BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

O que é um Gap Year?

É verdade que existem muitos tipos de intercâmbio. Um deles, o gap year, por exemplo, é pouco conhecido aqui pelo Brasil. Se você faz parte desse grupo de pessoas que não sabe o que é um gap year, esse texto foi feito para você. Nele, explicamos não só o que é, mas também os prós e os contras de se fazer um. Confira!

O que é um gap year?

Simplificando, um gap year é quando você tira um ano todo de folga. Ele é basicamente um período sabático, pois é um tempo longe do trabalho ou dos estudos. Mas, ao contrário de um ano sabático, por exemplo, o gap year serve também para investir em atividades que poderão ser úteis de algumas forma ao fim dessa experiência.

Apesar do nome, um gap year pode durar qualquer período de tempo. Ou seja, não precisa ser um ano inteiro: pode ser um semestre ou apenas alguns meses. Ou até mais de um, embora essa opção seja menos comum.

Na maioria das vezes, as pessoas fazem um gap year entre dois eventos significativos. Os graduados do ensino médio, os recém-formados na universidade e os profissionais que concluem um grande projeto ou que pensam em mudar de carreira estão entre aqueles que utilizam o gap year.

Mas, de modo geral, a maior parte das pessoas que fazem um gap year é formada por estudantes do Ensino Médio que decidem tirar um tempo para curtir um pouco a vida e investir em outras atividades antes de entrar de cara na faculdade. Inclusive isso já é algo bastante comum entre estudantes de países como Estados Unidos, Alemanha e Suécia.

Nesses lugares, as pessoas encaram o gap year como uma parte do seu processo de desenvolvimento e como uma forma de conhecer novas culturas antes do rigor da faculdade. Por lá, ao contrário do Brasil, o gap year já algo quase que institucionalizado.

Também é importante ressaltar que fazer uma pausa pode significar várias coisas diferentes. No contexto de um gap year, o intervalo é intencional, com diretrizes e prazos claros.

É a hora de permitir que seu cérebro trabalhe de maneiras diferentes, de descansar após um período estressante e explorar outros interesses. E não é, de forma alguma, apenas uma desculpa para largar os estudos e fazer um mochilão pela Europa, por exemplo.

Qual é a diferença entre gap year e ano sabático?

Pode-se dizer que um ano sabático é um gap year mas um gap year não é apenas um ano sabático.

Pode parecer confuso a primeira vista, mas a ideia de um ano sabático é tirar um tempo para aproveitar a vida, viajar, relaxar e não fazer nada de muito sério. Já em um gap year você também pode fazer tudo isso, mas ao mesmo tempo aproveitar o tempo livre para investir em atividades que irão te desenvolver como futuro profissional ou estudante.

Em um gap year é comum, por exemplo, participar de atividades de  voluntariado, fazer um curso de idiomas e aprender coisas novas, de um modo geral.

Quanto custa fazer um gap year?

Essa é uma conta que é simplesmente impossível de estabelecer um padrão. Isso porque o valor que cada pessoa gasta durante um gap year irá variar muito, dependendo do estilo de vida e preferência de cada um.

Mesmo se você optar por passar todo o seu gap year apenas viajando, os gastos irão depender de diversas variáveis, como por exemplo:

  • Você vai ficar viajando pelo Brasil mesmo ou no exterior?
  • Você vai fazer os deslocamentos de um destino para outro de avião ou de ônibus?
  • Você vai ficar hospedado em hotel, hostel ou casa de amigos?
  • Você pretende só comer em restaurantes ou cozinhar durante sua viagem?

Está vendo como todas essas questões irão influenciar diretamente nos seus gastos? Basicamente, o que eu quero dizer é que é totalmente possível ser econômico durante um gap year, assim como também é totalmente possível gastar uma pequena fortuna, se assim você quiser.

Tudo vai depender do quanto você estará disposto a gastar (ou a não gastar!).

O que fazer durante um gap year?

Essa é outra pergunta que irá variar de pessoa para pessoa. Mas o segredo para decidir o que fazer no seu gap year é tentar fazer uma análise prévia sobre os seus interesses pessoais e sobre as atividades que você deseja desenvolver durante esse intervalo de tempo.

O interessante é sempre pensar em participar de projetos que, direta ou indiretamente, irão te ajudar mais adiante, seja no cotidiano da universidade ou mesmo quando você estiver aplicando para as universidades que tem interesse em estudar.

