Se você vai fazer o ACT e aplicar para uma faculdade nos Estados Unidos, pode estar preocupado com o seu desempenho na prova. Qual é a pior pontuação que você poderia obter? Qual é a nota mínima que você poderia tirar e ainda ter uma chance de entrar no curso dos seus sonhos?
Neste texto, vamos analisar a pontuação mais baixa possível no ACT e explicar por que você provavelmente não vai tirá-la. Em seguida, vamos discutir a pontuação mínima do ACT para admissão em faculdades, como escolher instituições com base em sua pontuação (seja ela qual for), como definir uma pontuação desejada no ACT com base em suas universidades e o que você pode fazer se achar que sua nota é muito baixa para as faculdades desejadas.
Qual é a nota mínima no ACT, de forma geral?
O ACT é pontuado em uma escala de 1 a 36, o que significa que a nota mínima absoluta na prova é 1. Essa pontuação é calculada tomando a média de todas as seções do teste (Inglês, Matemática, Leitura e Ciências) mais o arredondamento (portanto, qualquer nota que termine em 0,5 seria arredondada). Para obter uma pontuação composta de 1, você teria que obter 1 em cada seção ou três 1s e um 2.
A pontuação média do ACT é 21. A pontuação do 25º percentual é 16, e a pontuação do 75º percentual é 24. Isso significa que se você tirasse 16, sua nota seria igual ou superior a 25% de todos os participantes do teste. Enquanto isso, o 75º percentual significa que você obteve uma pontuação melhor do que 75% dos participantes do teste.
Para se ter uma ideia de como uma pontuação 1 é rara, uma nota composta de 1 a 11 colocaria você no primeiro percentual, o que significa que 99% dos participantes do teste pontuaram acima de você.
(Reprodução/Nickelodeon)
Para seções individuais, 99% dos participantes do teste tiraram acima de 8 em Inglês, 12 em Matemática, 9 em Leitura e 9 em Ciências. Mesmo se você chutasse todas as perguntas, obteria uma pontuação composta de cerca de 11-13. Portanto, é altamente improvável que você obtenha a pontuação mais baixa possível – ou mesmo uma pontuação inferior a 11 – no ACT.
Qual é a nota mínima no ACT para ser aceito na universidade?
Já que é muito improvável que você obtenha a pontuação mínima do ACT, você pode estar mais interessado em saber o seguinte: qual é a pontuação mais baixa possível no ACT que ainda garantiria a sua chance de entrar em uma faculdade?
A resposta para esta pergunta é que depende – principalmente das universidades para as quais você vai se inscrever, mas também, até certo ponto, de suas outras qualificações.
Para escolas mais seletivas, você vai precisar de uma nota alta para ter uma chance decente de entrar. Se você está almejando uma instituição de elite como a Universidade de Chicago ou Princeton, vai precisar de pelo menos 31-32 pontos, e isso seria baixo para ambas as escolas. Por outro lado, você ainda pode ter uma chance em uma escola pública seletiva como a Universidade de Illinois, com uma pontuação em torno de 26-27. Já instituições estaduais menores costumam aceitar pontuações na faixa de 18-22.
Instituições especializadas, como escolas de arte e conservatórios de música, também costumam ter requisitos mais baixos, já que o trabalho criativo do estudante é o principal critério de admissão.
A verdade é que é difícil dar uma resposta “definitiva” em relação à nota mínima no ACT para ser aceito na universidade. As faculdades admitem candidatos com uma grande variedade de pontuações, embora essa variação seja menor em universidades mais seletivas.
No entanto, você pode ter uma ideia geral de qual é a pontuação mais baixa que você poderia obter com base em uma grande estatística chamada de "Middle 50%". Os 50% intermediários são uma estatística que a maioria das universidades fornece na página de admissões em seus sites.
Lá, você encontra a faixa de pontuação do 25º e 75º percentuais no ACT dos candidatos admitidos na escola (em outras palavras, 25% das admissões tiveram pontuações de teste abaixo desta faixa, 50% tiveram pontuações de teste dentro desta faixa e 25% tiveram pontuações de teste acima desta faixa). Essa é uma maneira confiável de descobrir o limite de pontuação necessário para ser um candidato viável à admissão.
Quanto à nota mínima no ACT que você pode obter e ainda ter uma chance de entrar, o recomendado é colocar essa marca um pouco (em torno de 1 ponto) abaixo do número mais baixo na faixa intermediária de 50%.
Se você escolher uma pontuação um pouco abaixo do 25º percentual, sim, isso significa que as pessoas com uma pontuação inferior ao seu "limite de pontuação baixa" provavelmente entraram. Sempre há algumas exceções no processo de admissão – pessoas que tiveram outros dados específicos, qualificações ou pontos fortes que a instituição considerou valiosos.
Sem dúvida, você também tem pontos fortes e talentos únicos que deve enfatizar em sua aplicação! No entanto, você nunca deve presumir que será uma das exceções que obtêm uma pontuação na extremidade mais baixa do intervalo de notas para admissão.
