Sem dúvidas, morar e estudar em Paris é uma experiência fascinante. Melhor que isso só mesmo estudando na melhor universidade da cidade e do país, a Université PSL. Poucas pessoas já ouviram falar dessa universidade, mas hoje nós vamos te explicar por que e como estudar lá.
Como surgiu a Université PSL?
A França é um país reconhecido pela sua importância acadêmica na História Mundial. É comum associarmos as universidades francesas ao tempo do Iluminismo, por exemplo. Por isso, pode ser uma surpresa para algumas que a Université PSL, a melhor do país, tenha sido fundada apenas em 2010.
A Université PSL nasceu dos esforços do governo francês para desenvolver a pesquisa realizada no país. Os franceses perceberam que as suas instituições não estavam se classificando tão bem quanto as britânicas e estadunidenses. Por isso, as universidades passaram por uma grande reformulação.
Essas mudanças começaram ainda em 2004. Neste ano, algumas instituições sediadas no Quartier Latin (um dos bairros mais prestigiados de Paris) elaboraram um plano para aumentar a visibilidade de suas pesquisas.
Foi assim que surgiu a Paris Sciences et Lettres - Quartier Latin, concebida como uma aliança científica. Porém, em 2010 essas instituições pediram para participar do Programa de Investimento do Futuro (PIA), dando origem a um novo modelo de universidade.
Apesar de ter sido idealizada neste momento, a PSL só foi estabelecida oficialmente como uma única universidade em 2019. Seu principal propósito era investir em pesquisa e divulgação científica.
Esse caráter fica claro pelo nome escolhido para a nova instituição: Université de Recherche Paris Sciences et Lettres, que em português significa Universidade de Pesquisa em Ciências e Letras de Paris. Atualmente, essa grande universidade é composta pelas seguintes instituições:
- Escola Nacional Superior de Química de Paris;
- Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática;
- Universidade Paris-Dauphine;
- Escola Nacional de Cartas;
- Escola Normal Superior de Paris;
- Escola Prática de Altos Estudos;
- Escola Superior de Física e Química Industrial da Cidade de Paris (ESPCI);
- Escola Nacional Superior de Minas de Paris (MINES);
- Observatório de Paris;
- Collège de France;
- Instituto Curie;
- Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS);
- Instituto Nacional de Pesquisa em Ciência da Computação e Automação (INRIA);
- Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM).
Além dessas, a PSL ainda tem parcerias com outras nove instituições. Juntas, essas organizações oferecem um ciclo completo de ensino, desde a graduação até o doutorado, em todas as áreas do conhecimento. Isso inclui, por exemplo, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais, Artes, Economia e Administração.
Por que estudar na Université PSL?
A Université PSL pode até ser recente, mas isso não quer dizer que ela deixe a desejar quando comparada a outras grandes universidades do mundo. Na verdade, existem uma série de motivos para escolher a PSL para fazer a sua graduação ou pós-graduação. Por exemplo:
1. Reputação
Apesar de ser uma universidade relativamente nova, a PSL já tem um grande prestígio internacional. Atualmente, ela figura entre as melhores universidades do mundo, estando na posição 44 do QS World University Rankings 2022.
Além disso, 28 prêmios Nobel já foram entregues a representantes da PSL. E como se não bastasse, na estante da universidade também estão 3 prêmios Abel (para pesquisas de matemática), 79 prêmios Molière (para feitos no Teatro), e 50 prêmios César, de cinema. E os números aumentam frequentemente.
TESTE: Quantos prêmios Nobel têm cada um desses países?
Alguns ex-alunos notáveis das instituições que fazem parte da PSL são o inventor da pasteurização, Louis Pasteur, além dos prestigiados filósofos Jean-Paul Sartre e Michel Foucault.
2. Estrutura de alto nível
Atualmente, a universidade conta com cerca de 17 mil estudantes, sendo quase 20% dos alunos estrangeiros. Eles são orientados por aproximadamente 3 mil professores e pesquisadores, que utilizam dos mais de 140 laboratórios e se dividem por 95 prédios espalhados por Paris.
A Université PSL também investe bastante em inovação. Na curta história da universidade, já foram já consegue registrar 70 patentes e criar 50 start-ups a cada ano. Além disso, a instituição conta com parcerias com aproximadamente 3 mil indústrias e mais de 100 universidades. Entre elas estão a UCL e Universidade de Columbia.
