O diploma em Saúde Pública já existe aqui no Brasil, mas ainda não é tão difundido em nossas universidades. Por outro lado, nos Estados Unidos, essa já é uma área bastante desenvolvida que conta com vários cursos de boa qualidade. Além disso, também é um campo bastante promissor em relação às oportunidades profissionais.
Pensando nisso, no texto de hoje vamos falar sobre o que você pode fazer com um diploma de Saúde Pública nos EUA (são várias as opções!) e quais são as médias salariais praticadas por lá. Para começar, o salário médio de um bacharel em Saúde Pública nos EUA é 50.444 dólares por ano, mas dentro desse campo, existem algumas especialidades que pagam ainda mais. E é sobre elas que vamos falar!
O que fazer com um diploma de Saúde Pública nos EUA?
1. Epidemiologista
Média salarial anual: $ 74.560
Se você deseja estar na vanguarda para impedir a propagação de doenças e vírus, uma carreira em epidemiologia é para você. Os epidemiologistas são os "detetives da saúde" e têm o papel de investigar as causas de doenças e vírus, sua disseminação e quem tem maior probabilidade de pegá-los.
Eles também fazem recomendações para conter a propagação de doenças e prevenir surtos futuros. Para isso, reúnem e analisam as informações necessárias para a pesquisa médica e para o desenvolvimento de cuidados preventivos eficazes.
Salários nos EUA: quanto se ganha em cada estado do país?
Normalmente, os epidemiologistas são empregados por hospitais, faculdades e universidades e departamentos de saúde em agências locais, estaduais e federais. Nos EUA, a maioria deles trabalha para agências governamentais, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças ou os Institutos Nacionais da Saúde.
A maioria dos epidemiologistas nos EUA possui mestrado em Saúde Pública (MPH), com especialização em Epidemiologia. Ou seja, um mestrado é necessário para a maioria dos cargos de nível básico na área, e não é incomum que alguns deles tenham também um título de doutorado em Medicina ou Epidemiologia.
2. Administrador de Saúde
Média salarial anual: $ 69.927
Outra carreira promissora para quem tem um diploma de Saúde Pública nos EUA é a de administrador de saúde. Se você é apaixonado pelo acesso equitativo a recursos e a saúde de qualidade e tem inclinação para a liderança, uma carreira nessa área pode ser sua vocação.
Como administrador de saúde, você poderá ajudar a desenvolver e gerenciar programas e sistemas de saúde que atendem às necessidades de famílias e comunidades. Dessa forma, poderá trabalhar para hospitais, redes de hospitais ou grandes sistemas de saúde. Por meio de gerenciamento e administração, o papel desse profissional é fornecer toda a infraestrutura necessária para apoiar o trabalho e as atividades dos cuidadores principais.
Trata-se de um trabalho bastante abrangente, portanto, não basta só entender os fundamentos da saúde pública, mas também navegar pelo labirinto de políticas e leis que regem hospitais e administração de saúde. E essa não é uma tarefa fácil, pois, nos EUA, as leis e políticas variam entre os níveis regionais, estaduais e nacionais.
Dessa forma, as minúcias de faturamento, cronogramas da equipe e recursos humanos são tão importantes para esse profissional quanto conhecer a demografia das populações que ele atende.
Embora um bacharelado em Saúde Pública, ou outro campo relevante, possa ser suficiente para te dar uma posição gerencial em serviços médicos e de saúde, um mestrado (e uma certa experiência na área) é necessário para conquistar muitas posições avançadas ou promoções.
O salário base de um administrador de saúde varia de 41 a 113 mil dólares por ano, dependendo de uma combinação de fatores como formação acadêmica, experiência profissional e localização.
3. Especialista em Educação em Saúde
Média salarial anual: $ 54.101
Como especialista em educação em saúde, ou educador em saúde, você terá a oportunidade de combinar o interesse pela saúde pública com a missão educacional. Isso porque, em muitos aspectos, a educação está no centro das iniciativas e programas de saúde pública.
Os especialistas em educação, ao lado dos profissionais de saúde, são a ponte entre os formuladores de políticas, administradores de saúde e o público em geral. Eles transmitem as informações necessárias para tornar as iniciativas eficazes em sua missão, planejando programas, coletando e analisando dados da comunidade e promovendo ambientes, práticas e estilos de vida saudáveis.
Os educadores de saúde trabalham em vários setores, desde hospitais e clínicas até escolas, governos e organizações comunitárias. E as perspectivas de emprego na área nos EUA são boas, com uma taxa projetada de crescimento de 11%.
