A Irlanda é um destino já bastante popular entre brasileiros que sonham em estudar inglês fora do Brasil, até mesmo para quem busca conciliar trabalho com estudo (já que o visto de estudante de lá permite até 20 horas de trabalho por semana).
Mas o que pouca gente sabe é que o país também conta com excelentes universidades. Até mesmo porque oito instituições de ensino foram ranqueadas dentre as mais renomadas da Irlanda e ganharam destaque na edição mais recente do ranking QS. As instituições irlandesas estão entre as mil melhores do planeta, além de três delas estarem classificadas entre as 300 mais top.
Uma dessas instituições é o tradicionalíssimo Trinity College Dublin, que é considerada a melhor universidade irlandesa. Você vai conhecer mais sobre essa universidade, suas áreas de maior destaque e ainda se por lá tem bolsa de estudos para brasileiros (e já adiantamos que sim) nesse artigo. Assim, quem sabe você já não se prepara para estudar por lá?!
História do Trinity College Dublin
O Trinity College Dublin é uma das universidades mais antigas da Europa, além de ser considerada a mais antiga da Irlanda. Não é à toa que, com tanta história e reconhecimento, a universidade figura, hoje em dia, dentre as mais renomadas do mundo e se classifique em primeiro lugar como a instituição mais top da Irlanda.
Chama atenção que o Trinity College Dublin também garante uma posição de destaque no continente europeu. Afinal de contas, o Trinity está entre as 100 melhores do mundo em Empregabilidade de Graduados (QS World University Rankings 2020) e nos últimos cinco anos tem sido a universidade líder da Europa para a produção de empreendedores (PitchBook Universities Report 2019).
Fundada em 1592, seguindo um modelo previamente estabelecido com Oxford e Cambridge, Trinity é a universidade mais antiga do país e atualmente também é uma das principais instituições de pesquisa intensiva do mundo.
O campus da universidade está situado no centro de Dublin, a capital da Irlanda, onde prédios históricos se misturam com edifícios modernos. A biblioteca da instituição tem cerca de 5 milhões de volumes, e uma extensa coleção de manuscritos. Hoje, o Trinity College possui uma comunidade de quase 18 mil estudantes, mais de 90 mil ex-alunos e aproximadamente 3 mil funcionários. O corpo estudantil tem representantes de 122 nacionalidades, inclusive muitos estrangeiros e brasileiros. Por essa razão, atualmente, o Trinity College Dublin é classificado como uma das universidades mais internacionais do mundo, segundo o Times Higher Education Rankings 2020.
O Trinity College Dublin foi fundado no lugar de um antigo monastério católico, o Priorado Agostiniano de Todos os Santos. Esse monastério havia sido fechado pelo rei Henrique VIII, como parte da Dissolução dos Monastérios. A partir de uma série de processos administrativos que aconteceram entre os anos de 1536 e 1541, os conventos, mosteiros e confrarias da Inglaterra, Irlanda e País de Gales foram eliminados em grande número.
(Hanna May/Unsplash)
Alguns anos depois, em 1592, o arcebispo de Dublin pediu a aprovação real da rainha Elizabeth I para criar a universidade no prédio que em outro momento já havia servido de lar aos monges (até mesmo em outros países e no Brasil não é incomum encontrar escolas e campi universitários em prédios que já foram mosteiros e seminários, por exemplo).
No caso do Trinity, essa medida foi tomada com o objetivo de treinar novos ministros do clero e assim, consequentemente, fortalecer a reforma protestante. Apesar de sua conexão com a reforma protestante na Irlanda, vários proeminentes nacionalistas irlandeses eram formados pela Trinity College. Um exemplo é Theobald Wolfe Tone, que liderou a rebelião de 1798 e hoje é considerado o pai do republicanismo irlandês.
A universidade só permitiu a entrada de católicos em 1793, durante a emancipação irlandesa. No entanto, a mudança de pensamento dentro da instituição foi lenta. Mesmo depois de terem sido autorizados a entrar no colégio, os não-anglicanos ainda eram proibidos de ganhar posições de prestígio dentro da universidade.