Nessa lista entram cursos de idiomas, cursos preparatórios para provas como SAT e ACT, participação em projetos voluntários e participação em atividades diretamente relacionadas com a área que você pretender seguir.

Por exemplo, se você pensa em estudar Artes Cênicas na faculdade, uma boa ideia seria participar de um curso curto de teatro amador. Já se você pretende fazer Biologia, uma opção interessante seria tentar participar de algum projeto de proteção marinha em uma cidade litorânea.

Como você pode ver, os exemplos são infinitos e cabe a você escolher os que melhor se encaixam ao seu perfil. O grande segredo aqui é escolher "atividades úteis", no sentido de que poderão ser aproveitadas futuramente em um nível além do aprendizado pessoal.

mala-o-que-e-um-gap-year

Como o gap year pode ajudar no processo de aplicação para uma universidade?

Se você fizer o seu gap year antes de começar a aplicar para universidades no exterior, pode aproveitar esse tempo fora na sua aplicação. Mas de que forma?

A primeira forma de se preparar para as aplicações através do gap year é aproveitar esse tempo fora para treinar um novo idioma, principalmente o inglês. Isso porque muito provavelmente você terá que comprovar domínio da língua para estudar em grande parte das universidades estrangeiras, especialmente em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Então que melhor momento para colocar em prática o seu inglês que durante o gap year? Você com certeza irá passar por diversas situações que exigirão a utilização de outro idioma, e conhecerá pessoas que te ajudarão a praticar essa língua no seu dia a dia.

Mas como já dissemos, não necessariamente você precisa ir pra fora do Brasil para fazer o seu gap year, então existem outras possibilidades que vão muito além da questão do aprendizado de idiomas.

O gap year também pode ser utilizado para refletir em qual universidade você deseja estudar e qual carreira você pretende seguir. Muita gente não sabe as respostas para essas perguntas quando ainda está na escola, e isso é perfeitamente normal. Por isso, tirar um tempo para aproveitar a vida e se conhecer melhor durante um gap year também pode ser uma ótima oportunidade para refletir sobre essas questões com mais calma.

Além disso, se você já tiver ideia de que carreira pretende seguir, pode utilizar o gap year para se envolver em atividades que contarão pontos no momento em que você se candidatar para as universidade, como os exemplos que foram dados anteriormente.

Você pode aproveitar seu gap year para, por exemplo, participar de uma atividade voluntária relacionada de alguma forma ao curso que você pretende fazer.

Como se organizar para fazer um gap year?

Deixar para organizar o gap year em cima da hora não é uma boa ideia, principalmente do ponto de vista financeiro. Você precisa fazer um planejamento dos seus gastos durante esse tempo fora, se você pretende viajar no gap year, por exemplo. Isso só não será necessário, claro, se você tiver dinheiro sobrando, mas esse não é o caso da maioria das pessoas.

Então se você não quiser ser obrigado a voltar do seu gap year antes do previsto, é interessante juntar uma grana meses ou até anos antes da viagem e tenta planejar o máximo possível seu itinerário e demais gastos.

Mas essa organização também vai além da parte econômica. Você também tem que se preparar emocionalmente para essa experiência. Se você, por exemplo, for uma pessoa muito conectada à família, se jogar nessa aventura do gap year longe de casa pode ser um baque, e nem todo mundo está disposto a isso.

Então você precisa, antes de tudo, tentar refletir se essa experiência é realmente para você!

Como aproveitar melhor o gap year?

A primeira dica para aproveitar melhor o seu gap year é: vá com a cabeça aberta. Se você optar por viajar, vá com a ideia de que você irá se deparar com pessoas e coisas completamente diferentes do que você está acostumado. Então esteja preparado para lidar com isso, e, mais do que isso, para aprender com essas coisas. Afinal, é isso que irá fazer da sua experiência única.

Outra dica importante é saber os seus limites durante o seu gap year. E isso se aplica não só em relação ao seu emocional, mas também ao seu bolso. Mesmo que você leve uma boa grana para sua viagem, é fundamental saber controlar seus gastos para não passar nenhum aperto e ter que ligar pra casa pedindo mais dinheiro pros pais.

E claro, isso já foi dito mas vale a pena reafirmar: vá para o seu gap year com a ideia que você irá utilizar esse tempo em favor do seu desenvolvimento, participando de experiências e atividades que serão úteis para o seu futuro. Do contrário, o seu gap year será apenas um ano desperdiçado, apesar de cheio de ótimas memórias.

Quais são os prós e contras de fazer um gap year?

