Provas para estudar fora: o que você precisa saber

Estudar fora do Brasil é um sonho de muitos estudantes que almejam uma formação de qualidade e uma experiência internacional enriquecedora. Porém, ao pensar em estudar no exterior, muitos se deparam com a dúvida: todas as oportunidades exigem a realização de provas?

Neste artigo, vamos desvendar essa questão, apresentar as principais provas internacionais e oferecer dicas sobre como se preparar da melhor maneira possível para conquistar a sua oportunidade de estudo no exterior. Se liga:

Todos os programas de intercâmbio exigem provas?

A resposta curta é não.

Diferente do que muitos imaginam, uma boa parte dos programas de intercâmbio não exige a realização de provas. Esses programas, geralmente de curta duração, são uma excelente porta de entrada para quem deseja ter uma experiência internacional sem a pressão dos testes. No entanto, é importante destacar que esses programas costumam não cobrir todos os custos de estudo no exterior, como mensalidades, hospedagem e alimentação.

Para aqueles que buscam uma oportunidade completa, como as bolsas full-ride que cobrem todos os custos relacionados aos estudos e oferecem benefícios adicionais, a realização de provas se torna praticamente inevitável. Portanto, tudo depende do tipo de oportunidade que você está almejando.

Como são essas provas?

As provas internacionais, como SAT, ACT, GRE e GMAT, podem parecer intimidantes à primeira vista, mas na realidade, elas não possuem um grau de dificuldade extremamente alto. Mesmo as provas destinadas a programas de pós-graduação são elaboradas de forma a testar não apenas o conhecimento teórico, mas também as habilidades práticas e analíticas do candidato.

Uma das razões para muitas pessoas não conseguirem aprovação em bolsas internacionais não está na dificuldade das provas em si, mas sim na falta de preparação adequada. O processo de seleção internacional é holístico, ou seja, avalia o candidato de forma ampla, considerando diversos aspectos além das provas. Portanto, é essencial ter uma preparação especializada para aprender os truques e técnicas que podem fazer a diferença no resultado final.

Principais provas internacionais

SAT e ACT: Essas são as principais provas para programas de graduação no exterior. O SAT se concentra em duas matérias principais: lógica e interpretação de texto. Já o ACT, além dessas duas áreas, inclui também matérias de ciências da natureza. Ambas as provas avaliam o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio e a capacidade de raciocínio lógico dos candidatos.

GRE e GMAT: São as provas mais comuns para programas de mestrado e doutorado no exterior. Tanto o GRE quanto o GMAT possuem seções que avaliam lógica e interpretação de texto, mas diferem na abordagem e na estrutura das questões.

Exames de proficiência: Estes variam de acordo com o país de destino, mas os mais aceitos globalmente são o TOEFL e o IELTS para a língua inglesa. Existem também exames específicos para outros idiomas, dependendo do país e da instituição de ensino escolhida. Esses testes avaliam a capacidade do candidato de usar e entender a língua em contextos acadêmicos e cotidianos.

Como escolher entre uma e outra?

A escolha entre SAT ou ACT deve levar em consideração suas habilidades e preferências. Se você se sai melhor em lógica e interpretação de texto, o SAT pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se você tem um bom desempenho em ciências da natureza, o ACT pode ser mais adequado.

Para escolher entre GRE ou GMAT, é importante considerar o tipo de programa de pós-graduação que você deseja. Há quem diga que se você está aplicando para um MBA, o GMAT é geralmente a melhor opção. Já para outros programas de mestrado e doutorado, o GRE é mais amplamente aceito. No entanto, é preciso ressaltar que esta lógica tem mudado recentemente, e que aos poucos, os dois testes têm ficado cada vez mais parecidos em termos de estrutura.

Já para os exames de proficiência, a escolha depende do idioma do país onde você deseja estudar. Para o inglês, TOEFL e IELTS são as opções mais comuns e aceitas.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos, acesso à IA exclusiva do programa e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Ben Mullins na Unsplash

09 Jul 2024

10 línguas mais faladas do mundo em 2024

Falar um segundo idioma pode fazer muita diferença, mas qual aprender? Venha conhecer as línguas mais faladas do mundo e escolha a melhor para você!

17 Out 2024
UDI News | Outubro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

15 Out 2024