Eles não puderam, por exemplo, se tornar pesquisadores ou professores por mais oitenta anos. Em 1871, pouco antes de essas regras serem removidas, a Igreja Católica proibiu os católicos de estudar em Trinity. A proibição durou até 1970.
(WikiCommons)
Como funciona o Trinity College Dublin?
A universidade opera através de três instituições: a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais; a Faculdade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e a Faculdade de Ciências da Saúde. Essas faculdades se dividem em 24 escolas, que oferecem uma ampla gama de cursos para cerca de 18.000 alunos. Confira abaixo a divisão interna da universidade:
Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais |
|
Faculdade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática |
|
Faculdade de Ciências da Saúde |
|
Além de servir a universidade e seus alunos, o campus atua como uma grande atração turística. Isso se deve à fama, charme e beleza de seus edifícios que cobrem 220 mil metros quadrados de terreno com uma mistura de arquitetura clássica e modernista, além de muito verde na paisagem.
A biblioteca da universidade é a maior biblioteca da Irlanda e remonta ao ano de fundação da universidade. É o lar de mais de seis milhões de volumes impressos, bem como uma ampla coleção de revistas, manuscritos, mapas e composições. Além disso, lá fica o histórico Livro de Kells, um manuscrito do século IX, adquirido pela universidade na década de 1660.
Uma curiosidade bastante comentada é que essa biblioteca foi um dos cenários que serviram de inspiração para J. K. Rowling criar a famosa saga Harry Potter, que trata do bruxo e seus amigos lutando contra Voldemort. E realmente a sensação que se tem ao entrar no prédio é que o bruxinho pode aparecer a qualquer momento, afinal, sua estrutura histórica remete bastante à biblioteca de Hogwarts.
(Jo Lord/Unsplash)
Uma instituição de prestígio
Além de ser a melhor universidade de toda a Irlanda, a Trinity College Dublin também é considerada a 16ª universidade mais internacionalizada do mundo. Isso porque eles têm um grande programa para receber alunos estrangeiros. Além disso, no cenário europeu, ela é, há quatro anos, a instituição que mais produz empreendedores.
No QS World University 2023, a Trinity College Dublin ocupa a 98.ª posição entre as melhores universidades do mundo. Fica na frente, por exemplo, de instituições como a Universidade de Adelaide (Austrália), a Universidade de Boston (Estados Unidos), e a Universidade de Oslo (Noruega).
Já no QS Subject Rankings 2022, a classificação por áreas do QS, a Trinity aparece em boas posições em diversos campos. Confira abaixo em quais campos de ensino a instituição mais se destaca:
Área |
Posição a nível mundial |
Língua Inglesa e Literatura |
25.º |
Estudos Clássicos e História Antiga |
45.º |
Farmácia e Farmacologia |
25.º |
Enfermagem |
42.º |
Línguas Modernas |
59.º |
Artes e Humanidades |
46.º |
Direito e Estudos Legais |
72.º |
Educação |
72.º |
Ciências Biológica |
71.º |
Química |
77.º |
Ciência da Computação e Sistemas de Informação |
87.º |
Ciências de Materiais |
104.º |
Medicina |
95.º |
Ciências Sociais e Gestão |
51-100 |
Ex-alunos famosos do Trinity College Dublin
Pelos corredores da Trinity College Dublin já passaram vários nomes que causaram impacto em suas respectivas áreas, tanto dentro da Irlanda quanto internacionalmente. Para que você conheça ainda mais da sua trajetória, separamos alguns ex-alunos de renome!
Entre seus ex-alunos estão os escritores Samuel Beckett, Bram Stoker e Oscar Wilde. Além deles, passaram também pela Trinity o filósofo político Edmund Burke e a ex-presidente da Irlanda e alta comissária de direitos humanos da ONU, Mary Robinson. Já deu para perceber que os alunos que passam por lá tem uma excelente formação acadêmica, não é mesmo?
