Tempo de leitura estimado: 7-8 minutos

A Espanha é referência mundial em várias áreas de estudo, como Comunicação, Computação, Engenharia e Ciências da Saúde. E a melhor parte é que, mesmo não sendo um país tão grande (mas que abriga cerca de 47 milhões de pessoas), por lá você encontra várias universidades renomadas.

As instituições são reconhecidas inclusive a nível internacional. E é por isso mesmo que estudos apontam que é a terceira nação mais buscada para um intercâmbio pelos alunos internacionais. 

Para te ajudar a escolher onde fazer seu intercâmbio no país, listamos aqui as melhores universidades da Espanha de acordo com a mais recente edição do QS World University Rankings. Essa é uma lista de grande importância e que analisa centenas de instituições por todo o mundo. Já adiantamos por aqui que grande parte dessas universidades estão em Madrid e Barcelona: grandes cidades espanholas. Confira!

(Jorge Fernández Salas/Unsplash)

1. Universidade Complutense de Madrid

Posição no Ranking da QS: 164.º

A Universidade Complutense de Madrid (UCM) é uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo e, atualmente, considerada a melhor do país. Ela foi fundada em 1293 e se tornou a maior universidade da Espanha, com 90 cursos, mais de 170 programas de mestrado e outros mais de 170 núcleos de pós-graduação. Por lá, todas as aulas são ministradas em espanhol, mas existem vários grupos de estudo em inglês.

Sediada no coração da capital espanhola, a UCM se beneficia de excelentes conexões de transporte, e os seus estudantes podem desfrutar da incrível cena artística e vida noturna da capital espanhola (sem esquecer dos estudos, é claro!). Além disso, a UCM possui um corpo discente muito diversificado, com 80 nacionalidades representadas no campus, em parte graças a acordos com universidades no exterior.

2. Universidade de Barcelona

Posição no Ranking da QS: 165.º

A Universidade de Barcelona já foi  a primeira entre as melhores universidades da Espanha. Mas neste ano, ocupa a segunda posição - ainda muito bem colocada entre as 200 melhores universidades de todo o mundo.

Fundada em 1450, tem hoje 16 centros ​​agrupados em 6 campi principais espalhados pela cidade e completamente integrados à vida urbana.

Sendo uma das maiores universidades do país, a Universidade de Barcelona recebe anualmente mais de 44 mil estudantes de graduação e quase 19 mil de mestrado, pós-graduação e doutorado. Além disso, quase 15% dos estudantes são estrangeiros de mais de 122 nacionalidades diferentes.

Como instituição pública, a Universidade de Barcelona ​​foca na excelência acadêmica, se comprometendo em treinar e preparar profissionais, pesquisadores, empreendedores e líderes com capacidade para trabalhar em qualquer lugar do mundo. A instituição possui também mais de 2.800 acordos internacionais, incluindo parcerias com 82 das 200 melhores universidades do planeta.

 

7. Universidade Carlos III de Madrid

Posição no Ranking da QS: 285.º

A Universidad Carlos III de Madrid é uma opção bastante buscada pelos alunos estrangeiros. É que essa é uma instituição que tem a internacionalização como foco.

Por lá são oferecidos uma ampla variedade de programas de mestrado e bacharelado em inglês e quase 20% dos seus 20 mil alunos são internacionais. Além disso, também é a primeira universidade da Espanha e a terceira da Europa em número de alunos participantes nos programas de intercâmbio estudantil  do Erasmus.

A universidade é reconhecida internacionalmente principalmente no campo de Negócios, em particular Economia, área onde é regularmente classificada como uma das 50 melhores universidades do mundo. Também tem destaque nos campos de Direito, Ciências Política, Estudos Internacionais, Jornalismo, Contabilidade e Engenharia Biomédica. 

Apesar de levar o nome de Madrid, o campus principal da instituição fica em Getafe, uma cidade que faz parte da região metropolitana da capital espanhola. Já a sua escola de Engenharia está localizada em Leganes, outra cidade da região metropolitana de Madrid. Por fim, os outros dois campi da universidade ficam em Colmenarejo (uma cidade a cerca de 40 quilômetros de Madrid) e na região de Puerta de Toledo, bem no coração da capital da Espanha.