3. Tradição
A Université PSL não é apenas renomada, algumas das faculdades que fazem parte da instituição foram fundadas ainda na época do Iluminismo, no século XVIII e foram consequência da Revolução Francesa. Outras são ainda mais antigas, como o Collège de France, que data de 1530.
Além de ser a mais antiga entre as instituições da PSL, o Collège de France tem tradição tanto em pesquisa quanto em inclusão. Os cursos oferecidos pela universidade são gratuitos e aceitam alunos sem nenhuma seleção até que terminem as vagas, mas não oferecem diplomas.
O único curso do Collège de France que oferece um diploma é o de doutorado. Isso porque o principal foco da universidade é a pesquisa. Ela é considerada a melhor da França no ramo e a maioria dos Nobels da Université PSL vieram do Collège de France.
Outra instituição clássica é o Observatório de Paris. Ele foi criado em 1667 e é até hoje um dos observatórios mais importantes do mundo. Por lá existem cursos de doutorado e projetos de divulgação científica. Mas um dos maiores destaques é a biblioteca, fundada no século XVIII e com vários documentos históricos sobre astronomia.
4. Localização
Outro ponto alto da Université PSL é a sua localização. Ela fica em Paris e a cidade é uma das melhores do mundo para estudantes. Segundo o QS Best Student Cities, Paris está empatada em 9.º lugar com Boston e Montreal.
Custo de vida em Paris: tudo que você precisa saber
A capital francesa é muito especial, mas o charme da localização da Université PSL não é só esse. Vários prédios da universidade estão localizados no Quartier Latin, o mesmo bairro da famosa Universidade Sorbonne.
Esse bairro fica na margem sul do Rio Sena. Ele ganhou esse nome porque o Latim era a língua mais falada da região, já que as aulas em lugares como a Universidade de Paris eram lecionadas no idioma.
5. Facilidade de idioma
Até o século XVI as universidades francesas tinham cursos lecionados exclusivamente em Latim. Isso começou a se alterar justamente com o Collège de France, que é a instituição mais antiga da Université PSL.
5 séries em francês na Netflix para imergir no idioma
Essa postura do Collège de France foi tomada para popularizar o conhecimento. Até hoje a universidade tenta derrubar as barreiras dos idiomas. Por isso, além do francês, a Université PSL também oferece cursos de mestrado lecionados totalmente em inglês, como:
- Análise Política e Econômica;
- Ciências Cognitivas;
- Ciência da Terra, das Plantas e do Meio Ambiente;
- Energia;
- Física;
- Economia Aplicada;
- Economia Quantitativa;
- Engenharia Nuclear;
- Engenharia da Saúde;
- Moda e Materiais
- Química Integrada e Inovação.
A maioria desses cursos exigem ao menos o nível B2 em inglês que deve ser comprovado com exame de proficiência no idioma. Além desses também existem “trilhas de PhD” lecionadas em inglês e mestrados e graduações lecionadas parcialmente no idioma. Confira a lista aqui.
Quais são os melhores cursos da Université PSL?
A Université PSL é uma universidade dedicada à pesquisa. Por isso, faz sentido que cerca de dois terços de seus alunos estejam matriculados em cursos de pós-graduação. Esse fato também influencia na quantidade de cursos oferecidos em cada um dos níveis.
Na PSL existem um total de 60 diplomas disponíveis. Desses, um é de doutorado (com 279 especialidades), dois diplomas de empreendedorismo, 9 de graduação e 48 programas com grau de mestrado.
Você deve ter notado que existem muito menos programas de graduação do que de mestrado, por exemplo. Isso acontece porque, na França, a formação dos alunos está integrada da graduação (chamada de licence) até a pós-graduação.
As licences, ou licenciaturas duram, em média, três anos e tem uma base mais geral sobre o assunto que você quer estudar. Além dessas disciplinas comuns obrigatórias, você pode escolher entre algumas especializações que vão contribuir com a sua formação. Na PSL as opções de licences são:
- Ciclo Multidisciplinar de estudos Superiores (CPES);
- Ciências para um mundo sustentável;
- Ciências Sociais;
- Direito;
- Economia Aplicada;
- Formação de Ator;
- Gestão;
- Informática das Organizações;
- Matemática aplicada.
O CPES é a formação mais abrangente. Durante o curso é possível escolher entre uma carreira voltada mais para as ciências da natureza, humana ou exatas. Cursos mais específicos como Relações Internacionais, Filosofia ou Engenharia civil estão disponíveis como mestrados.
