Pós-doutorado no exterior vale a pena?

Muitos pesquisadores que concluem um doutorado ficam com vontade de continuar seus estudos, aprofundar suas pesquisas e até ter novas experiências acadêmicas. Mas o que fazer se o doutorado já é o último nível de formação? A resposta pode estar em um pós-doutorado no exterior. Você já pensou em fazer um pós-doc mas não faz ideia de como aproveitar essa oportunidade? Pode ficar tranquilo(a), porque aqui vamos te explicar todos os detalhes de um pós-doutorado no exterior e por que essa pode ser uma excelente maneira de fazer um intercâmbio!

Para que serve o pós-doutorado?

Um pós-doutorado (no exterior ou no Brasil) é um estágio realizado após a conclusão do doutorado. Ao contrário do que muita gente pensa, o pós-doc não é um curso, ou seja, você não faz aulas nem recebe um título no final. Na verdade, um pós-doutorado é voltado para pesquisadores que desejam aprofundar as suas pesquisas de doutorado e ganhar experiência orientando teses.

É exatamente porque a função do pós-doc é gerar experiência prática para quem quer ingressar na vida acadêmica que pode ser muito interessante fazer esse estágio no exterior. Assim, você pode dar novas perspectivas à sua pesquisa do doutorado e também ter contato com outras formas de ensino.

Doutorado sanduíche: 5 motivos para fazer o curso no exterior

Os pós-doutorados no exterior são bastante comuns e podem ser oferecidos tanto por universidades quanto por empresas, mas também existem universidades no Brasil com vagas para esse tipo de estágio. A principal diferença está no salário. As vagas para pesquisadores de pós-doutorado são quase sempre pagas, enquanto esse não é o caso no Brasil.

Uma coisa que você tem que ter em mente é o seu objetivo. Um pós-doutorado não é tão necessário para quem quer seguir uma carreira longe da academia, com o doutorado você já terá ganhado habilidades suficientes para o mercado convencional. Mas se o seu desejo é dar aulas no ensino superior, pode ser um diferencial no seu currículo ter pesquisado para uma grande universidade ou indústria internacional.

via GIPHY

Qual a diferença de pós-doutorado e PhD?

Muita gente confunde um pós-doutorado com um PhD, mas esses dois tipos de pesquisa são completamente diferentes. Um PhD nada mais é do que um doutorado convencional com uma duração um pouco menor. Isso quer dizer que você terá aulas, fará uma pesquisa sob orientação de um professor e, ao defender sua tese, receberá o título de doutor(a).

5 destinos baratos para fazer doutorado na Europa

Já o pós-doutorado, além de não gerar nenhum título, não tem aulas como um PhD. Na verdade, é até comum que os alunos deem aulas para outros níveis de formação. Também não existe um orientador, afinal, espera-se que você já tenha conquistado a independência acadêmica ao concluir o doutorado ou PhD. O que existe é um supervisor de estágio, que pode te apoiar quando você pedir ajuda. E os resultados da sua pesquisa serão publicados em artigos científicos.

Outra diferença entre o PhD e o pós-doutorado é a sua duração. O PhD ou doutorado leva pelo menos três anos para ser concluído, enquanto o pós-doutorado nos Estados Unidos, por exemplo, pode durar entre poucos meses e alguns anos. O PhD também não é remunerado em todos os países, diferente do estágio pós-doutoral, que é quase sempre pago no exterior.

Como fazer um pós-doc?

O primeiro critério para fazer um pós-doutorado é ser um(a) doutor(a). Em alguns casos o título pode ser substituído por experiência em pesquisa, embora seja raro que alguém que não é doutor consiga uma vaga de estágio pós-doutoral. Além disso, é uma exigência comum pedir para que o pesquisador(a) tenha o título há, no máximo, alguns anos e/ou ter experiência no mercado de trabalho.

Em alguns casos são os alunos que propõem um projeto de pesquisa aos professores, mas também acontece de ingressar em um projeto de pesquisa maior já em andamento. É possível se candidatar a um pós-doutorado por meio de editais específicos. Normalmente os candidatos passam por entrevistas, como se fosse uma oportunidade de emprego.

pós-doutorado_no_exteriorUniversidade Cornell oferece oportunidades de pós-doutorado (foto: Kenneth C. Zirkel/Wikimedia Commons)

Aliás, existem instituições, como a Universidade Cornell, que veem os pós-doutorandos como funcionários e são pagos como eles. Na Cornell, o salário pago é de, no mínimo, 52.704 dólares anuais. Em outros lugares, esses pesquisadores são vistos como alunos e podem não receber bolsas da universidade e sim de algum outro órgão, como os governos dos países.

A vantagem é que existem muitas bolsas disponíveis. O governo do Canadá, por exemplo, oferece opções que podem chegar a 140 mil dólares anuais. Já a universidade Harvard divulga oportunidades para todos os tipos de pessoas em um site específico. Os brasileiros ainda têm a possibilidade de concorrer a uma bolsa da Capes de pós-doutorado, que cobre gastos de deslocamento, mensalidades, auxílio instalação e seguro-saúde.

Intercâmbio com a UDI

Se você ficou com vontade de fazer um pós-doutorado do exterior, que tal se preparar para uma oportunidade assim com quem já estudou nas melhores universidades do mundo? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende o passo a passo para conquistar uma vaga internacional! Junte-se aos nossos milhares de monitorados que realizaram seus sonhos. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Ana Resende Quadros

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

01 Jun 2021