Se você está pesquisando uma oportunidade na Finlândia ou tem interesse em conhecer mais sobre esse belíssimo país do norte europeu, pode ser que já tenha se deparado com um ditado no mínimo curioso.
É que existe um senso comum de que os finlandeses sempre falam a verdade! De onde surgiu essa ideia? Será que é verdade? E por que esse é um ponto interessante para quem quer desbravar a terra finlandesa? Tudo isso nós te contamos agora neste artigo!
Finlândia é conhecida por ser lar de pessoas honestas
A Finlândia é considerada uma das melhores nações do mundo para se viver. Além de expressiva segurança, o país nórdico aparece em primeiro lugar, pelo quinto ano consecutivo, no ranking dos países mais felizes do mundo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é do relatório World Happiness Report 2022.
Um outro aspecto muito interessante e que desperta desejo de embarcar rumo à Finlândia, seja para estudar ou para trabalhar, é que o país tem uma fama bastante expressiva de honestidade.
De forma geral, existe uma ideia de que a Finlândia é um país de povo honesto! As pessoas por lá sempre tendem a confiar umas nas outras, além de acreditar na integridade uns dos outros.
Daí vem essa ideia de que a população da Finlândia sempre vai falar a verdade. Afinal, mentira/desonestidade e verdade/honestidade são dois opostos. Por isso, um país que tem a honestidade como base não poderia ser lar para pessoas mentirosas.
Mas como essa visão se propagou pelo mundo? Um estudo pode colaborar para que essa ideia de que os finlandeses são honestos e verdadeiros tenha se tornado um ponto marcante do país de 5,5 milhões de pessoas.
É que a revista norte-americana Reader's Digest publicou um “teste da carteira perdida". Nada mais nada menos do que uma pesquisa para medir a honestidade em diferentes cidades do mundo. Os jornalistas do veículo deixaram espalhadas 192 carteiras por 16 cidades selecionadas para verificar a honestidade.
A capital finlandesa, Helsinque, foi a cidade mais honesta, com 11 das 12 carteiras devolvidas. Em entrevista à Reader's Digest, o comerciante Lasse Luomakoski comentou sobre o feito. Ele afirmou que “os finlandeses são naturalmente honestos. Nós temos poucos indicadores de corrupção e nem atravessamos a rua no sinal vermelho.
(Alexandr Bormotin/Unsplash)
Será que a religião e o número de habitantes contribuem para a honestidade?
Em busca das respostas de por que os finlandeses sempre falam a verdade, a jornalista Srishti Chaudhary escreveu um texto para a BBC Travel. Por lá, ela trouxe outros critérios que podem contribuir para a fama de integridade da Finlândia.
O primeiro deles é que o país tem sua população muito concentrada nas áreas urbanas, principalmente no sul do país. Por isso, existe uma alta probabilidade de que os moradores e vizinhos sejam conhecidos uns dos outros, gerando aquela confiança entre eles.
Mas isso não significa confiança inabalável, viu? Apesar de, por lá, os finlandeses acreditarem que uma pessoa é confiável até que prove o contrário, caso a segurança seja quebrada será difícil de ser restabelecida.
Em fala à BBC Travel, Gokul Srinivasan, morador da capital da Finlândia, relatou que se a pessoa for pega mentindo não será mais digna de confiança. Portanto, se os finlandeses sempre falam a verdade, é justo que eles esperem o mesmo dos demais e até mesmo dos turistas e visitantes.
A repórter da BBC ainda destacou a religiosidade como uma possível causa para a honestidade do país europeu. É que a igreja luterana na Finlândia é uma das maiores do mundo e, no país nórdico, uma das possibilidades é que a autorreflexão e a religiosidade tenham contribuído para que esses valores tenham penetrado profundamente na cultura.
E isso foi até tema de livro! A obra, escrita por Klaus Helkama e Anneli Portman, aponta as raízes protestantes para a honestidade finlandesa. Isso porque eles relatam que a integridade pode ter nascido de atividades missionárias protestantes centradas na educação em massa e na impressão dos manuscritos religiosos.
(Maria Vojtovicova/Unsplash)
Outros motivos para conhecer a Finlândia
Além dos finlandeses sempre falarem a verdade, serem expressivamente honestos, devolverem objetos perdidos aos seus donos, existem outras razões para conhecer essa nação nórdica.
1. A aurora boreal
Por lá, é possível presenciar a aurora boreal que acontece por causa do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta. O fenômeno é lindo e colore os céus com belas cores, mas pode ser visto em apenas alguns lugares do mundo. Portanto, a Finlândia é um dos poucos países agraciados com essa oportunidade incrível!
2. O sol da meia-noite
Ah, e claro: não se pode esquecer que por lá também é possível presenciar um outro fenômeno natural: o sol da meia-noite. No verão, nas regiões mais próximas ao polo norte, o sol quase nunca se põe e mesmo com o relógio marcando 0 hora, o céu fica claro e iluminado. Incrível, né?
3. Tem muitas atividades disponíveis
Além das belezas naturais, com muitos espaços verdes e um litoral maravilhoso, o país é um convite a esportes de inverno, passeios históricos, turismo rural e edifícios impressionantes, principalmente na capital Helsinque.
Portanto, se você quer viajar para a Finlândia pode esperar um roteiro repleto de variedade e uma população bastante honesta. A nação é citada como um dos melhores países para viver, principalmente por ser considerado como um dos mais felizes e seguros do mundo!
(Tapio Haaja/Unsplash)
Que outros países nórdicos você deve conhecer?
Deu vontade de fazer as malas rumo à Finlândia? Além desse país, vale lembrar que pela proximidade, uma viagem por lá também é bastante favorável para um passeio pelas outras nações nórdicas. Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia também são ótimos destinos e contam com ótimas possibilidades de cidades para conhecer e quem sabe estender a estadia!
Para começar a se preparar, que tal conhecer as melhores cidades para se viver nos países nórdicos? Aqui você confere as principais dicas da Finlândia e dos países vizinhos!