Um caminho interessante para quem quer estudar na PSL é fazer uma trilha de PhD. Nesta modalidade os alunos fazem cinco anos de curso, ganhando o título de mestres e doutores. Entretanto, essas trilhas estão disponíveis apenas para os campos de:
- Astrofísica
- Ciências da Terra e Biodiversidade
- Ciências da Vida
- Finanças
- Física
- Matemática e suas Aplicações
- Química
A Université PSL oferece cursos em diversos campos do conhecimento, como Ciências Sociais, Economia, Gestão, Ciências, Engenharia, Artes e Humanidades. E ela tem um bom desempenho na maioria delas. Prova disso é que a PSL aparece listada em 37 disciplinas das 51 disponíveis no QS World University Ranking by Subject.
Ainda assim, não é possível negar que a universidade tem um desempenho melhor nos campos de Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia. Dos sete cursos da universidade listados entre os 50 melhores do mundo, cinco pertencem a essas áreas. A lista completa inclui:
Melhores cursos da Université PSL |
|
Curso |
Colocação mundial |
Matemática |
13.ª |
Estatística |
20.ª |
Filosofia |
21.ª |
Engenharia de Minas |
24.ª |
Física e Astronomia |
31.ª |
Ciências da Computação e Ciências da Informação |
35.ª |
Línguas Clássicas e História Antiga |
47.ª |
Como estudar na melhor universidade da França?
O processo de ingresso na Université PSL não segue a mesma regra para franceses e estrangeiros. Mesmo entre os alunos internacionais existem processos diferentes, dependendo da sua nacionalidade.
Geralmente, alunos franceses e de outros países da União Europeia que tenham um diploma do bacharelado francês e europeu se candidatam pelo Parcoursup. Essa é a plataforma nacional para seleção universitária também usada para selecionar estrangeiros para o curso CPES.
Porém, para os demais cursos de graduação e pós-graduação da Université PSL é preciso fazer sua inscrição pelo Études en France. Essa é a plataforma dedicada a países parceiros da França no ensino superior, como Brasil.
Para se candidatar a qualquer uma das vagas é preciso ter o nível mínimo de formação exigido. Para o ingresso no primeiro ano da graduação é preciso ter se formado no Ensino Médio e também ter sido aprovado em uma instituição universitária brasileira para um curso relacionado nos últimos dois anos.
Os critérios são um pouco diferentes para o ingresso no mestrado ou no doutorado e podem variar conforme o programa. De maneira geral, para ingressar no primeiro ano de mestrado é preciso um diploma de graduação brasileiro.
No caso dos alunos de doutorado é exigido que os alunos tenham um diploma de mestrado e ao menos 5 anos de Estudo Superior. A única exceção é no caso das “trilhas de PhD”. Nesse caso é preciso ter apenas o diploma de graduação ou, no caso de matemática, ter feito um ano de mestrado.
Para fazer a sua inscrição no Études en France é preciso fazer um registro na plataforma com seus dados pessoais e elaborar um dossiê de inscrição. Este dossiê deve ter os seguintes documentos com tradução juramentada para o francês:
- RG ou passaporte;
- Currículo em francês;
- Diploma que comprove grau necessário para o ingresso no curso;
- Comprovante de acesso ao Ensino Superior (apenas para as graduações);
- Histórico escolar;
- Certificado de proficiência (DELF, DALF, TOEFL, TOEIC, IELTS ou Cambridge);
- Carta de recomendação (opcional);
- Comprovantes do que você atestou no seu currículo (outros diplomas, registros de estágio etc).
É possível se candidatar a até sete cursos de mestrado ou graduação. Mas atenção, no caso dos cursos de graduação, lembre-se que você tem que comprovar que poderia fazer este curso ou um relacionado no Brasil e isso pode ser difícil de você escolher áreas muito diferentes.
No caso do ingresso nas “trilhas de PhD” é preciso fazer um cadastro diretamente no site da Université PSL. Os documentos exigidos devem ser apresentados em inglês e incluem:
- Currículo;
- Diploma de graduação ou mestrado;
- Statement of purpose;
- Projeto de pesquisa (entre 1 e 2 páginas);
- Certificado de proficiência em inglês;
- Contatos de duas referências acadêmicas.
Quanto custa estudar na PSL?
