Quem já não ouviu falar da Universidade Harvard? Ela é, com certeza, uma das instituições de ensino superior mais icônicas do mundo. Por isso mesmo, o sonho de muitos brasileiros que querem estudar no exterior é conseguir uma vaga por lá. Mas como fazer isso? Leia este texto até o final e descubra!
Por que estudar na Universidade Harvard?
Sem dúvidas, a Universidade Harvard é uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo. Mas será que ela é a universidade certa para você? Separamos algumas informações para que você avalie as principais vantagens da mais antiga universidade dos Estados Unidos.
1. É uma universidade com muita tradição
Não dá para negar que Harvard tem uma longa história. A instituição já tem quase 400 anos, tendo sido fundada ainda em 1636, na cidade de Cambridge, pela Assembleia Estadual de Massachusetts. Nessa época, os EUA ainda nem eram um país independente.
O nome da Universidade Harvard vem do ministro John Harvard de Charlestown, que deixou sua biblioteca e metade de sua propriedade para a instituição após sua morte, em 1638. Até hoje uma escultura do ministro toda feita em bronze fica exposta no pátio em frente ao prédio da reitoria do Harvard College, uma das faculdades da universidade.
Estátua de John Harvard
Porém, o mais impressionante sobre Harvard não é o fato de ela ter sido a primeira Universidade dos EUA, mas de ela ter se mantido relevante durante todo esse tempo. Afinal, nem todas as mais antigas universidades do mundo continuam tão relevantes hoje em dia.
2. Tem um desempenho excelente nos rankings universitários
Todo esse prestígio se traduz no ótimo desempenho da Universidade Harvard nos principais rankings internacionais de avaliação universitária. No QS World University Rankings 2022, por exemplo, a instituição ocupa a 3.ª posição entre as melhores universidades do país e a 5.ª no ranking global.
Já na avaliação da Times Higher Education (THE) de 2022, Harvard se classifica como a segunda melhor universidade do mundo, atrás da Universidade de Oxford, no Reino Unido; e empatada com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), também dos EUA.
Além do desempenho geral da universidade, Harvard também tem boas classificações em rankings específicos de cursos. A Harvard Business School é a melhor escola de negócios do planeta. A instituição também se destaca em áreas como a Medicina e o Direito.
3. Tem uma ótima localização
Ainda que os principais motivos para escolher Harvard sejam sua qualidade e reputação, a universidade tem outros aspectos que podem te agradar. Um deles é a sua localização. A Universidade Harvard fica na pequena cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts.
Essa é a mesma cidade onde fica o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT. Mas o melhor de morar em Cambridge é que a cidade tem tudo que uma cidade pequena e uma metrópole pode te oferecer.
LEIA TAMBÉM: MIT vs. Harvard: qual é a melhor?
A cidade tem pouco mais de 120 mil habitantes, sendo quase 30% deles imigrantes. O que proporciona o clima calmo das cidades pequenas. Ao mesmo tempo, Boston está há apenas alguns minutos de distância de ônibus ou trem, dando acesso a todas as facilidades de uma cidade grande.
Os preços, por outro lado, podem não ser tão convidativos. Vivem em Boston ou em Cambridge pode sair cerca de 30% mais barato que em Nova York. Porém, comparado a outros centros universitários como Los Angeles e Palo Alto é mais barato do que nestas cidades de Massachusetts.
4. Conta com um orçamento impressionante
Falando de dinheiro, isso é uma coisa que não falta em Harvard. A universidade é uma instituição privada sem fins lucrativos. Isso significa que muito do orçamento da universidade vem de doações filantrópicas. Na verdade, Harvard é a universidade estadunidense com maior número de doações.
O patrimônio total de Harvard foi estimado em 63,4 bilhões de dólares no final do ano de 2021. Anualmente, a universidade investe cerca de 5 bilhões de dólares em suas atividades. A maior parte deste orçamento (39%) vem de doações.
Um orçamento assim permite que a Universidade Harvard mantenha uma equipe de profissionais de alto escalão, incluindo vencedores do prêmio Nobel. Além disso, a instituição possui infraestrutura de alto nível.
5. Quem se formou lá ajudou a mudar o mundo
A Universidade de Harvard já recebeu diversos nomes proeminentes do mundo das Artes, Ciência, Esporte, Negócios e Literatura. Para se ter uma ideia, 8 ex-presidentes dos Estados Unidos e 62 bilionários estudaram por lá.
