Novo programa da Austrália ajuda intercambistas a conseguirem emprego

Os estudantes internacionais que querem conciliar os estudos com um emprego na Austrália terão uma nova oportunidade a partir de agora. É que, neste mês de novembro de 2022, o Governo da Austrália, através do Departamento de Negócios, Investimento e Comércio, divulgou uma nova política de incentivo aos estudantes-trabalhadores.

Um novo programa australiano quer ajudar a resolver a escassez no mercado de trabalho do país da Oceania. E, para isso, vai conectar os alunos internacionais diretamente com empregadores de New South Wales (NSW). Esse é considerado o maior e mais diverso estado em termos econômicos da Austrália.

O ministro de Enterprise, Investment and Trade, Alister Henskens, disse que o governo de NSW, por meio do programa Study NSW, estabeleceu uma parceria com uma grande plataforma de empregos, chamada SEEK.

Com essa junção entre o governo e a plataforma, a proposta é oferecer oportunidades de trabalho exclusivas para os intercambistas. Essa é a nova política implementada: NSW Jobs Connect para os estudantes internacionais.

A partir de agora, a SEEK, considerada a plataforma mais relevante de empregos da Austrália, vai incluir um filtro: “#NSW Jobs Connect”. Dessa forma, os alunos estrangeiros vão poder identificar facilmente as oportunidades de emprego publicadas pelos empregadores, incluindo grandes empresas e organizações, como Allianz da Austrália e o Cancer Council NSW, que fazem parte do programa.

Trabalhar e estudar na Austrália para brasileiros
(Ivan Samkov/Pexels)

Parceria entre empresas e governo deve facilitar a busca por trabalho

O chefe de relações governamentais da SEEK, Kadi Taylor, comentou sobre esse facilitador para oportunidades de trabalho aos estudantes internacionais. Ele relatou que essa é a primeira iniciativa do tipo, com empregadores de vários setores, incluindo finanças, construção, manufatura e tecnologia participando do programa.

“Muitos empregadores não sabem que os estudantes internacionais têm direitos trabalhistas durante e após seus estudos. Muitos deles têm direito de trabalhar por até seis anos após a conclusão dos estudos”, disse Taylor.

Já o Ministro de Enterprise, Investment and Trade da Austrália, Alister Henskens, destacou a importância dos estudantes para aquecer a economia do país e principalmente do Estado de New South Wales. “Mais de 136 mil estudantes internacionais estão em NSW, por isso, é importante apoiá-los. A proposta de conectá-los às oportunidades de trabalho vai fortalecer a economia e garantir um futuro melhor para a região”, afirmou.

Os empregadores de NSW interessados em aderir à iniciativa e recrutar estudantes e graduados internacionais deverão manifestar interesse por um formulário online. Já os estudantes internacionais que ainda estão estudando ou já se formaram em NSW e que estão em busca de emprego, podem acessar a plataforma oficial para encontrar as empresas registradas com oportunidades de emprego atuais.

Vale lembrar que essa não é a primeira medida tomada pelo Governo da Austrália para facilitar o acesso dos estudantes intercambistas ao trabalho de forma legal no país. Recentemente, o período de permanência dos alunos após a conclusão do curso já havia sido ampliado. Todas essas medidas visam acelerar a economia da Austrália, suprindo a necessidade de mão de obra qualificada.

Estude e trabalhe na Austrália

Na Escola M60, você vai aprender o passo a passo completo para estudar em qualquer lugar do mundo — inclusive na Austrália. São mais de mil aulas que te ensinam sobre a graduação, pós e diversas outras modalidades de intercâmbio ao redor do planeta.

Clique aqui e faça seu teste de perfil. Corre, porque as vagas são limitadas!

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

28 Nov 2022