Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, nem sempre a graduação é suficiente para conseguir o seu emprego dos sonhos. Por isso mesmo o número de pessoas que buscam uma especialização ou um curso de mestrado ou doutorado vem crescendo nos últimos anos, como indicam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Mas, entre tantas opções disponíveis qual é a melhor a fazer? Esta é uma dúvida frequente e para te ajudar a se decidir, hoje vamos explicar o que é MBA, qual a diferença entre MBA e pós-graduação e onde ficam os melhores cursos desse tipo!

Qual a diferença entre pós e especialização?

A primeira coisa que precisamos entender é que os cursos que fazemos após nos formarmos na faculdade são todos chamados de pós-graduação. Elas se dividem em dois grupos: as pós do tipo lato sensu e do tipo stricto sensu.

De forma geral, podemos dizer que as pós-graduações lato sensu não te dão um diploma, e sim um certificado. Com ele, você pode usar o título de especialista. Já para ganhar o título de mestre ou doutor é preciso concluir uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, um mestrado ou doutorado.

Aqui no Brasil há uma grande confusão com esses termos. Muitas pessoas usam o termo pós-graduação para se referir a especialização, enquanto outras usam o termo para falar de mestrados e doutorados. Embora os dois casos estejam tecnicamente corretos, é mais usual chamar as especializações de pós-graduação, por isso, dizemos que quem termina uma pós é um especialista ou pós-graduado.

Qual é o ranking das melhores universidades do Brasil?

Certo, mas onde entra o MBA em tudo isso? Bom, na verdade a resposta é um pouco complexa. O que gera dúvida é que, apesar do nome Master of Business Administration, o MBA, no Brasil, nada mais é do que uma especialização, ou seja, uma pós-graduação no estilo lato sensu. Ao terminar um MBA por aqui você ganha o título de especialista, não de mestre.

O que é um curso de MBA?

MBA significa, literalmente, Mestrado em Administração em Negócios. Esse curso surgiu nos Estados Unidos como uma forma de mestrado voltado para a administração de negócios. Em Harvard, por exemplo, o curso dura dois anos e tem a proposta de ser focado no mundo prático.

No Brasil a proposta é a mesma, mas o título não. O MBA é indicado para profissionais que atuam na administração de empresas e que querem aprimorar seus conhecimentos sem ter que fazer uma pesquisa acadêmica. É exatamente por não envolver uma pesquisa que o MBA não é considerado um mestrado acadêmico stricto sensu.

Como um MBA no exterior pode mudar a sua carreira?

Em outros países, como os Estados Unidos, o MBA é considerado um Mestrado Profissional. No Brasil, essa modalidade tem o mesmo valor do Mestrado Acadêmico e, portanto, tem que seguir todas as normas estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mas os MBAs não seguem essas regras, por isso não são considerados mestrados e sim especializações.

(foto: Pixabay)

É comum que os MBAs sigam regras diferentes de outros mestrados. É o que acontece na França, por exemplo. Lá existe um Mestrado em Administração que segue normas de outros mestrados, mas, no caso do MBA, cada escola pode escolher o seu currículo.

A diferença entre o MBA e a pós-graduação lato sensu tradicional é a sua profundidade e seu foco na área de Negócios. Além disso, bons cursos de MBA seguem currículos internacionais como a AMBAs ou a AACSB. Para o MEC, por exemplo, esse tipo de curso deve ter ao menos 360 horas de carga horária, enquanto a AMBA exige 510 horas.

Quais são os tipos de MBA?

O campo dos negócios é muito rico e tem diversas subdivisões. Quem busca uma especialização quer ter um conhecimento profundo em uma área. Por essa razão, muitas escolas de negócios oferecem mais de um programa de MBA, cada um deles focado em nichos específicos. Algumas das áreas comuns são:

1. Gestão

O MBA em Gestão é uma das principais escolhas de quem busca esse tipo de curso. Neste tipo de MBA você vai aprender a gerenciar riscos e tomar decisões de forma rápida, segura e consistente, além de desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Como ele é bastante procurado, é possível encontrar versões deste programa em muitas universidades, inclusive de forma online. Geralmente, o curso leva entre 1 e 2 anos para ser concluído.

