Seja pela história, pela língua, pela cultura pop ou pela economia, muita gente é atraída pela Terra do Sol Nascente. Você é uma dessas pessoas? Se sim, vai ficar feliz em saber que a qualidade da educação japonesa é outra característica muito conhecida do país a nível internacional. Não é a toa que as 4 melhores universidades do Japão estão entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2020. Incrível, não é? Saiba mais sobre elas!
Melhores universidades do Japão
Universidade de Tóquio (東京大学)
Posição no ranking da QS: 22º
Fundada em 1877 como a primeira universidade imperial, a Universidade de Tóquio, chamada de Todai, é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas e prestigiadas do Japão. Só para ilustrar, 15 dos 62 primeiros-ministros do Japão foram educados na Universidade de Tóquio. Além disso, 5 ex-alunos se tornaram astronautas.
A melhor entre as melhores universidades do Japão é composta por 10 faculdades e 15 escolas de pós-graduação. Ao todo, são 30 mil alunos matriculados, dos quais 2.100 são estrangeiros. Diferente da maioria das universidades japonesas, a Todai tem cursos de graduação ministrados completamente em inglês. O campus principal, de Hongo, ocupa a antiga propriedade da família Maeda, antigos senhores feudais da província de Kaga. Por isso, o local atrai turistas a pontos como o Akamon (o Portão Vermelho) e o majestoso Auditório Yasuda.
Universidade de Quioto (京都大学)
Posição no ranking da QS: 33º
A Universidade de Quioto é a segunda mais antiga do Japão, tendo sido fundada em 1897. Ela é uma das principais instituições de pesquisa de toda a Ásia, tanto que 13 pessoas ligadas à universidade já foram ganhadoras do prêmio Nobel. Atualmente, a Universidade de Quioto conta com 22 mil alunos, divididos entre os cursos de graduação e pós-graduação.
O campus principal da universidade, Yoshida, está presente desde a sua fundação e é notável por sua arquitetura fascinante. Por lá, você encontra uma variedade de estilos, desde edifícios de tijolos, como o Hall da Torre do Relógio (um símbolo da universidade), até laboratórios em edifícios modernos.
Instituto Tecnológico de Tóquio (東京工業大学)
Posição no ranking da QS: 58º
Localizado na região metropolitana da capital japonesa, o Instituto Tecnológico de Tóquio (também chamado de Tokyo Tech) foi fundado em 1881, com o lema “Engenheiros do conhecimento, tecnologia e paixão que mudam o nosso mundo”. Hoje em dia, a universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação ministrados em inglês, o que atrai diversos intercambistas.
No caso da graduação, o Instituto é dividido em três escolas principais: a Escola de Ciências, a de Engenharia, e a de Biociência e Biotecnologia. A principal biblioteca da Tokyo Tech fica em Ookayama, e é o lar do maior acervo literário de Ciência e Tecnologia do Japão. A biblioteca foi fundada em 1882, mas perdeu quase 28 mil livros durante o grande terremoto de Kantō, em 1923.
Universidade de Osaka (大阪大学)
Posição no ranking da QS: 71º
A Universidade de Osaka foi fundada, oficialmente, em 1931, como uma das universidades imperiais. Apesar disso, ela tem raízes na Kaitokudō (懐徳堂), uma escola de comerciantes localizada em Osaka durante o período Tokugawa e fundada por volta de 1724. Atualmente, a universidade trabalha em três campi principais: Suita, Toyonaka e Minoh. O campus de Suita, onde fica a sede da universidade, se estende pelas cidades de Suita e Ibaraki, com as faculdades de Ciências Humanas, Medicina, Odontologia, Ciências Farmacêuticas e Engenharia.
Até hoje, inúmeros pesquisadores e cientistas de destaque estudaram ou trabalharam na Universidade de Osaka. Entre eles estão o ganhador do Prêmio Nobel de Física, Hideki Yukawa; o artista de mangá Osamu Tezuka; o autor Ryōtarō Shiba e o descobridor das células T reguladoras, Shimon Sakaguchi.
E aí, em qual das melhores universidades do Japão você vai querer estudar? Independente da sua escolha, você tem que se preparar para conquistar sua vaga por lá. E a nossa mentoria especializada pode te ajudar em todo esse processo. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog? Então cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.