam desde a época colonial se fundiram em uma única instituição.
Ao todo, são mais de 31 mil professores, selecionados por meio de concurso público e eles atendem a uma comunidade acadêmica de mais de 300 mil estudantes de graduação e cerca de 25 mil estudantes de pós-graduação. Por isso, a UBA é, além de a melhor, considerada como a maior universidade da Argentina.
2. Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA)
Posição no ranking QS: 323.ª
Em segundo lugar, mais uma universidade localizada na capital argentina, Buenos Aires. Classificada como a segunda melhor do país, está a Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA). Além da capital, a universidade tem outros campi pelo país, em Santa Fé, Rosário, Mendoza e Paraná.
Fundada em 1958, a Pontificia Universidad Católica Argentina é uma das mais tradicionais e renomadas universidades. Foi fundada em 1958 e de lá para cá, expandiu bastante sua infraestrutura. Hoje em dia, a instituição, que é privada, tem cerca de 18 mil alunos. No ranking da QS, a UCA se posiciona na 323.ª colocação.
Dentre as faculdades, estão: artes e ciências musicais, ciências econômicas, medicina, direito, ciências sociais, letras, filosofia, dentre outras.
3. Universidade de Palermo (UP)
Posição no ranking QS: 390.ª
E o terceiro lugar da nossa lista também fica em Buenos Aires. A Universidade de Palermo também é uma instituição privada, assim como a segunda melhor da Argentina, a UCA.
A UP, como também é conhecida, tem aproximadamente 13 mil alunos pelos prédios da instituição, que estão espalhados por Buenos Aires. A Universidade de Palermo surgiu em 1986. Ou seja, é uma instituição relativamente jovem. E, mesmo com sua pouca idade, já está entre as 400 melhores do mundo, exatamente na 390.ª colocação.
Por lá, os estudantes podem estudar nas seguintes faculdades:
- Faculdade de Negócios
- Faculdade de Desenho e Comunicação
- Faculdade de Direito
- Faculdade de Ciência Sociais
- Faculdade de Engenharia
- Faculdade de Arquitetura
7. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Posição no ranking QS: 651-700
A Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, também chamada de UNICEN, é mais uma instituição pública da Argentina. Como o próprio nome diz, é uma universidade nacional desde 1974, quando foi fundada.
Desde a sua fundação, o objetivo era as estruturas de ensino já existentes de Tandil, Olavarría e Azul dentro de uma Universidade Nacional. Esses projetos acadêmicos foram implantados a partir de 1960 e, com a aprovação da lei que criou o UNICEN, foram reunidos em um projeto de abrangência regional.
Ela ocupa o 7.º lugar dentre as melhores universidades argentinas e se destaca, principalmente os cursos de licenciatura e programas académicos de pós-graduação que estão em constante crescimento, como as Faculdades de Letras, Agronomia, Ciências Econômicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Veterinárias, Engenharias e as Escolas Superiores de Direito e Ciências da Saúde. São mais de 2 mil professores e 15 mil alunos que estudam por lá.
8. Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA)
Posição no ranking QS: 751-800
O oitavo lugar da lista fica com uma instituição privada da Argentina. Esse é o Instituto Tecnológico de Buenos Aires, criado em 20 de novembro de 1959, e é considerado como a única instituição de ensino superior da Argentina especializada em Tecnologia, Engenharia e Gestão.
Desde a sua fundação, tem formado alunos com critérios de inovação, criatividade, espírito empreendedor e liderança. Atualmente, são mais de 11.000 ex-alunos da instituição. No ranking mais recente da QS, fica classificado em 751-800 dentre as melhores universidades.
9. Universidade de San Andrés - UdeSA
Posição no ranking QS: 751-800
Em nono lugar, a última instituição de ensino privada dentre as 10 melhores da Argentina. Essa é a classificação da Universidade de San Andrés, fundada em 1988 na província de Buenos Aires.
Historicamente, a Igreja Presbiteriana, que surgiu em 1560 da Reforma Protestante na Escócia, defendia que cada vilarejo deveria ter uma igreja e um colégio. A ideia era proporcionar que as pessoas fizessem a leitura da Bíblia e melhorassem sua situação social.
A partir daí, os primeiros colonos escoceses chegaram à Argentina em 1825 e já em 1838 e, seguindo a tradição de origem, fundaram a Escuela Escocesa San Andrés. Hoje em dia, são mais de 4 mil alunos e as faculdades ofertadas são:
- Negócio
- Direito
- Economia
- Educação
- Humanidades
- Engenharia
- Matemática e ciência
- Ciência Social
10. Universidade Nacional de Córdoba (UNC)
Posição no ranking QS: 801-1000
E encerrando a lista, em décimo lugar dentre as melhores da Argentina, está a Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Essa é uma instituição pública de ensino fundada em 1613. A longeva história faz com essa seja a mais antiga da Argentina e a quarta mais velha da América, com mais de 400 anos de história.
Financiada pelo governo argentino, a instituição está entre as mil melhores do mundo e, por ter bastante tradição, também é muito reconhecida em todo o mundo. Por lá, os alunos têm acesso às faculdades:
- Faculdade de Arquitetura, Urbanismo E Design;
- Faculdade de Artes;
- Faculdade de Ciências Agrícolas;
- Faculdade de Ciências da Comunicação;
- Faculdade de Ciências Econômicas;
- Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais;
- Faculdade de Ciências Médicas;
- Faculdade de Ciências Químicas;
- Faculdade de Ciências Sociais;
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Filosofia E Humanidades;
- Faculdade de Línguas;
- Faculdade de Matemática, Astronomia, Física E Computação;
- Faculdade de Odontologia;
- Faculdade de Psicologia;
A localização da universidade também chama a atenção por estar localizada na cidade considerada a segunda maior do país. Por isso, para quem quer um ótimo destino, além de Buenos Aires, essa pode ser uma boa opção!
Vale a pena estudar na Argentina?
Como vimos, o país conta com instituições de ensino bastante renomadas não só na América do Sul, mas em todo o mundo. Os estudantes que decidirem estudar por lá devem saber o espanhol, que é o idioma oficial de grande parte das aulas.
Além disso, é necessário ficar de olho em alguns pontos burocráticos. É que, para estudar na Argentina, o estudante precisa fazer a revalidação do seu diploma do ensino médio obtido no Brasil junto ao governo argentino. E ainda, caso deseje atuar no Brasil após a formação, será preciso passar por um processo de revalidação do diploma do ensino superior, através do Revalida.
Apesar desses aspectos, estudar na Argentina pode ser uma excelente opção para quem busca um intercâmbio de espanhol, mais em conta e ainda mais próximo do Brasil. Várias das instituições de ensino superior que estão dentre as melhores da América Latina estão na Argentina, por isso, essa é uma boa chance de estudar em boas universidades.
Como aumentar suas chances de fazer um intercâmbio na Argentina?
Se interessou em fazer uma graduação ou pós na Argentina?! Saiba que você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada para te ajudar em todo o processo para conquistar aquela vaga de intercâmbio fora do Brasil. São centenas de aulas para te preparar em pouco tempo.
Chega de depender de agências caras de intercâmbio! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para desbravar as melhores oportunidades internacionais.