BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Por dentro da Universidade da Virgínia nos EUA

A Universidade da Virgínia é uma das mais famosas dos Estados Unidos. Essa instituição chama atenção por ser um dos patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Inclusive, essa é a única universidade dos EUA a receber esse título.

Thomas Jefferson, que foi o terceiro presidente dos EUA, foi o responsável pelo movimento de criação dessa universidade. O próprio presidente desenhou a planta original da instituição e seus principais prédios!

Mas além da arquitetura, a instituição também se destaca pelos resultados acadêmicos. Essa é uma instituição pública dos EUA que, hoje em dia, se classifica entre as 300 melhores de todo o mundo. 

Vale sempre ter em mente que as instituições públicas dos EUA costumam ter anuidades bem mais acessíveis do que as privadas. E que se você quer saber tudo sobre as universidades do exterior, a Escola M60 tem todo o conteúdo didático! 

Universidade da Virgínia(Bestbudbrian/WikiCommons)

Vamos conhecer mais sobre a Universidade da Virgínia?

Em 1819, o ex-presidente dos EUA, Thomas Jefferson, fundou a Universidade da Virgínia e deu início a uma experiência considerada ousada para a época. Isso porque a UVA, como também é conhecida, foi pensada para ser uma universidade pública e promover o conhecimento humano.

A Universidade da Virgínia fica localizada na cidade de Charlottesville, no estado que deu nome à instituição. Hoje em dia, a UVA tem cerca de 17 mil estudantes de graduação que estudam em um campus bastante grande, de 1.682 acres. 

De acordo com o US News, a Universidade da Virgínia fica na 25.ª posição na edição 2022-2023 das Melhores Faculdades e Universidades Nacionais dos Estados Unidos. 

As universidades públicas dos EUA não são gratuitas. Na realidade, para estudar na Universidade da Virgínia, os alunos nativos do estado da Virgínia têm que desembolsar cerca de $ 21.381 por ano. Já as anuidades e taxas para estudantes de fora do estado custam cerca de $ 56.837 (mais de 300 mil reais) anuais.

Os alunos do primeiro ano, também chamados de calouros, moram no alojamento dentro do campus da universidade, enquanto muitos veteranos moram em apartamentos ou em casas de fraternidade (como se fosse uma república estudantil).

 

 

Quais são os cursos da Universidade da Virgínia?

Os estudantes têm acesso a 13 faculdades na UVA. São elas: 

  • Escola de Artes e Ciências;
  • Escola de Negócios;
  • Escola Frank Batten de Liderança e Políticas Públicas;
  • Escola de Comércio McIntire;
  • Escola de Arquitetura;
  • Escola de Estudos Continuados e Profissionais;
  • Escola de Ciência de Dados;
  • Escola de Educação e Desenvolvimento Humano;
  • Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas;
  • Faculdade de Direito;
  • Escola de Medicina;
  • Escola de enfermagem;
  • Faculdade da UVA em Wise (escola de artes liberais). 

Além da graduação, a universidade conta com departamentos de pós-graduação. Os mais renomados programas de pós-graduação da UVA incluem a conceituada Darden Graduate School of Business, a Curry School of Education, a School of Engineering and Applied Science, a School of Law e a School of Medicine. 

Dentre seus ex-alunos mais notáveis estão o senador Edward Kennedy, a jornalista Katie Couric e o ex-jogador da NFL, Tiki Barber. O famoso escritor Edgar Allen Poe também frequentou a universidade por alguns semestres e seu dormitório fica em exposição por lá. 

Uma curiosidade é que, além de alunos reais, a instituição costuma ser sempre lembrada em filmes e séries dos EUA. Um dos exemplos mais marcantes da cultura pop é que a UVA é a universidade em que estudou a personagem Clarice Starling, do filme Silêncio dos Inocentes. 

De acordo com o ranking mais recente da QS, a Universidade da Virgínia fica em 253 dentre as melhores do mundo. Para chegar ao resultado de quais são as melhores universidades, são avaliados vários critérios, como número de alunos e de professores, empregabilidade e reputação acadêmica. 

Desde 2012, a UVA é sempre muito bem avaliada, ficando entre as 300 mais top. Ela chama atenção principalmente por estar entre as 50 melhores de direito e as 75 melhores em psicologia no QS Rankings by Subject. 