Com essa especialização você poderá ocupar cargos como gerente de riscos e de desenvolvimento. Nos EUA, os salários variam entre 70 e 100 mil dólares anuais. No Brasil, a média é de 5 mil reais mensais.

2. Marketing

O Marketing é uma das principais ferramentas para quem quer ser bem sucedido nos negócios. Como todo curso deste estilo, o MBA em Marketing vai te preparar para a administração de negócios. Porém, os programas que têm essa ênfase são focados na construção de estratégias de marketing.

No curso, você vai aprender as melhores formas de influenciar o público na compra dos seus produtos. Com esse treinamento você vai poder ocupar posições como diretor de marketing, desenvolvedor de estratégias de venda e diretor de vendas.

No exterior os salários variam entre 65 e 90 mil dólares anuais, aproximadamente. Já no Brasil os salários variam bastante. Em empresas menores um(a) diretor(a) de marketing ganha em média 3 mil reais, mas os salários podem chegar aos 10 mil.

via GIPHY

3. Recursos Humanos

Outro dos MBAs mais populares é o de Recursos Humanos. Neste curso você vai aprimorar suas habilidades interpessoais e também aprender sobre estratégia, comportamento humano, direito, negociação e outras disciplinas.

Depois de ter terminado seu curso, o que leva, em média, dois anos, você vai poder ocupar cargos de liderança dentro do setor de RH. As médias salariais de diretores e gestores desta área costumam variar entre 65 e 90 mil dólares nos Estados Unidos. No Brasil a média é de 4 mil reais mensais.

4. Consultoria

O cargo de consultor de negócios é um dos mais cobiçados internacionalmente. Mas antes de escolher por um MBA em Consultoria, você precisa pensar se gosta de interagir com muitas pessoas, escutar o que elas têm para te dizer e se comunicar com elas de maneira adequada para dar um bom feedback.

No curso de Consultoria você aprende, entre outras coisas, sobre organização comportamental, estratégias de negócios, comunicação no mundo dos negócios, ética e negociação. Um consultor no mercado estrangeiro ganha entre 70 e 80 mil dólares por ano e cerca de 4 mil reais no Brasil.

5. Finanças

O MBA em Finanças é ideal para aquelas pessoas que prestam muita atenção aos detalhes e gostam de lidar com orçamentos. Quem faz esse curso aprende sobre gestão e arrecadação de fundos, investimentos, análise de orçamento corporativo, etc.

Com dois anos de curso é possível conseguir cargos que pagam entre 60 e 130 mil dólares anuais no exterior. No Brasil, os salários são bem menores, girando em torno de 3 mil reais mensais.

Como escolher entre MBA, especialização e mestrado?

O que vai te levar a decidir entre um MBA, uma especialização comum e um mestrado é o seu objetivo. Um ponto em comum de todos eles é que para se matricular é preciso ter feito uma graduação e, ao final, é necessário defender um trabalho escrito.

No caso das especializações, inclusive o MBA, esse trabalho é uma monografia, enquanto no mestrado é preciso defender uma dissertação, que é resultado de uma pesquisa mais complexa.

Pós-graduação nos Estados Unidos: 7 passos para escolher o curso ideal

Por isso, se você não tem interesse na área de pesquisa, já pode descartar a possibilidade de fazer um Mestrado Acadêmico. Já a escolha entre o MBA e a especialização comum vai depender dos seus interesses.

Existem especializações em diversas áreas do conhecimento, enquanto o MBA é focado em Administração de Negócios. Alguns cursos de MBA exigem até mesmo experiência no mercado de trabalho, coisa que não é necessária em qualquer especialização.

Vale a pena fazer um MBA no Brasil?

No Brasil, a AMBA (Association of Masters of Business Administration) só reconhece as seguintes instituições como bons cursos de MBA:

Já a AACSB (Association for Advance Collegiate Schools of Business, ou Associação de Escolas Avançadas de Negócios) referenda os seguintes cursos brasileiros:

Mesmo que esses cursos sejam reconhecidos por associações internacionais, nenhum deles é reconhecido entre os melhores pelo ranking QS de MBAs globais. Para essa lista, os principais cursos de MBA do mundo são:

1. Escola de Negócios de Stanford (Estados Unidos)

A Escola de Negócios de Stanford é a quinta melhor do segmento no mundo. Por lá é possível fazer apenas cursos de pós-graduação que se dividem entre mestrados, doutorados, cursos executivos e o programa de MBA, que é considerado o melhor do planeta.

