Dentro da realidade universitária brasileira, o currículo Lattes é quase que onisciente, mas o que de fato é isso? O currículo Lattes, para explicar da forma mais simples possível, nada mais é que a principal "vitrine" para estudantes e profissionais da área de ensino, pesquisa e tecnologia no Brasil, e tem o propósito central de reunir, em uma só lugar, todas as informações profissionais e acadêmicas de milhares de estudantes universitários e pesquisadores do país.
Quando surgiu o currículo Lattes?
Para compreender a importância do currículo Lattes, é fundamental entender a história da criação da plataforma Lattes, que é um sistema de armazemamento virtual de currículos criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1999. Hoje, mais de 20 anos depois, a plataforma — que recebeu esse nome em homenagem ao físico César Lattes — abriga mais de 1 milhão de currículos!
Antes desse período, no entanto, já havia um sistema de coleta de currículos voltado para pesquisadores e estudantes de pós-graduação, que tinha o objetivo central de gerenciar uma base de dados de pesquisadores dos campos de Ciência e Tecnologia para credenciamento de orientadores.
Mas tem um detalhe: tudo isso era armazenado em papel e sistemas operacionais em disco! Esse sistema foi adotado nos primeiros anos na década de 90, mas não dava conta de suprir uma série de demandas da comunidade acadêmica da época, como a possibilidade de contabilizar índices de coautoria nos currículos ou de separar coautores nos artigos. Esse foi, então, o pontapé inicial para a "virtualização" do sistema nos moldes que conhecemos hoje.
Quem pode ter um currículo Lattes?
A contrário do que muita gente pensa, o currículo Lattes não é utilizado apenas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Pelo contrário! A plataforma, que é totalmente gratuita, pode ser utilizada até mesmo por alunos calouros, principalmente aqueles que tiverem o interesse de construir uma carreira dentro desse mundo acadêmico da pesquisa. Mas vale lembrar que até mesmo empresas de grande porte costumam checar a trajetória acadêmica/profissional de possíveis candidatos a vagas de estágio/trainee através do currículo Lattes.
O currículo Lattes também é especialmente fundamental para aqueles estudantes que desejam seguir um percurso acadêmico no mestrado ou doutorado no Brasil ou até mesmo no exterior, visto que muitas bolsas oferecidas pelo governo brasileiro fora do país (a nível de pós-graduação) exigem que o candidato mantenham esse documento atualizado.
Como criar um currículo Lattes?
Para criar um currículo Lattes é necessário fazer um cadastro no site do CNPq, informando dados acadêmicos, pessoais e profissionais. Depois disso, o currículo pode levar até 24 horas para ser disponibilizado na plataforma e, a partir daí, já é possível inserir informações mais detalhadas, incluindo publicação de artigos, bancas e entrevistas; participação em eventos acadêmicos; nível de conhecimento em idiomas e apresentação de pesquisas e trabalhos. Atualizações podem ser feitas em qualquer momento.
Você deve construir o seu currículo Lattes da mesma forma que construiria um currículo comum, ou seja, tentando chamar atenção para os seus pontos fortes e diferenciais. A primeira dica se refere a escolha da foto que deve ser incluída no currículo: ela deve ser no formato 3x4 e de preferência formal.
Também é muito importante colocar o máximo possível de detalhes relacionados à formação acadêmica, como o ano de ingresso e conclusão dos cursos; nome dos orientadores; títulos das teses/dissertações, etc.
Guia: como fazer doutorado no Canadá?
Na hora de adicionar os idiomas (é possível escolher até três línguas), é necessário descrever o nível de conhecimento em relação à escrita, fala, compreensão e leitura.
A grande dica quando o assunto é currículo Lattes é sempre (sempre mesmo!) atualizá-lo! Participou de um congresso importante na sua área? Atualize! Produziu um artigo super relevante dentro do seu segmento de pesquisa? Atualize! Atuou como monitor de uma disciplina do seu curso? Atualize! Tenha sempre em mente que qualquer coisa relevante para sua formação enquanto acadêmico e/ou pesquisador será também relevante para o currículo Lattes.
Universidade do Intercâmbio
Viu como o currículo Lattes não é nenhum bicho de sete cabeças? Se você pretende ingressar em uma universidade brasileira, essa será uma das principais ferramentas que você terá para conseguir uma oportunidade de intercâmbio com bolsa de estudos fora do Brasil, principalmente na pós-graduação.
Se você quiser se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos no exterior, nós aqui da Universidade podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Ficou interessado? Então clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!