4. Diretor de Gestão de Emergências
Média salarial anual: $ 76.000
Mitigação, preparação, resposta e recuperação. Esses são os pilares e as fases da gestão de emergências para lidar com desastres e emergências. Seguindo por esse caminho, você aplicará seu diploma de Saúde Pública em áreas que vão além da prevenção e controle de doenças, tendo a responsabilidade de elaborar planos e procedimentos para responder a desastres e catástrofes.
Os diretores de gerenciamento de emergência trabalham para hospitais, escolas, empresas privadas e, é claro, governos locais e estaduais. As especificidades do trabalho variam de setor para setor e entre as indústrias.
Quem trabalha no setor privado presta serviços técnicos, científicos e de segurança, identificando e avaliando perigos, danos e riscos no local de trabalho. Eles também treinam outras pessoas em respostas a emergências.
Enquanto incêndios florestais, inundações, tornados e outros desastres naturais representarem uma ameaça para os humanos, sempre haverá uma necessidade vital de diretores de gerenciamento de emergência em muitos setores. Por isso, a taxa de crescimento de empregos projetada para essa função nos EUA é de 4% nos próximos dez anos.
5. Engenheiro de Saúde e Segurança
Média salarial anual: $ 91.410
Esta é a primeira ocupação desta lista concentrada principalmente nos serviços privados, científicos e técnicos. Engenheiros de saúde e segurança atendem empresas, organizações e consumidores, desenvolvendo ambientes de trabalho e produtos mais seguros.
Seu principal objetivo como engenheiro de saúde e segurança será ajudar a evitar que as pessoas se machuquem ou adoeçam, seja no trabalho ou durante o uso de um produto ou equipamento. Além disso, também deverá garantir que os espaços de trabalho sob sua responsabilidade estejam em conformidade com os regulamentos de saúde e segurança.
Além do diploma de bacharel em Saúde Pública, Engenharia ou Higiene Ocupacional/Industrial, os engenheiros de saúde e segurança devem possuir habilidades de observação, pensamento crítico e resolução de problemas, já que frequentemente terá que enfrentar problemas complexos e multifacetados que se baseiam nessas habilidades. No geral, é um dos trabalhos mais exigentes desta lista.
6. Cientista Ambiental
Média salarial anual: $ 71.360
Um diploma de bacharel em Saúde Pública permitirá que você consiga um emprego inicial em ciências ambientais, que é uma excelente escolha para alguém apaixonado por mudanças climáticas e outras questões ambientais.
Em essência, a ciência ambiental trata da proteção da saúde humana e da saúde ambiental. Portanto, é uma área que se encaixa muito bem com uma licenciatura em Saúde Pública por causa das questões e problemas que se sobrepõem entre os dois, especificamente aqueles centrados na saúde e segurança humana no presente e a longo prazo.
Mas você deve estar se perguntando: o que os cientistas ambientais fazem exatamente? Basicamente, eles estudam as condições físicas, biológicas e químicas do meio ambiente e como essas condições afetam os organismos que vivem nessas condições.
Por exemplo, desmatamento, derramamento de produto químico ou poluição do ar podem prejudicar a saúde de organismos, incluindo humanos. Como cientista ambiental, você estudaria esses problemas e forneceria soluções para combater seus efeitos.
Em muitos casos, os cientistas ambientais trabalham para prevenir ou resolver problemas ambientais ou fornecer orientação a governos, organizações e empresas para limitar os riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Muitos deles trabalham em laboratórios ou escritórios; outros realizam trabalho de campo, coletando e analisando amostras.
Devido ao grande interesse público em questões ambientais, o futuro é bem promissor para um cientista ambiental em formação. A taxa de crescimento de emprego projetada para essa área nos EUA é de 8% até o ano de 2029.
7. Bioestatístico
Média salarial anual: $ 85.742
Quando se trata de questões e políticas de saúde pública, é fundamental ter os dados mais precisos e oportunos sobre saúde, doenças, biologia e medicina. Na hora de saber a eficácia de um novo produto farmacêutico ou a causa e a taxa de transmissão de uma doença, por exemplo, os dados são necessários. É aqui que entra o bioestatístico, que é o profissional que utiliza ferramentas de pesquisa estatística, aplicando matemática e dados às áreas da biologia e da medicina.
Como trabalhar nos Estados Unidos?
