A Austrália é um dos países mais procurados pelos estudantes internacionais. Em 2020 o país abrigava a terceira maior porcentagem de alunos estrangeiros do mundo, somando 6% do total, segundo o World Atlas. Além disso, dados do governo australiano indicam que o Brasil é o 10.º país que mais manda alunos para o país. Se você quer fazer parte desse grupo, precisa conhecer as 10 melhores universidades da Austrália.
Quais são as melhores universidades da Austrália?
Segundo a avaliação do Instituto Quacquarelli Symonds, a Austrália tem um dos melhores sistemas de ensino superior do mundo. Não é à toa que tantos estudantes internacionais queiram estudar por lá. Quase 500 mil alunos estrangeiros escolheram uma universidade australiana.
Entre os motivos que fazem da Austrália um excelente destino de estudos, estão as excelentes cidades universitárias, as oportunidades profissionais e, claro, as boas instituições de ensino. Ao todo, 7 das 100 melhores universidades do mundo são australianas. Conheça as melhores instituições de ensino superior do país.
1. Universidade Nacional da Austrália
Posição no QS World University Rankings 2023: 30.ª
A lista das melhores universidades do mundo está repleta de instituições centenárias. Mas esse não é o caso da Universidade Nacional da Austrália (ANU). Sediada na cidade de Camberra, capital do país, a instituição foi criada em 1946.
O objetivo da Universidade Nacional da Austrália era ajudar a Austrália a alcançar seu potencial. Na época, o mundo vivia uma crise após a Segunda Guerra Mundial. A ideia era que a ANU fornecesse capacidade de pesquisa sobre áreas vitais para o país.
(Foto: Nick-D/Wikimedia Commons)
A universidade parece estar cumprindo esse objetivo, já que ela é a instituição australiana com mais professores e alunos que já receberam o prêmio Nobel. Além disso, a ANU recebeu 93,6 pontos no quesito “Reputação Acadêmica” no QS.
Hoje, a universidade tem cerca de 17 mil alunos, sendo mais de 6 mil internacionais. As áreas de especialidade da universidade são no campo de Artes e Humanidades, como Filosofia, Antropologia, Geografia, Arqueologia e Política.
2. Universidade de Melbourne
Posição no QS World University Rankings 2023: 33.ª
Melbourne é a melhor cidade universitária da Austrália. Segundo o QS Best Student Cities, ela é a quinta melhor do mundo para estudantes. Além disso, ela aparece frequentemente entre as melhores cidades do mundo para se viver para qualquer público.
Um dos pontos que fazem de Melbourne tão interessante é, justamente, a Universidade de Melbourne. Fundada em 1853, a universidade é uma das mais antigas do país. Inicialmente, ela atendia apenas 16 alunos e tinha quatro professores. Hoje, o corpo acadêmico da universidade soma mais de 8 mil docentes e mais de 65 mil estudantes.
Entre os pontos fortes da Universidade de Melbourne está sua taxa de internacionalização. Ao todo, a universidade conta com mais de 30 mil estudantes internacionais, vindos de 130 países. Mais do que educação de qualidade, a instituição também valoriza atividades culturais e esportivas, gerando qualidade de vida para os seus alunos.
A Universidade de Melbourne se destaca em áreas de ensino como Esporte, Educação e Direito. Lá também pode ser o lugar certo se você quer conseguir um emprego, já que ela está em segundo lugar no ranking de empregabilidade da QS entre as australianas e em 8.º lugar no mundo.
3. Universidade de Sydney
Posição no QS World University Rankings 2023: 41.ª
Sydney é uma das cidades mais famosas da Austrália, e a universidade que leva seu nome é a mais antiga do país. A Universidade de Sydney foi criada em 1850 com o intuito de dar oportunidade para que todos os seus alunos desenvolvessem ao máximo seu potencial.
Esse propósito foi levado bastante a sério, considerando que a instituição é a que tem a maior oferta de disciplinas do país. Ao todo, são 400 áreas de estudo, proporcionando uma maior flexibilidade aos estudantes.
(Foto: Knowledgeispower3/Wikimedia Commons)
Além de ter muitas opções, a Universidade de Sydney consegue manter a qualidade. A instituição tem cursos como Esporte, Anatomia, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Literatura e Medicina entre os melhores do mundo.
