Não importa se estamos viajando para estudar, morar ou só por turismo, a segurança é sempre uma preocupação de quem vai para o exterior. Afinal de contas, não dá para aproveitar o nosso tempo fora se estivermos sempre preocupados com o que pode acontecer, não é? Por isso, antes de escolher seu destino, veja esta lista com os países mais seguros do mundo!
Como saber quais são os países mais seguros do mundo?
Segurança não é uma preocupação apenas pessoal. Países e empresas também se importam muito com ela. Por isso mesmo, vários institutos de pesquisa desenvolvem rankings para averiguar quais são os lugares mais seguros do mundo.
Cada classificação usa critérios diferentes, como índice de criminalidade e até percepção de segurança entre os cidadãos. Porém, uma das mais confiáveis é o Global Peace Index (GPI). Esse índice da paz mundial é desenvolvido pelo Instituto de Economia e Paz, que tem até parcerias com a ONU.
O GPI divide os países entre cinco categorias de segurança: muito alta, alta, média, baixa e muito baixa. Ao todo são analisados 163 países e territórios independentes, o que representa 99,7% da população mundial.
Esses países são classificados de acordo com a pontuação que recebem. A pontuação final é obtida através da média das notas de 23 indicadores analisados. Esses pontos podem ser divididos em três grandes categorias:
- Conflitos internos ou externos: se o país enfrenta alguma guerra no momento, seja interna ou externa, quantas pessoas são afetadas, etc.
- Militarização: nessa categoria entram fatores como tamanho das forças armadas e contribuição para missões de paz da ONU.
- Segurança social: é aqui que são considerados fatores como taxas de crimes, instabilidade política, terrorismo, entre outros.
Quais são os países mais seguros do mundo?
Os últimos relatórios do GPI chegaram à conclusão de que, nos últimos anos, o mundo tem ficado cada vez menos pacífico. No ranking mais recente, apenas 15 países conseguiram atingir o nível máximo, de segurança muito alta. São eles:
1. Islândia (Europa)
GPI de 1,107
Com uma população de cerca de 400 mil habitantes, a Islândia é o país mais seguro do mundo. A nação está na primeira posição do Global Peace Index desde 2008, quando a lista foi feita pela primeira vez.
2. Nova Zelândia (Oceania)
GPI de 1,269
A Nova Zelândia é uma ilha com pouco mais de 5 milhões de habitantes na Oceania. Ela sempre se posiciona entre os mais seguros do mundo, com destaque para o baixo índice de militarização.
3. Irlanda (Europa)
GPI de 1,288
A Irlanda está entre os países mais seguros e pacíficos do mundo. Este ano os irlandeses ganharam 5 posições no GPI. A boa notícia é que morar por lá pode ser mais simples do que se pensa. Muitos brasileiros têm ido para estudar na terra dos duendes e acabam ficando para trabalhar por lá também.
4. Dinamarca (Europa)
GPI de 1,296
A Dinamarca é uma nação que tem bom desempenho em vários rankings globais, incluindo dos maiores salários da Europa. No quesito segurança o país é exemplo, estando entre os melhores no quesito Segurança Social, ou seja, por lá são raros os casos de violência.
5. Áustria (Europa)
GPI de 1,3
Além de estar entre os 10 países mais seguros do mundo, a Áustria está entre as cinco nações mais seguras da Europa. Comparado ao ano passado, o país subiu uma posição no ranking.
Mas a segurança é apenas um dos muitos motivos para ir para lá. O país está muito bem localizado, na área central da Europa, tem um custo de vida mais acessível que outras nações da região e oferece muito acesso a arte e cultura.
6. Portugal (Europa)
GPI de 1,301
Portugal é um dos destinos mais queridos entre os brasileiros que planejam morar fora. Quem quiser ir para lá pode ficar despreocupado quando o assunto é segurança. O país de pouco mais de 10 milhões de habitantes se destaca em todas as categorias analisadas.
7.Eslovênia (Europa)
GPI de 1,316
A Eslovênia é um país na Europa Central com pouco mais de 2 milhões de habitantes. Além de estar entre os dez mais seguros do mundo, a Eslovênia ainda é a segunda nação menos militarizada do planeta.
8. Tchéquia (Europa)
GPI de 1,318
A Tchéquia, ou República Tcheca, pode não ser o primeiro lugar que passa pela sua cabeça quando o assunto é segurança. Ainda assim, o país da Europa Central se desempenhou bem em todos os indicadores, garantindo um lugar entre os 10 países mais seguros do mundo.
9. Singapura (Ásia)
GPI de 1,326
A cidade-estado de Singapura é um destaque no continente asiático. Seus 5,6 milhões de habitantes são os que menos temem a violência em todo o planeta. Menos de 5% dos singapurianos têm medo de serem vítimas de crimes violentos.
10. Japão (Ásia)
GPI de 1,336
O Japão é um dos países mais seguros de toda a Ásia. Segundo o relatório do Global Peace Index, apenas 3% dos japoneses já sofreram ou conhecem alguém que sofreu algum tipo de violência.
11. Suíça (Europa)
GPI de 1,357
A Suíça é considerada uma referência no mundo quando o assunto é segurança. Seus quase 9 milhões de habitantes podem desfrutar de um dos países com melhor índice de Segurança Social do planeta.