Na França, a grande maioria das universidades são públicas. Apesar de não serem gratuitas, seus valores são estabelecidos de forma padronizada pelo Ministério da Educação anualmente. Como a Université PSL pertence ao estado, ela também segue esta regra.
Sendo assim, as taxas para fazer uma graduação na PSL são de 170 euros referentes à matrícula e 91 euros para outras taxas da universidade. Esses valores são pagos anualmente pelos alunos franceses ou da União Europeia. Porém, nem todos os cursos cobram os mesmo valores para os alunos estrangeiros.
A Universidade Dauphine é a que mais oferece cursos de graduação dentro da Université PSL. Por lá, nem todos os cursos seguem a média nacional. Existem casos em que a própria universidade estabelece outro valor fixo e outros que a anuidade varia conforme sua renda familiar.
No caso dos cursos de graduação os valores das taxas de matrícula variam entre 170 e 2.280 euros. Esses valores geralmente incluem as demais taxas da Université PSL, como o acesso ao sistema online da universidade, mas é preciso observar caso a caso. Você encontra a tabela completa com os preços para cada curso aqui.
Já na pós-graduação a situação é bem mais favorável para os alunos internacionais. A partir de 2021 a universidade resolveu unificar as taxas e anuidades para todos os estudantes, independente de suas nacionalidades. Assim, fazer um mestrado ou doutorado na Université PSL custa 335 euros, sendo 243 euros para a matrícula e 92 para os demais custos.
É preciso considerar, porém, que quando se muda de país ou mesmo de cidade para estudar, você vai ter outros gastos. Passagens de ônibus e acomodações não estão incluídas nas taxas universitárias. A PSL estima que as despesas dos alunos sejam assim:
Serviço |
Custo aproximado |
Matrícula e taxas para a graduação |
Entre 260 e 2.500 euros anuais |
Matrícula e taxas na pós-graduação |
335 euros anuais |
Acomodação estudantil |
350 euros (quarto compartilhado) ou 700 euros (apartamento individual) por mês |
Acomodação privada |
Entre 500 e 1.000 euros mensais |
Alimentação |
250 euros mensais |
Transporte |
Entre 70 e 340 euros mensais |
Os valores que precisam ser pagos para a universidade podem ser quitados de duas formas. A primeira delas é por depósito bancário, quando você transfere todo o valor para a universidade. Uma segunda opção é pagar por cartão de crédito, seja à vista ou parcelado de três vezes.
Como conquistar uma bolsa de estudos?
Os custos de estudar na Université PSL já são bem mais baixos do que de outras grandes universidades no exterior. Essa diferença é ainda maior quando comparado a países como o Reino Unido e os Estados Unidos.
Mesmo assim, o real vale muito menos que o euro. Hoje, um curso na PSL não sairia por menos de 2 mil reais por ano. Isso sem contar os outros gastos que falamos aqui. A boa notícia é que é possível conseguir bolsas de estudo por lá.
Quanto custa fazer faculdade no exterior?
Existem três tipos de auxílio na universidade. Os que são baseadas no mérito acadêmico, as que dependem da necessidade financeira e as de emergência. Porém, para os estrangeiros a modalidade mais comum é a de mérito acadêmico.
Assim como na maior parte das universidades, na PSL é mais fácil encontrar bolsas para pós-graduação do que para a graduação. Uma das mais famosas disponíveis para os alunos da universidade é a Eiffel Excellence Scholarship. Ela garante um valor de cerca de mil euros mensais, além de um auxílio para a viagem para a França.
Um trajeto vantajoso para quem precisa de auxílio para estudar na Université PSL é a “trilha PhD”. Essa modalidade dá aos alunos 10 mil euros anuais durante os dois primeiros anos de ensino e faz um contrato de emprego com os estudantes nos três últimos anos do curso, com os benefícios legais inclusos.
Como se preparar para conseguir essa oportunidade?
A Université PSL é uma das melhores da França e do mundo. Conseguir estudar lá parece até um sonho, né? Mas esse sonho pode se tornar possível com a preparação correta. Você vai saber as respostas das principais perguntas sobre estudar na França clicando aqui.
Mas se você quer as melhores chances de aprovação, conheça a Intercâmbio Academy. Com uma assinatura você tem acesso a mais de mil aulas com 40 especialistas que já estudaram nas melhores universidades do mundo! Com a ajuda deles, entrar na Université PSL vai ser muito mais simples. Conheça o programa clicando aqui!
Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2019) e Ana Resende Quadros (2021)