Agora, isso não significa que você não deva se inscrever se os 50% intermediários da sua universidade dos sonhos estiverem na faixa dos 28-32 e você tirar 26, por exemplo. Seja realista, pois essa instituição vai ser uma reach e você realmente precisa se diferenciar de outras maneiras.
Aqui está uma tabela com algumas notas baixas e altas em comparação com alguns intervalos de pontuação dos 50% intermediários:
Nota baixa |
50% intermediários |
Nota alta |
12 |
13-16 |
18 |
14 |
15-20 |
22 |
20 |
21-26 |
28 |
21 |
22-28 |
30 |
25 |
26-30 |
32 |
27 |
28-32 |
34 |
29 |
30-34 |
36 |
31 |
32-35 |
36 |
Então, como essa informação sobre situar sua própria nota em relação aos 50% do meio de uma universidade pode ser útil para você? Bom, essa pesquisa vai te auxiliar a escolher em quais instituições se inscrever com base em sua própria pontuação do ACT, te ajudando a identificar suas safety, match e reach schools.
Escolhendo universidades para aplicar com base em sua nota no ACT
Se você já fez o ACT e recebeu sua nota, pode estar se perguntando como escolher em quais universidades se inscrever. Em geral, você vai querer se inscrever em algumas safety schools, algumas match schools e algumas reach schools.
De forma simplificada, uma safety school é aquela em que você é mais qualificado do que o aluno médio admitido, uma match school é aquela em que você tem exatamente a qualificação necessária e uma reach school é aquela em que você é menos qualificado.
Aqui está o que isso significa em termos de nota no ACT:
- Safety school: sua pontuação excede em muito a faixa intermediária de 50% (2+ pontos);
- Match school: você se enquadra dentro ou um pouco acima dos 50% intermediários;
- Reach school: você cai na extremidade inferior ou logo abaixo dos 50% intermediários.
(Reprodução/Epic Records)
Universidades muito seletivas, como as da Ivy League, MIT, Stanford, UChicago, etc., são reach schools para todos, porque são muito competitivas.
Digamos que você tirou 24 no ACT. Como devemos classificar as seguintes universidades: safety, match ou reach?
- Northeastern Illinois University (50% intermediários: 15-22) — Com uma pontuação 2 pontos acima dos 50% médios da NIU, podemos considerar esta uma safety school. Por uma boa margem sua nota no ACT te coloca entre os 25% melhores candidatos.
- Illinois State University (50% intermediários: 20-27) — Com uma pontuação logo acima da média dos 50% intermediários, a ISU seria uma match school para você.
- Universidade de Cincinnati (50% intermediários: 23-29) — Como você estaria na parte inferior da faixa intermediária de 50% da UC, poderíamos considerá-la uma reach school. Não é um cenário irracional, mas ainda assim é uma reach school, pois cerca de 75% dos candidatos tiveram pontuações melhores. Você precisa arrasar no restante da aplicação.
- Universidade Quinnipiac (50% intermediários: 23-28) — Você está entre os 50% do meio na Quinnipiac, mas na extremidade inferior (apenas 1 ponto acima do recomendado). Esta é uma daquelas escolas que fica bem na fronteira entre ser match e reach. Contanto que você esteja se candidatando a uma variedade de instituições, está tudo bem se a classificação de uma escola específica é um pouco ambígua.
É claro que há outros fatores a serem considerados quando se trata de escolher as universidades para as quais você vai aplicar.
As escolas geralmente fornecem informações sobre o GPA e as classificações das turmas de seus alunos admitidos, portanto, você também deve considerar esses fatores. Se você está na extremidade inferior dos 50% intermediários nos ENEMs americanos, mas na extremidade superior para GPA, pode ser uma match school.
Talentos únicos ou outras qualificações interessantes também podem ajudar muito a compensar uma nota que é um pouco ruim para uma determinada universidade.
Mas e se você já tem escolas em mente e ainda não fez o ACT? Como você pode descobrir que pontuação deve almejar?
Escolhendo uma nota no ACT com base nas universidades dos seus sonhos
Você pode já ter algumas escolas em mente antes mesmo de fazer o ACT. Nesse caso, você pode usar os 50% intermediários dessas escolas para definir uma pontuação-alvo. Uma nota ideal, nesse caso, seria a marca do 75º percentual mais alto dos 50% intermediários entre as universidades nas quais você está interessado. Dessa forma, mesmo se você ficar um pouco abaixo, ainda estará bem posicionado para as outras instituições em sua lista.
Primeiro, faça uma lista de todas as escolas que você está considerando. Quando você tiver uma lista completa, procure a faixa intermediária de 50% para cada escola. Você pode acessar os sites das universidades ou pesquisar "[Nome da instituição] act scores" para encontrar a página de requisitos de admissão de cada universidade.
