As bolsas que fazem parte do programa Fulbright Scholarship são voltadas para estudantes internacionais de mais de 150 países em todo o mundo. Essa oportunidade é destinada a quem deseja cursar o mestrado ou doutorado nos Estados Unidos.
O que mais chama atenção é que, nas bolsas Fulbright, o aluno tem auxílios que cobrem: taxa de matrícula, livros didáticos, passagens aéreas, despesas de subsistência e seguro saúde. Ou seja, essa é uma oportunidade de bolsa de pós-graduação bastante desejada!
Por isso, preparamos esse guia que explica tudo que você precisa saber sobre o programa Fulbright, quais são as exigências para concorrer às bolsas e por que esse é um dos programas mais cobiçados por estudantes da pós-graduação!
O que é o Programa Fulbright Scholarship?
O Programa Fulbright Scholarship é uma chance de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos da América. Ele foi criado em 1946, por uma lei proposta pelo Senador J. William Fulbright, por isso, recebe esse nome.
O principal objetivo desse programa é estreitar os laços entre os EUA e outros países. Além disso, ele visa proporcionar trocas de experiências e pesquisas que beneficiam todas as nações envolvidas.
Ao longo dos seus 76 anos de existência, o programa já concedeu mais de 300 mil bolsas de estudo. Para se ter uma ideia, até 2016 o número já estava em exatas 387.416 bolsas!
O Brasil faz parte da lista de países parceiros desde 1957 e, até 2020, já eram 4.923 brasileiros contemplados pela iniciativa. Para cuidar e administrar os interesses, tanto dos brasileiros quanto dos norte-americanos, existe uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright.
Através de diversas bolsas de estudos e pesquisas, a iniciativa promove o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Um dos pré-requisitos para fazer parte é que o estudante tenha vontade de fazer a diferença na comunidade onde vive, por meio da pesquisa e do conhecimento.
E o motivo para essa exigência fica bastante claro quando pensamos no prestígio e reconhecimento mundial que o programa Fulbright possui. Imagine só: são 60 ex-alunos premiados com Prêmios Nobel; 88 egressos que receberam Prêmios Pulitzer e outros 39 que se tornaram Chefes de Estado.
Dentre os brasileiros que fazem parte dessa extensa história estão, por exemplo: Joênia Wapichana — a primeira mulher indígena a exercer a advocacia no Brasil que estudou na University of Arizona em 2010 e, hoje, é deputada federal — e Joaquim Barbosa — ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi estudante na Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 2002.
(Alex Azabache/Pexels)
Quais são as bolsas de estudo do Programa Fulbright?
Como vimos, o Fulbright Foreign Student Program oferece bolsas para estudantes de pós-graduação, jovens profissionais e artistas de todo o mundo. São cerca de 4 mil estudantes contemplados anualmente.
O programa é desenvolvido por uma união do Bureau of Educational and Cultural Affairs dos Estados Unidos, bem como representantes governamentais de outros países e pelo setor privado. É uma das bolsas de estudos nos EUA mais conhecidas internacionalmente para estudantes de mestrado e doutorado.
E como essa é uma proposta que engloba diversos países e estudantes, é preciso se atentar aos critérios de cada bolsa. Vamos conhecer algumas das principais oportunidades:
Hubert H. Humphrey Fellowship
O programa Hubert H. Humphrey Fellowship oferece a chance de conquistar bolsas de estudos nos Estados Unidos para profissionais do setor público, ONGs, instituições beneficentes, associações e outras entidades sem fins lucrativos. Podem se candidatar profissionais das áreas de:
- Desenvolvimento Humano e Institucional;
- Direitos e Liberdades;
- Desenvolvimento Sustentável;
- Fortalecimento Comunitário.
O aluno recebe auxílio mensal para despesas, anuidades e taxas escolares, passagens aéreas, auxílio para compra de livros e computador, plano de saúde e curso intensivo de inglês por cerca de 10 meses.
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa
Esta oportunidade é exclusiva para professores de inglês do Ensino Médio da rede pública brasileira. São cinco meses de aprofundamento na língua inglesa nos EUA com todas as despesas pagas.
Programa de Bolsas de Doutorado Pleno nos EUA
Estas bolsas são uma parceria da Fulbright com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — CAPES. Dedicado a graduados das áreas de:
- Ciências Agrárias;
- Engenharias;
- Ciências Exatas;
- Ciências da Terra;
- Ciências Biológicas;
- Ciências da Saúde.
O benefício é pago durante todos os 6 anos de doutorado e cobre todos os custos com anuidades na universidade e auxílio para despesas, passagens aéreas e para a sua instalação no país.
Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche nos EUA
Este programa é voltado para estudantes que já fazem doutorado no Brasil e têm interesse em desenvolver parte da pesquisa nos EUA. Com duração de 9 meses, a bolsa engloba custos de despesas, passagens aéreas, auxílio instalação, verba de participação de eventos e aquisição de livros, seguro e despesas com visto.
Foreign Language Teaching Assistant (FLTA)
Esse é um programa para professores brasileiros de língua portuguesa. Os bolsistas atuam nos EUA como assistentes de ensino de português em universidades americanas. Os benefícios da bolsa dependem da universidade de destino, porém, usualmente, cobrem gastos com visto, auxílio moradia, recursos para eventos acadêmicos, etc.
Programa Fulbright Foreign Student para brasileiros
O programa Fulbright Foreign Student permite que estudantes graduados, profissionais jovens ou em início de carreira e artistas façam intercâmbio para estudar e conduzir pesquisas nas universidades americanas ou outras instituições acadêmicas dos EUA.
Os procedimentos para se inscrever e participar da seleção do programa variam de país para país. No caso dos estudantes brasileiros, as informações são de responsabilidade da comissão da Fulbright no país, em Brasília, ou pelo site oficial do programa no Brasil. Interessados também podem entrar em contato através do e-mail hhh@fulbright.org.br ou pelo telefone 55-061-3248 8600.
O programa Fulbright encoraja a aplicação de alunos e profissionais de todas as áreas, inclusive daquelas interdisciplinares. O requisito é que o interessado tenha, pelo menos, a graduação concluída para se inscrever. São cerca de 4 mil estudantes que recebem as bolsas, todos os anos.
Além do Brasil, outros 154 países por todo o mundo são aptos a terem seus estudantes e profissionais contemplados pelos benefícios. Geralmente, a bolsa cobre:
- Mensalidades;
- Passagens aéreas;
- Custo de subsistência;
- Seguro de saúde entre outros gastos.
A bolsa é válida por todo o período de duração do estudo. Porém, neste caso, o auxílio não inclui os dependentes do estudante, portanto se você tem filhos(as) deve ter em mente que não há cobertura dos gastos familiares.
Como é feita a seleção para as Fulbright Scholarships?
Todas as aplicações de estudantes intercambistas são processadas pelas comissões binacionais ou embaixadas dos Estados Unidos. No Brasil, é pelo órgão da Fulbright em Brasília. Portanto, é por meio da comissão no nosso país que será possível se candidatar às oportunidades.
Os candidatos devem ter um diploma de bacharel conferido ou um documento equivalente antes do início da bolsa. No caso das artes criativas e cênicas, quatro anos de treinamento profissional ou experiência atendem ao requisito básico de elegibilidade.
O mínimo pedido em relação à escolaridade é a graduação, entretanto, isso não impede que mestres ou doutores apliquem para o programa. As bolsas são, normalmente, concedidas no início do mês de fevereiro de cada ano.
Outro aspecto importante é o idioma. É que aqueles interessados devem atender aos requisitos de idioma da bolsa a qual estão se candidatando. Por isso, deverão demonstrar competência suficiente para realizar o seu projeto e à vida no país anfitrião. De forma geral, o nível intermediário deve ser suficiente para a aplicação.
Durante o intercâmbio, os beneficiados vão conhecer, trabalhar, conviver e aprender com as pessoas dos Estados Unidos. Por isso, assim como outros programas de estudos fora, essa é uma excelente oportunidade que facilita a troca cultural por meio da interação direta em sala de aula, nas pesquisas e até mesmo em casa e em tarefas rotineiras.
No Brasil, a bolsa é ofertada em parceria com a CAPES, o órgão federal brasileiro para suporte da educação superior.
Oportunidades do Programa Fulbright
As oportunidades do Programa Fulbright são bem variadas, e podem contemplar doutorado, pesquisa e aperfeiçoamento dos profissionais de ensino e dos estudantes nos Estados Unidos.
Por isso, vamos conhecer mais sobre as chances que estão com editais abertos neste mês de fevereiro de 2022 e também tratar de outras publicações que estão previstas.
Confira as seleções com editais abertos:
1. Doutorado pleno em Humanidades, Ciências Sociais, Letras e Artes
Bolsas de doutorado pleno nas humanidades, sociais aplicadas, letras e artes nas principais universidades de pesquisa dos EUA. A inscrição acontece online.
Para concorrer a essas bolsas, é necessário ter nacionalidade brasileira; residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; ter diploma de bacharelado ou equivalente; não ter cursado, estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento; e possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima 102.
Dentre os benefícios, estão as taxas acadêmicas e administrativas, auxílio de acordo com o campus; seguro saúde; passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA. Para essa bolsa, a conclusão do doutorado deve ocorrer até o sexto ano.
2. Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa
Nesta oportunidade, acontece uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (SEDUC). É que os órgãos indicam até 4 professores de ensino de inglês. A chance é para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos EUA com todas as despesas pagas.
Atualmente, os estados brasileiros com a colaboração são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Sergipe, além do Distrito Federal.
3. Centro de Câncer M.D. Anderson na University of Texas
Essa chance é destinada a doutores brasileiros que estudam o câncer. Interessados devem, obrigatoriamente, ter finalizado o doutorado antes de 31 de dezembro de 2013; ter dez anos de experiência com o estudo do câncer e a fluência em inglês.
O beneficiário recebe US$ 32.400,00 para garantir a sua manutenção em terras norte-americanas por 4 meses.
(Chokniti Khongchum/Pexels)
Além dessas oportunidades, outros editais já estão previstos. São cerca de 20 oportunidades com início previsto entre março de 2022 até mesmo 2024. Dentre elas, separamos algumas que podem ser mais interessantes aos estudantes brasileiros:
1. Mestrado em roteiro de cinema
Atenção especial aos estudantes de cinema. Essa chance se trata de uma bolsa para Masters in Fine Arts (MFA) em roteiro de cinema nos EUA sem similar no Brasil. Ou seja, oportunidade única!
Para concorrer, é preciso ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas ou audiovisuais; ter proficiência comprovada com, pelo menos, a seguinte pontuação: TOEFL iBT (102 pontos) ou IELTS (7 pontos); não possuir título de mestrado ou superior.
E essa bolsa tem um valor de auxílio que depende da cidade, além de anuidades e taxas acadêmicas de até 50 mil dólares, auxílio instalação, seguro saúde e passagem área entre os países.
2. Doutorado sanduíche
São até 40 bolsas em todas as áreas do conhecimento para brasileiros que desejam desenvolver parte de sua pesquisa nos Estados Unidos. Para essa oportunidade, além dos critérios de proficiência em inglês e moradia no Brasil, também vale destacar que é imprescindível estar matriculado em curso de doutorado brasileiro.
Por essa assistência, o estudante tem direito a bolsa mensal de acordo com a localidade da instituição americana, passagem aérea internacional, auxílio instalação e para participação de eventos científicos nos EUA, orientação pré-partida e todas as tarifas relacionadas ao visto J-1.
3. Pesquisa e ensino na University of California, Davis
O Fulbright oferta bolsa para realizar ensino e pesquisa, em todas as áreas do conhecimento. Nesse caso, é fundamental ter concluído o doutorado antes de 31 de dezembro de 2013; ademais comprovar ter dez anos de experiência profissional na área e dominar o idioma da língua inglesa.
Os valores proporcionados são US$ 32.400,00, seguro de acidentes, taxas do visa J-1 e acesso ilimitado às instalações universitárias.
4. Curso online para roteiristas estreantes: Fulbright New Voices 2022
Apesar de ser realizado de forma online, essa é uma chance bastante interessante para brasileiros. É uma oportunidade de formação profissional para jovens que são provenientes de segmentos considerados ainda sub-representados na indústria do audiovisual. A proposta é apresentar “novas vozes” nessa área.
Já aconteceram duas edições desse projeto e a expectativa é que novos selecionados possam participar em breve. Tendo como base a realização anterior, deverão ser selecionados até doze bolsistas para curso livre online de educação profissional, voltado para a formação de roteiristas.
Nessas circunstâncias, o interessado deve possuir diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira e ter se graduado após 1.º de janeiro de 2016, bem como nunca ter tido um projeto lançado em circuito comercial.
Os benefícios são: bolsa-auxílio mensal de R$ 2.700,00 pelo período de até quatro meses, que deve ser a duração do curso; laptop e licenças de Microsoft Office e Final Draft 11; auxílio para acesso à internet; ajuda de custo para desenvolvimento profissional e para material bibliográfico.
Como aplicar para o Programa Fulbright Scholarship?
Para aplicar para as bolsas Fulbright, é necessário cumprir alguns requisitos. Por esse motivo, vamos relembrar aqui quais são os principais itens para se atentar na hora da application.
- Documentação pessoal necessária;
- Proficiência do idioma comprovada;
- No mínimo, graduação concluída;
- Atenção aos prazos e deadlines;
- Carta de recomendação.
Assim, você pode fazer um checklist de todos os itens necessários para se inscrever nas oportunidades!
(SHVETS production/Pexels)
Como ficar por dentro das melhores bolsas de estudos?
E aí, depois de ler esse texto ficou interessado nas oportunidades do Programa Fulbright Scholarship? Se o seu sonho é mesmo ter essa experiência lá fora, então você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada para se preparar. Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil!