Saudade é um sentimento difícil de explicar. Tanto que este termo existe apenas na língua portuguesa. O que a gente sabe é que é praticamente impossível passar por um longo período distante da nossa família ou amigos sem sentir falta das pessoas que amamos. Mas como lidar com a saudade? É isso que vamos te explicar hoje!
Como lidar com a saudade?
Lidar com a distância não é nada fácil. Um dos sentimentos que aparecem nesse momento é, justamente, a saudade. Afinal de contas, a pessoa que amamos não está ao nosso lado a todo momento como estávamos acostumados. Essa realidade é ainda mais presente durante o intercâmbio, quando passamos muito tempo fora de casa.
Mas como amenizar esse sentimento? Bom, isso vai variar um pouco conforme a situação. Se é você quem está viajando, pode ser mais fácil se entreter com as novas experiências. Porém, para quem fica as coisas podem ser mais difíceis, afinal você está no mesmo lugar e quem você ama está longe.
Mesmo as situações sendo diferentes, existem algumas maneiras que podem ajudar tanto quem está longe quanto quem ficou. Nós separamos algumas dicas conforme a sua situação. Confira!
1. Ocupe seu tempo
Quanto menos coisas fazemos, mais tempo livre temos para pensar naquilo que nos deixa pra baixo. Com a saudade não é diferente. Por isso, ocupar seu tempo é uma ótima forma de aliviar esse sentimento.
Se você está fazendo o intercâmbio
Durante o intercâmbio, o ideal é fazer o maior número possível de atividades. Primeiro de tudo: se jogue de cabeça nos estudos. Não importa se você está indo para fazer um curso de línguas ou uma graduação: foque e se dedique ao máximo.
E aproveite também os passeios que surgirão. Em uma nova cidade, o que mais você vai encontrar são lugares incríveis para conhecer. Então quando não estiver estudando saia para desbravar!
Se você ficou em casa
Quem sai para fazer um intercâmbio tem muitas atividades novas para fazer. Mas e quem ficou em casa? Às vezes é difícil continuar com a mesma rotina só que sem a pessoa que você ama. Isso só faz a saudade aumentar. Se é assim, por que não também mudar a sua rotina?
Tente também viver novas experiências. Quem sabe você dá início a um projeto que sempre quis fazer e nunca teve tempo? Prefira atividades bem diferentes daquelas que você fazia com a pessoa amada, assim as chances de a saudade apertar são menores.
2. Conheça novas pessoas
É claro que as pessoas não são substituíveis, mas aumentar a sua rede de contatos pode, sim, ser um alívio para a saudade. Então conhecer pessoas novas pode ser uma excelente opção!
Se você está fazendo o intercâmbio
Em um intercâmbio, o que não falta são pessoas novas para conhecer. E o melhor: gente de diversos países diferentes, cada um com sua própria cultura e costumes. E muitos também passando pela experiência de viver longe da família em um novo país totalmente diferente. Cenário melhor que esse para fazer amigos não há. E pode ter certeza que alguns deles você levará para vida.
Se você ficou em casa
Conhecer novas pessoas não parece ser tão fácil se você segue a mesma rotina de sempre, né? Mas uma das formas de deixar de lado a saudade é interagindo com pessoas de fora do seu círculo de convívio. Então que tal dar início a uma atividade em grupo? Pode ser uma aula de dança ou de teatro, por exemplo.
Ou então você pode entrar em grupos na internet com pessoas que estão vivendo a mesma experiência que você. Afinal, para todos os intercambistas também existem os pais, amigos, namorados e companheiros que ficaram para trás. Ter contato com essas pessoas vai te ajudar a lidar com o sentimento de falta.
3. Viva novas experiências
Em um período de intercâmbio, não adianta se apegar a velhas rotinas. Isso vale tanto para quem viajou quanto para quem ficou em casa. As coisas mudaram mesmo e você tem que se adaptar a isso da melhor forma possível, mas como?
Se você está fazendo o intercâmbio
O intercâmbio é um dos momentos que mais experimentamos coisas novas. Ao mesmo tempo, é muito comum sentir falta da comida da qual estamos acostumados e até dos lugares que frequentamos.
Uma forma de lidar com isso é se jogar nas viagens e nas comidas disponíveis em outros países. Procure experimentar tudo novo que você conseguir encontrar. Vá em restaurantes frequentados pelas pessoas locais e viaje bastante para conhecer a fundo o lugar onde você está.
Além disso, em lugares como a Europa é muito fácil até mesmo conhecer novos países sem gastar rios de dinheiro. Está fazendo graduação em Portugal? Aproveite o fim de semana e faça um bate-volta na Espanha. Longo do velho continente também é possível fazer isso. Está estudando espanhol em Buenos Aires? Atravesse o Rio da Prata e vá conhecer Montevideo, no Uruguai. Então aproveite!
Se você ficou em casa
Nós já falamos bastante sobre quebrar a rotina, né? Mas sabe uma boa forma de mudar seus hábitos e ainda matar a saudade de quem foi fazer um intercâmbio? A cozinha. Que tal se aventurar na culinária do país para onde seu filho(a) ou amigo(a) foi?
7 pratos típicos da Espanha que você tem que experimentar
Essa pode ser uma boa forma de se divertir e ter um gostinho da experiência que a pessoa que viajou está tendo. Além do mais, quando a pessoa amada voltar, você vai poder preparar esses pratos e ajudá-la a matar as saudades do intercâmbio!