O programa de MBA é o mais antigo desta escola. Sua primeira turma se formou em 1927, dois anos depois da fundação da Stanford Graduate School of Business.  Até hoje o curso de MBA tem duração de dois anos. Seu principal objetivo é aprimorar as habilidades de liderança de seus alunos. Para isso eles ensinam a:

Com isso eles esperam que os alunos se tornem líderes responsáveis que façam a diferença não só no mundo dos negócios, mas na sociedade. Por isso, um dos critérios de admissão para um MBA em Stanford é o seu potencial de liderança. Também são consideradas sua capacidade intelectual, suas qualidades pessoais e realizações.

(Foto: Anubhav Gaur/Pixabay)

2. Escola de Negócios de Harvard - HBS (Estados Unidos)

A Harvard Business School, ou Escola de Negócios de Harvard é melhor quando o assunto é negócios. O programa de MBA da HBS é o segundo melhor do mundo, empatado com o programa oferecido pela Universidade da Pensilvânia. Além do MBA, a Harvard Business School tem programas de doutorado, executivos e online.

O programa de MBA de Harvard tem foco em Gestão Geral e tenta sempre abordar questões do mundo real. Uma das formas que o programa faz isso é por meio da troca de experiências entre professores e alunos.

Essas trocas fazem com que os estudantes saiam de lá muito mais preparados para construírem seus próprios negócios. Não é à toa que 50% de quem se forma no curso de MBA da Escola de Negócios de Harvard se torna um empreendedor. Esse espírito de empreendedorismo contribui para que Harvard seja a universidade que mais forma bilionários.

Outro diferencial da escola é a possibilidade de fazer um MBA integrado com outros programas oferecidos pela universidade. Existem cursos conjuntos com as áreas de Direito, Odontologia, Medicina, Administração Pública e outros.

3. Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos)

A Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia é a mais antiga escola de negócios do mundo. Ela também é uma das mais abrangentes, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação.

A Wharton é a sexta melhor instituição para estudar negócios no planeta, mas seu curso de MBA está em segundo lugar, empatado com Harvard, de acordo com o ranking da QS para MBAs.

A Wharton valoriza o ensino de habilidades de lideranças, mas também foca em criar uma grande rede entre seus alunos e ex-alunos. Como consequência disso, mais de 90% de quem faz um MBA por lá consegue um emprego de tempo integral.

Nos dois anos do curso oferecido na Universidade da Pensilvânia você vai aprender a explorar o uso de dados, como liderar de forma eficiente e quais são as melhores maneiras de se tornar um empreendedor. Em média, quem se forma por lá recebe salários anuais de 150 mil dólares.

4. HEC Paris (França)

Em quarto lugar no ranking da QS de melhores MBAs está o programa oferecido pela HEC Paris. A Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris (HEC) também é uma das principais escolas de negócios do mundo, ficando em 5.º lugar entre as instituições europeias do ramo.

Na HEC existem três tipos de MBA. O mais tradicional é voltado para pessoas que tenham entre dois e dez anos de experiência no mercado de trabalho. Ele é lecionado em tempo integral e tem duração de 16 meses.

As outras duas categorias de MBAs são o Executivo (para quem tem entre 8 e 20 anos de experiência) e o Turim Global (para quem atua no mercado há pelo menos 10 anos). Essas duas modalidades são feitas em meio período e levam em torno de 18 meses para serem concluídas.

Mesmo tendo essas diferenças, todos os cursos abordam temáticas parecidas. Entre as disciplinas estão: inovação digital, gestão avançada, empreendedorismo, finanças, marketing e estratégia.

(Foto: Cinerama14/Wikimedia Commons)

5. Sloan Escola de Negócios do MIT (Estados Unidos)

O MIT é a melhor universidade do mundo. A instituição se destaca principalmente nas áreas de Engenharia e Tecnologia, mas ela também é referência no campo dos Negócios. A Sloan é bastante tradicional, tendo sido fundada em 1914, e hoje oferece tanto programas de graduação quanto de pós-graduação.

