Está indo viajar ou estudar uma outra língua no exterior mas ainda não tem segurança para falar? Não se desespere. Mesmo se os seus conhecimentos nesse idioma ainda forem básicos, é possível se comunicar e não passar aperto lá fora. Descubra agora como se comunicar no exterior sem dominar o idioma local.
4 dicas para se comunicar no exterior sem dominar o idioma:
Utilize a tecnologia a seu favor
Tenha um aplicativo de tradução para te ajudar na hora do aperto. Seja aquela palavra que você ainda não conhece ou mesmo uma frase inteira. Você pode utilizá-lo também na hora que bate aquela dúvida de como pronunciar determinada palavra. O ideal é ter acesso a internet para usar esses aplicativos. Então procure por um chip local assim que chegar ao seu país de destino. E também procure por apps que funcionem off-line. Assim você fica totalmente seguro. Mas atenção: não faça desses aplicativos seus melhores amigos em tempo integral. Não os utilize como muleta! Tente aprender de verdade e deixe para recorrer a eles quando for realmente necessário.
Foque no básico
Pelo menos a princípio, se você ainda estiver verde no idioma que está estudando, tente aprender o básico antes da viagem. Já pensou ir ao supermercado e não saber perguntar o preço de um produto? Ou tentar se apresentar para um possível novo amigo e não saber como fazer isso? Palavras e frases como “por favor”, “obrigado”, “de nada”, “nos vemos mais tarde”, “prazer em te conhecer”, “você pode me ajudar a chegar a essa rua?”, “que horas são?”, entre outras, são fundamentais. É melhor então não fazer feio na hora de utilizá-las pra valer.
Não tenha vergonha
Um dos maiores erros de quem está começando a aprender uma nova língua é ter medo de falar nesse idioma. Não sabe como pronunciar de forma exata? Fale assim mesmo. O medo de falhar é o maior inimigo do aprendizado. Tenha em mente que errar é normal. Se até os nativos da língua cometem erros às vezes, então porque você não pode?
Seja criativo
Comunicação não é apenas fala. Não conseguiu falar algo importante e nem o tradutor te ajudou? Utilize sua criatividade. Faça mimicas, gestos ou qualquer outra coisa que você possa achar útil no momento. O máximo que pode acontecer é te acharem engraçado. Mas provavelmente você obterá a ajuda que precisa. E de quebra ainda terá uma bela história para contar e rir depois que voltar para casa.
E aí? Conseguiu ter uma ideia básica de como se comunicar no exterior sem dominar o idioma local? O que importa é não ter vergonha e se jogar na experiência de verdade. Não deixe sua insegurança te limitar. Não permita que o seu medo seja um obstáculo para o seu processo de aprendizagem. Ainda acha que não tem a segurança necessária para cair de cabeça nessa experiência? Talvez o que você precisa é da ajuda da nossa mentoria especializada que vai te auxiliar a lidar com essas questões com mais confiança. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.