Tempo de leitura estimado: 7-8 minutos
A Espanha é referência mundial em várias áreas de estudo, como Comunicação, Computação, Engenharia e Ciências da Saúde. E a melhor parte é que, mesmo não sendo um país tão grande (mas que abriga cerca de 47 milhões de pessoas), por lá você encontra várias universidades renomadas.
As instituições são reconhecidas inclusive a nível internacional. E é por isso mesmo que estudos apontam que é a terceira nação mais buscada para um intercâmbio pelos alunos internacionais.
Para te ajudar a escolher onde fazer seu intercâmbio no país, listamos aqui as melhores universidades da Espanha de acordo com a mais recente edição do QS World University Rankings. Essa é uma lista de grande importância e que analisa centenas de instituições por todo o mundo. Já adiantamos por aqui que grande parte dessas universidades estão em Madrid e Barcelona: grandes cidades espanholas. Confira!
(Jorge Fernández Salas/Unsplash)
1. Universidade Complutense de Madrid
Posição no Ranking da QS: 164.º
A Universidade Complutense de Madrid (UCM) é uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo e, atualmente, considerada a melhor do país. Ela foi fundada em 1293 e se tornou a maior universidade da Espanha, com 90 cursos, mais de 170 programas de mestrado e outros mais de 170 núcleos de pós-graduação. Por lá, todas as aulas são ministradas em espanhol, mas existem vários grupos de estudo em inglês.
Sediada no coração da capital espanhola, a UCM se beneficia de excelentes conexões de transporte, e os seus estudantes podem desfrutar da incrível cena artística e vida noturna da capital espanhola (sem esquecer dos estudos, é claro!). Além disso, a UCM possui um corpo discente muito diversificado, com 80 nacionalidades representadas no campus, em parte graças a acordos com universidades no exterior.
2. Universidade de Barcelona
Posição no Ranking da QS: 165.º
A Universidade de Barcelona já foi a primeira entre as melhores universidades da Espanha. Mas neste ano, ocupa a segunda posição - ainda muito bem colocada entre as 200 melhores universidades de todo o mundo.
Fundada em 1450, tem hoje 16 centros agrupados em 6 campi principais espalhados pela cidade e completamente integrados à vida urbana.
Sendo uma das maiores universidades do país, a Universidade de Barcelona recebe anualmente mais de 44 mil estudantes de graduação e quase 19 mil de mestrado, pós-graduação e doutorado. Além disso, quase 15% dos estudantes são estrangeiros de mais de 122 nacionalidades diferentes.
Como instituição pública, a Universidade de Barcelona foca na excelência acadêmica, se comprometendo em treinar e preparar profissionais, pesquisadores, empreendedores e líderes com capacidade para trabalhar em qualquer lugar do mundo. A instituição possui também mais de 2.800 acordos internacionais, incluindo parcerias com 82 das 200 melhores universidades do planeta.
3. Universidade Autônoma de Barcelona
Posição no Ranking da QS: 175.º
A Universidade Autônoma de Barcelona ocupa o terceiro lugar no ranking. A instituição, na última pesquisa, ficou atrás da Universidade Complutense de Madrid e da Universidade de Barcelona.
Essa instituição de ensino é conhecida por sua excelência em pesquisa e qualidade de ensino. Ela está localizada a apenas 25 minutos do centro da cidade de Barcelona, e o acesso até lá a partir do centro pode ser feito através de transporte público. O campus principal fica em Bellaterra, no coração de um dos principais polos industriais e tecnológicos da Europa mediterrânea.
O campus da instituição tem todos os serviços necessários para a comunidade universitária. Sendo assim, lá você encontra residências (2.100 lugares), bibliotecas especializadas, um centro de aprendizado de idiomas, instalações esportivas (com academia, piscinas, campo de futebol etc.), centro de saúde, restaurantes, lojas e cafés.