Um dos diferenciais da Sloan é que a escola oferece cinco modalidades de MBA. Além do curso de mestrado em administração de negócios tradicional, eles têm programas que integram mais de uma área de conhecimento, como a Engenharia.

Assim como a HEC, o MIT também oferece programas de MBA executivos, que são destinados a pessoas que estão no meio da carreira. Um de seus principais diferenciais é sua duração um pouco menor: entre 12 e 20 meses.

Outras boas escolas

O MBA da HEC é o único dos cinco melhores cursos de MBA que não é oferecido por uma universidade estadunidense. Completando a lista dos 10 melhores mestrados em administração de negócios do mundo estão:

10 melhores cursos de MBA do mundo segundo o QS 2022

Escola

Localização

1.º Stanford Business School

Estados Unidos

2.º Harvard  Business School - HBS

Estados Unidos

2.º Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia

Estados Unidos

4.º HEC Paris

França

5.º Sloan  Business School do MIT

Estados Unidos

6.º London Business School

Inglaterra

7.º IE Business School

Espanha

7.º ISEAD

França

9.º Columbia Business School

Estados Unidos

10.º IESE Business School

Espanha

Avaliando a lista completa da QS, que tem 286 instituições, os países que mais se destacam pela qualidade dos cursos de MBA oferecidos são os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá e a França. Na América Latina os melhores cursos ficam no México, Argentina, Peru, Colômbia e Costa Rica. Ou seja, fazer esse curso fora do Brasil pode ser um melhor negócio.

Quem pode fazer um MBA?

Como o MBA é um curso de pós-graduação, um requisito básico para participar de um curso assim é já ter concluído a sua graduação. Porém, você não precisa ter se formado, necessariamente, na área de Negócios para ingressar em um curso de MBA.

Nos programas internacionais, um dos critérios mais importantes é a demonstração de capacidade de liderança. Essa característica pode ser demonstrada por atividades extracurriculares, por exemplo.

Também é comum que os programas exijam que os candidatos tenham alguma experiência no mercado de trabalho. Normalmente, quem se forma em um MBA vai ocupar cargos de chefia e para fazer isso da maneira correta é preciso entender como funciona o trabalho de quem está na base do processo.

O requisito de experiência faz com que a maioria das pessoas busque esse tipo de especialização quando estão por volta dos 30 anos. Mas isso não quer dizer que exista uma idade mínima ou máxima para fazer um MBA.

O que vem depois do MBA?

Apesar de ser um curso de mestrado, quem faz um MBA quer um foco maior no mercado de trabalho. Por isso, depois de concluírem o curso, a maioria tenta progredir na carreira profissional. Para ter sucesso nesses planos é essencial escolher a escola ideal para você.

Alunos das melhores universidades conseguem emprego logo após se formarem. Em Stanford, por exemplo, 91% dos graduados no programa de MBA conseguem um emprego dentro de três meses. Mais de 60% deles foram para o setor de Finanças ou de Tecnologia.

Mas, se você é daquele tipo de pessoa que adora continuar estudando, nada te impede de prosseguir seus estudos. No Brasil o MBA é uma especialização no estilo lato sensu e é comum que as pessoas façam mais de um MBA.

via GIPHY

Outros caminhos possíveis são seguir para um mestrado acadêmico ou para um doutorado/PhD. No exterior você pode ir do MBA direto para um doutorado profissionalizante ou acadêmico (também conhecido como PhD), mas por aqui é preciso primeiro fazer um curso de mestrado stricto sensu.

Essas opções devem ser consideradas com cautela e variam muito conforme seus objetivos para o futuro. Quem quer seguir carreira no mercado de trabalho convencional geralmente não precisa fazer um doutorado ou um outro mestrado. Mas, se o seu interesse é partir para o mundo acadêmico, é essencial conseguir os títulos de mestre e doutor.

Quando vale a pena fazer um MBA?

Agora você já sabe o que é um MBA e qual a diferença entre MBA e pós-graduação no Brasil e no exterior. Também já deu para perceber que fazer um curso assim lá fora pode ser muito mais vantajoso do que aqui no Brasil. Mas, além de boas, essas universidades também são conhecidas por serem caras. Então será que é impossível estudar por lá? Não se você conhecer as bolsas ideias para você! Venha descobrir essas bolsas incríveis de MBA clicando aqui!