Quando o assunto são as universidades da Califórnia, provavelmente a primeira instituição que você lembra é Stanford ou até mesmo o Caltech, certo? Mas essas não são as únicas ótimas opções no estado. Semana passada já falamos da UC Berkeley, e nessa semana vamos falar da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mais conhecida como UCLA. Venha saber mais sobre essa instituição agora!
Quando e como surgiu a UCLA?
Em comparação com outras universidades dos EUA, a UCLA é uma instituição relativamente nova, tendo sido fundada em 1919. Suas origens, no entanto, remetem ao ano de 1881, com a criação da Los Angeles State Normal School.
1919 foi o ano em que a então escola se transformou em uma unidade constituinte da Universidade da Califórnia, uma grande instituição subdivida em vários campi não independentes. O nome atual, no entanto, veio apenas em 1927.
Durante os seus primeiros 32 anos como parte da Universidade da Califórnia, a UCLA era tratada como um departamento externo da instituição e o seu reitor, por exemplo, devia se reportar ao campus principal situado em Berkeley. Essa situação começou a melhorar em 1951, quando a UCLA foi formalmente elevada ao status de co-igual à UC Berkeley.
Atualmente, assim como todas as instituições constituintes da Universidade da Califórnia, a UCLA é considerada uma universidade semiautônoma com gestão própria.
Conheça as melhores universidades da Califórnia
Pela sua proximidade com Hollywood, a UCLA é especialmente conhecida como um cenário bastante popular para locação de filmes. Já foram gravados por lá, por exemplo, os filmes Legalmente Loira (2001), Erin Brockovich (2000), American Pie 2 (2001), Duro Aprendizado (1995), O Dono da Festa (2002) e As Apimentadas - Mandando Ver (2004).
Como é o campus da UCLA?
O campus da UCLA fica localizado na parte oeste de Los Angeles e conta com 163 prédios espalhados em uma área de aproximadamente 170 hectares. Em termos de tamanho, é o segundo menor dos 10 campi que formam o Sistema da Universidade da Califórnia, mas é o maior em número de matrículas. A instituição faz fronteira com áreas famosas da cidade, como Beverly Hills (a leste), Bel-Air (ao norte) e Brentwood (a oeste).
O campus é informalmente dividido em duas partes: a norte e a sul. A parte norte é o núcleo original da universidade e conta com prédios em estilo mais tradicional, geralmente revestidos de tijolos. Por lá estão concentrados os cursos nas áreas de Humanidades, Direito, História, Ciências Sociais e Negócios.
Já a parte sul abriga os programas de Engenharia, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas, Ciências da Vida e Saúde, além do Ronald Reagan UCLA Medical Center, o principal hospital da universidade. Essa parte do campus conta com uma diversidade maior de estilos arquitetônicos.
Como é a organização interna da UCLA?
A UCLA é dividida internamente em 19 grandes unidades, sendo 11 de graduação e 9 de pós-graduação. Confira:
Graduação:
- Faculdade de Letras e Ciências
- Divisão de Ciências Sociais
- Divisão de Humanidades
- Divisão de Ciências Físicas
- Divisão de Ciências da Vida
- Escola de Artes e Arquitetura
- Escola de Enfermagem
- Escola de Música Herb Alpert
- Escola de Teatro, Filme e Televisão
- Escola de Engenharia e Ciência Aplicada Henry Samueli
Pós-Graduação:
- Escola de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Informação
- Escola de Direito
- Escola de Negócios Anderson
- Faculdade de Odontologia
- Escola de Medicina David Geffen
- Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano
- Escola de Saúde Pública Jonathan and Karin Fielding
Outras duas unidades – a Escola de Enfermagem e a Escola de Relações Públicas Luskin – operam tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação. Ao todo, são oferecidos 337 programas de graduação e pós em todas essas unidades.
Como a UCLA se posiciona nos rankings internacionais?
De acordo com o QS World University Rankings 2022, a UCLA é a 40ª melhor universidade do mundo, na frente por exemplo de instituições como a Universidade de Nova York e a Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Já quando consideramos apenas as instituições americanas, a universidade ocupa o 15º lugar, ficando melhor posicionada que instituições como a Duke, a Carnegie Mellon e Brown, uma das Ivy Leagues.
Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da UCLA são, respectivamente: Geografia, Psicologia, Medicina, Linguagens Modernas, Sociologia, Artes, Inglês e Literatura, Antropologia, Ciências da Vida, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas e História.
O maior destaque da UCLA, no entanto, se dá no ranking de empregabilidade da QS, que analisa as universidades melhor avaliadas pelo mercado de trabalho. Nesse levantamento, a UCLA ocupa um impressionante terceiro lugar mundial, na frente até mesmo de instituições como Harvard, Oxford, Yale e Cambridge!
Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a UCLA se sai ainda melhor, figurando na 15ª posição entre as melhores universidades do mundo.
Quais são os números da UCLA?
A UCLA tem aproximadamente 46 mil alunos, sendo quase 32 mil de graduação e cerca de 13 mil de pós-graduação. Para dar conta de tanta gente, a universidade conta com um corpo docente formado por pouco mais de 4 mil professores e mais de 26 mil funcionários administrativos.
Em termos financeiros, a UCLA também se destaca, com um orçamento de 7.5 bilhões de dólares em 2019, e um endowment de 5.39 bilhões de dólares no mesmo ano.
A taxa média de aprovação de novos alunos na UCLA gira em torno de 14%, o que é um pouco maior, por exemplo, que instituições da Ivy League como Harvard (5%), Princeton (5%) e Yale (6%).
Quais são os cursos da UCLA?
A UCLA oferece mais de 125 majors e 90 minors de graduação, além de uma vasta oferta de programas de mestrado e doutorado. Confira a lista completa abaixo:
Majors de graduação |
Estudos Afro-Americanos - Estudos Africanos e do Oriente Médio - Estudos Indiano-Americanos - Literatura e Cultura Americanas - Antigo Oriente Próximo e Egiptologia - Antropologia - Antropologia Árabe - História da Arte - Estudos Asiático-Americanos - Humanidades - Línguas e Linguísticas Asiáticas - Religiões Asiáticas - Estudos Asiáticos - Astrofísica - Ciências Atmosféricas e Oceânicas - Ciências Atmosféricas e Oceânicas/Matemática - Bioquímica - Biologia - Biofísica - Economia de Negócios Línguas e Culturas da Europa Central e Oriental - Química - Química/Ciência dos Materiais - Estudos Mexicanos - Chinês - Civilização Clássica - Ciência do Clima Ciência Cognitiva - Comunicação - Literatura Comparada - Biologia Computacional e de Sistemas - Ciências da Terra e Ambientais - Ecologia, Comportamento e Evolução - Economia - Inglês - Ciência Ambiental - Línguas Europeias e Estudos Transculturais - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Francês e Francófono - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Alemão - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Italiano - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Escandinavo - Estudos Europeus - Estudos de Gênero - Geografia - Geografia/Estudos Ambientais - Geologia - Geologia/Engenharia - Geologia - Geofísica - Estudos Globais - Grego - Grego e Latim - História - Biologia Humana e Sociedade - Estudos de Desenvolvimento Internacional - Estudos Iranianos - Japonês - Estudos Judaicos - Coreano - Estudos de Trabalho - Latim Estudos Latino-Americanos - Linguística - Linguística e Antropologia - Linguística, Línguas e Culturas Asiáticas - Linguística e Ciência da Computação - Linguística e Inglês - Linguística e Francês - Linguística e Italiano - Linguística e Filosofia - Linguística e Psicologia - Linguística e Línguas Escandinavas - Linguística e Espanhol - Linguística Aplicada - Biologia Marinha - Matemática - Matemática Aplicada - Matemática/Ciências Aplicadas - Matemática e Teoria de Dados - Matemática/Economia - Matemática e Finanças Atuariais - Matemática Para o Ensino - Matemática da Computação - Microbiologia, Imunologia e Genética Molecular - Estudos do Oriente Médio - Biologia Molecular, Celular e de Desenvolvimento - Neurociência - Estudos Nórdicos - Filosofia - Física - Ciências Fisiológicas - Ciência Política - Estudos Portugueses e Brasileiros - Psicobiologia - Psicologia - Religião, Estudo de Língua e Literatura Russa - Estudos Russos - Sociologia - Espanhol - Espanhol e Comunidade e Cultura - Espanhol e Linguística - Espanhol e Português - Estatística |