O bom desempenho da universidade faz diferença no mercado de trabalho, a instituição é listada como a quarta melhor do mundo no quesito empregabilidade de seus ex-alunos. Parte desse sucesso pode estar relacionado à postura da universidade em incentivar o networking, com clubes de alunos, por exemplo.
A universidade estima que cerca de 320 mil pessoas tenham se formado pela instituição. Atualmente, a Universidade de Sydney soma mais de 57 mil alunos, sendo cerca de 35 mil deles internacionais.
4. Universidade de Nova Gales do Sul
Posição no QS World University Rankings 2023: 45.ª
Também sediada em Sydney, a Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) foi criada em 1949. Apesar da pouca idade, ela já se tornou uma referência na Austrália e no mundo. Ela é conhecida por seu incentivo às start-ups e seus alunos têm um bom desempenho no mercado de trabalho.
Segundo a universidade, seu objetivo é capacitar alunos para que eles se tornem líderes e pensadores, capazes de solucionar os problemas do mundo. Atualmente, 64 mil estudantes se dividem entre os cursos da instituição, sendo quase 18 mil deles vindos de 130 países.
Integração nacional e internacional é uma das preocupações da UNSW. Ela faz parte do chamado go8, com as melhores universidades da Austrália. A instituição também é a única do seu país a participar da Global Alliance of Technological Universities, ou Aliança Global de Universidades Tecnológicas.
As áreas técnicas realmente são a especialidade da Universidade de Nova Gales do Sul. Segundo o ranking por disciplina da QS, a UNSW se posiciona entre as 20 melhores do mundo em Engenharia Civil, Mecânica e de Petróleo. Além disso, ela também teve boa performance nas áreas de Direito e Contabilidade.
5. Universidade de Queensland
Posição no QS World University Rankings 2023: 50.ª (empatada com a Universidade Duke)
A Universidade de Queensland foi criada em 1909 por um decreto parlamentar, mas só foi fundada oficialmente em 1910. A UQ, como é conhecida, foi a primeira instituição de ensino superior do estado de Queensland, no nordeste da Austrália.
Atualmente, a universidade ensina mais de 56 mil alunos desde a graduação até a pós-graduação. Desse total, quase 16 mil fazem cursos de doutorado, enquanto cerca de 23 mil vieram de mais de 140 países.
(Foto: palg1305/Wikimedia Commons)
Além da diversidade de seu corpo estudantil, a Universidade de Queensland também é uma referência quando o assunto é pesquisa e ensino de disciplinas variadas. A UQ tem 116 programas de graduação e 206 de pós-graduação.
Ao todo, são seis faculdades, oito renomados institutos de pesquisa e mais de 100 centros de pesquisa interdisciplinar. Com isso, a UQ consegue bons resultados em diversas áreas, como Esportes (2.º melhor curso do mundo), Engenharia de Minas e Agricultura.
6. Universidade Monash
Posição no QS World University Rankings 2023: 57.ª
Criada em 1958, a Universidade Monash também está na lista das universidades australianas com menos de 100 anos. Assim como outras instituições do país, a universidade consegue se destacar nos rankings internacionais mesmo disputando com instituições muito mais antigas.
A qualidade de ensino da universidade é inquestionável, já que ela está entre as 100 melhores do mundo. Além disso, a Monash quer que seus alunos deixem a universidade com o propósito e as habilidades necessárias para fazer mudanças positivas no mundo.
A própria universidade tenta fazer mudanças em um nível global. Ela tem parcerias com mais de 100 instituições espalhadas pelo mundo e conta com um campus na Malásia. Entre suas principais preocupações estão as mudanças climáticas e a segurança geopolítica.
A Universidade Monash é considerada a maior da Austrália. Ao todo, ela tem uma comunidade acadêmica de 86 mil alunos e 17 mil professores. Ela também é bastante diversa em suas disciplinas, oferecendo 150 áreas de pesquisa, 10 faculdades e mais de 4.700 diplomas de ensino superior.
7. Universidade da Austrália Ocidental
Posição no QS World University Rankings 2023: 90.ª
A última universidade australiana a se classificar entre as 100 melhores do mundo foi a Universidade da Austrália Ocidental (UWA). Ela fica na cidade de Perth, a quarta maior do país e um importante centro industrial e de comércio para a Austrália.
A UWA foi fundada em 1911 e, desde então, vem tentando gerar prosperidade e bem-estar às comunidades. Uma das características interessantes da Universidade da Austrália Ocidental é a sua flexibilidade. Segundo a instituição, seus cursos permitem que os alunos tenham maior flexibilidade na hora de escolher o que vão aprender.
