A Finlândia é um dos países com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevado do mundo. Além disso, é considerado como o país mais feliz do planeta por 4 anos seguidos em pesquisa elaborada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Se esses não são excelentes motivos para querer fazer um intercâmbio por lá, trouxemos mais um: o país conta com bolsa de estudos para alunos internacionais, inclusive brasileiros!
Portanto, é uma chance de fazer intercâmbio em um país altamente desenvolvido gastando pouco!
Inclusive, esse nível altíssimo de qualidade de vida tem sido utilizado para explicar o maior interesse de estudantes internacionais por um intercâmbio na Finlândia.
Dados recentes divulgados pelo Serviço de Imigração Finlandês mostram que, até outubro de 2022, o número de estudantes estrangeiros cresceu consideravelmente!
E se você quer fazer parte dessa grande comunidade de alunos internacionais na Finlândia, conheça agora mesmo a bolsa de estudos da Universidade de Oulu.
Essa é uma oportunidade voltada para aqueles estudantes academicamente talentosos que estão aplicando para um bacharelado ou um programa de mestrado na Universidade de Oulu.
Ahhh, e antes, se liga nessa dica: a Escola M60 tem os melhores professores para te ajudar no processo de inscrição para várias bolsas de estudo, viu? Conheça aqui!
O que é a bolsa de estudos da Universidade de Oulu?
A Universidade de Oulu desenvolve um plano de bolsas de estudos para oferecer auxílio aos estudantes internacionais que se destacam academicamente e demonstram talento!
A oportunidade vale tanto para graduação quanto para mestrado em um dos 3 programas de bacharelado ou 21 programas de mestrado da instituição.
Essa universidade fica localizada na cidade de mesmo nome: Oulu, na Finlândia. É a capital da região de Ostrobothnia do Norte e, por isso, também é a maior e mais importante cidade no norte da Finlândia e a sexta maior do país.
Já a Universidade de Oulu é considerada uma das 500 melhores de todo o mundo. De acordo com os dados mais atualizados do ranking QS, um dos estudos mais renomados sobre as instituições de ensino superior, essa universidade ocupa exatamente a 392.ª posição dentre as mais top do planeta.
Por lá, os estudantes naturais da Finlândia não pagam anuidades. A universidade é gratuita para eles. Por outro lado, os estudantes internacionais precisam arcar com as anuidades e demais tarifas para estudar nesse país nórdico.
Hoje em dia, para a Universidade de Oulu, a anuidade é estimada em 10 mil euros. Mas, não se preocupe: o programa de bolsas pode até mesmo arcar com 100% das mensalidades!
Esse programa de bolsas para estrangeiros na Universidade de Oulu seleciona, anualmente, os alunos que são mais relevantes academicamente. Por isso, boas notas, atividades extracurriculares e até mesmo a nota do teste padronizado de inglês, como o TOEFL, vão contar pontos durante a seleção.
Para concorrer a essa bolsa de estudos, não há nenhuma aplicação separada. Os alunos que se inscreverem para os programas de graduação ou mestrado já serão considerados automaticamente.
Essa é uma boa notícia, porque não exige nenhum formulário ou envio de documentos adicionais e facilita bastante o processo de aplicação dos intercambistas!
Porém, é importante ter em mente que a sua aplicação será avaliada não apenas para o aceite na universidade. Todos os seus documentos serão analisados para definir se você pode ou não ser um bolsista. Na prática, isso significa que você precisa caprichar na aplicação, se deseja conquistar a bolsa de estudos na Finlândia.
Quais são os cursos com bolsa de estudos na Finlândia?
Todos os programas de mestrado com duração de 2 anos e os programas de bacharelado com duração de 5 anos são elegíveis para essa bolsa de estudos.
A seguir vamos conferir detalhadamente quais são os cursos para brasileiros na Universidade de Oulu:
- ICT studies
A Universidade de Oulu é o lar da pesquisa e inovação 6G e é mundialmente conhecida por sua pesquisa em inteligência artificial (IA) e eletrônica. Os estudos de informação e comunicação em tecnologia (ICT) são aqueles que fornecem habilidades relevantes e conhecimento básico dos métodos, ferramentas e tecnologias mais recentes.
Graduação:
- Digitalização, Informática e Electrónica (5 anos)
Mestrado:
- Engenharia Biomédica (2 anos)
- Análise de negócios (2 anos)
- Ciência e Engenharia da Computação (2 anos)
- Eletrônica (2 anos)
- Engenharia de Software e Sistemas de Informação (2 anos)
- Sistemas Sustentáveis e Autônomos (2 anos)
- Engenharia de Comunicações Sem Fio (2 anos)
- Escola de Negócios Oulu
A Oulu Business School conta com os seguintes cursos:
Graduação:
- Gestão de Negócios Internacionais (5 anos)
Mestrado:
- Análise de negócios (2 anos)
- Economia (2 anos)
- Finanças (2 anos)
- Contabilidade Financeira e de Gestão (2 anos)
- Gestão de Negócios Internacionais (2 anos)
- Marketing (2 anos)
- Engenharia
A Universidade de Oulu oferece um amplo espectro de estudos de engenharia, com foco na liderança em design, produção, pesquisa e desenvolvimento.
