A retomada do turismo está finamente acontecendo, ainda que há passos lentos, com a abertura das fronteiras de alguns países para turistas brasileiros. Na Europa, um dos nossos destinos favoritos, alguns países já estão permitindo a entrada de brasileiros em viagens de lazer sob algumas regras. No texto de hoje você vai conferir quais são esses países, além das condições estabelecidas por cada um deles.
Mas lembre-se que a pandemia ainda está acontecendo e, portanto, essas informações podem ser modificadas a qualquer momento. Da mesma forma, novos países podem abrir suas fronteiras para turistas brasileiros nas próximas semanas e meses.
Retomada do turismo para brasileiros na Espanha
Os brasileiros totalmente vacinados já podem entrar na Espanha a turismo desde o dia 24 de agosto. Para isso é necessário providenciar a versão em espanhol do certificado de vacinação emitido pelo aplicativo ConecteSUS.
Intercâmbio na Espanha: o que você precisa saber antes de ir
O esquema vacinal deve estar completo até 14 dias antes da chegada no país. Os turistas não precisam apresentar nenhum teste adicional para entrar na Espanha, mas podem ser solicitados pelas autoridades espanholas a fazerem um teste de diagnóstico na chegada.
Vacinas disponíveis no Brasil aceitas para ingressar na Espanha: Coronavac (Sinovac), AstraZeneca (Covishield), Pfizer e Janssen
Retomada do turismo para brasileiros em Portugal
Os turistas brasileiros já podem ingressar em Portugal desde o dia 1º. de setembro com um exame RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem ou com antígeno realizado até 48 horas antes do embarque. Além disso, também deverão providenciar o Cartão de Localização de Passageiro, um documento que deve ser preenchido ainda abordo ou antes do voo.
Os turistas não precisarão fazer quarentena após a chegada no país e nem apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. O governo português, no entanto, recomenda que, por segurança, os viajantes cheguem vacinados ao país.
Vacinas disponíveis no Brasil e aceitas para ingressar em Portugal: Não é obrigatório a apresentação de comprovante de vacina.
Retomada do turismo para brasileiros na Alemanha
Os brasileiros totalmente vacinados já podem entrar na Alemanha a turismo desde o dia 22 de agosto. Para isso é necessário apresentar o certificado COVID Digital UE ou um comprovante similar (na versão digital ou impressa) em inglês, espanhol ou alemão.
Esse documento deverá conter os dados pessoais do vacinado, data de vacinação e número de doses aplicadas, nome da vacina e da doença alvo (COVID-19) e indicação da instituição responsável pela realização da vacinação e/ou pela emissão do certificado, como o nome oficial ou símbolo.
Vacinas disponíveis no Brasil aceitas para ingressar na Alemanha: AstraZeneca (Covishield), Pfizer e Janssen
Retomada do turismo para brasileiros na Holanda
A Holanda liberou a entrada de turistas brasileiros a partir do dia 4 de setembro, também com a exigência de apresentação de comprovante de vacinação (ConecteSUS) em português, inglês, francês, espanhol e holandês. Esse comprovante deverá contar com as seguintes informações: data da vacinação, nome da vacina, nome do fabricante, nome do emissor do comprovante de vacinação e país de aplicação da vacina.
Além disso, os turistas brasileiros devem preencher uma declaração de saúde (impressa ou digital) antes do voo e apresentar um teste PCR negativo feito até dois dias antes do embarque ou teste de antígeno negativo feito no máximo um dia antes da viagem.
Como o Brasil ainda faz parte dos países com risco de infecção muito alto, todos os viajantes brasileiros com voos saindo daqui em direção à Holanda devem fazer uma quarentena de 10 dias, tendo a possibilidade de fazer um novo teste de COVID na metade desse período com o objetivo de encurtar os dias de isolamento.
Vacinas disponíveis no Brasil aceitas para ingressar na Holanda: Coronavac (Sinovac), AstraZeneca (Covishield), Pfizer e Janssen
Retomada do turismo para brasileiros na França
Os brasileiros totalmente vacinados contra COVID-19 podem entrar na França sem apresentar teste RT-PCR negativo ou mesmo cumprir quarentena.