(Foto: Daniel Bowen/Flickr)
Hoje a universidade soma mais de 25 mil alunos que se distribuem entre os cursos de graduação e pós-graduação em 22 escolas. Desse total, cerca de 4 mil são internacionais, vindos de 100 países diferentes.
Os cursos oferecidos pela Universidade da Austrália Ocidental são bastante variados, mas todos são de muita qualidade. Tanto áreas como Anatomia quanto disciplinas como Engenharia e Geologia têm bons desempenhos na avaliação dos rankings internacionais.
8. Universidade de Adelaide
Posição no QS World University Rankings 2023: 109.ª
A Universidade de Adelaide é a terceira mais antiga instituição de ensino superior de toda a Austrália. Fundada em 1874, a universidade busca, até hoje, formar os líderes do amanhã. Para eles, isso é possível buscando sempre novos conhecimentos e a inovação.
A universidade parece estar conseguindo atingir esse propósito, já que tem 5 ex-alunos entre os vencedores do prêmio Nobel. As áreas de ensino que mais se destacam por lá são nos campos de Engenharia, Enfermagem e Odontologia.
Mais do que a qualidade de ensino, quem estuda na Universidade de Adelaide tem acesso a uma das melhores cidades universitárias do mundo. Classificada como a 31.ª melhor do mundo para estudantes, Adelaide tem excelentes oportunidades de emprego e uma qualidade de vida impressionante.
9. Universidade Tecnológica de Sydney
Posição no QS World University Rankings 2023: 137.ª
A Universidade Tecnológica de Sydney (UTS) é uma das mais novas desta lista. Ela foi fundada, da maneira como é hoje, em 1988. Apesar disso, a origem da universidade é bem mais antiga, sendo conectada à Escola de Mecânica de Sydney, que data de 1833.
Um dos objetivos da UTS é garantir um mundo mais justo para o futuro. Eles acreditam que inovações práticas e pesquisas podem trazer benefícios não só para a indústria, mas para a comunidade.
(Foto: Brickworks Limited/Wikimedia Commons)
A Universidade Tecnológica de Sydney também é conhecida por sua interação com o mercado. Essa característica proporciona um conhecimento mais prático aos seus alunos. Entre as áreas que se destacam na instituição estão Saúde, Sustentabilidade e Infraestrutura.
10. Universidade de Wollongong
Posição no QS World University Rankings 2023: 185.ª (empatada com a Universidade de Gothenburg e com a Universidade de Minnesota Twin Cities)
A Universidade de Wollongong (UOW) é uma das menos conhecidas entre as principais instituições australianas. Ela não faz parte de grupos tradicionais como o go8 nem está sediada nas melhores cidades universitárias do país. Ainda assim, a instituição pode ser bastante vantajosa.
Criada como um departamento da Universidade Tecnológica de Nova Gales do Sul, em 1951, a Universidade Wollongong só conquistou sua independência em 1975. Hoje, ela é considerada uma das melhores do mundo em áreas como Engenharia, Enfermagem e Direito.
A UOW tem, hoje, um total de 34 mil alunos, sendo cerca de 15 mil vindos de outros países. Essas pessoas estão em busca de um dos 372 diplomas oferecidos pela universidade. Os cursos estão distribuídos entre quatro faculdades: “Artes, Ciências Sociais e Humanas”; “Negócios e Direito”; “Engenharia e Ciências da Informação” e “Medicina e Saúde”.
Como fazer faculdade na Austrália?
Agora você já sabe quais são as melhores universidades da Austrália. Se você gostou de qualquer uma dessas instituições, precisa saber que estudar por lá é possível desde que você tenha conhecimento, estratégia, preparação e, claro, se esforce para isso.
Se você quer dar o seu melhor para realizar o seu sonho, precisa conhecer a mentoria M60. Lá você encontra conteúdos específicos para cada tipo de intercâmbio e aprende a reconhecer as melhores oportunidades para você.
Na M60 você descobre como ingressar em uma universidade internacional, incluindo da Austrália. Isso sem contar a plataforma exclusiva de bolsas para você estudar sem pagar nada ou gastando muito pouco! Está esperando o quê para mudar o seu futuro? Faça agora mesmo o teste de perfil clicando aqui!