BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

5 países que falam inglês e você não sabia

Quando a gente pensa sobre os países que falam inglês, logo vem à mente lugares como os Estados Unidos, a Inglaterra, o Canadá e a Austrália. Não é à toa que esses são os principais destinos de quem quer aprender inglês fora do Brasil. Mas você sabia que existem mais de 70 países que falam inglês como primeira ou segunda língua? Hoje você vai conhecer alguns lugares que, provavelmente, você não fazia ideia que falavam o idioma.

Quais países no mundo falam inglês?

O inglês é considerado uma língua franca. Isso quer dizer que em qualquer lugar do planeta que você vá é provável que encontre alguém que saiba falar o idioma. Segundo dados do Ethnologue 200, 1,348 bilhão de pessoas ao redor do mundo falam inglês.

Esses números fazem com que o inglês seja a língua mais falada do mundo, à frente do mandarim (com 1,12 bilhão de falantes), do hindi (com 600 milhões) e do espanhol (com 543 milhões). A língua portuguesa, que também está entre as 10 línguas mais faladas, tem apenas 258 milhões de falantes espalhados pelo planeta.

Essa situação muda um pouco se analisarmos apenas a população que fala inglês como língua primária. Mesmo assim, o inglês continua entre as primeiras posições. Cerca de 370 milhões de pessoas usam o idioma como língua nativa, perdendo apenas para o mandarim (1,1 bilhão) e para o espanhol (471 milhões).

Ou seja, a maior parte das pessoas que falam inglês não nasceram em países que têm o idioma como língua nativa. Parte do sucesso se dá pela influência cultural e econômica dos países de língua inglesa, em especial os Estados Unidos. Porém, a maior parte dos países que têm o inglês como primeira língua foram ex-colônias britânicas.

Como a colonização do Reino Unido se espalhou por todo o mundo, temos países que falam inglês em todos os cinco continentes. Aqui trouxemos exemplos em cada um deles. Confira 5 países que falam inglês e você, provavelmente, não sabia!

1 - Gana (África)

Gana é um país no Oeste do continente africano. Seu nome significa “guerreiro” e o povo do Império de Gana dominou grande parte da África Ocidental durante o período da Idade Média. Porém, com o século XV vieram as grandes navegações europeias e o povo de Gana teve contato com os portugueses.

Portugal estabeleceu que o território de Gana seria a Costa do Ouro portuguesa e começaram a explorar as riquezas locais. Nos anos seguintes o lugar passou pelo domínio de vários países europeus até que o Reino Unido tomou a região em 1874.

TESTE: Será que você se sai bem neste teste sobre a África?

A partir daí até 1957 Gana foi uma colônia britânica, conhecida como British Gold Coast. O país foi o primeiro território africano a se libertar do domínio europeu. Uma das marcas de sua independência é o retorno do nome Gana, em homenagem ao antigo império ganês. Porém, o único idioma oficial do país segue sendo o inglês.

Gana é um dos países que falam inglês(foto: Rjruiziii/Wikimedia Commons)

2 - Belize (América)

Belize é um pequeno país na América Central que faz fronteira com o México e com a Guatemala. Apesar de seus vizinhos terem influência hispânica, Belize foi colonizado pelo Reino Unido. Sua independência foi declarada em 1981, mas até hoje o país tem a rainha britânica, Elizabeth II, como sua soberana e chefe de Estado.

Família real: onde estudaram os parentes de Elizabeth II

Antes disso, porém, a região era dominada pelo povo Maia. Algumas das primeiras cidades dessa civilização foram encontradas por lá. A partir do século XVII, Belize fez parte dos territórios espanhóis na América. Porém, o lugar só foi realmente colonizado pelos europeus com a chegada de alguns marinheiros ingleses em 1638.

Apesar de ter uma população bem pequena, Belize reúne várias culturas. Além das influências britânicas, o lugar tem forte influência espanhola por causa de seus vizinhos e também do povo maia. Um dos maiores atrativos de Belize é sua natureza com lindas praias e florestas muito ricas.

