Quando abrem as inscrições do Enem em 2023?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova composta por questões de múltipla-escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências exatas e redação.

O objetivo dele é avaliar a qualidade do aprendizado dos alunos do Ensino Médio no Brasil, mas, hoje, ele cumpre também um outro papel no país: o principal meio de acesso às universidades.

E em 2023, você sabe quando abrem as inscrições para o exame? Nós sabemos e te contamos em primeira mão neste texto!

Leia também:

É possível estudar fora com o ENEM?

Provas para entrar na faculdade: Enem ou SAT?

Bolsas em Portugal para quem fez o ENEM

Foto: Reprodução/Unsplash

Mas afinal, quando abrem as inscrições para o Enem em 2023?

O MEC estipulou um novo prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem Regular 2023). Segundo a Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial da União no  dia 15 de março, as inscrições deverão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho. As informações são da Agência Brasil.

A data das provas, tanto para a versão impressa quanto para a digital, foi mantida nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram mantidas as datas do Enem voltado para pessoas privadas de liberdade (PPL), bem como para a reaplicação do Enem Regular, conforme previsto pela Portaria 575 de dezembro de 2022.

Assim sendo, as inscrições serão de 9 a 27 de outubro e a aplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro. O gabarito do Enem 2023 para PPL (e para reaplicação do Enem Regular) será divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

O primeiro dia da prova é referente ao conhecimento da área de linguagens mais redação e ao segundo dia, às demais áreas do conhecimento. Todos os assuntos que são cobrados no teste estão na grade curricular do ensino médio.

E a nota do Enem?

A nota é divulgada dois meses depois da realização do exame. O gabarito é disponibilizado dias depois da realização da prova. É importante ressaltar que a nota não é calculada pelo número de questões corretas, mas pela sequência correta das respostas.

O sistema utilizado se chama Teoria da Resposta ao Item e nele as questões mais acertadas pelo total de candidatos valem menos, enquanto as menos acertadas valem mais.

Se você acertar apenas algumas questões difíceis, dependendo do número, pode ser que o sistema acredite que você chutou a resposta, então você perde alguns pontos por isso.

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior com o Enem?

Sim, é possível estudar fora com o ENEM e realizar o seu sonho de estudar no exterior. Algumas universidades ao redor do mundo aceitam a pontuação do exame como forma de ingresso nos processos seletivos. Essas universidades ficam em países como Canadá, Estados Unidos, França, Irlanda, Portugal ou Reino Unido.

Se você quer saber como conquistar a tão sonhada bolsa de estudos fora do Brasil, baixe agora mesmo um e-book focado em planejamento para viver esta experiência! Clique aqui.

Separamos três países que permitem a nota do Enem como ingresso no processo seletivo, confira!

#1 - Canadá

A Universidade de Toronto, no Canadá, aceita o certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do ENEM como forma de admissão nos cursos. Mas, para que você aplique para esses cursos é necessário ter um certificado de proficiência em inglês, como o TOEFL e o IELTS, além de outros documentos.

#2 - França

Na França, é necessário ter sido admitido por uma universidade brasileira na mesma área de estudo. Caso você seja aprovado no Brasil com a sua pontuação do ENEM, tem chances de conseguir uma vaga nas em solo francês. Mas, como tal para o Canadá, você precisa ter proficiência no francês ou inglês e um ótimo histórico no Ensino Médio. Já pensou você andando pelas ruas de Paris e falando em francês? É um sonho que pode ser realizado!

#3 - Irlanda

Na University College Cork (UCC), os estrangeiros que já fizeram um ano de graduação em alguma universidade reconhecida no Brasil podem aplicar utilizando a nota do ENEM. O candidato precisa ter uma ótima média no primeiro ano do curso do Brasil. Lá também é necessário comprovar a proficiência no inglês.

Consiga sua bolsa de estudos no exterior!

Sabia que para conhecer as melhores oportunidades internacionais e saber exatamente como conquistá-las, o melhor caminho é a Escola M60?

A Escola M60 - A Escola que mais aprova brasileiros em intercâmbios gratuitos e com bolsas de estudos em mais de 70 países acaba de abrir uma nova turma.

Nela, além de aprender o passo a passo para conquistar as melhores oportunidades internacionais nas melhores instituições do mundo, você terá acesso a uma super comunidade com pessoas que assim como você estão em busca de um intercâmbio. São mais de 800 mil tipos de bolsas de estudos abertas somente esse ano e muitas delas não são divulgadas. Na Escola M60 você terá acesso a um portal com milhares de bolsas de estudos para diversas instituições pelo mundo, além de suporte de mais de 40 professores especializados que acompanharão a sua turma em todo o processo, da preparação à aplicação.

Nos últimos 5 anos a Escola M60 aprovou milhares de alunos em oportunidades internacionais. Todos os dias pelo menos um aluno recebe uma carta de aprovação de alguma instituição internacional!

Quer fazer parte da Escola M60? Faça o teste de perfil, ele funciona como um pré-vestibular para selecionar os 50 alunos de cada turma. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Mateus Lino

Mateus é um jornalista catarinense. Ex-estagiário do Papa e atualmente estudante de uma Pós-graduação em Jornalismo em Lisboa, Portugal. Sonhador, ama memes com cachorros e também não perde a oportunidade de viajar. Não tem medo de aventuras!

03 Abr 2023