Se você tem vontade de viajar para a Espanha, já deve ter ouvido falar da qualidade da comida espanhola. O país é conhecido por ter uma gastronomia deliciosa! Mas, com tantas opções, certamente não vai dar para experimentar tudo quando você estiver por lá. Por isso nós fizemos uma seleção de sete pratos típicos da Espanha que você não pode deixar de provar!
Quais são os pratos mais famosos da Espanha?
Experimentar a culinária de outros países é um dos pontos altos de fazer uma viagem internacional. Se o seu destino é a Espanha, então você vai poder aproveitar uma das gastronomias mais apreciadas do mundo. Os espanhóis valorizam a cozinha e experimentar seus pratos típicos é um dos motivos para visitar o país.
Alguns pratos espanhóis são conhecidos mundialmente e não poderiam deixar de estar nesta lista. Além desses pratos mais famosos, também tentamos trazer algumas comidas deliciosas, mas pouco conhecidas por nós, brasileiros. De toda forma, uma coisa podemos garantir: você vai ficar com água na boca!
1. Paella
Sem dúvidas, o prato mais famoso da Espanha é a paella. Essa receita surgiu na região de Valência, que fica no litoral sudeste do país. O nome paella significa frigideira no dialeto local, o valenciano, e é uma referência ao recipiente usado para preparar o prato.
A paella é um prato à base de arroz e frutos do mar. Na região de Valência, a pecuária não era muito desenvolvida, mas rica no cultivo de arroz. Por isso os principais ingredientes da paella clássica são arroz, feijão verde, enguia, caracóis e açafrão.
Hoje, porém, existem diversas variações da receita que também acrescentam animais terrestres e outros ingredientes. Além disso, é fácil encontrar restaurantes que servem paella em toda a Espanha e não só na região de Valência.
(Foto: Estúdio Web Doce/Pixabay)
2. Gaspacho
O gaspacho ou gazpacho (no original) é um prato muito consumido pelos espanhóis durante o verão. Ele consiste em uma sopa fria de tomate e outras hortaliças como o pepino, pimentão, cebola e alho. Além desses ingredientes, a receita também leva miolo de pão, azeite e água.
Tradicionalmente, a origem da receita é atribuída à região de Andaluzia, no sul da Espanha. Além de ser conhecida por seu tempo quente e seco durante o verão, o lugar tinha muitas plantações de hortaliças no período medieval.
O prato era uma receita típica dos camponeses da região. Porém, ele acabou se espalhando por todo o sul da Espanha. Hoje, o gaspacho também é consumido com frequência em Portugal e nas antigas colônias espanholas na América.
(Foto: Tortic84/Pixabay)
3. Tortillas
As tortillas, ou tortilhas de batatas, são um dos pratos espanhóis mais fáceis de se reproduzir em casa. A palavra tortilha, em português ou espanhol, significa torta pequena. Mas esse é um prato salgado feito à base de ovos e batatas.
Esse prato é tão tradicional na Espanha que há registros do seu consumo desde o século XVI. Isso indica que as tortilhas foram inventadas logo após a chegada das batatas no país, vindas da América do Sul. A receita original é um misto de torta e omelete.
O prato se tornou tão popular que hoje existem várias maneiras de se preparar tortilhas. Normalmente se faz várias camadas de batatas e cebola na frigideira e depois que elas estão um pouco cozidas, se joga o ovo batido por cima. Ao virar a frigideira, você terá uma espécie de torta.
(Foto: Victor Bayon/Flickr)
4. Batatas Bravas
As batatas podem não ser um vegetal com origem na Espanha, mas desde que os espanhóis trouxeram esse alimento da América, ele se tornou muito popular no país. Outro dos pratos típicos espanhóis que envolvem o ingrediente são as patatas bravas, ou batatas bravas.
Onde fazer seu intercâmbio de espanhol?
Esse prato é bastante simples. Na verdade, são apenas batatas fritas em formato de cubos e cobertas com molho picante. Ele se originou na região de Madrid e é conhecido como batatas de pobres. Geralmente os espanhóis comem batatas bravas durante as tapas, que são como os nossos aperitivos.
(Foto: Adnré Ellis/Flickr)
5. Migas
Muitos dos pratos típicos da Espanha se originaram nas cozinhas das pessoas de classe baixa. As migas são mais um exemplo disso. Esse prato é tradicional em várias regiões do país e também em Portugal, e ficou conhecido como sendo a comida dos pastores.
As migas são feitas a partir de pão dormido umedecido e refogado com carne de toucinho ou entreposto. Porém, hoje em dia o acompanhamento das migas é muito variado. Existem receitas que substituem o porco por outras carnes e até mesmo por ingredientes muito diferentes como chocolate.
(Foto: Ricardo/Wikimedia Commons)
6. Cocas mallorquinas
As cocas mallorquinas são um prato muito tradicional da região das Ilhas Baleares da Espanha que também se difundiu por todo litoral mediterrâneo. O prato também é conhecido como coca de trampó e costuma ser muito comparado com a pizza e a focaccia italianas.
TESTE: Monte uma pizza e te diremos quando o seu melhor amigo vai fazer intercâmbio
A confusão é compreensível, já que as cocas mallorquinas são feitas com massa de pão coberta com um refogado de tomate, pimentão e cebola chamado de trampó. Porém, diferente das pizzas, as massas das cocas são bem mais grossas e cortadas em formatos retangulares. Além disso, caso a cobertura seja doce, a massa leva açúcar no lugar de sal.
(Foto: Tasty Details/Flickr)
7. Churros
Os churros são uma comida bastante conhecida dos brasileiros. Por aqui é muito fácil encontrar essa iguaria à venda, sempre recheada ou coberta com muito doce de leite ou brigadeiro. Mas os churros são um prato típico na Espanha há séculos.
Não existe uma confirmação de como os churros foram criados. Portugal e Espanha disputam o título de criadores do doce. Mas a versão espanhola dos churros é um pouco diferente da que comemos aqui. Por lá, a massa não é recheada, mas os espanhóis molham o doce no chocolate quente antes de comer.
(Foto: Nacho/Flickr)
A UDI te ajuda a conhecer a Espanha
Ficou com vontade de experimentar todos esses pratos típicos da Espanha? Então vou te contar um segredo: a melhor maneira de conhecer a fundo um país é fazendo um intercâmbio! Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende mais de 60 maneiras de ir para outro país sem gastar rios de dinheiro! Quer saber qual a receita para uma vaga internacional? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e entre para o nosso time de mentorados!