12. Canadá (América)
GPI de 1,389
O Canadá é o país mais seguro de toda a América. Por lá, apenas 9% da população acredita que a violência seja um grande perigo em suas vidas. O país americano que mais se aproxima do nível canadense é o Uruguai, em 46.ª posição global.
13. Hungria (Europa)
GPI de 1,411
Neste ano a Hungria não só subiu de posição, mas também de status de segurança. Se no ano passado o país europeu havia se classificado com um GPI alto, neste ano os húngaros conseguiram um espaço na lista dos países mais seguros do mundo. Apesar de inusitado, o país é cheio de oportunidades para estrangeiros e tem um excelente desempenho em todas as categorias avaliadas.
14. Finlândia (Europa)
GPI de 1,439
Mais uma das nações do Norte Europeu a entrar para a lista dos mais seguros e pacíficos é a Finlândia. O país é o 7.º com melhor desempenho em Segurança Social no mundo. Quando se leva em conta o quadro geral, o país caiu na média das notas, mas subiu uma posição. Ou seja, a Finlândia segue entre os países mais seguros do planeta, com índice muito alto no GPI.
15. Croácia (Europa)
GPI de 1,44
Outra novidade na lista dos países mais seguros do mundo é a Croácia. O país faz fronteira com a Eslovênia e tem uma grande região costeira no Mar Adriático. O país conserva até hoje as arquiteturas do período medieval. Atualmente, o país tem cerca de 4 milhões de habitantes e uma taxa de segurança muito elevada.
Onde ficam os países mais seguros do mundo?
Deu para ver que a grande maioria dos países que conseguiram se classificar como tendo segurança muito alta são da Europa, né? De fato, o continente é tido como o lugar mais seguro do mundo.
Apesar de não aparecerem na lista dos mais seguros, outras potências europeias também se classificaram bem. Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido estão entre os 34 países que têm um alto índice de segurança no GPI.
É seguro morar nos Estados Unidos?
Você deve ter reparado que os Estados Unidos não estão na lista dos países de segurança muito alta. Na verdade, o país não entrou nem mesmo para a lista dos que têm alta segurança. Os EUA ficaram com nível baixo no GPI em 2022, em 129.º lugar no ranking geral.
Em 2021, os Estados Unidos ficaram com a 122.ª posição no ranking, duas a menos que no ano anterior. Porém, essa era uma evolução com relação a 2019, quando o país ocupava a 128.ª colocação global. Agora, o índice é o mais baixo desde 2008.
LEIA TAMBÉM — 20 melhores cidades para viver nos Estados Unidos em 2022
Um dos pontos que prejudica a classificação do país é a militarização e os conflitos, tanto internos quanto externos. Os EUA são uma das nações mais militarizadas do mundo, ficando atrás apenas de Israel, da Rússia e da Coreia do Norte.
Além disso, o país passa por um período de instabilidade política e demonstrações de violência. Quem não se lembra da invasão ao Capitólio em janeiro de 2021? Ou então das violências policiais contra pessoas negras que levaram ao movimento Black Lives Matter?
Todos esses fatores contribuíram para que as notas dos EUA fossem apenas medianas nos quesitos de “Conflitos Externos e Internos” e “Segurança Social”. Mas ainda assim as pontuações não foram ruins. O principal problema de segurança do país, segundo o GPI, está na militarização.
E como fica o Brasil?
Em 2022, nós fomos classificados como tendo uma segurança baixa em 130.º lugar. Ou seja, estamos apenas uma posição abaixo dos Estados Unidos. Segundo o GPI, nós somos o 9.º país mais seguro da América do Sul. Já o pódio da parte sul do nosso continente é dominado por Uruguai, Chile e Argentina.
O Brasil está entre os piores em Segurança Social de todo o mundo. Esse critério é um dos que mais influencia na nossa nota final. Porém, o nosso país também não se desempenhou tão bem nos outros critérios. Um destaque é que o Brasil foi melhor que os EUA nos quesitos “Conflitos internos ou externos” e “Militarização”.
O relatório do GPI apontava o brasileiro é o povo que mais se preocupa com a própria segurança. Segundo o relatório do GPI, 82,7% dos brasileiros têm medo de sofrerem ataques violentos. Isso fez com que o nosso país liderasse o ranking dos povos que temem pela própria integridade. Porém, em 2022 esses dados não foram divulgados.
Uma novidade deste ano é a medição de quanto a violência impacta na nossa economia. O Brasil ficou em 53.º lugar entre as nações mais impactadas no âmbito econômico com a violência. A estimativa é que isso o impacto tenha sido de mais de 400 bilhões de dólares em 2021.
Qual é o melhor país para se morar?
Segurança é realmente muito importante. Ainda assim, grandes nações como os Estados Unidos, a Alemanha, a Austrália, a França e o Reino Unido não estão entre os países mais seguros do mundo. Isso não quer dizer que não valha a pena morar nesses lugares. É preciso considerar também as oportunidades que eles oferecem. Pensando nisso, vem conhecer os melhores países do mundo para morar clicando aqui!
Mas se você já se decidiu e sabe para qual país você vai ser mudar, é hora de conhecer a M60, Lá você aprende com especialistas qualé a pode até conquistar seu intercâmbio dos sonhos com bolsa 100%. Faça agora mesmo o seu teste de perfil aqui clicando aqui