Além disso, 150 ganhadores do prêmio Nobel já passaram pelos corredores da universidade como estudantes, professores ou funcionários. O prêmio Pulitzer, por sua vez, foi entregue 39 vezes a ex-alunos e funcionários da instituição. A lista de ex-alunos famosos é enorme! Confira alguns deles abaixo:
- Darren Aronofsky (Cineasta, roteirista e produtor)
- Al Gore (Vice-presidente dos EUA, ativista e vencedor do Nobel)
- Damien Chazelle (Cineasta e roteirista)
- Matt Damon (Ator)
- Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook)
- Tommy Lee Jones (Ator)
- Ryan Fitzpatrick (Jogador de futebol americano)
- Natalie Portman (Atriz)
- Nathan Blecharczyk (Co-fundador do Airbnb)
- Eduardo Saverin (Empreendedor brasileiro que foi um dos cofundadores do Facebook )
- Barack Obama (Ex-presidente dos EUA)
- William S. Knowles (Químico ganhador do Nobel)
- George W. Bush (Ex-presidente dos EUA)
- Ruth Bader Ginsburg (Ex-juíza da Suprema Corte dos EUA)
- Mario Capecchi (Geneticista molecular ganhador do Nobel de Medicina)
Quais são os cursos oferecidos em Harvard?
A Universidade de Harvard é composta por 12 escolas. Nessas repartições são ministrados cursos oferecidos a nível de graduação, pós-graduação e cursos curtos. Ao todo, Harvard conta com cerca de 22 mil alunos. As escolas da instituição são:
- Escola de Medicina Odontológica
- Escola de Divindade
- Faculdade de Artes e Ciências
- Escola de Pós-Graduação de Artes e Ciências
- Escola de Pós-Graduação de Design
- Escola de Pós-Graduação de Educação
- Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson
- Escola de Governo John F. Kennedy
- Escola de Direito
- Escola de Medicina
- Escola T.H. Chan de Saúde Pública
- Escola de Negócios
- Instituto Radcliffe para Estudos Avançados
- Harvard College
- Divisão de Educação Continuada
No Harvard College, a escola de graduação da instituição com foco em Artes Liberais e Ciências, são oferecidas mais de 3.700 disciplinas em quase 50 áreas de estudos chamadas de concentrações, e várias delas são interdisciplinares. Confira abaixo todas as concentrações disponíveis na instituição:
Artes e Humanidades
Arte; Cinema e Estudos Visuais; Clássicos; Literatura Comparada; Estudos do Leste Asiático; Inglês; Folclore e Mitologia; Línguas e Literaturas Germânicas; História e Literatura; História da Arte e Arquitetura; Linguística; Música; Línguas e Civilizações do Oriente Próximo; Filosofia; Religião; Línguas e Literaturas Românicas; Línguas e Literaturas Eslavas; Estudos do Sul da Ásia; Teatro, Dança e Mídia.
Engenharia e Ciências Aplicadas
Engenharia e Ciências Aplicadas; Matemática Aplicada;Engenharia Biomédica; Ciência da Computação; Engenharia Elétrica; Ciências da Engenharia; Engenharia e Ciência Ambiental; Engenharia Mecânica.
Ciências Sociais
Estudos Africanos e Afro-Americanos; Antropologia; Economia; Governo; História; História e Ciência; Psicologia; Estudos Sociais; Sociologia; Estudos de Gênero e Sexualidade.
Ciências
Astrofísica; Biologia Química e Física; Química; Química e Física; Ciências Planetárias e da Terra; Ciência Ambiental e Políticas Públicas; Biologia Regenerativa e do Desenvolvimento Humano; Biologia Evolutiva Humana; Biologia Integrativa; Matemática; Biologia Molecular e Celular; Neurociência; Física; Estatistica.
Quais tipos de cursos estão disponíveis na universidade?
Em Harvard é possível fazer tanto cursos que oferecem um diploma (ou título) após a formatura quanto cursos que ofertam apenas certificados. A subdivisão é a seguinte:
Graduação
Os cursos de graduação em Harvard oferecem o título de bacharel. Assim como acontece no Brasil, eles têm duração de quatro anos.
Ao longo deste período os estudantes assistem aulas por cerca de 12 horas por semana. Isso garante que os alunos tenham tempo livre suficiente para se dedicar aos estudos extra-classe, como a leitura dos materiais indicados pelos professores.
Independente do curso de graduação que você escolher, terá que fazer a disciplina de “Escrita Expositória” durante o seu primeiro ano. As demais matérias serão escolhidas com a ajuda do seu consultor acadêmico, que é um professor designado para te orientar durante o curso.