Mestrado:
- Engenharia Biomédica (2 anos)
- Ciência e Engenharia da Computação (2 anos)
- Eletrônica (2 anos)
- Engenharia Ambiental (2 anos)
- Gerenciamento de produtos e projetos (2 anos)
- Sistemas Sustentáveis e Autônomos (2 anos)
- Engenharia de Comunicações Sem Fio (2 anos)
- Ciências Naturais
A formação em química dá base para tarefas de pesquisa e desenvolvimento na indústria e em institutos de pesquisa, resolvendo desafios globais relacionados à sustentabilidade.
Mestrado:
- Química de Processos e Materiais Sustentáveis (2 anos)
- Educação
A excelência em educação na Finlândia é conhecida em todo o mundo. Por isso, no campo das ciências educacionais os cursos são os seguintes:
Graduação:
- Formação Intercultural de Professores (5 anos)
Mestrado:
- Educação e Globalização (2 anos)
- Aprendizagem, Educação e Tecnologia (2 anos)
- Ciências da Vida
A graduação em ciências da vida fornece base para tarefas de pesquisa e desenvolvimento na indústria e em institutos de pesquisa, resolvendo desafios globais relacionados à saúde humana.
Mestrado:
- Bioquímica (2 anos)
- Arquitetura
A Universidade de Oulu tem a escola de arquitetura mais setentrional do mundo. A qualificação é considerada de alto nível para a arquitetura e planejamento urbano.
Mestrado:
- Arquitetura (2 anos)
- Ciências Médicas
A Universidade de Oulu educa futuros especialistas em ciências da saúde nas seguintes áreas:
Mestrado:
- Epidemiologia e Ciência de Dados Biomédicos (2 anos)
- Engenharia Biomédica (2 anos)
- Oulu Mining School
A educação da Oulu Mining School abrange toda a cadeia de valor da mineração.
Mestrado:
- Recursos Minerais e Mineração Sustentável (2 anos)
- Erasmus Mundus: Engenharia de Processamento de Minerais e Metais Sustentáveis(2 anos)
Dessa forma, a maioria das bolsas de estudos são destinadas ao mestrado na Finlândia, já que esse tipo de programa compõe a maioria dos cursos ofertados. Mas ainda assim, algumas oportunidades são para a graduação, através de programas de bacharelado.
LEIA TAMBÉM: Por que os finlandeses sempre falam a verdade?
(Mikhail Nilov/Pexels)
Quem pode concorrer à bolsa da Universidade de Oulu?
Todos os candidatos internacionais são elegíveis para se candidatar à bolsa de estudos da Universidade de Oulu para o ano letivo de 2023/2024. Para isso, basta atenderem aos critérios de admissão e pagarem a taxa de matrícula.
É importante se atentar que essa bolsa de estudos da Universidade de Oulu só pode ser recebida uma vez. Ou seja, caso o estudante desista do curso não poderá aplicar novamente.
Além disso, a bolsa vai valer para o período completo do curso. Alunos que estão realizando, por exemplo, um bacharelado de 5 anos terão a bolsa por todo esse tempo. Mas, para manter a bolsa no ano seguinte, é obrigatório que o aluno tenha concluído um mínimo de 60 créditos no ano letivo anterior.
No caso de alunos que se formaram fora de instituições da Finlândia, será necessário cumprir alguns requisitos. Portanto, os critérios de admissão para alunos internacionais, inclusive brasileiros, são os seguintes:
- Prova de habilidades linguísticas, como o TOEFL;
- Cópia do certificado de graduação ou certificado de ensino médio (se você já se formou);
- Cópia da transcrição dos registros (se você ainda não se formou e, portanto, ainda não possui um diploma);
- Tradução oficial de documento escolar, se tiver sido emitido em um idioma diferente do finlandês, sueco ou inglês;
- Possíveis anexos necessários específicos do programa (carta de motivação, SAT na graduação, GMAT ou GRE no mestrado e currículo vitae)
E ainda, no caso dos candidatos ao mestrado, será preciso comprovar o diploma de bacharel ou equivalente, de uma instituição de ensino superior.
Esse grau deve ser equivalente a pelo menos três anos de estudos a tempo inteiro (180 ECTS) e deve permitir que o estudante também realize um mestrado no seu país de origem.
As inscrições para essa bolsa de estudos acontecem todos os anos. De forma especial, para o próximo ano letivo, as inscrições serão abertas em 4 de janeiro e se encerram em 18 de janeiro de 2023. Já o curso terá início no outono, ou seja, em setembro.
Aumente suas chances de conquistar uma bolsa de estudos na Europa
Até o final de outubro de 2022, mais de 7 mil alunos internacionais foram aceitos para estudarem na Finlândia! Esse número é 54% maior do que no ano passado!
Esse é um recorde de alunos intercambistas na Finlândia. E se você quer se preparar para fazer um intercâmbio por lá, faça agora mesmo seu teste de perfil! A Escola M60 está pronta para te ajudar a revisar seus documentos, aplicar com a estratégia certa e começar 2023 com o pé direito (no aeroporto).