Os únicos requisitos são apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital (até mesmo na versão em português) e preencher uma declaração confirmando que você não teve contato recente com pessoas infectadas e nem está com sintomas da doença. Vale lembrar que o sistema de vacinação deve estar completo pelo menos uma semana antes do embarque.
Um documento que não é obrigatório para entrada na França, mas poderá ser exigido em diversos momentos da viagem, é o Passe Sanitário Francês, um documento que comprova o esquema de vacinação e já está sendo exigido em restaurantes, bares e outros locais fechados.
Para sua emissão é necessário acessar o site diplomatie.gouv.fr, baixar o formulário de aplicação, preenchê-lo e enviá-lo para o e-mail area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr, junto com o certificado do ConecteSUS e cópias do passaporte e da passagem de volta.
Depois de concluído o processo, esse documento poderá ser apresentado em formado impresso ou digital (através do aplicativo TousAntiCovid)
Vacinas disponíveis no Brasil aceitas para ingressar na França: AstraZeneca (Covishield), Pfizer e Janssen
Retomada do turismo para brasileiros na Suíça
Desde o dia 26 de junho os turistas brasileiros completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacina de dose única) podem entrar na Suíça sem a necessidade de fazer o teste PCR ou de cumprir quarentena.
A única exigência é apresentar o comprovante de vacinação junto com o passaporte. Esse comprovante deverá conter às seguintes informações: nome, data de nascimento, nome da vacina administrada, data de aplicação e nome/endereço do local de vacinação.
Vacinas disponíveis no Brasil aceitas para ingressar na Suíça: Coronavac (Sinovac), AstraZeneca (Covishield), Pfizer e Janssen
Retomada do turismo para brasileiros na Bélgica
Para entrar na Bélgica, os brasileiros precisam apresentar seguro viagem com cobertura para gastos com Covid-19, teste negativo para Covid-19 e certificado de vacinação emitido em inglês (pelo aplicativo ConecteSUS). Esse certificado deve comprovar imunização completa há pelo menos 14 dias antes da viagem.
Os turistas brasileiros na Bélgica deverão fazer um teste RT-PCR no primeiro ou segundo dia em território belga e aguardar o resultado em quarentena.
Vacinas aceitas para ingressar na Bélgica: Pfizer, AstraZeneca (Covishield) e Janssen.
Retomada do turismo para brasileiros na Irlanda
O turista brasileiro pode entrar na Irlanda 15 dias depois da aplicação da segunda dose ou dose única. Para isso será necessário apresentar certificado de vacinação e teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem.
Vacinas aceitas para ingressar na Irlanda: Pfizer, AstraZeneca (Covishield) e Janssen.
Retomada do turismo para brasileiros na Finlândia
Para ingressar na Finlândia, o turista brasileiro deverá apresentar comprovante de vacinação completa e só poderá viajar duas semanas depois da aplicação da segunda dose ou dose única.
Vacinas aceitas para ingressar na Finlândia: Coronavac (Sinovac), Pfizer, AstraZeneca (Covishield) e Janssen.
Retomada do turismo para brasileiros na Islândia
O turista brasileiro pode entrar na Irlanda duas semanas depois da aplicação da segunda dose ou dose única. Também é necessário apresentar certificado de vacinação e teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque.
Vacinas aceitas para ingressar na Islândia: Coronavac (Sinovac), Pfizer, AstraZeneca (Covishield) e Janssen.
Como emitir o certificado de vacinação do ConecteSUS?
O primeiro passo para emitir o certificado é acessar a plataforma do ConecteSUS (site ou aplicativo) com o seu login. Caso você ainda não tenha cadastro, será preciso criar uma conta.
Depois do login você deverá ir na seção "Vacinas", conferir se os dados (data de aplicação, fabricante e número de doses aplicadas) estão corretos, e gerar o certificado através de um QR code.
O certificado estará disponível em inglês e espanhol para quem completou o sistema vacinal, e em português para quem tomou apenas a primeira dose.
Universidade do Intercâmbio
Animado para turistar na Europa? E se eu te disser que, além disso, você também pode estudar por lá? Isso mesmo! Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade no Velho Continente. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!