Minors de graduação |
Contabilidade - Estudos Afro-Americanos - Estudos Africanos e do Oriente Médio - Estudos Africanos - Estudos Indiano-Americanos - Oriente Antigo Próximo e Egiptologia - Antropologia - Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento - Estudos Árabes e Islâmicos - Estudos Armênios - História da Arte - Estudos Asiático-Americanos - Humanidades Asiáticas - Línguas Asiáticas - Ciências Atmosféricas e Oceânicas - Bioinformática - Pesquisa Biomédica - Saúde Cerebral e Comportamental - Estudos da Europa Central e Oriental - Estudos da América Central - Estudos Mexicanos - Civilização Clássica - Ciência Cognitiva - Envolvimento da Comunidade e Mudança Social - Literatura Comparada - Biologia de Conservação - Humanidades Digitais - Estudos de Deficiência - Ciências da Terra e Ambientais - Estudos do Leste Asiático - Estudos Educacionais - Inglês - Empreendedorismo - Engenharia Ambiental - Sistemas Ambientais e Sociedade - Etnomusicologia - Línguas Europeias e Estudos Transculturais - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Francês e Francófono - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Alemão - Línguas Europeias e Estudos Transculturais com Italiano - Estudos Europeus - Medicina Evolutiva - Cinema, Televisão e Mídia Digital - Estudos de Alimentos - Estudos de Gênero - Geoquímica - Geografia - Geografia/Estudos Ambientais - Geologia - Geofísica e Física Planetária - Sistemas e Tecnologias de Informação Geoespacial - Gerontologia - Saúde Global - Estudos Globais - Grego - Estudos Hebraicos e Judaicos - História - História da Ciência, Tecnologia e Medicina - Estudos de Migração Internacional - Estudos Iranianos - Estudos de Israel - Estudos de Trabalho - Latim - Estudos Latino-Americanos - Estudos Sobre Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Queer - Linguística - Literatura e Meio Ambiente - Biologia Matemática - Matemática - Matemática Para o Ensino - Estudos Mexicanos - Estudos do Oriente Médio - Musicologia - Indústria da Música - Neurociência - Filosofia - Estudos Filipinos - Estudos Portugueses e Brasileiros - Escrita Profissional - Relações Públicas - Saúde Pública - Estudos da Religião - Língua Russa - Literatura Russa - Estudos Russos - Escandinavo - Educação Científica - Ciência de Dados Sociais - Pensamento Social - Sociedade e Genética - Estudos do Sul da Ásia - Estudos do Sudeste Asiático - Espanhol - Linguística Espanhola - Estatistica - Biologia Estrutural - Biologia de Sistemas - Teatro - Estudos Urbanos e Regionais - Educação em Artes Visuais e Performáticas |
Mestrados |
Engenharia Aeroespacial - Estudos Afro-Americanos - Estudos Africanos - Estudos Indiano-Americanos - Arquitetura - Arquitetura e Design Urbano - Arte - Estudos Asiático-Americanos - Astronomia e Astrofísica - Ciências Atmosféricas e Oceânicas - Bioengenharia - Biologia - Biomatemática - Bioestatística - Engenharia Química - Investigação Coreográfica - Engenharia Civil - Pesquisa Clínica - Ciências da Saúde Comunitária - Ciência da Computação - Conservação do Patrimônio Cultural - Design e Artes Midiáticas - Estudos do Leste Asiático - Economia Quantitativa - Educação - Engenharia de Produção - Engenharia Elétrica e de Computação - Engenharia - Engenharia Aeroespacial - Engenharia de Rede de Computadores - Engenharia Elétrica - Engenharia de Materiais Eletrônicos - Engenharia de Circuitos Integrados - Engenharia Mecânica - Engenharia de Produção e Design - Engenharia de Ciência de Materiais - Engenharia Mecânica - Engenharia de Processamento de Sinais e Comunicações - Engenharia de Materiais Estruturais - Ciências da Saúde Ambiental - Epidemiologia - Saúde Pública - Cinema e Televisão - Aconselhamento Genético - Geoquímica - Geologia - Geofísica e Física Espacial - Línguas Germânicas - Grego - Política e Gestão de Saúde - Administração de Saúde - Estudos Indo-Europeus - Estudos Islâmicos - Italiano - Latim - Estudos Latino-Americanos - Biblioteconomia e Ciência da Informação - Engenharia Financeira - Administração de Empresas - Administração de Negócios para Ásia-Pacífico - Análises de Negócios - Sistemas e Tecnologias de Informação Geoespacial Aplicada - Estudos Jurídicos - Saúde Pública Para Profissionais de Saúde - Ciência e Tecnologia Quântica - Ciências Sociais - Ciência e Engenharia de Materiais - Matemática - Microbiologia, Imunologia e Genética Molecular - Biologia Molecular - Biologia Molecular, Celular e de Desenvolvimento - Música - Línguas e Culturas do Oriente Próximo - Enfermagem - Biologia Oral - Física e Biologia na Medicina - Ciências Fisiológicas - Português - Saúde Pública - Políticas Públicas - Escandinavo - Línguas e Culturas Eslavas, do Leste Europeu e da Eurásia - Bem-estar Social - Espanhol - Estatística - Estatística Aplicada - Ensino de Línguas Asiáticas - Planejamento Urbano e Regional - Teatro |
Doutorados |
Engenharia Aeroespacial - Antropologia - Arqueologia - Arquitetura - História da Arte - Línguas e Culturas Asiáticas - Astronomia e Astrofísica - Ciências Atmosféricas e Oceânicas - Bioquímica, Biologia Molecular e Estrutural - Bioengenharia - Bioinformática - Biologia - Biomatemática - Bioestatística - Engenharia Química - Química - Estudos Mexicanos - Engenharia Civil - Estudos Clássicos - Comunicação - Ciências da Saúde Comunitária - Literatura Comparada - Ciência da Computação - Conservação da Cultura Material - Cultura e Performance - Economia - Educação - Liderança Educacional - Engenharia Elétrica e de Computação - Inglês - Meio Ambiente e Sustentabilidade - Ciências da Saúde Ambiental - Ciência e Engenharia Ambiental - Epidemiologia - Etnomusicologia - Cinema e Televisão - Estudos Franceses e Francófonos - Estudos de Gênero - Geoquímica - Geografia - Geologia - Geofísica e Espaço - Física - Línguas Germânicas - Política e Gestão de Saúde - Línguas e Literaturas Hispânicas - História - Genética Humana - Estudos Indo-Europeus - Estudos de Informação - Estudos Islâmicos - Italiano - Linguística - Gestão - Ciência e Engenharia de Materiais - Matemática - Engenharia Mecânica - Microbiologia, Imunologia e Genética Molecular - Farmacologia Molecular e Médica - Biologia Molecular - Toxicologia Molecular - Biologia Molecular, Celular e de Desenvolvimento - Fisiologia Molecular, Celular e Integrativa - Música - Musicologia - Línguas e Culturas do Oriente Próximo - Neurociência - Enfermagem - Prática de Enfermagem - Biologia Oral - Filosofia - Física - Física e Biologia na Medicina - Ciência Política - Psicologia - Saúde Pública - Línguas e Culturas Eslavas, do Leste Europeu e da Eurásia - Bem-estar Social - Sociologia - Educação Especial - Estatística - Estudos de Teatro e Performance - Planejamento Urbano |
Quanto custa para estudar na UCLA?
Assim como na UC Berkeley e em todas as outras instituições do sistema Universidade da Califórnia, os valores anuais cobrados para estudantes estrangeiros e de outros estados dos EUA são maiores do que os valores cobrados para estudantes nascidos no estado da Califórnia. Isso por conta de um acréscimo total de quase 30 mil dólares (mais exatamente $29,754).
Os demais gastos são iguais para todos os estudantes e se dividem da seguinte forma:
- Taxas de mensalidades: $13,258
- Plano alimentar completo: $16,763
- Livros e outros materiais: $1,404
- Seguro saúde: $2,799
Além dessas despesas fixas, a UCLA também faz uma estimativa de gastos com transporte (no valor de $606) e despesas pessoais ($1,467), embora esses sejam custos que podem variar bastante de acordo com o estilo de vida de cada estudante.
