BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Qual é a diferença entre internship e apprenticeship?

O mundo dos estágios no exterior conta com alguns termos que podem confundir quem não entende muito do assunto. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre internship e apprenticeship?

Antes de começar a falar das diferenças, vamos fala das semelhanças: ambos os termos fazem referência a qualquer tipo de treinamento prático.

A principal diferença é que os internships se referem aos estágios feitos pelos estudantes ainda na faculdade e que são quase que obrigatórios para qualquer recém-graduado em busca de trabalho. Já os apprenticeships são práticas mais avançadas que facilitam a busca de profissionais por cargos de alta remuneração.

Mas quais são as outras diferenças? Descubra abaixo!

6 diferenças entre internship e apprenticeship

1. Os programas de internship superam os de apprenticeship em número

Os apprenticeships são mais comuns na Europa que nos Estados Unidos, embora também existam oportunidades em solo americano. A maior parte da vagas são voltadas para empregos técnicos altamente qualificados em áreas como engenharia e construção civil.

Outros ofícios populares onde você pode encontrar apprenticeships incluem carpintaria, encanamento, eletricidade e telecomunicações.

Os internships, por outro lado, estão prontamente disponíveis para a maioria dos estudantes universitários por meio de sua escola ou universidade e geralmente são generalizados, em vez de específicos para um determinado segmento. Ou seja, podem ser feitos por pessoas de qualquer área, e por isso são mais numerosos.

2. Os apprenticeships duram mais tempo

Quando se trata de um internship, a maioria das pessoas o faz por um semestre, ou até mesmo por alguns meses, e depois segue para a próxima experiência ou mesmo para contratos de período integral.

6 grandes empresas que oferecem estágios para estudantes internacionais

Já um apprenticeship pode levar anos para ser concluído e requer um compromisso de tempo integral. Embora existam programas com duração de apenas um ano, muitos têm duração de vários anos.

Os internships são geralmente mais curtos e não têm nenhuma instrução em sala de aula. Dessa forma, enquanto o participante de um internship (intern) ganha experiência profissional, o participante de um apprenticeship (apprentice) ganha mais do que isso.

3. Os pagamentos são maiores nos apprenticeships

Apprenticeships são altamente competitivos e um dos principais motivos é que eles são remunerados. Os apprentices ganham dinheiro enquanto aprendem, e em uma proporção maior do que ganhariam como interns.

Geralmente os internships dão créditos universitários, uma pequena bolsa ou algo para adicionar ao currículo, enquanto os apprenticeships dão de fato um salário com o qual é possível viver.

Portanto, uma das principais diferenças dos apprenticeships em relação aos outros tipos de treinamentos, como os internships, é que os primeiros estão diretamente vinculados ao emprego remunerado.

4. Os apprenticeships oferecem treinamento prático

Qualquer pessoa que tenha concluído um internship sabe que os interns não têm muitas responsabilidades decisivas. Não que eles não trabalhem, mas dificilmente você verá um intern criando uma campanha de marketing do início ao final do processo ou publicando uma notícia em um portal sem passar por nenhuma revisão. Mas certamente é mais fácil encontrá-los dando suporte ao departamento de marketing de uma empresa ou ao escritório de redação de um grande jornal.

Por outro lado, em um apprenticeship, os participantes passam por um treinamento intensivo dentro da área em que eventualmente irão trabalhar.

5. Os treinamentos em sala de aula estão vinculados ao apprenticeship

Os internships são uma ótima maneira de obter exposição no mundo corporativo e fortalecer o currículo, mas normalmente o que você aprende durante sua passagem por uma empresa não será ensinado em sala de aula.

Idiomas no currículo: como explicar seu nível de proficiência para os empregadores?

É exatamente isso que acontece em um apprenticeship, já que uma de suas peças-chave é que a instrução em sala de aula esteja relacionada à sua ocupação. Ou seja, é um tipo de treinamento que mistura conhecimentos em sala de aula, conhecimentos do trabalho, e uma boa remuneração.

6. Você sairá do apprenticeship com um emprego

Em um mundo perfeito, você completaria um internship no último ano da faculdade e, em seguida, obteria uma oferta em tempo integral do empregador para o qual trabalha, mas nem sempre é esse o caso, pelo menos não com um internship.

