BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como convencer meus pais a me deixarem fazer intercâmbio?

Por mais que pais e responsáveis saibam que o intercâmbio é uma oportunidade única e enriquecedora, muitos ainda têm receio de deixar os filhos viajarem para outros países. E essa é uma preocupação válida e genuína: é muito mais difícil manter a saúde e a segurança dos filhos a milhares de quilômetros de distância. 

Mas, se você está se perguntando "como convencer meus pais a me deixarem fazer intercâmbio, então?", saiba que existem alguns argumentos que vão mostrar pra eles que o intercâmbio é a experiência perfeita para você!

Quais argumentos vão convencer meus pais a me deixarem fazer intercâmbio?

O intercâmbio pode sim ser seguro

A sua segurança é de extrema importância para seus responsáveis. Inclusive, essa deve ser a maior preocupação deles em relação a te deixar fazer intercâmbio ou não. Por sorte, existem diversos  fatores positivos que podem ser levados em conta na hora de falar sobre segurança no exterior. Por exemplo, as universidades de alguns países prezam pelo bem-estar dos alunos, com departamentos especializados em saúde e números de emergência.

3-pais-deixarem-fazer-intercambio
(Pixabay)

Você está preparado(a) e já pesquisou bastante

Para onde você quer ir? Que tipo de oportunidade você quer conquistar? Quando você vai e quando volta? Você deve ter a resposta para todas essas perguntas. Tropeçar na conversa sem a preparação adequada não só vai tornar mais difícil argumentar sobre o seu caso, mas também vai dar a seus pais a impressão de que você não leva muito a sério o intercâmbio.

Viajar sozinho(a) não é brincadeira. Você não tem ninguém com quem contar além de você mesmo(a), e seus pais sabem disso. Deixe claro para eles que você também está ciente. Tente antecipar quaisquer perguntas ou objeções que eles possam levantar e tenha respostas bem elaboradas e detalhadas. Esta é uma ótima oportunidade para realmente demonstrar o quanto você está investido(a) em seu intercâmbio.

O intercâmbio é um investimento na sua educação e no seu futuro

Os recursos que seus pais desejam providenciar para você podem ser resumidos em segurança, alimentação e educação. E, por mais que viajar possa ser uma experiência única, muitos responsáveis podem não ver qual é a necessidade disso. 

Sendo assim, quando for falar sobre suas intenções com um intercâmbio, foque no aspecto educacional da experiência e em como ela vai mudar o seu futuro. Estudar no exterior vai ser muito importante no seu currículo e poderá aumentar incrivelmente as suas chances de encontrar um bom trabalho.

O intercâmbio não precisa ser caro

Ir para o exterior tem um preço. E esse custo pode deixar seus pais com um pé atrás em te deixarem fazer intercâmbio. Porém, existem diversas formas de estudar fora do Brasil pagando muito pouco ou até mesmo de graça! Dessa forma, essa preocupação inicial não se sustenta. Exponha para eles essas opções de bolsas de estudos e trabalho remunerado quando for tocar nesse assunto!

Seus responsáveis vão poder manter contato com você

A comunicação é parte importante em todo esse processo – inclusive depois dele. Viajar para o exterior significa que suas formas normais de comunicação vão ter que mudar, a menos que você queira uma conta telefônica cara ou tenha uma operadora com preços razoáveis.

Felizmente, há uma série de aplicativos gratuitos que você e seus pais podem utilizar enquanto estão explorando o mundo! WhatsApp, Facebook Messenger, Skype e Zoom são ótimas opções. Dependendo do quanto seus pais entendem de tecnologia, você pode começar a usar esses aplicativos antes mesmo de ir.

Isso vai garantir que você e seus pais se sintam confortáveis e seguros, sabendo que possuem um meio de comunicação eficaz.

