BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Oxford lança programa para ajudar estudantes desfavorecidos

A Universidade de Oxford apresentou, na última quarta-feira (4), um novo e inovador programa de acesso à universidade, o “Astrophoria Foundation Year”. O objetivo do projeto é ajudar estudantes de origens desfavorecidas a elevar seus padrões acadêmicos e se inscrever, com sucesso, nos cursos oferecidos pela instituição.

O programa faz parte do esforço de Oxford para diversificar o corpo estudantil e é totalmente financiado por um doador anônimo. A ideia é oferecer aos estudantes a chance de alcançar seu potencial através de um curso de apoio de um ano, destinado a desenvolver suas habilidades acadêmicas e sua autoconfiança. 

1-oxford-programa-ajudar-estudantes-desfavorecidos
Entrada da Radcliffe Camera, em Oxford (Eugene Birchall/Geograph)

Como vai funcionar o programa?

Por enquanto, o esquema está aberto a todos os alunos e alunas de escolas públicas do Reino Unido com potencial acadêmico significativo, mas que sofreram graves desvantagens pessoais ou interrupções na educação, prejudicando sua capacidade de se candidatar a uma vaga em Oxford. Há a expectativa, no entanto, que no futuro o programa seja aberto também para estudantes internacionais.

O Astrophoria Foundation Year vai oferecer vagas para até 50 alunos a cada ano e é totalmente financiado pela universidade, cobrindo as mensalidades e os custos de acomodação e despesas de vida para todos os participantes. O financiamento é apoiado pela doação de um benfeitor de longa data da universidade.

Dez faculdades de Oxford estão participando do primeiro ano da nova iniciativa: Exeter, Jesus, Keble, Lady Margaret Hall (LMH), Mansfield, Somerville, St Anne's, St Hugh's, Trinity e Wadham. O Astrophoria Foundation Year se baseia no modelo de um programa piloto de foundation year iniciado pela LMH desde 2016. Os alunos estudarão um dos quatro cursos básicos:

  • Humanidades (Clássicos, História, Inglês e Teologia);
  • Química, Engenharia e Ciência dos Materiais;
  • Filosofia, Política e Economia (PPE, na sigla em inglês);
  • Direito.

Até o final do programa, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as habilidades acadêmicas e a confiança para enfrentar os desafios de uma graduação exigente. Os estudantes progredirão automaticamente para um curso de graduação na Universidade de Oxford, sem a necessidade de se inscrever novamente, desde que completem o ano até o nível exigido.

Alternativamente, eles receberão um Certificado de Ensino Superior (CertHE) reconhecido nacionalmente e serão apoiados para fazer inscrições para cursos de graduação em outras instituições.

O novo esquema já está disponível no site do UCAS. Os alunos poderão enviar suas inscrições a partir de 6 de setembro de 2022 e todos os candidatos devem se inscrever até o dia 25 de janeiro de 2023. O primeiro grupo de alunos aprovados será anunciado em outubro de 2023.

Relatório de admissões de Oxford

O anúncio do programa na última quarta-feira coincidiu com o lançamento do Relatório Estatístico Anual de Admissões da Universidade de Oxford para 2022. Ele demonstra o empenho da universidade em proporcionar um maior acesso para estudantes de origens atualmente sub-representadas em Oxford.

2-oxford-programa-ajudar-estudantes-desfavorecidos

O relatório mostra o progresso que a universidade fez nos últimos anos na diversificação de seu corpo discente de graduação. Os números mostram que 21% das admissões de Oxford em 2021 vieram de origens desfavorecidas e sub-representadas. Esse total representa um aumento de 13% nos últimos quatro anos e sinalizam uma aproximação da meta da universidade, que é de 25%. 

O documento aponta ainda que 68% dos estudantes vieram de escolas públicas, mantendo o grande aumento alcançado no ano anterior. A universidade também continuou o progresso na proporção de estudantes britânicos de graduação que se identificam como negros e minorias étnicas, aumentando de 18% para 25% nos últimos cinco anos.

Você mais próximo(a) de um intercâmbio em Oxford

Como você viu, Oxford têm se esforçado para diversificar o seu corpo estudantil, com iniciativas que facilitam o acesso à universidade. Porém, se você quer conquistar oportunidades internacionais como essa, você precisa se preparar. 

No programa M60, você encontra mais de 1000 aulas especializadas de planejamento para diferentes tipos de intercâmbio, material didático digital produzido por professores que já passaram pelas melhores universidades do mundo (incluindo Oxford!) e suporte com especialistas em até 24h.

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

3-oxford-programa-ajudar-estudantes-desfavorecidos

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

11 Mai 2022

Postagens recentes