Outra informação importante é que o seguro saúde acima é o UC SHIP, que é o seguro próprio da UCLA. No entanto, estudantes que já contarem com outro seguro com o mesmo nível de cobertura não são obrigados a utilizar o UC SHIP.
Ao todo, considerando todas as despesas descritas acima, um estudante estrangeiro da UCLA que vive dentro do campus da instituição gasta em torno de $66,051 por ano, o que dá pouco mais de 264 mil dólares por um curso de graduação de quatro anos.
Atenção: a UCLA não disponibiliza bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. No entanto, é possível buscar por auxílios através de patrocinadores privados ou de departamentos específicos da instituição.
Como entrar na UCLA?
O processo seletivo da UCLA é baseado em treze critérios que incluem realizações quantitativas e qualitativas, acadêmicas e pessoais do aluno, juntamente com a consideração do contexto dessas realizações e as oportunidades oferecidas a cada candidato ao longo de sua jornada pessoal e acadêmica.
Entre os critérios avaliados estão:
- O registro completo de realizações do candidato no trabalho preparatório para a faculdade ao longo do seu Ensino Médio;
- Qualidades pessoais como capacidade de liderança, caráter, motivação, tenacidade, iniciativa, originalidade, criatividade, independência intelectual, responsabilidade, visão, maturidade e preocupação demonstrada pelos outros e pela comunidade;
- As prováveis contribuições que o candidato pode trazer para a vitalidade intelectual e cultural da UCLA;
- Participação em atividades de enriquecimento acadêmico ou em qualquer outro tipo de atividade intelectual ou criativa (serviço comunitário, atletismo, artes cênicas, etc.);
- As dificuldades e circunstâncias enfrentadas pelos candidatos ao longo da sua vida e como ele respondeu ou superou tais desafios.
Além disso, algumas escolas da UCLA dão peso maior para o desempenho dos candidatos em áreas específicas. A Escola de Engenharia e Ciência Aplicada Henry Samueli, por exemplo, avalia de perto as notas do Ensino Médio dos candidatos em Matemática e Ciências. A Escola de Enfermagem também dá um peso maior para essas duas disciplinas, além de exigir um formulário suplementar próprio, além da inscrição padrão.
Já as escolas de Artes e Arquitetura, Música e Teatro, Filme e Televisão, exigem, além das inscrições, o envio de portfólio ou participação de audições para comprovação dos talentos dos candidatos.
Como forma de sustentar a aplicação, a UCLA exige que os candidatos envie documentos como teste de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou Duolingo English Test), histórico de notas do Ensino Médio e cartas de motivação (em alguns casos). O envio de notas do SAT ou ACT está categorizado como optativo até 2024. Já a utilização do Duolingo English Test está permitida até 2022, e a instituição estuda aceitá-lo também em 2023.
Quais famosos estudaram na UCLA?
Entre os seus ex-alunos mais destacados estão 17 vencedores do Nobel (entre estudantes e pesquisadores) e nomes famosos da cultura popular como os atores Ben Stiller, James Dean, Mayim Bialik e James Franco; os músicos Sara Bareilles, Jim Morrison e Adam Levine; e o direto Francis Ford Coppola, conhecido por filmes icônicos como Apocalypse Now e O Poderoso Chefão.
Já entre os seus professores, a UCLA teve ninguém menos que Angela Davis, uma das maiores ativistas da história dos Estados Unidos.
Se você gostou da UCLA, clique aqui para conferir 15 motivos que vão te convencer de uma vez por todas a estudar por lá.
Qual a melhor faculdade de Los Angeles?
Sem sombra de dúvidas, a UCLA é a melhor e mais importante universidade da cidade de Los Angeles. Mas por lá é possível encontrar outras opções de boas instituições públicas e privadas, como a Universidade Estadual da Califórnia em Los Angeles (CSULA), a Universidade do Estado da Califórnia em Northridge (CSUN) e a Universidade do Sul da Califórnia (USC). Para conferir a lista completa com todas as instituições de ensino superior da cidade clique aqui.
Universidade do Intercâmbio
Gostou de conhecer mais sobre a UCLA e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!