Já com um apprenticeship as probabilidades de isso acontecer são bem maiores. Isso porque, como o empregador estará patrocinando o apprentice e gastando tempo para ensiná-lo e treiná-lo, é quase certo que ele terá um emprego bem remunerado depois de concluir o programa.

Glossário do estágio no exterior

Tipos de estágio

Fellowship

Uma fellowship é semelhante a um internship. Resumidamente, é uma experiência de trabalho e/ou pesquisa (geralmente acadêmica) que dura de 1 a 2 anos.

Qual é a diferença entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary?

Em algumas partes do mundo, o termo fellowship é usado no lugar de internship. No entanto, os fellowships são geralmente mais estruturados e competitivos do que os internships. Além disso, também são abertos para profissionais de todos os níveis.

Service Learning

O service learning é uma mistura de aprendizado em sala de aula e serviço comunitário. Se difere do internship por raramente oferecer posições remuneradas. Nesse tipo de experiência, os participantes passam uma quantidade significativa de tempo dentro da sala de aula.

Mentorship

As mentorships referem-se ao relacionamento entre um profissional experiente e um pupilo ou protegido com menos experiência. Durante o internship, é comum que um estagiário seja acompanhado por um "mentor" que o aconselhará e ajudará a ter sucesso. Mentorships também existem fora do mundo do estágio, chegando até mesmo ao nível executivo.

Outros termos importantes

Resume/CV

Você provavelmente sabe o que é um currículo, mas o termo CV ainda pode não ser familiar. CV significa Curriculum Vitae, que também é exatamente o mesmo que resume.

O termo CV é mais comumente usado fora dos Estados Unidos, mas às vezes pode aparecer em inscrições de estágio no país.

6 passos para incluir sua experiência internacional no currículo

Só para relembrar, um CV ou resume é uma lista de todos os seus estudos, diplomas e experiências de trabalho relevantes. É o local para destacar todas as qualificações para o estágio ou emprego que você pretende se candidatar.

Cover letter

Cover letter é o termo em inglês para se referir à carta de apresentação, que é um documento de uma página que atua como um "suplemento" ao currículo nos processos de inscrições para estágios. Saiba mais sobre essas cartas aqui.

Informational Interview

Uma informational interview é uma entrevista com alguém que tem uma carreira sobre a qual você gostaria de saber mais.

Essas entrevistas não levam necessariamente a um emprego ou estágio, mas são uma ótima maneira de descobrir se um determinado campo pode ser adequado para você.Além disso, também são uma ótima oportunidade para você saber mais sobre os tipos de oportunidades de estágio que estariam disponíveis para o seu perfil em uma empresa ou campo de atuação específico.

Job Shadowing

Job Shadowing é um estágio de curta duração em que o estagiário é acompanhado por um profissional. Ou melhor, é o estudante que acompanha o profissional em todas as suas tarefas diárias. Esta pode ser outra ótima maneira de obter algumas ideias para estágios antes de realmente se aplicar.

Business Dress/Business Casual

O business dress (traje de negócios) refere-se ao código de vestimenta para a maioria das empresas, embora seja importante observar que cada empresa pode adotar diferentes códigos de conduta.

Geralmente, o business dress é composto por calças e camisas de botão para os homens (geralmente com gravata) e saias e blusas para as mulheres. Em alguns casos, business dress também se referem  aos ternos.

Já o business casual é um vestimenta ainda elegante, mas um pouco mais "liberal" que o business dress. Aqui são permitidas, por exemplo, as calças cáqui e as camisas pólo. Já o jeans está se tornando cada vez mais aceitável em ambientes profissionais, mas só deve funcionar se um supervisor disser especificamente que não tem problema na sua utilização.

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora já consegue compreender melhor a diferença entre Internship e Apprenticeship? Então o próximo passo agora é conquistar uma oportunidade dessas fora do Brasil. Quer saber como?

Com a ajuda da nossa mentoria especializada você pode conquistar diversas oportunidades internacionais. O nosso time de mentores está a postos para te auxiliar em todo esse processo. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um dos nossos mentorados. Mas corre que as vagas nas turmas são limitadas, hein?

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

19 Ago 2021

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024