Onde morar nos EUA: NY, LA ou Chicago?

Onde morar nos EUA? Essa é uma dúvida muito comum entre estudantes que desejam ter uma experiência nos Estados Unidos. Existem várias opções por lá, tanto para quem prefere viver em cidades pequenas quanta para quem gosta dos grandes centros urbanos. As 3 principais cidades do país, Nova York, Chicago e Los Angeles, chamam atenção pela ampla oferta de estudo e trabalho. E como consequência acabam atraindo gente de todos os cantos do mundo. Mas qual delas será a melhor para viver?

Nova York

Essa é geralmente a primeira opção quando qualquer pessoa se pergunta onde morar nos EUA. Primeiramente, Nova York tem quatro ou cinco cidades em uma só. Quase toda a cidade é muito povoada, mas também é muito diversificada geograficamente. Seja em Coney Island, no Brooklyn, ou em qualquer lugar em Staten Island, os bairros pouco se parecem com a selva de arranha-céus de Manhattan.

Nova-York Nova York

Apesar de ser muito grande e heterogênea, você consegue transitar muito bem por lá. Isso porque os sistemas de transporte coletivo (especialmente os metrôs e trens) são muito bem desenvolvidos e muito utilizados.

Nova York foi o destino de muitos imigrantes da Irlanda, do sul da Europa e da Europa Oriental nos séculos XIX e XX. E como consequência desse e de outros fluxos de imigração, ainda tem uma população bem diversa. O clima é temperado e úmido, com verões quentes e invernos bastante frios, com chance de nevascas.

O custo de vida na Big Apple é um pouco alto, tanto que a cidade é a sétima mais cara do mundo, segundo pesquisa da revista The Economist. As contas básicas como água, eletricidade e gás saem em média US$145 por mês. Já planos de internet e telefone têm um custo mensal de cerca de US$60.

Chicago

Chicago é uma espécie de prima de Nova York. Também é servida por uma rede de transporte público muito bem desenvolvida e movimentada, construída em torno de metrôs e trens. No entanto, é bem menor, com cerca de metade da população de NY. Além disso, é uma cidade mais uniforme e menos dispersa.

Chicago Chicago

O clima em Chicago também é bastante parecido com o de Nova York: temperado úmido com verões quentes e invernos frios. Isso porque, como a Big Apple, Chicago se desenvolveu próxima à água, às margens do lago Michigan.

Foi também um importante destino para os imigrantes do sul e leste da Europa e continua sendo um caldeirão de diversidade.

Apesar de todas essas similaridades com Nova York, Chicago sai na frente no custo de vida. Lá, os gastos por mês com água, eletricidade e gás ficam em torno de US$ 124. Os planos de internet e telefone, por sua vez, custam em torno de US$ 60 mensais.

Los Angeles

Los Angeles é muito mais extensa e espalhada do que Nova York e Chicago, e tem, de longe, a maior área metropolitana das três. Apesar disso, o transporte público não é tão bem desenvolvido. Ou seja, quem vive na área geralmente depende de carros para se locomover.

Los-Angeles Los Angeles

O clima por lá é ensolarado, ameno e seco durante todo o ano, embora a cidade tenha sido construída em uma espécie de oásis no deserto do sul da Califórnia. Como a área é cercada por montanhas ao norte e leste, está sempre sujeita à mudanças de temperatura.

A cultura de Los Angeles também é bastante diversa. Mas diferente das outras duas cidades, que tiveram uma imigração europeia muito forte, por lá se destaca uma grande comunidade latina, composta principalmente de imigrantes mexicanos.

O custo de vida de LA fica bem na média entre Chicago e Nova York. Os gastos com água, luz e gás, saem em torno de US$ 144 por mês. Já os planos de internet e telefone ficam em cerca de US$ 55 mensais.

É claro que existem milhares de outras cidades onde morar nos EUA. Alguns exemplos que também atraem muitas pessoas são Boston, Miami, Austin, São Francisco e Denver. Os Estados Unidos é um país gigante com uma população maior ainda. Isso significa que com certeza você vai achar um lugar compatível com o seu perfil. O grande segredo para tomar a melhor decisão é começar a se preparar o mais rápido possível. A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

05 Jul 2019

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024