Como estudar no Trinity College Dublin?
Agora, você já conhece a melhor universidade da Irlanda! Mas além do Trinity College Dublin outras instituições da Irlanda são muito bem avaliadas pelo QS Ranking mais recente.
Para estudar na Irlanda, de maneira geral, podemos dizer que é preciso ter bons resultados acadêmicos, atividades extracurriculares e domínio da língua inglesa ou irlandesa. É que esses são os dois idiomas oficiais do país.
Além disso, um brasileiro para ficar por mais de 90 dias na Irlanda precisa de um visto. Portanto, se você vai cursar sua graduação ou sua pós-graduação por lá, vai precisar da permissão para morar no país.
O tipo de visto mais comum é o visa de estudante. Com ele, você também vai poder trabalhar durante 20 horas semanais durante o período letivo. Trabalhos em tempo integral também são permitidos durante as férias escolares e, por isso, pode ser importante ter uma conta bancária.
Vamos conhecer agora os detalhes dos pré-requisitos para ser um dos alunos do Trinity College Dublin, de acordo com o nível de estudo:
Requisitos para o programa International Foundation
O programa International Foundation do Trinity College Dublin é destinado a estudantes que não podem iniciar um curso de graduação diretamente. Se trata de um ano de estudo projetado para dar o nivelamento necessário aos estudantes.
- Requisitos de inglês: IELTS 5.0 ou Duolingo English Test com pontuação geral mínima de 80/160
- Certificado de Ensino Médio com um GPA de, no mínimo, 7.0
Critérios para a Graduação
Já para os estudantes de graduação, os critérios básicos são os seguintes:
- Nível A do General Certificate of Education Advanced Level (GCE)
- IB: International Baccalaureate
- Diploma de High School dos EUA com SAT ou ACT
- Outros requisitos adicionais de acordo com o curso escolhido
Os estudantes que não completarem nenhuma dessas qualificações, podem ingressar na instituição por meio do International Foundation Program.
Requisitos para Pós-Graduação
Os candidatos precisam cumprir alguns requisitos para a pós-graduação. São eles:
- Ter um diploma de honra de uma universidade irlandesa ou diploma equivalente de uma universidade em outro país
- Comprovar um alto nível de competência na língua inglesa em um dos sistemas de exames reconhecidos pelo Trinity College Dublin
Além desses critérios básicos, alguns cursos podem exigir padrões mais elevados ou exigir que o estudante faça mais testes. Além disso, são cobradas anuidades e taxas de acordo com um tarifário para alunos estrangeiros.
Trinity College Dublin oferece bolsas de estudos?
Pode comemorar! O Trinity College Dublin oferece várias oportunidades de bolsas de estudo para estudantes atuais e futuros interessados . Desde a sua fundação, em 1592, o Trinity College Dublin tem procurado ajudar estudantes que têm recursos limitados, além de recompensar o desempenho acadêmico.
E as bolsas de estudos são válidas tanto para a graduação, quanto até mesmo para o foundation year! Por isso, se você não tem condição financeira, pode estudar na melhor universidade da Irlanda com bolsa. Uma das oportunidades, por exemplo, oferece um desconto de 5 mil euros na mensalidade do foundation year e escolhe os bolsistas de acordo com o mérito acadêmico e capacidade de contribuir para a comunidade. Para concorrer, é necessário produzir uma essay explicando como será essa contribuição em 200 palavras, além de enviar o currículo e os dados pessoais.
Agora que você já sabe tudo sobre o Trinity College Dublin, já pode começar a pensar no seu intercâmbio na Irlanda, não é? Pensando nisso, você pode se preparar para garantir seu aceite na Ilha da Esmeralda e em diversos lugares pelo mundo, através da nossa mentoria especializada.
Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para juntar-se ao nosso time de sucesso!
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e atualizado por Elaine Maciel (2022).