Os bioestatísticos têm um papel central na pesquisa em saúde pública, coletando dados de experimentos, pesquisas e questionários que eles frequentemente elaboram e executam. Como um bioestatístico, você analisará os dados e divulgará suas descobertas para agências, organizações e qualquer grupo envolvido em saúde pública e políticas de saúde.
A maioria dos empregos básicos para bioestatísticos exige um diploma de mestre. Portanto, uma combinação vencedora para conquistar boas oportunidades na área é ter um mestrado em Estatística e uma especialização em Saúde Pública.
8. Especialista em Saúde e Segurança Ocupacional
Média salarial anual: $ $ 76.340
Especialistas em saúde e segurança ocupacional garantem que os funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro.
Eles trabalham em vários setores e configurações para garantir que os locais de trabalho, procedimentos e equipamentos estejam em conformidade com os padrões e regulamentos estabelecidos pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.
As responsabilidades do dia-a-dia de um especialista em saúde e segurança ocupacional incluem inspeções, investigações de acidentes de trabalho, comunicação proativa com os empregadores e a gerência e o desenvolvimento de procedimentos para melhorar a segurança no local de trabalho.
Conhecimento de tecnologia, pensamento crítico, atenção aos detalhes e capacidade de resolução de problemas são algumas das principais habilidades necessárias para se destacar neste trabalho.
Uma posição de nível básico em saúde e segurança ocupacional requer um diploma de bacharel. Mas para aumentar suas chances de conseguir um ótimo emprego, fazer um mestrado em Saúde Pública, com ênfase em saúde ocupacional, é uma estratégia eficaz. De modo geral, as perspectivas de emprego nessa área também são promissoras.
9. Coordenador de Saúde Comunitária
Média salarial anual: $ 45.000
As perspectivas gerais de trabalho para aspirantes a coordenadores comunitários de saúde são promissoras. Devido ao foco crescente em cuidados preventivos acessíveis, essa carreira não irá desaparecer tão cedo, e é uma excelente opção para quem tem interesse em saúde pública.
Os coordenadores de saúde comunitários criam e gerenciam iniciativas e programas de saúde que abordam várias questões de saúde e melhoram os resultados de saúde, especialmente para populações específicas.
Esses programas informam os residentes locais sobre doenças como asma, diabetes, obesidade, entre outras. Também estimulam e auxiliam os residentes na adoção de medidas preventivas para melhorar sua saúde ou ajudá-los a administrar suas condições de saúde.
Como muitos empregos desta lista, os coordenadores comunitários de saúde podem trabalhar para uma ampla variedade de instituições e agências, principalmente escolas, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais.
A maioria dos coordenadores comunitários de saúde começa com um diploma de bacharel em Saúde Pública, Biologia ou Educação em Saúde e, posteriormente, obtém um mestrado em uma dessas três áreas.
10. Procurador de Saúde Pública
Média salarial anual: $ 70.959
As carreiras que mencionamos até agora são focadas em pesquisa, educação, segurança ou na administração de cuidados. Mas uma carreira jurídica em saúde pública é outra ótima opção para alguém interessado na área.
Os advogados de saúde pública atuam como advogados, representantes legais ou consultores de indivíduos, comunidades e agências governamentais. Eles contribuem para a saúde pública desenvolvendo políticas destinadas a melhorar o bem-estar e a saúde. Esses profissionais também podem aconselhar empresas, indivíduos e governos sobre seus direitos legais na saúde pública.
Para ser um excelente advogado de saúde pública, você precisa ter boas habilidades organizacionais e de oratória; e ser capaz de reunir, organizar e comunicar com eficácia informações complexa. Fortes habilidades de resolução de problemas são igualmente importantes, pois você precisará identificar soluções para problemas complexos que podem surgir em um caso.
Por último, mas não menos importante, um diploma de Direito é necessário. É uma boa ideia escolher uma faculdade de Direito que ofereça especialização em Direito de Saúde Pública. Nos EUA existem algumas escolas que oferecem o diploma duplo em Direito e Saúde Pública, o que facilita bastante a vida de quem pretende seguir por essa área.
Você quer estudar nos EUA?
Você se interessou em seguir uma carreira com um diploma de Saúde Pública nos EUA? Se sim, saiba que a primeira coisa que você deve conquistar para tentar ter um bom trabalho no país é a fluência no inglês. Depois disso, também pode ser uma boa tentar se especializar na área por lá mesmo, o que pode facilitar muito a busca por trabalho.
Pensando nisso, separamos esses dois e-books que podem te ajudar bastante com essas tarefas. Clique aqui para entender como aprender inglês mais rápido e aqui para descobrir tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade americana.