Você já sabe que o processo de seleção nas universidades do exterior é bem diferente do modelo adotado no Brasil. Em muitos países, como nos Estados Unidos, a seleção dos alunos não é baseada apenas na nota de uma prova (como o Enem ou o exame do vestibular).
Claro que as notas ainda contam pontos, mas no exterior, o sistema de seleção é holístico. Na prática, o que isso significa? Além das notas, você deve enviar seus documentos pessoais, currículo com honors e atividades extracurriculares, cartas de recomendação e de motivação…
Ou seja, é um processo que costuma ser bem mais justo, porque vai avaliar sua trajetória como um todo, além dos seus objetivos e metas para o futuro.
E dentre todos esses documentos necessários para estudar fora do Brasil, você pode se deparar com o School Profile. Você já ouviu falar nesse documento necessário para a aplicação nas universidades estrangeiras?
Preparamos esse artigo para você saber tudo sobre o School Profile: qual é sua estrutura e por que ele é importante! Confira!
📍 LEIA TAMBÉM: Estudar fora: por que tantos documentos?
O que é o School Profile?
O School Profile é um documento que vai apresentar para as universidades do exterior como é a sua escola aqui no Brasil.
Dentre os tópicos, um school profile deve conter o currículo pedagógico, matérias lecionadas, número de alunos e composição do corpo docente.
Como o School Profile é um documento relacionado a escola e sua estrutura, é comumente elaborado pelo coordenador da instituição e utilizado por todos os estudantes que desejam se candidatar a uma universidade do exterior.
Porém, caso a sua escola não tenha um School Profile elaborado, você mesmo pode reunir os dados básicos com a direção e montar o documento de acordo com os modelos pré-determinados.
De forma geral, é fundamental que apresente os dados básicos da instituição, como o nome, endereço, telefone, site, número de alunos em cada ano letivo, se faz parte da rede pública ou privada e qual plano de ensino segue. Geralmente, as escolas brasileiras seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada pelo Ministério da Educação.
Também é frequente que o documento do perfil da escola apresente quais são as instituições de ensino superior em que os alunos foram aprovados no último ano letivo, dentre faculdades privadas e públicas do Brasil, além de instituições no exterior, se for o caso.
No School Profile, também devem ser fornecidas informações sobre o sistema de avaliação e o desempenho acadêmico esperado pela escola. Se houver a oferta de atividades extracurriculares, elas devem ser informadas.
via Giphy
Além desses itens básicos, a escola pode utilizar o School Profile para indicar quais são seus valores, premiações recebidas pelos alunos (como medalhas e menções honrosas em olimpíadas de conhecimento) ou títulos recebidos pela instituição.
Portanto, o School Profile vai servir de base para que a universidade do exterior conheça a sua escola, de onde veio a sua formação e quais são os principais pontos de atenção da sua escola.
Esse documento é fundamental no processo de aplicação para conhecer mais da sua trajetória escolar, mas, apesar disso, não é decisivo para a seleção.
Ou seja, mesmo que o desempenho da sua escola seja mediano, isso não será motivo para que você não seja aprovado nas universidades do exterior.
Isso porque essa é uma forma de conhecer melhor os candidatos, o contexto no qual eles estudaram e como eles trabalharam suas habilidades diante das oportunidades oferecidas.
Será que o aluno aproveitou todos os recursos que estavam à disposição, participando das atividades extracurriculares oferecidas? Ou será que o aluno se destacou através das notas que eram esperadas na sua escola?
Tudo isso só é possível de ser avaliado quando se conhece a escola, por isso o School Profile é necessário. Se você quer saber mais sobre os documentos para estudar no exterior, a Escola M60 tem a revisão dos seus arquivos. Clique aqui e faça seu teste de perfil para fazer parte dos alunos!
Quem elabora o School Profile?
O School Profile costuma ser elaborado pelo coordenador da escola ou algum membro da diretoria.
É importante que o aluno que vai se inscrever para estudar no exterior conheça o School Profile justamente para saber se a sua aplicação vai de acordo com o que a sua escola oferecia e se é um aluno de destaque, portanto, pode ser uma boa oportunidade de reavaliar seu potencial durante a aplicação.
Comumente, esse documento será enviado pelo coordenador da escola para as universidades que o estudante/aplicante tem interesse.
Para saber se a sua escola já tem o School Profile pronto, é necessário entrar em contato direto com a coordenação.
Caso outros alunos já tenham aplicado para o exterior, é bem provável que o documento esteja pronto, mas lembre-se de pedir ao professor que revise os dados para saber se estão atualizados.
Mas caso você seja o primeiro estudante da sua escola a aplicar para o exterior, pode ser necessário que a escola precise de um prazo para reunir as informações e elaborar o documento.
Por isso, é uma boa dica fazer a solicitação do School Profile antes da data limite da aplicação para as universidades internacionais.
Além disso, se o estudante tiver interesse pode elaborar um modelo mais atraente através de ferramentas de design ou até mesmo com uma paginação diferente para a universidade do interesse.
Como montar o School Profile?
Agora você já sabe como o School Profile funciona e por que esse documento é importante para estudar fora do Brasil.
E se ainda tiver dúvidas de como montar o School Profile, preparamos um check-list para você conferir se todas as informações básicas constam no documento. Veja a seguir:
- Nome da escola;
- Endereço, site e formas de contato;
- Tipo de escola (pública ou privada);
- Quais são os níveis de instrução oferecidos;
- Número de alunos matriculados na escola, no ensino fundamental; no ensino médio e no terceiro ano do ensino médio;
- Como é o calendário acadêmico para o ensino médio;
- Em qual idioma as aulas são oferecidas;
- Qual seu ano de fundação e um breve resumo da história;
- Quais são os valores e missão da escola?
- Prêmios, honors, títulos que a escola possa ter recebido;
- Como é o processo seletivo dos estudantes;
- Dados da diretoria e conselheiro ou orientador educacional ou coordenador de ensino (nome, formação, telefone e e-mail);
- Qual é o sistema de pontuação utilizado na sua escola (por exemplo: 0 a 10, 0 a 100 ou outros);
- Resultados da escola no Enem e instituições que mais têm aprovados vindos da escola;
- Cursos extras, atividades extracurriculares, atividades esportivas, cursos técnicos ou qualquer outra ação fora do currículo.
Com essas informações básicas, o School Profile vai estar dentro dos padrões esperados pelas universidades do exterior. Lembre-se sempre de conferir se a universidade para a qual você está aplicando pede o School Profile e como ele deve ser enviado.
Geralmente, essas informações constam no site oficial da universidade e/ou no edital de seleção de alunos para o ano letivo.
Como fazer uma aplicação de sucesso?
O School Profile é apenas um dos documentos para estudar fora do Brasil! Chega de ter dúvidas para fazer uma aplicação completa. Na Escola M60, além de aprender sobre o processo de aplicação holístico, você pode contar com a revisão dos seus documentos. Não perca tempo. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.