Como todas as faculdades dos EUA aceitam as notas do SAT e ACT, escolher o teste no qual você terá um melhor desempenho é fundamental para aumentar as suas chances de admissão. Mas, se você está se perguntando “qual é o mais fácil?”, essa não é uma resposta muito simples. Isso porque, de acordo com as suas habilidades, pode variar muito em qual deles você tem mais probabilidade de se sair melhor.

Existem diferenças entre o SAT e o ACT que podem tornar um ou outro mais fácil ou mais difícil para os participantes do teste. Então, como saber qual é mais fácil para você? Continue lendo para aprender os sete fatores principais que vão te ajudar a determinar qual prova é a mais indicada no seu caso!

Embora o ACT e o SAT sejam diferentes em muitos aspectos, apenas alguns são realmente importantes para entender qual dos dois exames é o mais adequado para você. Cada estudante se sai de forma diferente em cada um dos fatores abaixo. Como resultado, um teste será mais fácil para você, dependendo de seus próprios pontos fortes e fracos.

Dividimos nossa análise em duas seções principais: uma relacionada ao conteúdo e outra relacionada ao formato. Vamos lá?

Habilidades relacionadas ao conteúdo do SAT e ACT: 6 fatores

Antes de entrarmos em habilidades específicas relacionadas ao conteúdo, vamos examinar rapidamente as estruturas dos dois testes.

O SAT contém três seções:

Por outro lado, o ACT contém quatro seções:

O ACT ainda conta com uma redação, opcional. O SAT também disponibilizava essa opção, mas a seção foi descontinuada recentemente

Cada seção tem um formato diferente no ACT e no SAT, mas apenas algumas dessas diferenças realmente importam, no fim das contas. Aqui estão os fatores mais importantes a serem considerados, bem como nossas dicas sobre o que eles podem indicar sobre qual teste é mais fácil para você.

Fator 1: Quão amplo é o seu conhecimento em Matemática?

Embora tanto o SAT quanto o ACT enfatizem questões de álgebra em suas seções de Matemática, o ACT Math normalmente testa uma gama mais ampla de conceitos matemáticos – como logaritmos, gráficos de funções trigonométricas e matrizes, o que o SAT não cobre.

O ACT também tem significativamente mais questões relacionadas com geometria e trigonometria do que o SAT. Na seção de Matemática do ACT, cerca de um quarto a um terço das questões serão sobre geometria ou trigonometria, enquanto menos de 10% das questões de matemática do SAT se concentrarão em qualquer um desses tópicos. A maioria das perguntas do SAT Math se concentrarão em álgebra, junto com alguns outros tópicos, como análise de dados e modelos.

Além de testar uma gama mais ampla de tópicos de Matemática, o ACT não fornece fórmulas no início da seção, portanto, você vai precisar memorizá-las. Por outro lado, o SAT fornece a maioria das principais fórmulas matemáticas que você vai precisar durante o teste.

Aqui estão algumas perguntas-chave para se questionar:

Conclusão: se você se sente mais confortável com álgebra do que com geometria e trigonometria, o SAT Math provavelmente vai ser mais fácil para você do que o ACT Math.

Fator 2: Quão confiante você fica sem uma calculadora?

Os estudantes podem usar uma calculadora durante uma parte da seção de Matemática do SAT. O SAT Math tem duas partes: uma parte sem calculadora (20 questões) e uma parte com calculadora (38 questões). Por outro lado, o ACT permite que você use o equipamento para todas as questões de Matemática.

Cada questão na subseção “SAT No Calculator” pode ser resolvida manualmente; no entanto, esses problemas às vezes exigem cálculos complicados. Se você não se sentir confortável em resolver essas questões sem ter uma calculadora para ajudar, essa parte do SAT pode ser um desafio para você.

Conclusão: se você prefere sempre ter acesso a uma calculadora para solucionar problemas matemáticos, talvez ache o ACT Math mais fácil.

Fator 3: Você se sente confortável com o vocabulário científico do ACT Science?

Muitas pessoas se preocupam e dão grande importância à seção ACT Science, mas a verdade é que não se trata realmente de “ciência”. Ela não testa exatamente o conhecimento de fatos científicos reais, como pontos de congelamento ou regras de solubilidade, mas usa muita linguagem científica. A seção de Ciências também conta com tabelas e gráficos que são bem comuns em aulas mais científicas.

Embora o SAT incorpore alguns desses conceitos em suas três seções, você ainda vai responder a mais perguntas como estas no ACT.