(Carles Rabada/Unsplash)

8. Universidade Politécnica de Madrid (UPM)

Posição no Ranking da QS: 321.º

A Universidade Politécnica de Madrid (UPM) é uma das instituições mais prestigiadas da Espanha, especialmente no campo da engenharia, arquitetura e tecnologia. Fundada em 1971, a UPM é resultado da fusão de várias escolas técnicas com séculos de tradição, algumas datando do século XVIII. 

Com cerca de 35 mil alunos, a UPM oferece uma ampla gama de programas acadêmicos, muitos dos quais contam com disciplinas em inglês, facilitando o ingresso de estudantes internacionais.

O campus principal fica localizado em Ciudad Universitaria, uma área universitária no coração de Madrid, o que proporciona aos alunos acesso fácil aos agitos da capital espanhola. A universidade também possui outros campi espalhados pela cidade, cada um especializado em diferentes áreas técnicas.

9. Universidade Politécnica da Catalunha

Posição no Ranking da QS: 371.º

Mais uma representante de Barcelona na lista, a Universidade Politécnica de Catalunha é a maior universidade com foco em Engenharia em toda a Catalunha. Mas a BarcelonaTech, como é conhecida, também oferece programas em outras áreas, como Arquitetura e Matemática.

Com um foco muito grande em internacionalização, a UPC é uma das universidades técnicas da Europa com o maior número de alunos internacionais de PhD e a que tem a maior proporção de alunos internacionais em programas de mestrado. 

Fundada em 1971, a instituição também tem outros campi menores em diversas cidades da região, como Sant Cugat del Vallès, Castelldefels, Terrassa, Manresa, Igualada, Mataró e Vilanova i la Geltrú.

Ao todo, a instituição é subdividida em 18 escolas e tem aproximadamente 3000 funcionários (entre professores e técnicos administrativos) e mais de 30 mil alunos. 

10. Universidade de Granada 

Posição no Ranking da QS: 431.º

A Universidade de Granada (UGR) é mais uma das mais antigas instituições da Espanha, fundada em 1531. Localizada no sul do país, na charmosa cidade de Granada, a universidade é amplamente reconhecida pela sua excelência em Ciências Sociais, Humanas e Naturais, com destaque para áreas como Tradução e Interpretação, Direito, Psicologia, Ciências da Computação, Farmácia e Arquitetura.

Um dos maiores atrativos da UGR é a sua forte vocação internacional. A universidade é uma das líderes no programa Erasmus+, recebendo milhares de estudantes estrangeiros todos os anos. Além disso, oferece diversos cursos e programas de intercâmbio em inglês, francês e espanhol, tornando-a outra escolha popular entre alunos de todo o mundo.

E não dá para falar da Universidade de Granada sem mencionar a própria cidade. Localizada aos pés da Serra Nevada e famosa pela Alhambra, um dos monumentos mais emblemáticos da Espanha, Granada proporciona uma mistura única de história, cultura e lazer. O baixo custo de vida também é um ponto positivo, tornando a cidade uma opção mais acessível para estudantes internacionais.

Como escolher meu destino de intercâmbio? 

Para quem quer embarcar para o exterior para estudar, conhecer as melhores instituições de ensino do mundo tem um grande peso na escolha do destino. Além da qualidade da educação, vale a pena considerar as possibilidades de bolsa de estudos, seu domínio do idioma e também a qualidade de vida do país para definir qual será o país escolhido.

E agora que você já sabe quais são as melhores universidades da Espanha, que tal começar a se preparar para realizar o seu sonho de estudar por lá?

A organização da aplicação e dos documentos fundamentais para a aprovação são pontos-chave para um intercâmbio de graça ou até mesmo com remuneração. E para te ajudar a chegar lá, conte com a Escola M60! Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.

Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.

Eu quero me preparar com os especialistas da M60

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e atualizado por Elaine Maciel (2022) e Ana Clara Reis (2025).