(Reprodução/Disney)
Em seguida, anote os 50% intermediários – ou seja, o 25º e o 75º percentual – de cada escola. Você pode fazer isso para a pontuação total, por seção ou ambos, o que for mais útil para você. Observe que algumas universidades relatam apenas pontuações compostas do ACT e não pontuações seccionadas.
Quando você tiver todas as informações necessárias anotadas, encontre a pontuação do 75º percentual mais alta em sua lista; essa vai ser a sua nota-alvo no ACT.
Vamos trabalhar com um exemplo. Aqui está a sua lista inicial de universidades nas quais você está interessado:
- Universidade da Virgínia
- Universidade de Syracuse
- Universidade de Connecticut
- Universidade Emory
- Universidade de Princeton
- Universidade de Maryland
- Universidade Johns Hopkins
E aqui está a sua tabela com os 50% intermediários*:
Universidade |
25º percentual do ACT |
75º percentual do ACT |
UVA |
32 |
35 |
Syracuse |
25 |
30 |
UConn |
27 |
32 |
Emory |
33 |
35 |
Princeton |
32 |
35 |
UMD |
31 |
34 |
Johns Hopkins |
34 |
3 |
*Observação: as pontuações intermediárias do ACT para algumas das escolas listadas acima são baseadas em dados de alunos que optaram por enviar as pontuações do ACT com seu pedido de admissão e, portanto, podem não refletir totalmente as pontuações do ACT de todos os candidatos admitidos. Algumas dessas escolas atualmente não exigem o envio de notas de testes padronizados (já que adotaram políticas opcionais de teste).
Dadas as instituições que deseja frequentar, você deveria ter como objetivo 35 em seu ACT.
Você pode usar a tabela acima para fazer sua própria lista e encontrar sua pontuação-alvo do ACT.
Ao listar o 75º percentual das suas match e reach schools, você pode descobrir sua pontuação-alvo do ACT.
Mas e se, depois de receber a nota do ACT, parecer que todas são reach schools? Você está sem sorte?
E se todas as suas escolhas forem reach schools? 6 opções possíveis:
Digamos que você receba suas pontuações do ACT, mas perceba que sua nota está no 25º percentual ou abaixo para todas as escolas da sua tabela.
Se sua pontuação for baixa o suficiente a ponto de você se preocupar em ser aceito em qualquer faculdade em que esteja interessado, existem várias estratégias que você pode considerar usar para resolver o problema.
1. Prepare-se para o ACT e faça a prova novamente
Se você não conseguir na primeira vez, tente novamente! Ao se preparar estrategicamente para o ACT, você pode melhorar bastante sua pontuação. Se você ainda tem alguns meses restantes antes dos prazos de inscrição para a faculdade, fazer o ACT de novo é provavelmente sua melhor opção.
6 passos para se preparar para o ACT
2. Faça o SAT ao invés do ACT
O SAT e o ACT costumavam ser muito diferentes – o suficiente para que os estudantes tenham um desempenho dramaticamente diferente neles. Se você se sair mal particularmente na seção de Ciências do ACT, o SAT pode ser melhor para você. Em vez de ter uma seção de Ciências, ele tem algumas questões de interpretação de gráficos e dados. Fazer o SAT pode ajudar se você estiver só precisando de impulso.
3. Maneje suas expectativas
Se sua pontuação no ACT for muito baixa para todas as faculdades de sua lista, procure algumas faculdades menos seletivas. Um 28 é muito baixo para Northwestern, mas é uma boa pontuação para a Universidade Estadual de Ohio e para a Universidade de Iowa. É provável que você encontre faculdades menos seletivas que tenham requisitos que te encaixem.
4. Inscreva-se em universidades que aceitam pontuações alternativas
Algumas universidades aceitam as notas do ENEM (sim, o brasileiro!) em vez das pontuações do SAT ou ACT. Incrível, não é? Se você já teve um bom desempenho no ENEM, essa pode ser uma boa estratégia para você. A NYU, por exemplo, é uma das instituições que aceitam o exame brasileiro.
5. Inscreva-se em universidades test-optional
No ano passado, muitas faculdades implementaram requisitos opcionais de teste. Isso significa que, embora você possa enviar notas de testes na sua aplicação, elas não são realmente necessárias. Nesse caso, seu GPA, essay, cartas de recomendação e outros materiais serão os fatores determinantes para sua admissão – não suas pontuações nos testes.
6. Vá para uma community college
Se suas notas não forem suficientes, você pode ter como plano B as community colleges. Você pode começar a ter aulas em uma delas e, em seguida, transferir para uma universidade. Nesse caso, seu histórico escolar da community college vai ser muito mais importante do que sua nota nos testes.
Universidade do Intercâmbio
Agora que você já sabe como calcular a nota mínima no ACT para ser aceito na universidade, pode começar a se preparar para conquistar sua vaga no exterior. E a nossa mentoria especializada te ajuda em todo esse processo! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos mentorados!