Seus responsáveis podem manter contato também com a universidade

Seus pais podem se sentir mais confortáveis conversando com outro adulto. Isso não quer dizer que eles não confiem em você ou não valorizem as coisas que você diz. Em vez disso, eles querem saber mais sobre as questões que já falamos anteriormente aqui. Nesse caso, seus responsáveis podem entrar em contato com a sua universidade no exterior e seus orientadores, sempre que sentirem necessidade. Eles vão estar totalmente abertos para sanar as dúvidas!

Eles podem estar envolvidos no processo de planejamento 

Seja colaborativo! Identifique claramente as oportunidades de seus pais contribuírem com o planejamento. É importante que eles saibam que você valoriza a opinião deles, não apenas porque o conselho em si pode ser incrivelmente valioso (especialmente se seus pais têm experiência em viagens ao exterior), mas também porque facilitar uma linha aberta de comunicação desde o início mostra que você está disposto(a) a ouvir e aprender.

Além disso, envolvê-los no processo pode despertar neles um certo entusiasmo e ajudá-los a entender por que essa oportunidade é tão importante para você.

2-pais-deixarem-fazer-intercambio
(Adrian Agawin/Pexels)

Ex-intercambistas podem mostrar a seus pais como é o processo

Além de conversar com a sua universidade, seus pais podem falar também com ex-intercambistas antes de te deixarem fazer intercâmbio. Essas pessoas já passaram pela oportunidade de ir para o exterior e podem falar com propriedade sobre a experiência. Consulte com a própria universidade se há algum grupo de ex-alunos que possa te ajudar nessa situação.

O intercâmbio é o seu sonho

Ao apresentar esses argumentos, seus responsáveis vão perceber o quanto você se empenhou para reunir toda essa informação para mostrar a eles. Seus esforços vão provar que você é uma pessoa madura e capaz de estudar no exterior. Além disso, eles também vão perceber que pra você, fazer um intercâmbio significa realizar um sonho, e não há nada no mundo que eles queiram mais que isso.

Modelos de carta para convencer seus pais a te deixarem fazer intercâmbio

Nós entendemos que esse papo nem sempre vai ser fácil. Sendo assim, por que não começar a conversa enviando uma carta para seus pais ou responsáveis explicando os motivos de você querer fazer um intercâmbio? Gostou da ideia? Se sim, nós já fizemos todo o trabalho para você! Abaixo, você confere alguns exemplos e modelos que pode usar para dar início a essa conversa.

Acha que cartas são muito antiquadas? Você pode enviar o texto por WhatsApp, e-mail ou simplesmente usar os modelos como base para um conversa cara a cara. Fica a seu critério!

1. Intercâmbios em geral

Querido(s) ________,

Preciso discutir algo com você que é muito importante para mim: decidi que quero estudar no exterior no próximo [semestre/ano] no [país escolhido]. Estou extremamente animado com esta oportunidade de estudar no exterior e de explorar [o país escolhido], pois acho que vai me ajudar tanto pessoal quanto academicamente. Não estou pedindo só que você me deixe viajar para o exterior por alguns meses. Estou falando sério sobre esta decisão e quero ter uma experiência significativa que vai aprimorar minha educação.

Ao estudar no exterior, também vou aprimorar meu currículo para o futuro! As estatísticas mostram que a grande maioria dos alunos que fazem intercâmbio encontram empregos dentro de um ano, sendo que menos da metade dos formados encontraram emprego no mesmo período de tempo (isso significa que os alunos que estudam no exterior têm cerca de duas vezes mais chances de conseguir um emprego um ano após a formatura).

Eu entendo se você estiver preocupado com a segurança, mas espero que você confie em mim para tomar decisões sensatas, não importa onde eu esteja. E se você ainda estiver preocupado, poderíamos marcar um almoço para bater um papo com [insira o nome de um amigo da família/colega que estudou no exterior] e pedir que fale conosco em família sobre sua experiência no exterior.

Eu estou realmente interessado em estudar no [país escolhido] porque [se certifique de dizer o que realmente te motiva a estudar neste país. É uma paixão pela língua? Seu objetivo de algum dia trabalhar no exterior? Amor pela cultura? Busque expressar claramente seus motivos, para que eles entendam como e por que isso é tão importante para você].

