Aqui no Brasil estamos acostumados com dois tipos de graduação: o bacharelado e a licenciatura. 

Mas, além deles, temos também três tipos de pós-graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado. 

E você já ouviu falar em associate degree? Você sabe o que é um associate degree? Esse tipo de diploma é muito comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá

Caso você não saiba, está no lugar certo: explicaremos tudo sobre ele para você! E já se liga: essa pode ser uma boa chance de começar seus estudos fora do Brasil, de acordo com o seu perfil!

(Tulane Public Relations/WikiCommons)

Mas afinal, o que é um associate degree?

O associate degree (em tradução livre: diploma de associado) nada mais é do que um tipo de graduação. 

O objetivo desse curso é fornecer aos alunos os conhecimentos técnicos e acadêmicos básicos, além de desenvolver as habilidades que precisam para trabalhar ou estudar na área escolhida. De forma resumida, um associate degree seria algo parecido com os cursos técnicos que temos aqui no Brasil.

Há muitos estudantes de graduação com um associate deegree nos EUA, mas você também os encontra em algumas partes do Canadá, em Hong Kong, na Austrália e na Holanda. Outros países têm programas semelhantes, mas com um nome diferente, como os foundation degrees (diplomas de base) no Reino Unido. 

Nos EUA, os associate degrees estão disponíveis em vários tipos de faculdades, incluindo são muito comuns em faculdades comunitárias (community colleges), faculdades juniores (junior colleges) e faculdades técnicas, além de faculdades associadas de universidades e institutos universitários.

Para alguns alunos, o diploma de associado fornece a preparação para um diploma de bacharel, enquanto para outros é uma qualificação por si só, ajudando a melhorar as perspectivas de emprego em comparação com apenas concluir o Ensino Médio.

Então, qual é a diferença de um bacharelado para um associate degree?

Ambos os cursos de bacharelado e de associate degree são considerados programas de graduação (undergraduate degree, em inglês). Ou seja, os dois podem ser feitos assim que o estudante completa o Ensino Médio. 

Apesar disso, para fazer uma pós-graduação (tanto mestrado quanto PhD ou doutorado), é preciso ter um diploma de bacharel. Em outras palavras, você não pode fazer uma pós-graduação apenas um associate degree. 

É importante ter em mente que os cursos de associate degree por si só não têm valor legal no Brasil. Apesar de se equiparar a um curso técnico, não existe nenhum exame ou procedimento de revalidação do diploma.

Portanto, se o estudante faz um curso de dois anos no exterior e conquista um associate degree fora, para ter sua formação reconhecida no nosso país, será preciso pedir transferência para uma faculdade ou universidade convencional e concluir um curso com diploma de bacharel.

Por outro lado, os associate degrees são muito bem aceitos em outros lugares como uma formação básica. Além dos Estados Unidos, é possível trabalhar com um diploma desses no Canadá, na Austrália e na Holanda, por exemplo. 

Nesses países, é possível conseguir um emprego mais qualificado por ter um diploma como esse, que vale como uma espécie de ensino superior.

 

 

*Texto escrito por Lucas Almeida (2020) e Elaine Maciel (2022).