Agora que você já sabe o que é um gap year, deve saber tudo o que envolve a escolha de tirar esse tempo para você.

Como em qualquer decisão importante da vida, existem prós e contras em um gap year.

Cada indivíduo é diferente, assim como cada situação. Portanto, dedique algum tempo para pensar em suas intenções, seus objetivos e a situação que você se encontra antes de optar por tirar – ou não – um gap year.

Vantagens de fazer um gap year

Entre os prós de um gap year está a oportunidade de descansar e recarregar as energias. Estudar, seja no Ensino Médio, na faculdade ou na pós-graduação, é um trabalho árduo. E muitos estudantes ainda trabalham em meio período ou participam de outras atividades. Com um gap year, você vai ter um tempo longe de todas essas demandas.

Durante esse tempo off, o estudante pode assumir o controle das suas obrigações, eliminando a pressão dos estudos, saindo de casa e explorando o mundo antes de estabelecer a próxima fase de sua vida.

E como já foi falado, muitas pessoas tomam o gap year como um tempo para aprender novas habilidades para a vida, que vão além daquelas exclusivamente profissionais ou acadêmicas.

As faculdades e os empregadores costumam ver os gap years de maneira positiva, à medida que os estudantes retornam com um propósito renovado e um maior senso de si mesmos. Eles também têm interesse em outras culturas e experiências, pois esses são ótimos complementos para qualquer local de trabalho ou comunidade acadêmica.

Tirar um gap year pode facilitar o seu acesso a auxílios financeiros e bolsas de estudos, pois é uma grande adição ao seu currículo. Isso também te coloca à frente dos concorrentes em aplicações para faculdades ou programas de pós-graduação.

Mas sem dúvidas, a grande vantagem de fazer um gap year é o autoconhecimento que essa experiência proporciona. A sua percepção de si próprio e também dos outros sofrerá uma revolução, e isso com certeza se refletirá positivamente nos outros campos da sua vida, como o acadêmico e o profissional.

Pode ter certeza que, ao tirar um gap year, a sua percepção do mundo e de como você se relaciona com esse mundo passarão por uma completa revolução. Mas, claro, desde que você esteja aberto(a) para que isso de fato aconteça.

barco-o-que-e-um-gap-year

Desvantagens de fazer um gap year

A razão mais comum pela qual as pessoas hesitam em tirar um gap year é o dinheiro. Viajar nem sempre é barato, o que pode acarretar algumas desvantagens financeiras mais tarde.

Além disso, ao tirar um gap year, você vai ficar "atrasado(a)" em relação aos seus colegas de escola ou de trabalho. Isso significa que pode demorar um pouco mais para recuperar a renda que seus colegas estão ganhando.

Isso também pode fazer de você o mais velho da sua turma, embora isso não seja tão perceptível na faculdade ou na pós-graduação.

Embora tirar um ano sabático possa lhe proporcionar ótimas pausas mentais e permitir que você retorne ao seu trabalho ou aos seus estudos com vigor renovado, você também pode acabar perdendo o ritmo ou a motivação.

Você precisa ter tempo para voltar à rotina de estudar e trabalhar e assimilar essa volta a rotina da forma mais natural possível. Só para ilustrar, cerca de 10% daqueles que tiram um gap year durante os anos de faculdade decidem não voltar aos estudos depois de um tempo fora.

Por fim, tirar um ano sabático requer planejamento, bem como a estabilidade financeira para pagar por isso. E, acredite ou não, viajar pelo mundo pode ser uma experiência muito solitária. Essas são as principais questões a serem levadas em consideração quando se sabe o que é um gap year e se cogita tirar um.

Afinal, vale a pena fazer um gap year?

Essa é uma resposta bastante pessoal. Mas se você é uma pessoa que quer fazer tudo o mais rápido possível e acha inviável não ir da escola direto para a faculdade, por exemplo, então talvez o gap year não seja uma boa para você.

Mas se você não tiver problema com isso, fazer um gap year pode ser uma oportunidade única para você se conhecer melhor, viver experiências que nunca viveu antes e se preparar com mais calma para dar o próximo passo na sua vida acadêmica ou profissional. Ou seja, fazer um gap year vale sim a pena!

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que é um gap year, já pode começar a se preparar para tirar um ou então conquistar qualquer outra oportunidade internacional. Para isso você pode contar com o suporte da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil agora mesmo!

Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e Lucas Almeida (2020)

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

09 Ago 2021

Postagens recentes