Mal posso esperar para começar a me preparar!

Com amor,
Eu [Considere assinar com um apelido carinhoso de quando você era criança].

2. Graduação no exterior

Querido(s) _______,

Decidi buscar meu diploma de graduação no exterior e estou muito animado com isso! Eu sei que esta é uma abordagem não convencional para a faculdade, mas estou determinado a fazer minha graduação no exterior no [país escolhido]. Isso é muito importante para mim porque [explique aos seus pais/responsáveis por que você deseja estudar neste país, seja pelo idioma, cultura ou profissão que você espera trabalhar um dia].

Acredito que buscar meu diploma de graduação no exterior vai me ajudar a aprender não só em sala de aula, mas também nos desafios do dia a dia em um país estrangeiro. Vou me tornar mais independente e vou aprender habilidades que meus colegas que vão para a faculdade aqui no Brasil nunca aprenderão, simplesmente porque estarei imerso em um ambiente completamente diferente.

Sei que você(s) pode(m) estar preocupado(s) com o preço, mas na verdade há várias bolsas disponíveis para estudantes que desejam estudar no exterior, uma vez que os intercambistas são muito solicitados por universidades que desejam um corpo discente mais diversificado.

Ir para a faculdade sempre representou uma grande mudança para mim e para nós como uma família, e sei que minha decisão de estudar no [país escolhido] significa que ficarei longe de vocês por alguns anos. Mas isso é algo que realmente me interessa e espero que você entenda por que quero fazer isso.

Se você quiser discutir isso com mais detalhes, podemos olhar o guia da Universidade do Intercâmbio. Estou animado para começar a conversar mais sobre isso!

Como amor,
Eu [Considere assinar com um apelido carinhoso de quando você era criança].

1-pais-deixarem-fazer-intercambio
(Ekrulila/Pexels)

3. Mestrado no exterior

Querido(s) ______,

Boas notícias! Decidi buscar meu mestrado no exterior! Isso pode parecer um pouco fora do comum, mas estou ansioso com a perspectiva de ir para o exterior para continuar meus estudos e seu apoio significa muito para mim.

Em primeiro lugar, buscar meu diploma no [país escolhido] é uma excelente maneira de me concentrar na minha [área de estudo escolhida]. Estarei morando em um país que é referência no que quero estudar – sem mencionar o acesso que terei a outros recursos, como o idioma do país, imersão cultural em meu campo de estudo e até mesmo oportunidades de contatos internacionais.

Em segundo lugar, muitos programas de mestrado no exterior não só são mais curtos, mas também são acessíveis – ou às vezes até gratuitos. Ao cursar o mestrado fora, poderei obter meu diploma em menos tempo, o que me permitirá entrar no mercado de trabalho mais rapidamente. Há também uma série de bolsas disponíveis para estudantes internacionais que buscam fazer uma pós no exterior, tornando a experiência ainda mais acessível.

E, em terceiro lugar, um mestrado de uma universidade internacional vai me diferenciar de outros candidatos a empregos, mostrando aos futuros empregadores que tenho uma mentalidade global, posso superar obstáculos e que posso trabalhar com pessoas de diferentes origens. Serei um candidato mais desejável por ter me esforçado e feito um curso em um ambiente completamente diferente.

Acredito que concluir meu mestrado no [país escolhido] realmente vai me ajudar a me concentrar no que gostaria de estudar e no trabalho que gostaria de ter no futuro. Se você quiser discutir isso comigo, podemos conversar mais. Mal posso esperar para começar a fazer planos!

Com amor,
Eu [Considere assinar com um apelido carinhoso de quando você era criança].

Pronto(a) para começar a buscar sua oportunidade no exterior?

Cada família é diferente e isso influencia muito na decisão de te deixar fazer intercâmbio ou não. Além desses argumentos, você pode apresentar a eles a nossa mentoria especializada. Nossa equipe de mentores te ajuda em todo o processo para conquistar uma oportunidade no exterior! Você pode fazer seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

15 Dez 2021

Postagens recentes