Dito isso, é muito mais rápido e fácil se você souber dessas coisas. E como sua pontuação em Ciências é considerada na pontuação composta do ACT, se você não tem um conhecimento aprofundado nessa área, essa seção pode diminuir sua pontuação geral.

Conclusão: estar confortável com termos científicos e ter experiência na coleta de dados científicos de tabelas e gráficos te dá uma vantagem maior no ACT.


(Kindel Media/Pexels)

Fator 4: Você consegue se lembrar da localização dos detalhes nos textos?

Um aspecto que muita gente se esquece em relação à dificuldade do SAT ou do ACT são as questões detalhadas nas seções de Leitura de cada teste. Resumindo, o SAT fornece mais informações para você trabalhar do que o ACT.

Pense assim: depois de ler cerca de duas páginas de um livro acadêmico, você tende a se lembrar onde as diferentes informações estão localizadas nessa leitura? Ou você precisa voltar atrás para encontrar detalhes específicos? Sua resposta a essas perguntas pode fazer a diferença nas suas pontuações no SAT e no ACT Reading.

Isso ocorre porque uma característica bem diferente entre o SAT e o ACT é o tratamento dado aos detalhes em suas respectivas seções de Leitura. Embora ambos os testes tenham dúvidas sobre pequenos detalhes específicos dos textos, o SAT geralmente informa a qual linha o enunciado está se referindo, enquanto o ACT normalmente não faz isso.

Mesmo que não indiquem em qual linha está o contexto do enunciado, as perguntas de Leitura do SAT sempre ocorrem em ordem cronológica. Isso significa que você terá uma ideia geral de onde estão as informações-chave, mesmo que não seja fornecida uma referência de linha exata.

Se você conseguir se lembrar facilmente onde as informações estão localizadas em uma passagem, essas perguntas do ACT serão moles e proporcionarão tempo extra para as perguntas mais difíceis. Do contrário, o ACT Reading pode te deixar frustrado e simplesmente consumir seu precioso tempo.

Conclusão: a capacidade de lembrar a localização dos detalhes ao ler os textos te dá uma vantagem maior no ACT.


(Loverna Journey/Unsplash)

Fator 5: Com que facilidade você consegue citar evidências para suas respostas?

No Reading, o SAT tem perguntas chamadas “questões de suporte de evidências'', que o ACT não tem. Essas perguntas têm duas partes: a primeira sobre algo geral do texto, enquanto a segunda vai pedir que você cite a evidência específica que apoia sua resposta à pergunta anterior.

Se você ficar preso na primeira pergunta, provavelmente também não acertará na segunda. Fazendo o ACT, porém, você não terá que se preocupar com questões de leitura como essas.

Conclusão: se você não está acostumado a encontrar evidências para apoiar seu raciocínio, o SAT reading pode ser mais desafiador para você do que o ACT.

Fator 6: Quais tipos de perguntas você prefere?

As seções de Writing e English do SAT e ACT têm perguntas baseadas em textos, mas os tópicos em que essas perguntas se concentram diferem entre os dois testes.

O ACT English é um pouco mais focado na gramática, pontuação e estrutura da frase. Essa seção também inclui questões gerais que perguntam sobre a ideia principal da passagem, enquanto a SAT Writing não inclui esse tipo de pergunta.

Por outro lado, o SAT se concentra mais em questões sobre estilo de escrita. A prova também inclui o que é conhecido como “perguntas de precisão”: elas requerem que você selecione a palavra ou frase mais apropriada dentro de um contexto. Por causa desse tipo de pergunta e outras questões semelhantes, o SAT tende a testar o vocabulário um pouco mais do que o ACT.

Conclusão: as seções de de Writing/English em ambos os testes são muito semelhantes. No entanto, se você tiver um conhecimento sólido de gramática e estrutura das frases, pode achar o ACT English mais fácil, enquanto se preferir perguntas sobre estilo e vocabulário, o SAT Writing pode ser mais fácil para você.

Habilidades relacionadas ao formato do SAT e ACT: 1 fator

Nesta seção, examinamos as habilidades que são relacionadas ao formato das duas provas. Ao contrário das habilidades relacionadas ao conteúdo, que lidam com o teor do SAT e ACT, as habilidades relacionadas ao formato lidam com as estruturas gerais dos dois testes.

Fator 7: Você consegue evitar ficar preso a perguntas desafiadoras?

Especialmente nas seções de Matemática de ambos os testes e na seção de Ciências do ACT, é muito fácil ficar preso tentando solucionar uma questão realmente desafiadora. Isso pode acabar “gastando” quatro ou cinco minutos em uma única pergunta e, como resultado, te fazer perder outras.

Por que isso é importante? O ACT dá muito menos tempo por pergunta. Aqui está uma tabela que mostra o tempo por pergunta em ambos os testes, para referência:

Prova

Seção

Tempo total

Nº de questões

Tempo por Questão

ACT

English

45 minutos

75

36 segundos

Math

60 minutos

60

60 segundos

Reading

35 minutos

40

53 segundos

Science

35 minutos

40

53 segundos

SAT

Reading

65 minutos

52

75 segundos

Writing

35 minutos

44

48 segundos

Math

Sem calculadora: 25 minutos

Com calculadora: 55 minutos

Sem calculadora: 20

Com calculadora: 38

Sem calculadora: 75 segundos

Com calculadora: 86 segundos

Como você pode ver, em todas as seções o ACT oferece menos tempo por pergunta do que o SAT. Enquanto as seções ACT English e SAT Writing diferem apenas em 12 segundos por pergunta, as seções de Leitura dos dois testes diferem em 22 segundos – isso é quase meio minuto a mais por pergunta!

Nas seções de Matemática, também, o ACT oferece muito menos tempo por questão. Na parte com calculadora do SAT Math você tem cerca de 86 segundos por pergunta; no entanto, você recebe 26 segundos a menos em cada questão do ACT Math.

Conclusão: a capacidade de superar as questões difíceis e trabalhar rapidamente te dá uma vantagem maior no ACT.


(CHUTTERSNAP/Unsplash)

SAT e ACT: como decido qual teste fazer?

Neste texto, listamos muitos fatores importantes para te ajudar a descobrir se o ACT ou SAT é mais fácil para você. Mas existe uma maneira mais rápida de determinar qual teste você deve fazer?

Recomendamos usar a tabela abaixo para ajudar a organizar suas ideias. Para cada pergunta, responda sim ou não (marcando um X na coluna correspondente) de acordo com seus próprios pontos fortes e fracos.

Quando terminar, dê a si mesmo um ponto para cada “sim” e some sua nota. Por exemplo, se você respondeu sim à primeira pergunta sobre trigonometria, você ganhou um ponto. No entanto, se você respondeu não, você ganhará zero ponto por essa pergunta.

Pergunta

Sim

Não

Você é bom em aplicar habilidades de trigonometria e geometria?

   

Você gosta de poder usar uma calculadora em questões de Matemática?

   

Você é bom em memorizar muitas fórmulas matemáticas?

   

Você se sente confortável com termos científicos em inglês?

   

Você consegue se lembrar facilmente da localização dos detalhes nos textos?

   

Você tem boas habilidades de gramática e pontuação em inglês?

   

Você pode trabalhar com rapidez e eficiência?

   

Você se dá bem respondendo a perguntas que não estão em ordem cronológica?

   

É difícil para você encontrar evidências nas passagens que apoiem suas respostas?

   

Você tem dificuldade em responder a perguntas sobre estilo de escrita em inglês?

   

Você costuma ter problemas com questões de vocabulário?

   

Depois de somar seus pontos, encontre sua pontuação abaixo para saber o que isso significa sobre qual teste será mais fácil para você:

Se você respondeu mais "não" na tabela acima, provavelmente vai achar o SAT mais fácil do que o ACT. Com o SAT, você não precisa se preocupar com tantas questões de geometria ou uma seção de Ciências, e você terá mais tempo por questão.

Se você respondeu "sim" e "não" um número igual (ou quase igual) de vezes, você pode fazer qualquer um dos testes. Em outras palavras, o SAT e o ACT terão praticamente a mesma dificuldade com base na combinação de pontos fortes e fracos que você observou acima.

Se você respondeu mais "sim", o ACT será o teste mais fácil para você. Com o ACT, você poderá exercitar seus conhecimentos em ciência e trigonometria. Você também poderá se concentrar mais em conhecimentos de gramática e pontuação e menos em vocabulário e estilo de redação.

Qual é a melhor maneira de descobrir se devo fazer o ACT ou o SAT?

Os fatores acima são apenas princípios gerais para orientar sua decisão. No final das contas, a melhor medida para avaliar em qual prova você vai se sair melhor é fazer um simulado prático completo de cada uma e comparar suas pontuações neles.

Também escrevemos guias sobre o conteúdo e a pontuação dos testes. Saber disso pode te ajudar a determinar o quanto você terá que se esforçar em cada teste.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe a dificuldade do SAT e ACT, já pode começar a se preparar para a prova que escolher fazer. E a nossa mentoria especializada te ajuda em todo esse processo! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos mentorados!