Pós-graduações
As pós-graduações oferecidas pela Universidade Harvard são bastante variadas. Elas englobam programas stricto sensu quanto lato sensu. A principal diferença entre essas modalidades é o diploma de certificação que você terá ao final.
Em Harvard as pós-graduações lato sensu geram um “graduate certificate”, ou seja, um certificado de pós-graduação. Já as pós-graduações stricto sensu geram um “graduate diploma”, ou seja, um diploma de pós-graduação que vem acompanhado do título de mestre ou doutor(a).
Diferente do Brasil, na Universidade Harvard é muito comum encontrar dois tipos de mestrados e doutorados: os acadêmicos e os profissionais. Os acadêmicos são os que envolvem uma pesquisa científica, enquanto os profissionais visam apenas aprofundar seus conhecimentos na sua carreira com aulas expositivas e projetos práticos.
A duração de uma pós-graduação pode variar muito conforme o curso que você escolheu. Mestrados podem partir de 1 e chegar a 3 anos de duração. Já os doutorados costumam durar pelo menos 3 anos, podendo chegar a 5 anos de curso ou mais.
Uma diferença de Harvard é que você pode fazer cursos de pós-graduação integrados. Nesse caso você faz tanto um curso profissionalizante quanto uma pesquisa ao mesmo tempo. Essa modalidade é muito comum em cursos de Direito e Medicina, que são ofertados apenas como pós-graduações.
Non-degree programs
Em Harvard também é possível fazer cursos que não garantem nenhum tipo de diploma. Eles são os chamados non-degree programs. Esse tipo de programa é voltado para pessoas com razões acadêmicas ou profissionais para fazer um curso de pós-graduação sem ingressar em um dos programas com diploma da universidade.
Existe uma grande lista de cursos que aceitam esse tipo de estudantes. Geralmente eles são alunos especiais ou pesquisadores visitantes de outros países. As taxas cobradas para os non-degree programs são menores. A desvantagem é que essa modalidade não oferece auxílios.
Cursos online
Se você quer estudar em Harvard sem precisar sair de casa e até sem gastar nada, a opção ideal para você são os cursos online da universidade. A instituição oferece centenas de cursos de forma virtual na HarvardX.
A princípio, a HarvardX era apenas a escola virtual de Harvard na plataforma edX. Porém, hoje, a escola oferece quase 800 cursos espalhados por diversas plataformas. Apesar de todos serem virtuais, apenas os da edX são oferecidos de forma gratuita.
Como entrar em Harvard?
Os processos de admissão e ajuda financeira na Universidade de Harvard são iguais para todos os candidatos, independentemente da nacionalidade. Os requisitos de inscrição também são os mesmos para todos, não importando se o aluno frequentou o ensino médio dentro ou fora dos EUA.
Todos os candidatos do primeiro ano devem fazer sua inscrição através de uma dessas três plataformas: Common Application, Universal College Application ou Coalition Application. Além disso, também devem providenciar uma série de documentos suplementares, como diploma e histórico escolar do ensino médio; e cartas de motivação e recomendação.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Universidade de Harvard não exige o envio de teste de proficiência em inglês para candidatos da graduação (isso é obrigatório apenas na pós-graduação). Mas ter um bom conhecimento de inglês é essencial para ter uma experiência bem-sucedida na instituição.
Todos os alunos são considerados no mesmo nível para todas as vagas na turma de entrada, independentemente da cidadania ou da escola que estudaram. O mesmo vale também para o auxílio financeiro.
A universidade cobra uma taxa de inscrição para a aplicação, mas se o candidato tiver dificuldade para pagar, é possível solicitar isenção através da plataforma utilizada para fazer o processo. Mas nesse caso, é imprescindível atender aos respectivos indicadores de necessidade econômica.
Caso você não atenda a esses critérios ou opte por fazer sua aplicação através do Universal College Application, será necessário preencher um formulário de solicitação de isenção da taxa. Lembrando que isso não prejudicará em nada a sua aplicação.
Como é estudar em Harvard?
Apesar de a sede da instituição ser no Harvard Yard em Cambridge, as instalações da universidade se dividem também pelos bairros de Allston e Logwood. A matriz ocupa uma área de mais de dois mil quilômetros quadrados. Lá ficam os escritórios, bibliotecas e prédios de salas de aula.
