BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Sala de aula ou imersão: qual é a melhor forma de aprender um idioma?

Você está tentando decidir se deve aprender um idioma estudando ou imergindo na língua? Em ambos os casos você vai acabar aprendendo, mas de maneiras diferentes. Neste texto, analisamos os prós e os contras de cada uma das opções e, por mais que não tenhamos uma resposta concreta de qual é a melhor opção, podemos te ajudar a fazer sua escolha entre sala de aula ou imersão.

Sala de aula ou imersão: como aprender um idioma?

Sala de aula: prós e contras

Muitas pessoas têm suas primeiras experiências de aprendizagem de uma língua em sala de aula, seja dentro do próprio sistema de ensino ou em escolas de idiomas. E há muitos benefícios em aprender um novo idioma dessa maneira.

1-sala-de-aula-ou-imersaoQuando você está aprendendo uma língua desde o início, ter a estrutura do aprendizado em sala de aula pode ser muito benéfico. Professores treinados e experientes sabem a melhor forma de estruturar uma aula para que os estudantes possam progredir em etapas.

Eles vão te ensinar a gramática necessária para que você entenda por que e como deve falar o idioma de tal maneira. Se você é o tipo de pessoa que não consegue se lembrar de uma coisa até entender qual é a função dela, essa abordagem pode ser boa para você.

Além disso, o aprendizado em sala de aula tende a oferecer uma experiência completa que inclui conversação, leitura, escrita e compreensão oral. É provável que um professor treinado fale “bem” a língua, então você pode adquirir imediatamente bons hábitos em termos de pronúncia, gramática e vocabulário.

Embora não haja nada de errado em aprender a falar em um ambiente de imersão, você pode acabar adquirindo hábitos que outros falantes em outras partes do mundo têm dificuldade de entender.

2-sala-de-aula-ou-imersaoComo nem todo mundo tem a melhor experiência com aulas em centros de idiomas ou na própria escola, isso pode prejudicar a forma como percebemos o processo de aprendizagem em sala de aula. Ainda mais se você for "forçado(a)" a aprender um idioma.

Além disso, ter aulas de idiomas enquanto adulto(a) pode dar a sensação de voltar para a escola, o que nem sempre é um sentimento agradável! A estrutura e a necessidade de memorizar e seguir regras podem parecer restritivas para alguns.

Dependendo das suas razões para aprender um idioma, você pode não querer ou precisar dar a mesma ênfase à fala, leitura, escrita e compreensão oral. Se você quer ser capaz de conversar em japonês rapidamente, por exemplo, mas não quer passar anos aprendendo os milhares de kanjis (caracteres da língua japonesa), o aprendizado em sala de aula pode não ser ideal para você. Suas necessidades e motivações podem determinar se sala de aula ou imersão é melhor para você.

Imersão: prós e contras

Se uma de suas principais motivações para aprender um idioma é passar um tempo em outro país, a imersão pode ser uma ótima maneira de assimilar a língua. Com a imersão, você vai estar cercado(a) pela sua “língua-alvo” todos os dias, desde as placas até às conversas casuais que você ouve na rua.

3-sala-de-aula-ou-imersaoMergulhar em um idioma é uma ótima maneira de entendê-lo holisticamente, com contexto. Você vai entender como o idioma é realmente usado por falantes nativos, não apenas pela ótica da gramática dos livros. Você também vai ter uma visão mais ampla de como a cultura se entrelaça com o idioma e vai aprender palavras que talvez não aprenderia em uma sala de aula.

Aprender um idioma por imersão é ideal para estudantes que já têm uma base no idioma, talvez por meio do ensino em sala de aula, e querem levá-lo para o próximo nível, seja a fluência ou um salto do nível iniciante para o intermediário.

Outro benefício do aprendizado por imersão é que ele pode ser feito junto com outras atividades, sendo integrado à sua vida cotidiana, em vez de ser o seu único objetivo acadêmico, o que pode ser frustrante.

4-sala-de-aula-ou-imersaoUma desvantagem do aprendizado por imersão é que ele requer um conhecimento básico prévio dos estudantes. Se você nunca ouviu uma palavra de norueguês e for pra Noruega, com certeza vai ficar perdido(a). Isso pode fazer com que você desista ou perca a motivação para aprender.

Aprender por imersão também pode não ser o melhor para os seus objetivos. Por exemplo, se você quer se tornar fluente em italiano para estudar História da Arte, aprender as gírias  da região de Nápoles não vai ser tão útil. Embora nenhum aprendizado seja desperdiçado, se você tem pouco tempo ou dinheiro para atingir seus objetivos, pense se o ensino em sala de aula ou imersão te ajudaria a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Também é importante considerar que o aprendizado por imersão leva tempo. Se você tem apenas uma semana para se dedicar ao aprendizado de um idioma, você mal vai ter se familiarizado com o sotaque local quando tiver que ir embora.

A menos que você tenha várias semanas (ou, preferencialmente, meses e anos) para ficar em um local, você pode se beneficiar mais de aulas intensivas por um curto período do que do método de imersão.

Escolhendo entre o ensino em sala de aula ou imersão

Já cobrimos alguns dos fatores que devem influenciar sua decisão de estudar em sala de aula ou por imersão. Confira abaixo mais alguns pontos que devem ser considerados!

Você estará bem preparado para o ensino em sala de aula se:

  • Você não sabe nada do idioma
  • Você quer a orientação de um professor
  • Você quer ser capaz de tirar suas dúvidas com profundidade
  • Você aprende melhor em um ambiente estruturado
  • Você não pode viajar agora
  • Você quer estudar meio período ou no seu tempo livre

Você deve considerar a aprendizagem por imersão se:

  • Você já fez aulas de idiomas e quer praticar mais
  • Você quer alcançar a fluência e aperfeiçoar sua pronúncia
  • Você quer viajar e aprender sobre uma cultura diferente
  • Você quer melhorar suas habilidades de fala e escuta
  • Você quer sair da sua zona de conforto
  • Você aprende melhor quando tem uma experiência holística
  • Você tem várias semanas ou meses para se dedicar ao aprendizado de línguas

Por que não as duas?

Você também pode combinar o melhor dos dois mundos, aprendendo a base de uma língua nas aulas e depois ganhando a sua fluência no país onde o idioma é nativo. Dessa forma, você pode se beneficiar do ambiente estruturado de uma sala de aula e, mais para frente, da experiência de imersão.

Universidade do Intercâmbio

Independentemente de você escolher sala de aula ou imersão, a nossa mentoria especializada pode te apoiar na conquista da sua oportunidade internacional. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

11 Mar 2021

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025