Tempo de leitura estimado: 5-6 minutos

1º de abril é o Dia da Mentira, mas quando o assunto é intercâmbio com bolsa, tem gente que acredita em muitos boatos o ano inteiro!

Se você já ouviu que “é impossível conseguir uma bolsa” ou que “só gênios conseguem”, saiba que essas ideias estão bem longe da realidade. Existem muitas oportunidades disponíveis, mas o que falta para a maioria das pessoas é informação e estratégia.

Para acabar de vez com esses mitos, separamos 7 mentiras que te contaram sobre intercâmbio com bolsa – e vamos te mostrar a verdade por trás de cada uma delas!

Você vai aprender:

  1. "Só quem tem notas perfeitas consegue uma bolsa"

  2. "Tem que ser fluente em inglês para conseguir uma bolsa"

  3. "Intercâmbio com bolsa é só para quem tem muito dinheiro"

  4. "As vagas são muito poucas e a concorrência é impossível"

  5. "Só universidades famosas oferecem bolsas"

  6. "Se eu não for aceito de primeira, nunca vou conseguir"

  7. "A preparação é muito difícil"

1. "Só quem tem notas perfeitas consegue uma bolsa"

Ter um bom desempenho acadêmico ajuda, mas está longe de ser o único critério.

Muitas oportunidades levam em conta outros fatores, como experiência extracurricular, liderança, envolvimento social e até mesmo a história de vida do candidato, porque possuem uma avaliação holística, isto é, que considera uma aplicação completa, e não foca em apenas um aspecto.

Universidades e programas de intercâmbio querem alunos diversos, e na maioria das vezes valorizam outras qualidades além das notas.

Como as faculdades dos EUA avaliam as extracurriculares?

2. "Tem que ser fluente em inglês para conseguir uma bolsa"

É verdade que muitas bolsas exigem um nível mínimo de proficiência em inglês, mas isso não significa que você precisa ser fluente antes de se candidatar. Existem diversas oportunidades que oferecem cursos preparatórios ou aceitam testes alternativos de proficiência.

Além disso, alguns países oferecem bolsas para cursos em outras línguas, como francês, espanhol ou alemão.

(Mas, se ainda assim você precisa aprender ou aprimorar seu inglês, se liga nessa oportunidade 👀👇)

3. "Intercâmbio com bolsa é só para quem tem muito dinheiro"

O objetivo das bolsas de estudo é justamente tornar o intercâmbio acessível para quem não pode arcar com os custos.

Algumas cobrem apenas a mensalidade da universidade, mas outras são integrais, incluindo moradia, alimentação, passagem aérea e até mesmo ajuda de custo mensal. O segredo é saber onde procurar e como se preparar!

4. "As vagas são muito poucas e a concorrência é impossível"

É verdade que algumas bolsas são muito disputadas, mas o número de oportunidades é maior do que a maioria das pessoas imagina. Há programas para diferentes perfis e áreas de estudo, em diversos países.

Além disso, muitos candidatos são eliminados por não cumprirem requisitos básicos ou por não prepararem uma boa candidatura. Ou seja, quem se planeja e se inscreve da maneira certa já sai na frente.

5. "Só universidades famosas oferecem bolsas"

Embora instituições renomadas como Harvard, Oxford e MIT ofereçam ótimas bolsas, elas não são as únicas opções.

Conheça as 25 melhores universidades do mundo em 2025

Muitas universidades menores e governos de diversos países possuem programas de financiamento para estudantes internacionais. Além disso, existem organizações e fundações que oferecem bolsas independentes das universidades.

6. "Se eu não for aceito de primeira, nunca vou conseguir"

Muitos estudantes são rejeitados na primeira tentativa, e isso é completamente normal. O processo de candidatura é competitivo, mas cada tentativa traz aprendizado e novas estratégias.

Muita gente só consegue depois de refazer testes, melhorar cartas de motivação ou reforçar experiências extracurriculares. O importante é não desistir e continuar se preparando.

7. "A preparação é muito difícil"

É verdade que o processo de preparar e enviar uma aplicação envolve conhecimento e estratégia. Organizar documentos, entender os critérios de seleção e criar uma candidatura de sucesso exige paciência e dedicação, mas se você puder contar com uma ajuda especializada para isso, a jornada pode ser muito mais simples do que você imagina.

Se você quer realmente aumentar suas chances de conseguir uma bolsa internacional, contar com a orientação certa economiza tempo e energia.

A Escola M60 é a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios e está com vagas abertas para sua nova turma. Com ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores, a M60 te ajuda a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Nela, você terá acesso a:

Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.

Eu quero me preparar com a M60

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.


Foto de capa por Pawel Czerwinski na Unsplash