A segurança é primordial quando escolhemos nosso destino de viagem. Seja a passeio ou para um intercâmbio, quando temos segurança e nos sentimos confiantes naquele lugar, conseguimos aproveitar muito mais! 

Quando falamos de viajar sozinho(a), para as mulheres a questão da segurança é ainda mais importante. Ela tem um papel ainda mais expressivo na decisão do país de destino.

Por isso, separamos esse guia com os países mais seguros para as mulheres viajarem sozinhas!

(Shai Pal/Unsplash)

Quais países são mais seguros para mulheres? 

Preparamos essa lista com base em um ranking desenvolvido pelo Women’s Danger Index. Essa é uma listagem que elencou os países mais perigosos e os mais seguros para as mulheres que viajam sozinhas. 

Para chegar a esse número foram analisados  indicadores como o número de vítimas de violência física ou sexual, discriminação, feminicídios, equidade de gênero e até mesmo a sensação de segurança nas ruas. 

Esse é um dado importante, já que o número de mulheres que viajam ou que desejam viajar sozinhas tem crescido nos últimos anos. Uma pesquisa realizada em 2018 pela companhia aérea British Airways em todo o mundo indicou que é uma tendência que mulheres desacompanhadas invistam em viagens. 

Outro estudo realizado pela plataforma MaxMilhas apontou que quase 20% do total de viagens foram adquiridas por mulheres sozinhas. 

Portanto, vamos à listagem de melhores países para mulheres viajarem sozinhas:

1. Espanha

A Espanha foi considerada o país mais seguro para mulheres que viajam sozinhas! O país europeu se destaca também por ser o segundo destino mais visitado de todo o mundo, atrás apenas da França, segundo o World Study de 2020.

Nos itens analisados pela pesquisa, a Espanha teve desempenho ótimo com a segurança nas ruas, baixa discriminação legal e baixa violência contra as mulheres. Portanto, para mulheres que estão planejando uma viagem, principalmente para embarcarem sozinhas, a Espanha com certeza merece estar no roteiro.

2. Singapura

Para quem está de olho em viajar para um país asiático, Singapura faturou o segundo lugar de país mais seguro para as mulheres. O Women’s Danger Index indicou excelentes números em diversos critérios e chamou a atenção que 92% das mulheres se sentem seguras ao caminhar sozinhas à noite.

Com mais de 5,686 milhões de moradores, Singapura fica situada ao sul da Malásia. Hoje em dia, a nação é um centro financeiro global com população multicultural. Por lá, o clima é tropical, por isso, também promete fazer muito sucesso entre os turistas.

(Laura Chouette/Unsplash) 

3. Irlanda

Na sequência, temos a Irlanda! Esse é um país europeu localizado na região norte do continente e tem como capital a cidade de Dublin. A Ilha da Esmeralda conquistou níveis baixos de discriminação legal, desigualdade de gênero e violência contra as atitudes das mulheres no estudo. 

A Irlanda é, atualmente, um destino comum entre os brasileiros que querem fazer intercâmbio para aprender inglês. Por isso, também pode ser uma boa escolha na hora de planejar a viagem sozinha. 

4. Áustria 

Na pesquisa, a Áustria teve alguns dos níveis mais baixos de violência sexual e desigualdade de gênero de todos os destinos analisados. Na realidade, a disputa pelo terceiro lugar foi bastante acirrada, já que o país europeu ficou apenas 4 pontos atrás da Irlanda.

Com paisagens montanhescas, arquitetura barroca e história imperial sem dúvidas pode ser um destino muito interessante. Entre seus habitantes famosos do passado, estão Mozart, Strauss e Freud. Além disso, a capital Viena tem todo um charme mais do que especial. 

5. Suíça 

A Suíça teve um desempenho muito bom na pesquisa, principalmente nos indicadores de segurança nas ruas e baixos níveis de homicídio intencional contra mulheres. Os números garantiram à nação europeia com o chocolate mais famoso do mundo o quinto lugar.

Além dos números positivos em relação à segurança, o país também é conhecido por suas estações de esqui e trilhas que são um atrativo a parte para as viagens.

6. Noruega

Em sexto lugar, vem a Noruega. O país escandinavo  alcançou resultados expressivos em baixo número de homicídio contra as mulheres e também na equidade de gênero, por isso, conquistou essa posição.  

A Noruega também é listada  frequentemente nas primeiras posições dos rankings dos melhores países para morar pela qualidade de vida, salários altos, educação de qualidade, entre outros itens. Agora também é citada como um dos melhores lugares para mulheres que viajam sozinhas.

7. Portugal

Além da facilidade do idioma, Portugal também tem a segurança para as mulheres como um ponto super positivo para mulheres que estão planejando viajar sozinhas. A nação europeia garantiu o resultado por conta de boas ações realizadas para combater a violência de gênero, baixa discriminação legal e ainda número reduzido de violência contra as mulheres. 

O país, situado às margens do Oceano Atlântico, também conta com outros atrativos para os turistas, como a arquitetura histórica e a gastronomia rica em pratos tradicionais. 

(Agnieszka Boeske/Unsplash)

8. Croácia

Mais um país europeu no ranking de países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas! O oitavo lugar ficou com a Croácia — que abrange mais de mil ilhas. A nação apresentou números baixos de homicídio contra as mulheres e violências, enquanto também indicou boas medidas de combate às desigualdades.

Por essa razão, mulheres que estão viajando sozinhas pela Europa podem também embarcar com mais tranquilidade para a Croácia. Pelo grande número de ilhas, uma boa pedida é para velejar e conhecer o litoral.

9. Canadá

O nono lugar do ranking de países mais seguros para mulheres ficou com o frio país norte-americano: Canadá. Destino muito buscado por quem quer estudar ou trabalhar fora, o país com mais de 38 milhões de habitantes se destacou principalmente pelo combate à desigualdade de gênero e atitudes contra a violência. 

A nação berço de Jim Carrey não é segura apenas para mulheres. É que os dados do Numbeo indicam que lá é o país do continente americano mais seguro, com uma qualidade de vida excelente.

10. Polônia

Fechando a lista dos 10 países mais seguros para mulheres que viajam sozinhas, temos a Polônia. Mais um país europeu compondo a lista e, dessa vez, os indicadores apontaram que o país não registra altos números de violência ou feminicídio por parceiros ou não parceiros.

A Polônia é um país desenvolvido com economia avançada e com padrões de vida elevados — o que mostra que também é um ótimo destino!

Como mulheres podem estar seguras viajando sozinhas?

Aqui, conferimos os 10 países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas, segundo o levantamento do Women’s Danger Index. É importante reforçar que o estudo considerou os números de violência contra a mulher, sensação de segurança nas ruas e até mesmo quais ações os países tomam para combater a desigualdade de gênero.

Vale lembrar que apesar de países muito seguros terem sido citados no ranking, é fundamental manter medidas de segurança, quando viajamos sozinhos. Inclusive, por aqui, você pode conferir dicas para ficar mais seguro e perder o medo de viajar sozinho(a).