Estudantes estrangeiros são bem-vindos na UVA

A Universidade da Virgínia tem uma política positiva em relação aos estudantes internacionais. Dados do Study Abroad indicam que cerca de 2 mil alunos da UVA são estrangeiros.

Já, de acordo com a própria Universidade da Virgínia, cerca de 5% das turmas de primeiro ano são de estudantes intercambistas. Em seu site oficial, a instituição destaca que “as vozes, visões para o futuro e dedicação desses alunos para melhorar seus países e seu mundo beneficiam e inspiram todos os alunos e professores”, o que colabora para a internalização dos estudos. 

Como estudar na Universidade da Virgínia? 

Não há inscrição separada ou diferente para estudantes internacionais. A única diferença é que quando os estudantes estrangeiros são aprovados, precisam preencher um documento, chamado de Garantia Financeira de Candidato Estrangeiro. 

A aplicação para a UVA é feita através do Common App, uma plataforma que reúne dezenas de universidades de todo o mundo. Sobre os prazos, a aplicação regular vai até o dia 5 de janeiro e a transferência acontece até 1º de outubro para a primavera e 1º de março para o outono. 

Os estudantes internacionais que desejam se transferir para a UVA como alunos do segundo ou terceiro ano devem consultar as informações de admissão de transferência, que inclui a realização do TOEFL e um GPA de, no mínimo, 3.5. Também vale lembrar que não é possível fazer a transferência com menos de 1 ano de curso já concluído. 

Para o ano letivo de 2022/2023, a UVA adotou uma política de admissão test-blind. Ou seja, os estudantes podem enviar o seu resultado dos exames padronizados, mas será opcional, inclusive para os estudantes internacionais. 

Para os alunos que decidirem enviar o TOEFL ou IELTS, as pontuações serão consideradas como parte da inscrição. Para os estudantes que não têm a língua inglesa como primeiro idioma é até mesmo recomendado que envie o resultado. 

Outra forma de comprovar o domínio do idioma, é realizando uma entrevista inicial online. De acordo com a universidade, essa é uma chance de comprovar as habilidades de comunicação, de raciocínio e o entusiasmo em se tornar um aluno da Universidade da Virgínia. 

Esse é um serviço pago e realizado por instituições terceirizadas, como a  InitialView ou a Vericant e custa cerca de 200 dólares. Durante a aplicação, nenhuma outra entrevista será feita. 

Além de providenciar os documentos básicos, como teste de proficiência no inglês, SAT ou ACT, carta de motivação e carta de recomendação, o estudante internacional também deve solicitar a emissão do visto estudantil. Nesse caso, o aluno deve pedir o visto I-20.

A Universidade da Virgínia tem bolsas de estudos?

A Universidade da Virgínia tem sim bolsas de estudos, porém os recursos são apenas para estudantes que são nativos dos Estados Unidos. Atualmente, a UVA não tem uma política de bolsas de estudos para alunos estrangeiros, bem como acontece em grande parte das universidades estatais dos EUA.

Hoje em dia, a  Universidade da Virgínia não oferece bolsas de estudos ou empréstimos para os estudantes internacionais. A única exceção é para estudantes que frequentaram uma escola do United World College, que são programas residenciais de estudo no exterior de dois anos. 

Portanto, caso um brasileiro deseje estudar com bolsa na UVA ele deve ter sido um estudante do United World College e que comprove a necessidade financeira. 

Universidade dos EUA para estrangeiros(Ivan Samkov/Pexels)

Como estudar com bolsa nos Estados Unidos? 

Curtiu conhecer mais da Universidade da Virgínia? Essa é uma instituição bastante reconhecida dentre as instituições dos EUA e também em todo o mundo. 

Como vimos, a UVA não tem bolsas de estudos para brasileiros e outros estudantes internacionais. Apesar disso, os Estados Unidos contam com vários outros programas de bolsas de estudos, inclusive bolsas que arcam com as despesas de vida, além das anuidades universitárias!

Um desses programas mais famosos é o Humphrey Fellowship, que oferta 200 bolsas todos os anos! 

E se você quer conhecer as melhores oportunidades internacionais, não perca tempo! A Escola M60 pode te ajudar a transformar o sonho de estudar fora em realidade, com mais de mil aulas gravadas e aquela revisão top dos seus documentos de aplicação. Imperdível, não é mesmo? Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo, porque as vagas são limitadas!



 

 
Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

16 Nov 2022

Postagens recentes