(Jorge Fernández Salas/Unsplash)
4. Universidade Autônoma de Madrid
Posição no Ranking da QS: 198.º
A Universidade Autônoma de Madrid é a segunda da capital espanhola na lista. Fundada em 1968, a Universidade Autônoma de Madrid oferece uma ampla gama de cursos, organizados em oito escolas, além de vários centros afiliados, como a Escola Universitária de Enfermagem da Cruz Vermelha e a Escola de Fisioterapia ONCE.
Com mais de 25 mil estudantes e 3 mil funcionários acadêmicos, a instituição possui dois campi: a Faculdade de Medicina, próxima ao Hospital La Paz de Madrid, e o Campus Cantoblanco, situado 15 km ao norte da capital.
Além da grande oferta de estudos, a instituição possui um plano de empregabilidade e inúmeros acordos com outras instituições. Dessa forma, áreas de excelência em pesquisa na universidade como Matemática, Nanotecnologia e Física Teórica, ganharam reputação internacional de prestígio.
5. Universidade de Navarra
Posição no Ranking da QS: 249.º
A Universidade de Navarra é a primeira instituição da nossa lista de melhores universidades da Espanha que não está sediada nem em Madrid e nem em Barcelona. Quase todas as instalações principais dessa universidade ficam em Pamplona, uma cidade de cerca de 320 mil habitantes em sua região metropolitana.
Mas a Universidade de Navarra também se faz presente nas duas maiores cidades do país através da sua escola de Negócios, a IESE Business School, que tem unidades em Barcelona, Madrid, Munique (na Alemanha), Nova York e até em São Paulo. Já a Escola de Engenharia da universidade fica na cidade de San Sebastián.
A Universidade de Navarra tem cerca de 11.180 alunos, sendo 1.758 internacionais. Desse total, 8.636 estão matriculados em programas de bacharelado, 1.581 são alunos de mestrado e 963 fazem programas de doutorado.
6. Universidade Pompeu Fabra
Posição no Ranking da QS: 265.º
A Universidade Pompeu Fabra fica em Barcelona e foi fundada no ano de 1990. Ou seja, mesmo sendo uma instituição relativamente nova, já conquistou ótimos índices de qualidade acadêmica dentro e fora da Espanha. Os destaques da universidade estão, principalmente, nos campos do Direito, Economia e Ciências Políticas.
A instituição é dividida em três campi, cada um deles focados em uma área de conhecimento específica. No campus Ciutadella ficam os cursos de Ciências Sociais e Humanidades, enquanto no campus Mar estão localizadas as instalações de Ciências da Saúde e da Vida. Já no campus Poblenou se concentram os programas de Ciências da Comunicação.
A UPF, como também é conhecida, tem aproximadamente 590 professores, 670 funcionários administrativos e 9950 alunos de graduação e 2600 alunos de pós-graduação.
7. Universidade Carlos III de Madrid
Posição no Ranking da QS: 285.º
A Universidad Carlos III de Madrid é uma opção bastante buscada pelos alunos estrangeiros. É que essa é uma instituição que tem a internacionalização como foco.
Por lá são oferecidos uma ampla variedade de programas de mestrado e bacharelado em inglês e quase 20% dos seus 20 mil alunos são internacionais. Além disso, também é a primeira universidade da Espanha e a terceira da Europa em número de alunos participantes nos programas de intercâmbio estudantil do Erasmus.
A universidade é reconhecida internacionalmente principalmente no campo de Negócios, em particular Economia, área onde é regularmente classificada como uma das 50 melhores universidades do mundo. Também tem destaque nos campos de Direito, Ciências Política, Estudos Internacionais, Jornalismo, Contabilidade e Engenharia Biomédica.
Apesar de levar o nome de Madrid, o campus principal da instituição fica em Getafe, uma cidade que faz parte da região metropolitana da capital espanhola. Já a sua escola de Engenharia está localizada em Leganes, outra cidade da região metropolitana de Madrid. Por fim, os outros dois campi da universidade ficam em Colmenarejo (uma cidade a cerca de 40 quilômetros de Madrid) e na região de Puerta de Toledo, bem no coração da capital da Espanha.