Belize é um dos países que falam inglês(foto: hunterfoy/Pixabay)

3 - Singapura (Ásia)

Singapura é um dos países com melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Ásia. Um dos motivos para isso é a educação de alta qualidade. Singapura tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo em nível básico e também a melhor universidade de todo o continente asiático.

Por dentro da Universidade Nacional de Singapura: a melhor da Ásia

Apesar de hoje ser um país desenvolvido, Singapura tem um passado de dominação colonial. Vários impérios disputaram o conjunto de 63 ilhas que hoje formam a Cidade-Estado. Um dos que permaneceu por mais tempo foi o império britânico.

O Reino Unido começou a ocupar a região em 1819. Cinco anos mais tarde, os britânicos conseguiram o controle completo do lugar. Em 1959,a ilha se desvinculou do domínio inglês e se uniu a outros territórios para formar a Malásia. Porém, Singapura se tornou totalmente independente alguns anos mais tarde.

Mesmo sendo uma cidade-estado livre, o povo de Singapura ainda preserva várias relações com os britânicos. Além do idioma inglês, que é o oficial do país, os alunos singapurenses precisam fazer uma versão da prova dos A-levels, do Reino Unido, para ingressar na universidade. 

Singapura é um dos países que falam inglês(foto: Jota @ BRAZIL/Flickr)

4 - Malta (Europa)

Achou que nenhum país falava inglês na Europa fora o Reino Unido e a Irlanda? Pois é, a maioria das pessoas não sabe, mas a República de Malta é um dos países europeus que têm o inglês como língua co-oficial.

As ilhas Maltesas ficam no sul da Europa, no Mar Mediterrâneo. O território do país é bem pequeno (316 km²), um dos menores do continente. Porém, sua localização era considerada estratégica desde os tempos da Antiguidade. Por isso, vários povos disputaram o território de Malta, como os gregos, os árabes, os franceses e, por fim, os britânicos.

Malta se tornou uma colônia britânica em 1814, como parte de um acordo entre o Reino Unido e a França. O país só conseguiu sua independência em 1964. Dez anos depois, as ilhas se tornaram a República de Malta.

Além do inglês, Malta  tem como língua oficial o maltês. Como as ilhas passaram por muitas denominações, o idioma sofreu influências de vários outros, como o italiano, o árabe e o inglês.

Malta é um dos países que falam inglês(foto: Michelle Raponi/Pixabay)

5 - Ilhas Salomão (Oceania)

Além da Austrália e da Nova Zelândia, as Ilhas Salomão são mais um dos países da Oceania que têm o inglês como idioma oficial. Assim como os outros países desta lista, as Ilhas também foram uma colônia britânica.

Na verdade, o arquipélago que formam as Ilhas Salomão são ocupados há milhares de anos pelos povos locais. Além disso, não foram os ingleses os primeiros a chegarem por lá. No século XVI os espanhóis descobriram o arquipélago e o batizaram com o nome que leva até hoje.

Os britânicos só dominaram a região em 1893. A partir daí o lugar passou a ser chamado de Protetorado Britânico das Ilhas Salomão. O nome só voltou a ser apenas Ilhas Salomão quando a região se tornou independente do Reino Unido na segunda metade da década de 1970. Uma das influências que permanece até hoje é o idioma inglês.

As Ilhas Salomão são um dos países que falam inglêsHoniara é a capital das Ilhas Salomão (foto: Jenny Scott/Flickr)

Aprenda inglês no exterior com a UDI

Inglês é uma língua chave para ser bem-sucedido hoje em dia. E que maneira melhor de aprender o idioma do que nos países que falam inglês? Se você também pensa assim, tem que conhecer a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Com ela você aprende sobre mais de 60 modalidades de intercâmbio para deixar o seu inglês super afiado estudando no exterior! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

05 Set 2021

Postagens recentes