4. Converse sobre os seus sentimentos
Uma dica que serve para qualquer tipo de saudades é: não esconda o que você está sentindo. Não adianta nada fingir que não está sentindo saudades e, no fim das contas, não conseguir lidar com a situação.
Nesses casos, é muito importante ter alguém com quem conversar. A pessoa mais indicada para isso é um psicólogo. Ao longo da terapia você vai poder falar sobre o que está te afligindo e aprender novas maneiras de lidar com a sua saudade.
5. Mantenha o contato
É claro que o intercâmbio é um momento de muitas mudanças, mas isso não significa que você não pode manter contato com quem você ama. A internet está aí para facilitar nossa comunicação. Não importa se você está no Japão ou no Brasil, é sempre possível conversar com quem você ama e manter o contato.
E isso significa inclusive poder criar novas rotinas sem pagar muito ou mesmo nada por isso. Alguns recursos são mais conhecidos como os aplicativos de troca de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram. E mesmo as chamadas de vídeo com a ajuda do Skype, do Google Meet e do Zoom se tornaram corriqueiras.
Mas já pensou em poder correr, assistir um filme ou jogar juntos mesmo estando a milhares de quilômetros de distância? Pois saiba que isso não só é possível como bem simples de fazer com a ajuda de aplicativos:
Aplicativos de vídeos
Assistir filmes e séries com os amigos ou com a família é uma experiência que aquece o coração, né? Mas com sua dupla de cinema longe, fica difícil assistir e comentar em tempo real a última estreia do serviço de streaming. Bom, com o Teleparty isso se tornou possível.
TESTE: escolha suas séries preferidas da Netflix e diremos para qual país você deve ir
O Teleparty é uma extensão para o seu navegador de internet. Ele funciona tanto no Google Chrome quanto no Microsoft Edge e no Opera, mas ainda não tem versão para o Firefox. Com ele você pode criar uma “sala de TV virtual”. Funciona assim:
- Instale a extensão do Teleparty no seu navegador;
- Abra o site do serviço de streaming e escolha um título;
- Clique no ícone vermelho com o logo “NP” que vai estar ao lago da barra de endereços do navegador;
- Clique no botão “start party” e compartilhe o link que apareceu com as pessoas que você quer convidar para assistir aquele conteúdo;
- Quem foi convidado também precisa ter o Teleparty instalado. Aí é só clicar no link de convite e no botão vermelho “NP” e pronto!
Além de compartilhar o vídeo em tempo real, o Teleparty ainda permite que você abra um chat. Assim, você vai poder, em um só lugar, ver o filme ou série de forma simultânea e comentar o que você está achando.
Alguns serviços de streaming já possuem esse recurso nativamente. É o caso do Disney Plus e do Star Plus. Com eles você pode usar o recurso “group watch” disponível em todo catálogo. Clicando no botão do recurso, você pode convidar até sete pessoas (tanto na mesma conta ou outros assinantes) para assistirem aquele conteúdo com você simultaneamente.
Aplicativos de esportes
Praticar algum esporte é uma maneira bem comum de fortalecer os laços entre familiares ou amigos. Mas como manter esse hábito à distância? Um recurso bastante útil é o Samsung Health. Apesar do nome, você não precisa ter um celular da Samsung para baixar. O aplicativo funciona tanto em dispositivos iOS quanto Android.
O app é um monitor de bem estar, com diversas funções, como anotar o que você consumiu durante o dia, marcar seu número de passos, registrar quanta água você tomou, assistir vídeos de exercícios e muito mais.
Porém, o recurso que nos interessa aqui é o Together. Com essa função o aplicativo te permite criar desafios entre você e seus contatos. Para isso, as duas pessoas precisam ter o Samsung Health instalado no celular. Você pode estabelecer uma meta de passos ou de distância e ver quem consegue atingir primeiro.
Outro caminho possível é participar dos desafios criados para toda a comunidade de usuários. Assim, você e seu parceiro de esportes têm que cumprir as metas estabelecidas pelo aplicativo diariamente.
Jogos
Jogar juntos é um hábito comum entre amigos e mesmo familiares. Por isso mesmo, outro recurso muito útil para matar as saudades e se divertir é o Remote Play Together, do Steam. Com ele você consegue jogar com pessoas que estão conectadas à internet em qualquer lugar do mundo.
Para quem não sabe, o Steam é um programa para computadores que permite que os usuários comprem e iniciem jogos para Windows, MacOS e Linux. Ele precisa estar instalado em ambos os computadores com contas diferentes para o recurso do Remote Play funcionar.
Além de ter o programa instalado, as duas pessoas que querem jogar juntas precisam ser amigas no Steam. Aí é só abrir o jogo com a função multijogador e convidar o seu amigo Steam para jogar. Assim que a outra pessoa aceitar é só aproveitar o jogo.
Viaje você também!
Agora que você já sabe como lidar com a saudade, que tal aproveitar para colocar todas essas dicas em prática? Viajar sozinho pode ter muitas vantagens, mesmo que você fique com saudades. Basta escolher o destino certo! Venha conhecer esses 9 destinos incríveis para viajar sozinho clicando aqui!
Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2018) e Ana Resende Quadros (2021)