(Carles Rabada/Unsplash)
8. Universidade Politécnica de Madrid (UPM)
Posição no Ranking da QS: 321.º
A Universidade Politécnica de Madrid (UPM) é uma das instituições mais prestigiadas da Espanha, especialmente no campo da engenharia, arquitetura e tecnologia. Fundada em 1971, a UPM é resultado da fusão de várias escolas técnicas com séculos de tradição, algumas datando do século XVIII.
Com cerca de 35 mil alunos, a UPM oferece uma ampla gama de programas acadêmicos, muitos dos quais contam com disciplinas em inglês, facilitando o ingresso de estudantes internacionais.
O campus principal fica localizado em Ciudad Universitaria, uma área universitária no coração de Madrid, o que proporciona aos alunos acesso fácil aos agitos da capital espanhola. A universidade também possui outros campi espalhados pela cidade, cada um especializado em diferentes áreas técnicas.
9. Universidade Politécnica da Catalunha
Posição no Ranking da QS: 371.º
Mais uma representante de Barcelona na lista, a Universidade Politécnica de Catalunha é a maior universidade com foco em Engenharia em toda a Catalunha. Mas a BarcelonaTech, como é conhecida, também oferece programas em outras áreas, como Arquitetura e Matemática.
Com um foco muito grande em internacionalização, a UPC é uma das universidades técnicas da Europa com o maior número de alunos internacionais de PhD e a que tem a maior proporção de alunos internacionais em programas de mestrado.
Fundada em 1971, a instituição também tem outros campi menores em diversas cidades da região, como Sant Cugat del Vallès, Castelldefels, Terrassa, Manresa, Igualada, Mataró e Vilanova i la Geltrú.
Ao todo, a instituição é subdividida em 18 escolas e tem aproximadamente 3000 funcionários (entre professores e técnicos administrativos) e mais de 30 mil alunos.
10. Universidade de Granada
Posição no Ranking da QS: 431.º
A Universidade de Granada (UGR) é mais uma das mais antigas instituições da Espanha, fundada em 1531. Localizada no sul do país, na charmosa cidade de Granada, a universidade é amplamente reconhecida pela sua excelência em Ciências Sociais, Humanas e Naturais, com destaque para áreas como Tradução e Interpretação, Direito, Psicologia, Ciências da Computação, Farmácia e Arquitetura.
Um dos maiores atrativos da UGR é a sua forte vocação internacional. A universidade é uma das líderes no programa Erasmus+, recebendo milhares de estudantes estrangeiros todos os anos. Além disso, oferece diversos cursos e programas de intercâmbio em inglês, francês e espanhol, tornando-a outra escolha popular entre alunos de todo o mundo.
E não dá para falar da Universidade de Granada sem mencionar a própria cidade. Localizada aos pés da Serra Nevada e famosa pela Alhambra, um dos monumentos mais emblemáticos da Espanha, Granada proporciona uma mistura única de história, cultura e lazer. O baixo custo de vida também é um ponto positivo, tornando a cidade uma opção mais acessível para estudantes internacionais.
Como escolher meu destino de intercâmbio?
Para quem quer embarcar para o exterior para estudar, conhecer as melhores instituições de ensino do mundo tem um grande peso na escolha do destino. Além da qualidade da educação, vale a pena considerar as possibilidades de bolsa de estudos, seu domínio do idioma e também a qualidade de vida do país para definir qual será o país escolhido.
E agora que você já sabe quais são as melhores universidades da Espanha, que tal começar a se preparar para realizar o seu sonho de estudar por lá?
A organização da aplicação e dos documentos fundamentais para a aprovação são pontos-chave para um intercâmbio de graça ou até mesmo com remuneração. E para te ajudar a chegar lá, conte com a Escola M60! Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.
Eu quero me preparar com os especialistas da M60
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e atualizado por Elaine Maciel (2022) e Ana Clara Reis (2025).