Estabelecendo objetivos para um intercâmbio enriquecedor

Viajar pra fora é quase sinônimo de voltar pra casa com mais bagagem cultural. Muitos dizem que regressamos mais inteligentes, cultos e abertos para o mundo. Outros que a experiência educacional lá fora é, por si só, capaz de impressionar qualquer futuro empregador. Mas a realidade é que, assim como em tudo na vida, conseguimos nos beneficiar da nossa viagem na mesma intensidade com que nos dedicamos a ela. Em outras palavras: só viajar não é suficiente. Sabe por quê? É preciso se entregar a experiência. Para isso um bom primeiro passo é estabelecer objetivos para o intercâmbio. E isso antes mesmo que ele aconteça.

Os intercambistas que mais se beneficiam dessa experiência e que mais se desenvolvem são aqueles que se desafiam a não ficar no comodismo da convivência em grupos fechados. São os que se arriscam em fazer coisas sozinhos e se integram à comunidade local. Ou seja, essa é a melhor forma de viver uma experiência de intercâmbio enriquecedora.

Então pare agora e pense no motivo pelo qual você quer estudar fora em primeiro lugar. Pense além do âmbito profissional e acadêmico. Defina metas pessoais que vão te encorajar a se envolver em um nível mais profundo com esse novo ambiente que você vai vivenciar e com todas as pessoas que você irá encontrar por lá.

Obviamente cada pessoa irá estabelecer objetivos para um intercâmbio inesquecível a partir de vivências e opiniões totalmente pessoais. Mas vamos te ajudar agora com algumas dicas:

4 exemplos de objetivos para um intercâmbio 100%

Aprendendo uma nova língua

Se o seu grande objetivo pessoal em estudar no exterior é aprender um novo idioma tenha em mente que imersão é fundamental. Se você quer se destacar o máximo possível não espere chegar até o seu destino para começar a praticar.

Inicie aprendendo o básico antes da viagem e procure fazer contato com pessoas que falam a língua que você está estudando. Ao chegar no destino pratique o que você sabe em todas as oportunidades possíveis. Absorva o máximo possível inclusive fora das aulas. Seja através de anotações ou simplesmente escutando atentamente as conversas dos locais no transporte público.

Engajando com pessoas locais

Quer realmente entender o seu país e cidade de destino no nível mais profundo possível? Então procure se integrar aos locais. Faça amizade com eles e você irá ver o quanto isso é benéfico. Isso porque só essas pessoas irão te mostrar o lugar como ele realmente é, com todos os seus segredos e cantinhos escondidos. E além disso, bem longe do circuito turístico clichê. E sem falar na rede de contatos global que você irá fazer e que pode ser bem benéfica para sua carreira no futuro.

Se abrindo para o mundo

Dizem que estudar no exterior nos deixa com a mente mais aberta. Mas isso não acontece automaticamente. Precisamos estar dispostos a isso. Estudar no exterior irá te expor a novas experiências e diferentes formas de viver. São regras diferentes, costumes distintos, alimentes desconhecidos, etc. Será que você está realmente disposto a encarar tudo isso sem julgamentos?

Também é importante ficar ciente de como o seu comportamento irá ser percebido pelos locais. Evite comparações com sua cultura e com as coisas com que você está acostumado. A partir disso você irá sentir uma mudança de perspectiva genuína.

Aprecie a diversidade

Este é um excelente objetivo pessoal que pode ser amplamente explorado, especialmente se você for estudar no exterior em uma grande cidade global. Quer lugar melhor para encarar a diversidade em seu significado mais completo? Ademais em lugares como esse você irá encontrar pessoas de todo o mundo e ouvirá diversas línguas diferentes nas ruas. Tente sair da sua zona de conforto e participe do maior número possível de eventos e atividades culturais de diferentes nichos culturais e/ou religiosos.

Esses são apenas alguns exemplos de objetivos para um intercâmbio incrível que podem ser traçados por você desde já. Quais outros você tem em mente? Como espera colocá-los em prática? Já pensou em contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para isso? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

07 Jan 2019

10 línguas mais faladas do mundo em 2024

Falar um segundo idioma pode fazer muita diferença, mas qual aprender? Venha conhecer as línguas mais faladas do mundo e escolha a melhor para você!

17 Out 2024
UDI News | Outubro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

15 Out 2024