Além de ter uma posição estratégica na Europa, próxima a diversos outros países, a Holanda também tem várias universidades muito bem colocadas na classificação geral do QS World University Rankings 2020. Você já pensou em fazer intercâmbio por lá? Então conheça agora as 4 melhores universidades da Holanda. Quem sabe você não se apaixone por uma delas?
Quais são as melhores universidades da Holanda?
Universidade Técnica de Delft
Posição no ranking da QS: 50º
A Universidade Técnica de Delft (Technische Universiteit Delft ou TU Delft, em holandês) é a maior e mais antiga universidade pública de tecnologia da Holanda, localizada na cidade de Delft. É também considera a líder entre as melhores universidades da Holanda.
A TU Delft foi fundada em 1842, com o nome de Academia Real, e tinha o objetivo principal de treinar funcionários públicos para trabalhar nas Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. Apesar disso, foi só em 1986 que a instituição foi finalmente elevada à categoria de universidade.
Com mais de 19 mil estudantes, a TU Delft é formada por oito faculdades, todas voltadas para áreas de tecnologia. Os cursos abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação, com programas de mestrado e doutorado. Os cursos são sediados no campus principal da universidade, que conta com 1600km², sendo maior que o próprio centro da cidade de Delft e um dos maiores campi universitários do mundo!
Universidade de Amsterdã
Posição no ranking da QS: 64º
A Universidade de Amsterdã, chamada de Universiteit van Amsterdam (ou UvA), em holandês, foi criada em 1632, há quase 390 anos, sob o nome de Ateneu Ilustre. Ela só foi reconhecida como uma instituição de ensino superior em 1815, e chegou ao nome atual apenas em 1877. Um fato curioso é que até 1961, o prefeito de Amsterdã assumia também o cargo de reitor da universidade. Já os professores eram indicados pela Câmara de Vereadores da cidade.
Hoje em dia, a UvA conta com cerca de 34 mil estudantes, com intercambistas representando mais de 100 países. Inclusive, para atrair mais estudantes estrangeiros, a Universidade de Amsterdã oferece mais de 200 cursos ministrados totalmente em inglês.
Universidade Tecnológica de Eindhoven
Posição no ranking da QS: 102º
Assim como a TUDelft, a Universidade Tecnológica de Eindhoven (Technische Universiteit Eindhoven ou TU/e, em holandês) é uma instituição voltada para as áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. Prova disso é o lema da universidade, “Mens agitat molem” (ou seja, “A mente faz a matéria se mover”). Esta é uma universidade relativamente nova em comparação às duas instituições anteriores, tendo sido fundada em 1956 (há quase 65 anos atrás).
Com o foco em pesquisa, a universidade oferece cursos de bacharelado que servem de base para a continuidade dos estudos na pós-graduação. Sendo assim, ela disponibiliza cursos de mestrado, para formar professores e também tem programas tradicionais de doutorado, além de cursos de doutorado profissional em Engenharia.
Universidade de Groningen
Posição no ranking da QS: 114º
Com uma história que data desde 1614, a Universidade de Groningen (Rijksuniversiteit Groningen ou RUG, em holandês) é a segunda instituição de ensino mais antiga da Holanda. Com uma história tão longa, a RUG foi lar da primeira aluna e da primeira professora de ensino superior na Holanda; do primeiro astronauta holandês e também do primeiro presidente do Banco Central Europeu.
Hoje em dia, a RUG conta com quase 29 mil estudantes, sendo 7300 intercambistas. Eles estudam no campus principal da universidade, que como o próprio nome já revela, fica na cidade de Groningen, no norte da Holanda. Apesar de ser considerado um campus, as instalações da instituição estão espalhadas por toda a cidade, com o prédio principal no coração do município.
Conseguiu decidir em qual das melhores universidades da Holanda você vai querer estudar? Então agora é só começar a se preparar para conquistar sua vaga com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.