Assim como na sede, a área de Allston também conta com prédios de salas aula, como os da Escola de Negócios, por exemplo. Além disso, lá fica a maior parte das instalações de atletismo da universidade, como o Harvard Stadium, que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas.
Já em Longwood fica a parte da instituição voltada para a Saúde, como as escolas de Medicina Odontologia e a Escola T.H. Chan de Saúde Pública. Fora de Cambridge, Harvard opera unidades também em Washington, D.C. e até em Florença, na Itália; e em Xangai, na China.
Os alunos do primeiro ano da Universidade de Harvard vivem em dormitórios com quartos compartilhados (normalmente por duas pessoas) adjacentes ao Harvard Yard, e fazem a maioria das refeições no Annenberg Hall.
Os dormitórios variam de quartos duplos a suítes maiores. Ou seja, alguns alunos têm seus próprios banheiros, mas a maior parte dos estudantes compartilha um banheiro comum. Existem ainda algumas (poucas) opções de quartos individuais.
Além de ter companheiros de quarto, cada calouro faz parte de um grupo conhecido como entryway, que consiste de 20 a 40 alunos que dividem um andar ou seção dentro de seu dormitório. Cada um desses grupos conta com um estudante responsável por inspecionar o andar; fornecer orientação acadêmica, pessoal e social; e planejar eventos e atividades.
LEIA TAMBÉM: Como funcionam os dormitórios das universidades americanas?
No final do primeiro ano do curso, os estudantes são alocados em uma das 12 Harvard Houses: Eliot, Kirkland, Winthrop, Dunster, Mather, Leverett, Quincy, Adams, Lowell, Pfohozeimer, Currier e Cabot. Cada casa acomoda entre 350 e 500 alunos e ajuda a criar uma comunidade unida na universidade.
Quanto custa a mensalidade da Universidade de Harvard?
As mensalidades da Universidade de Harvard são altas tanto para estudantes nacionais quanto para estudantes estrangeiros. Para um ano de graduação, os valores cobrados são os seguintes:
Anuidade |
US$51.143,00 |
Taxas acadêmicas |
US$ 4.444,00 |
Acomodação |
US$ 11.705,00 |
Alimentação |
US$ 7.236,00 |
Total |
US$ 74.528,00 |
No nível de pós-graduação, os valores também são altos, ainda que um pouco menores. Em média, as anuidades custam 50 mil dólares por ano. Porém, lembre-se que esse total pode aumentar ou diminuir de acordo com a área de estudo e que os valores são atualizados anualmente.
Também é preciso considerar que nem todas as despesas são cobertas pelas taxas da universidade. Além desses gastos, você também terá que comprar materiais de estudo (como livros e cadernos), transporte, etc.
O que é preciso para ganhar uma bolsa em Harvard?
A boa notícia é que a Universidade de Harvard é uma das instituições de ensino superior mais generosas dos Estados Unidos no que diz respeito às bolsas de estudos, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação, oferecendo bolsas que podem cobrir 100% dos custos.
A prioridade de Harvard é atender os alunos com necessidades financeiras. No total, são quatro tipos de auxílios disponíveis. Dentro de cada uma dessas categorias existem opções que podem variar conforme suas características pessoais.
Bolsas
Alunos internacionais podem concorrer a bolsas oferecidas pela própria universidade. Elas têm a proposta de cobrir 100% da sua necessidade financeira comprovada para estudar em Harvard;
Auxílios externos
Existem instituições nos Estados Unidos e no exterior (inclusive no Brasil) que oferecem bolsas de estudos que podem ser utilizadas em Harvard. Os auxílios variam muito conforme o curso que você vai fazer, mas podem cobrir todos os seus gastos, como os da Fulbright.
Trabalho
Todos os alunos de Harvard podem trabalhar durante o ano acadêmico, independente de receberem outro auxílio financeiro. Uma dessas possibilidades é fazer o chamado work on campus, fazendo serviços na própria universidade.
Empréstimos
Um dos diferenciais de Harvard é que a universidade oferece empréstimos estudantis para alunos de todas as nacionalidades. Esses empréstimos são baseados na sua necessidade financeira e costumam ter juros fixos de 4%.
Como aumentar suas chances de estudar em Harvard com bolsa?
Gostou de saber mais sobre a Universidade Harvard e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a se preparar! Vários dos nossos mentores já estudaram em Harvard com bolsa e te ensinam o caminho das pedras para você também conquistar essa oportunidade! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!
*Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2019), Rafael Cerqueira (2021) e Ana Resende Quadros (2022)