Que o Oscar é a mais famosa premiação do cinema você já sabe! Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas organiza a noite de prêmios e conta com milhares de membros de todo o mundo.
Mas, você já percebeu que a grande maioria dos filmes e artistas que concorrem ao prêmio são dos Estados Unidos?! A exceção é a categoria de Melhor Filme Internacional, que existe há cerca de 70 anos.
Desde então, os maiores vencedores são filmes europeus (a Itália é o país que mais levou estatuetas para casa) e asiáticos. Já filmes produzidos na África e nas Américas ganharam três vezes cada.
No Oscar 2022, cinco filmes disputaram o prêmio, mas quem levou a melhor foi o japonês Doraibu mai kā. Para te preparar para o Oscar 2023 (que vai acontecer no dia 12 de março), vamos conhecer quais são os indicados a melhor filme internacional e de onde eles vêm.
via Giphy
Como funciona o Oscar de melhor filme internacional
Com a criação do Oscar, em 1929, não havia uma categoria separada para os melhores filmes estrangeiros. Mas isso mudou em 1957: nessa data ficou decidido que deveria haver homenagem para os melhores filmes internacionais e, assim, até mesmo fortalecer a relação da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas com outros países.
Inicialmente, a categoria foi chamada de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Hoje em dia, as produções mais aclamadas de fora dos EUA, concorrem na premiação com o nome Melhor Filme Internacional.
O filme deve, obrigatoriamente, ter sido lançado no seu país de origem durante um período determinado do ano; ser falado em outra língua que não seja inglês e não ter origem estadunidense. A partir daí, um órgão do país de origem vai indicá-lo para concorrer.
E fique sabendo: o Brasil já concorreu ao prêmio quatro vezes, mas ainda não ganhou (vamos continuar na torcida)!
Conheça agora os filmes internacionais indicados os Oscar 2023:
1. Nada de Novo no Front (Alemanha)
O filme que vai representar a Alemanha no Oscar é “Nada de novo no front”. Essa é uma adaptação para as telas do livro de mesmo nome do escritor alemão Erich Maria Remarque lançado em 1929 (e dá pra ver na Netflix).
Uma curiosidade é que a versão anterior para os cinemas se chamou “Sem novidade no front”, lançado em 1930. Essa versão havia ganhado como melhor filme e melhor direção para Lewis Milestone.
A versão nova da história retrata a vivência de jovens na Primeira Guerra Mundial, com foco na noite que antecedeu o Armistício de Compiègne. Esse foi um acordo de paz assinado em 11 de novembro de 1918, dando fim ao conflito.
LEIA TAMBÉM: Universidade Técnica de Munique: estude na melhor da Alemanha
2. Argentina, 1985 (Argentina)
Dirigido por Santiago Mitre e disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, o filme argentino no Oscar de 2023 é Argentina, 1985. O longa conta a história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo. Os dois tiveram coragem de investigar e processar durante a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985.
E o filme já foi premiado neste ano: venceu a categoria de filmes estrangeiros no Globo de Ouro, no último dia 10 de janeiro em Los Angeles.
3. Close (Bélgica)
Close é um longa-metragem belga, produzido em parceria com a França e Países Baixos. Atualmente, o filme tem taxa de 92% de aprovação no site Rotten Tomatoes, o que é uma recepção bastante positiva da obra.
O filme é da categoria drama e conta a história da amizade entre dois meninos de 13 anos: Leo e Rémi. Os dois começam a ser alvos de piadas na escola e a amizade termina, por isso, o filme vai levantar o tópico da homofobia na fase da pré-adolescência.
VEJA TAMBÉM: 9 melhores universidades da Bélgica
4. EO (Polônia)
Mais um filme da Europa vai concorrer ao prêmio de melhor no Oscar. Esse é Eo -- um longa-metragem polaco-italiano do gênero roadmovie.
Dirigido por Jerzy Skolimowski, a obra é inspirada no filme de Robert Bresson de 1966, Au Hasard Balthazar. A históriva vai acompanhar a vida de um burro nascido em um circo polonês.
5. The Quiet Girl (Irlanda)
The Quiet Girl, ou no idioma original An Cailín Ciúin, é um longa-metragem irlandês de drama, adaptado da novela Foster, escrita por Claire Keegan.
O filme, dirigido por Colm Bairéad, fez história! Esse é o primeiro filme em língua irlandesa a ser indicado ao Oscar. Por isso, já sabe: se você gosta de ver filmes e séries em idiomas pouco convencionais, essa é uma excelente pedida!
A história é de drama e vai apresentar uma menina de nove anos que é abandonada por seus pais, que são pobres, e enviada para morar com parentes distantes na década de 1980.
Universidade do Intercâmbio
O Oscar 2023 está chegando! Você já tem seus favoritos para as categorias? Agora, ficou mais fácil escolher o melhor filme internacional para receber a sua torcida!
E melhor ainda: que tal aprender o passo a passo para ter uma experiência incrível fora do país e até mesmo onde foram produzidas as melhores obras do mundo? É hora de viver uma história digna de Oscar! Comece agora fazendo o seu teste de perfil. É só clicar aqui.