O Brasil caminha para a terceira onda da pandemia de Covid-19. Enquanto em outros países, como os Estados Unidos, os vacinados podem andar sem máscara, no Brasil, apenas pouco mais de 10% da população está totalmente protegida do coronavírus. Por isso mesmo, muitos países têm restrições para viajantes brasileiros. Mas, você sabe para onde os brasileiros podem viajar na pandemia? Neste post vamos apresentar uma lista completa dos países com restrições leves e discutir quando os outros podem abrir suas fronteiras para nós.
Quais países estão abertos para os brasileiros?
Com a pandemia de Covid-19, os lugares para onde os brasileiros podem viajar ficaram muito restritos. Mas essa é uma realidade que afeta várias nações do mundo. É exatamente por isso que grandes sites de viagem internacionais criaram plataformas atualizadas diariamente que avaliam as restrições a viajantes de diversas nacionalidades.
Segundo o mecanismo do Skyscanner, apenas três países estão abertos para brasileiros: México, Costa Rica e Macedônia do Norte. Já de acordo com o Kayak, também estão nessa lista Albânia e República Dominicana. Essa diferença acontece porque os critérios dos dois medidores são um pouco diferentes.
No caso da Albânia, por exemplo, as pessoas com sintomas de Covid têm que cumprir quarentena na chegada. Por isso, o Skyscanner considera o país um destino com restrições moderadas. Enquanto na República Dominicana todos os viajantes passarão por testes de temperatura e, caso algum sintoma de Covid-19 seja identificado, eles deverão fazer teste de PCR e ficar em isolamento até que o resultado negativo para a doença seja confirmado.
Os países que estão realmente abertos para os brasileiros não exigem nenhum tipo de quarentena ou teste de saúde, porém mesmo eles podem ter algumas exigências.
México
Os mexicanos permitem que cidadãos de quase todos os países cruzem suas fronteiras. Por lá, a vacinação já foi feita em mais de 16% da população e os casos estão em queda de 22%. Antes de viajar é preciso preencher um formulário que deve ser apresentado no desembarque.
O México é um dos poucos países abertos para os brasileiros. (Foto: Digo Delso)
Costa Rica
Este país também exige que os visitantes brasileiros preencham um formulário 72 horas antes de sair do Brasil. Nesse “passe de saúde”, como é chamado, também é preciso informar os dados do seguro saúde que cubra os gastos em caso de contaminação pelo vírus. Na Costa Rica, mais de 14% das pessoas foram imunizadas, mas os casos de Covid-19 sofreram uma alta de 6%.
Macedônia do Norte
Neste país europeu os viajantes podem entrar praticamente sem restrições. São feitas aferições de temperatura e uma avaliação visual. Pode ser exigido um exame PCR caso os critérios anteriores indiquem possibilidade de Covid. No país, cerca de 9% da população já foi vacinada e os casos da doença caíram 17%.
Apesar de existirem países que não exijam teste de PCR ou quarentena no desembarque, o Brasil exige que todos aqueles que estão retornando para cá façam o teste nas últimas 72h fora do país. Esse teste deve ser apresentado no embarque para casa.
Brasileiros podem viajar para os Estados Unidos?
A princípio, brasileiros não podem viajar para os Estados Unidos, mas existem algumas exceções. Residentes e estadunidenses podem entrar no país. Ainda assim, mesmo eles precisam apresentar um teste negativo para Covid-19 feito nas 72 horas anteriores ao voo. Outra possibilidade é apresentar provas de que já teve a doença nos 90 dias que antecederam a viagem.
15 tipos de visto americano para brasileiros
Outra exceção foi feita recentemente para estudantes brasileiros que já possuem visto para estudar nos Estados Unidos. Se você quer saber se você se enquadra nessas regras, pode ler mais a respeito disso clicando aqui.
Quando brasileiros poderão entrar na Europa?
Na verdade, os brasileiros já podem entrar na Europa por motivos considerados “essenciais”. Isso significa viagens de estudos ou negócios que não podem ser feitos remotamente. Pessoas que são filhos ou casadas com cidadãos europeus também costumam poder entrar. Além disso, países como a Alemanha permitem a entrada de profissionais de saúde.
Mesmo que nem todas as viagens sejam proibidas, o turismo está suspenso para a maioria das pessoas vindas de países de fora da União Europeia. Porém, com a popularização da vacina, a ideia é retomar a atividade turística na UE para quem já foi totalmente imunizado e venha de países com uma baixa proporção de doentes por 100 mil habitantes.
Essas regras podem não ser aplicadas a todos os países do bloco. Cada uma das nações é livre para implementar medidas mais duras, se quiserem. De toda forma, os brasileiros não devem ser beneficiados. Isso porque o nosso país tem um alto número de mortes e uma baixa taxa de imunização. Até que essa situação se reverta, nada de fazer turismo pela Europa.
Existem outros países para onde os brasileiros podem viajar?
Em torno de 90 países permitem a entrada de brasileiros com restrições moderadas. Segundo o Kayak, o total é de 88, enquanto o Skyscanner aponta 91, lembrando que Albânia e República Dominicana estão nesta lista. Excluindo essas duas nações, ficam 89 países abertos, mas com restrições.
A maioria desses destinos ficam na África e na América do Sul, como a África do Sul e o Paraguai. Mas também existem exceções em outros continentes. Na Europa, países como Croácia, Ucrânia e Romênia permitem o acesso de brasileiros e na Ásia um exemplo de país aberto, mesmo que com restrições, é a Tailândia.
Intercâmbio com a UDI
Agora você já sabe para onde os brasileiros podem viajar. Infelizmente, por enquanto, não temos muitas opções de países disponíveis. Mas, enquanto tudo isso não passa, que tal se preparar para estudar fora do país? Geralmente, esse processo é demorado, mas ele pode se tornar mais simples com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Conte com a ajuda de quem já mandou milhares de alunos para as melhores instituições de ensino do mundo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.